Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 881

Colocado por: filipee

Haters?! Ao ler este tópico sei o que isso é...

Eu não tenho nada contra a VW (a não ser o facto de terem falsificado as emissões o que afasta-os desde logo das minhas escolhas), só os acho sem pitada de sal. Prefiro mil vezes a estetica do novo Leaf. Se fosse a versão anterior já não seria bem assim.

São gostos...
    Concordam com este comentário:mafgod

Gostos sao gostos claro que sim.
    Outra coisa é afirmar que não vêm diferenças entre 4 gerações de carros, o que é uma grande hipérbole.
    Se procurarmos um pouco pela história automóvel ao longo das décadas de evolução, as marcas mais fiéis à imagem que habituaram os clientes são as mais cotadas.
    Se formos para a BMW acontece o mesmo, apesar de mudar bastante de geração para geração há uma imagem a guardar como identificação genuína aos valores a passar.
    Outros chamam-lhes conservadores no entanto clientes não lhes falta e somam sucessos.
  2.  # 882

Comentário real de um utilizador recente de um Leaf:
    Segunda factura da Endesa desde que tenho bi-horario. Foi a factura que mais me espantou até hoje desde que tenho o leaf. Carregamento todos os dias em casa durante a noite. 100km por dia, portanto a vontade mais de 3200km no mês. O meu valor habitual de factura rondava os 45 a 50€ antes do leaf. A última factura foi 75€. Hoje recebi a segunda de 77€ (e não é estimativa). Em gasóleo gastava perto de 300€ por mês. Contas não científicas: gasto mais 25€ por mês em electricidade em média, e portanto poupo a vontade mais de 250€ por mês em combustível. Para não falar em parquímetros, manutencao reduzida, etc.

Nao podia estar mais contente com o meu leaf!
  3.  # 883

.
    Engano
  4.  # 884

Peço desculpa pelo post anterior, enganei-me nas contas.

Fazendo as contas de 300,00 euros a 1,28 (gasóleo low cost) dá 234 litros.

Isto fazendo a média ao mínimo de 3200 kms dá 7,31 litros aos 100 kms, de gasóleo.

Digamos que a economia é real e de larga escala, não sei qual o carro CI que o homem tinha mas há carros do segmento do Leaf a fazer 5 a 5,5 litros aos 100. É uma comparação um bocadinho tendenciosa.
  5.  # 885

Bem, então mostro as minhas contas :-) espero que não sejam tendenciosas :-)

92 461 Kms efetuados por mim
    1360 Dias que tenho o carro
    ---------
    Despesas se mantivesse o ICE - Fiat Bravo 1.9 JTD - 1999
    ---------
    5,5 L/100Km dá 5085 litros gasóleo evitados
    1,268 €/L dá 6.449,50 € poupados em combustivel (https://www.maisgasolina.com/estatisticas-dos-combustiveis/) média desde 2014
    => 67,99 Km/dia dá 144,24 € poupança real mensal em combustivel
    115,00 € /10K Km dá 1.063,30 € poupados em manutenção preventiva
    3 anos: 2014... são 107,61 € Impostos evitados - IUC https://impostosobreveiculos.info/tabela-imposto-unico-de-circulacao/tabela-imposto-unico-circulacao-iuc-2017/#Jun2007
    --------
    Deixei de gastar com o CI: 6.449,50+1.063,30+107,61 = 7.620,41€ em quase 4 anos.

--------
    Despesas EV Leaf 2012 (meu desde 2014):
    --------         
    316,49 €  Manutenção 3º ano + Manutenção 4º ano + Manutenção 5º ano
    -492,00 € valor creditado pelo tarifário e-move da EDP
    0,156 kW/km Mês=> dá  32,96 €/mês ou por ano 1 472,84 €  Consumo eletricidade com média de 130W/Km (+ percas) e se fosse sempre em casa
    --------
    Gastei com o EV: 316,49-492+1472,84 = 1.297,33€ em quase 4 anos.

O SALDO É DE: 6.323,08€ a favor do VE (quase que dá para uma bateria nova!)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 21papaleguas, Bricoleiro, Bruno.Alves
  6.  # 886

Não percebi esses -492... correspondem ao quê em concreto?

