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  1.  # 401

    Colocado por: dryfus

    Vivendo e aprendendo! Não tinha mínima noção disso!
    Mas é mais curiosidade, tenho um Polo 1.0 de 2000, sei que quando puxo por ele,o máximo é 140km/h, sinto que mais que isso o próprio carro não aguenta ( e nem eu tenho coragem de ir além!) mas é uma limitação "mecânica" ao meu ver, não algo já configurado de fábrica!


    Não admira, a velocidade máxima anunciada pelo fabricante é 151 km/h.

    http://www.cars-data.com/en/volkswagen-polo-1.0-specs/52789

    Diz lá no site que esse motor tem a potência máxima às 5000 rpm. Feitas umas contas, conclui-se que a velocidade máxima atingida já é além dessas 5000rpm (concretamente, 5285 rpm) pelo que o motor já está naquela zona em que a resposta "morre". Mas ainda não está no corte do motor (que não sei qual é, mas deve andar aí pelas 6000 ou 6500 rpm "a olhómetro").

    Se quer sentir o corte do motor, vai ter que o fazer numa mudança mais baixa, como uma terceira, e vai acelerando sempre sem trocar mesmo que o motor "grite" (é normal). Quando atingir o "corte", sente-se bem no andamento a electrónica a cortar o combustível.
  2.  # 402

    Ou corta quando vir um pistão a saltar capot fora... :D
  3.  # 403

    VE + Painel Solar + Pack de baterias = Profit?

    O painel carrega as baterias durante o dia, as baterias carregam o VE durante a noite.

    É viável este conceito? O que torna isto impossível? Preço, vida útil das baterias, outro?
  4.  # 404

    Colocado por: rjmsilvaOu corta quando vir um pistão a saltar capot fora... :D

    Ehehehe ao tempo que não "ouvia" essa expressão :D
  5.  # 405

    Colocado por: rjmsilvaVE + Painel Solar + Pack de baterias = Profit?

    O painel carrega as baterias durante o dia, as baterias carregam o VE durante a noite.

    É viável este conceito? O que torna isto impossível? Preço, vida útil das baterias, outro?

    Esse é o conceito da Tesla acrescentando ainda a possibilidade de vender à rede a energia armazenada na bateria. O problema é o habitual: preço das baterias.
    Concordam com este comentário: skypt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
    • smdx
    • 29 novembro 2017

     # 406

    preço das baterias e ter 5ha de terreno cheios de painéis solares para conseguir carregar a bateria
  6.  # 407

    Colocado por: dryfus

    É exactamente isso que estou a perguntar =D!
    E como foi a reação do VE? Sabendo que andar mais rápido irá consumir a bateria igualmente mais rápido, a resposta do carro nessa situação de "stress" ele avisa algo? Notou algo diferente ou um "esforço" maior do motor?
    Não notei nada de especial, só não puxei mais porque, não havia necessidade.
    Mesmo em retas tento cumprir os limites legais.
    Com tanto radar na grande Lisboa, não vale a pena arriscar.
    Como qualquer veiculo, maior esforço é igual a maior consumo, o que para os mais inexperientes assusta ver que a autonomia vai diminuido rapidamente.
    Como reverso, ao descer, é engraçado ver a autonomia aumentar.
  7.  # 408

    Colocado por: rjmsilvaVE + Painel Solar + Pack de baterias = Profit?

    O painel carrega as baterias durante o dia, as baterias carregam o VE durante a noite.

    É viável este conceito? O que torna isto impossível? Preço, vida útil das baterias, outro?
    Economicamente falando é melhor carregar no horário de vazio.
    O melhor é ter paineis para o autoconsumo, e carregar o VE no horário de vazio (como sábado em alguns periodos e domingo) enquanto há sol.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
  8.  # 409

    Enquanto não se sabe como será num futuro próximo o carregamento de cada vez mais VEs, é de louvar iniciativas destas onde um shoppong coloca à disposição dos seus clientes váras tomadas.

    E se pensam que são demasiadas tomadas para um pequeno universo de BEV (VEs com bateria), o crescente número de PHEV e de vários plug Ins, mais do que justifica esta tomada de posição.
    Ver o que os outros shoppongs fazem a seguir.
  9.  # 410

  10.  # 411

    É igual a qualquer outro carro infelizmente. O ciclo NEDC (que felizmente está a morrer) é o mesmo em que alguns carros a combustão anunciam consumos até abaixo de 3l/100km.

    Os construtores são, no geral, pouco sérios nesses anúncios, e os VE não são excepção. Por isso é que nos States obrigam a anunciar autonomias e consumos segundo o ciclo EPA, em que os testes são feitos segundo um padrão de condução muito mais realista que o NEDC.

    Em resumo: um VE cumpre o indicado segundo o ciclo NEDC, tem de cumprir. O ciclo NEDC é que é ridículo (tanto para VE como para combustão, entenda-se).

    Um resumo sobre os 2 ciclos de teste:
    http://pushevs.com/2017/05/23/electric-car-range-efficiency-table-nedc/
    http://pushevs.com/electric-car-range-efficiency-epa/
  11.  # 412

    Ups, tinha-me falhado este comentário.
    Colocado por: dryfusVocês, no vosso VE, já tentaram atingir esse limite? Em um CI é possível "ouvir" que o carro não avança consegue dar mais que x de velocidade, considerando que um VE quase não faz barulho...

    No Leaf fiz uma vez ~~160km/h (no painel, na realidade devia ser qualquer coisa menos). Na prática não sente nada, só que o carro deixa de ganhar velocidade.
    O que acontece é que, quer pelo binário do motor à velocidade baixa (que depois cai em velocidades mais altas), quer pela maior eficiência de todo o powertrain a essa velocidade baixa, perde-se binário de forma significativa perto da velocidade limite. Por outro lado, como toda a operação do motor é controlada electronicamente, não há "corte", nada. Acima dos 140km/h mais coisa ou menos a velocidade começa a aumentar mais devagar, até que deixa de aumentar. Mas não morre, se apanhar uma subida o carro continua à mesma velocidade (até um declive que obrigue a um binário maior que o ainda disponível, claro).

    Também posso dizer que, a esta velocidade, a autonomia caía de tal forma que num percurso de 60-70km (em que só uma parte foi feita a essa velocidade obviamente) cheguei a casa no aviso de bateria fraca :-P
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dryfus
  12.  # 413

    Ups, o Leaf apenas atinge os 160? Mesmo o novo?
    Os eletricos ainda não são para mim está visto :)
  13.  # 414

    À parte das considerações legais :-P sem dúvida que não são. Só se for um Tesla.

    edit: num carro sem caixa é complicado atingir velocidades muito mais altas, pelo menos mantendo a potência em grandezas médias e que não façam tudo tornar-se demasiado caro. Não sei se viu o meu post ali atrás onde expliquei a velocidade máxima do Leaf ;-)
  14.  # 415

  15.  # 416

    Pois mas o Tesla não é para pelintras "aceleras". O meu hibrido também não passa disso, mas para asneirar tenho uma mota que dizem que dá 260 ( eu nunca cheguei lá mas andei perto e não estava no redline).
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
  16.  # 417

    Colocado por: Bruno.AlvesÀ parte das considerações legais :-P sem dúvida que não são. Só se for um Tesla.

    edit: num carro sem caixa é complicado atingir velocidades muito mais altas, pelo menos mantendo a potência em grandezas médias e que não façam tudo tornar-se demasiado caro. Não sei se viu o meu post ali atrás onde expliquei a velocidade máxima do Leaf ;-)
    La está, vai um pouco de encontro a minha ideia, para quem quiser um meio de transporte os eletricos fazem a função, mas para quem quer prazer de condução actualmente só os tesla, e esses os preços upa upa...
  17.  # 418

    Colocado por: DR1982La está, vai um pouco de encontro a minha ideia, para quem quiser um meio de transporte os eletricos fazem a função, mas para quem quer prazer de condução actualmente só os tesla, e esses os preços upa upa...


    Se "prazer de condução" = "muita velocidade", tem razão.
    Se "prazer de condução" = "estrada de montanha a velocidades proibidas e acelerações laterais em curva insanas" então fica mais bem servido com o eléctrico. :)
  18.  # 419

    Ou ainda, prazer de condução = conduzir de forma relaxada, em silêncio, também :-)
    Concordam com este comentário: Carvai
  19.  # 420

    Colocado por: ClioII
    Se "prazer de condução" = "estrada de montanha a velocidades proibidas e acelerações laterais em curva insanas" então fica mais bem servido com o eléctrico. :)

    Aqui acredito que esteja a falar de um Tesla, nao estou a ver um LEAF ou um ZOE a fazer uma montanha a fundo, nao me parecem ter chassis para tal...
    Concordam com este comentário: XR2i
 
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