É possível ver também a diferença de investimento inicial entre os 2, o preço que custou o Bravo e o Leaf para termos conclusões de quanto tempo leva a amortizar a diferença?
  7.  # 887

https://youtu.be/MS79Pk4naEk
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  8.  # 888

Colocado por: BricoleiroNão percebi esses -492... correspondem ao quê em concreto?

A EDP tinha um tarifário associado à Mobilidade Eléctrica que, a quem aderisse ao tarifário e tivesse um VE matriculado nesse ano, dava um desconto na factura de 40€ + IVA durante 10 meses
    Essa oferta entretanto acabou (este ano salvo erro)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 21papaleguas, Bricoleiro
  9.  # 889

O crédito EDP, foram 400€ descontados ao longo de um ano (400 + IVA = 492€) - tarifário mobilidade elétrica (também "dão" 10% desconto vazio e 1% não vazio e potência, seja como for, o ENDESA agora é melhor)

O Fiat Bravo custou-me em 1999, algo que em euros de hoje são uns 22.000€.
    Fiz em 15 anos, mais de 400.000kms.... mas fazendo a apenas 400.000kms, gastei mais de 22.000L.
    Mesmo a uma média de 1€/L.... gastei apenas em consumo mais do valor do carro!
    Nestes 400.000kms, fiz umas 4 mudanças da correia de distribuição, mudei três vezes a correias do alternador mais o tensor, reparações várias do alternador e sua substituição, transmissão subsitutida, coletor substituido, velas, 1 MAF, ...... mais IUC....
    Ou seja, em 15 anos, gastei com o carro de certeza que bem mais de 50.000€!

Um Leaf de primeira geração, que é o que tenho, custou-me, usado 19.000€.
    Em 15 anos, teria de mudar umas 2 vezes a bateria na pior das hipoteses (se não conseguir ir e vir para o emprego, o carro já tem quase 6 anos e ainda faz à vontade 90/100km), o que a preços de hoje são uns 14.5000€ e não conto mudar para já.
    Tendo em conta o custo anual que tenho com o VE de ~400€/ano, em 15 anos, seriam uns 6000€
    Tudo somado dá por alto um custo em 15 anos como uns 40.000€.

Ou seja, o Leaf na pior das hipoteses, em 15 anos, tem saldo positivo face ao que tinha de mais de 10.000€, ou uns 650€/ano, 55€/mês de ganho face ao que tive.

Atualmente, compram-se Leafs com melhor química das baterias, logo com maior longevidade e mais barato do que comprei o meu.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bricoleiro
  10.  # 890

Colocado por: Bruno.AlvesEssa oferta entretanto acabou (este ano salvo erro)
    Yeap... acabou a oferta dos 400€.... mas as outras condições mantem-se.
    • mafgod
    • 8 fevereiro 2018 editado

# 891

Colocado por: branco.valterhttps://youtu.be/MS79Pk4naEk
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mafgod
    E qual foi o primeiro veículo de quatro rodas a andar fora da Terra,?
    Um VE, o Rover

E qual é o primeiro veículo que vai orbitar Marte?
    É um VE, o Tesla Roadster do Elon Musk.
  11.  # 892

< OFF TOPIC >
    Ainda tenho um CI (que será trocado pelo novo Leaf) .
    Uma Megane de 2013, 1.5DCi ...
    Dezembro passado começou a dar uns alarmes e a entrar em modo segurança.
    A mulher a queixar-se que mal conseguia subir a A8...
    Ia à oficina da esquina, reset, e durava mais uns dois dias.
    O alarme era algo como "Verificar Anti Poluição" ou algo parecido.
    Cairam-me ao chão os ditos!
    Ai o catano, não me digam que é o filtro que está nas couves!
    Se por acaso ainda estava indeciso na troca do CI por outro VE, esfumavam-se as dúvidas!
    Bem.... comecei a frequentar uns foruns a tentar perceber o que poderia ser.
    Várias causas, desde o sensor (mais de 150€), ao filtro (mais de 1.000€!) tudo era possível.
    Até poderia ser um tubinho que liga o sensor.
    Bem, como o CI não podia continuar assim, marquei com a oficina da esquina para me irem limpar o filtro (segundo parece, estes filtros podem ser limpos quando estão um pouco sujos). Sendo altura das festividades, só seria dali a uma semana...
    Entretanto, o conselho dos experts :-) ... .faz uns 30km sempre em alta rotação para tentar forçar a regenração!
    WTF?!?!
    A limpeza seriam uns 350€ minimo!
    Isso gasto eu em eletricidade para andar uns 25.000€ num ano no VE!!!!
    Mas se tivesse de ser..... e se fosse apenas isso.
    E se não fosse?!
    Bem, resolvi ir a uma oficina Renault sem grande esperança....
    Depois de conseguirem ligar o PC ao carro (estiveram á vontade uns 15mins a tentar! - problema? não tinham escolhido o modelo correto no programa!?!) a minha esperança se era pouca, cada vez era menor.... só via era €a fugirem-me à frente...
    Quando finalmente ligaram o PC ao carro, em menos de 1 min, e com a ajuda de um espelho (hum, fez-se luz, tinha lido algo do género num forum.... será que é aquele...) descobriu-se finalmente o culpado.
    Um tubinho da treta que liga o sensor que lê os gazes do filtro!
    Resumindo, paguei uns 100 e poucos euros e um ****ço do camandro!

Seja como for, esta reparação, dava para andar 3 meses no VE :-)

Aproveitei para mudar a correia de distribuição e a bomba de água... e lá foram quase mais uns 500€.
    Enfim..... num mais chega o VE!

Se alguém quizer uma megane a bom preço :-) é contactar-me...
    < /OFF TOPIC >
  12.  # 893

Colocado por: mafgodO crédito EDP, foram 400€ descontados ao longo de um ano (400 + IVA = 492€) - tarifário mobilidade elétrica (também "dão" 10% desconto vazio e 1% não vazio e potência, seja como for, o ENDESA agora é melhor)

O Fiat Bravo custou-me em 1999, algo que em euros de hoje são uns 22.000€.
    Fiz em 15 anos, mais de 400.000kms.... mas fazendo a apenas 400.000kms, gastei mais de 22.000L.
    Mesmo a uma média de 1€/L.... gastei apenas em consumo mais do valor do carro!
    Nestes 400.000kms, fiz umas 4 mudanças da correia de distribuição, mudei três vezes a correias do alternador mais o tensor, reparações várias do alternador e sua substituição, transmissão subsitutida, coletor substituido, velas, 1 MAF, ...... mais IUC....
    Ou seja, em 15 anos, gastei com o carro de certeza que bem mais de 50.000€!

Um Leaf de primeira geração, que é o que tenho, custou-me, usado 19.000€.
    Em 15 anos, teria de mudar umas 2 vezes a bateria na pior das hipoteses (se não conseguir ir e vir para o emprego, o carro já tem quase 6 anos e ainda faz à vontade 90/100km), o que a preços de hoje são uns 14.5000€ e não conto mudar para já.
    Tendo em conta o custo anual que tenho com o VE de ~400€/ano, em 15 anos, seriam uns 6000€
    Tudo somado dá por alto um custo em 15 anos como uns 40.000€.

Ou seja, o Leafna pior das hipoteses, em 15 anos, temsaldo positivo face ao que tinhade mais de 10.000€, ou uns 650€/ano, 55€/mês de ganho face ao que tive.

Atualmente, compram-se Leafs com melhor química das baterias, logo com maior longevidade e mais barato do que comprei o meu.

Ou seja está a comparar um carro novo com um usado. Subsitua na equação o Bravo novo por um corsa usado de 1000€ e refaça as contas. ;)
  13.  # 894

Comparar um Corsa com um Leaf não faz qualquer sentido.

Compre um Golf com o mesmo equipamento do Leaf (não esquecer ter só 2 pedais), com a idade e kms que o mafgod comprou o dele (2 anos, 20.000kms) e veja se paga menos que ele pagou.
  14.  # 895

Colocado por: mafgodUma Megane de 2013, 1.5DCi ...

Só dada para voltar a vender :)
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
  15.  # 896

Quando sair um Mustang com motorização elétrica ao preço de um Fiesta CI, eu prometo que compro um ou dois :)
  16.  # 897

Colocado por: rjmsilvaOu seja está a comparar um carro novo com um usado. Subsitua na equação o Bravo novo por um corsa usado de 1000€ e refaça as contas. ;)
    Estou comparar o que tinha e o que tenho.

Para trocar o Bravo por um Corsa em 2014 usado por 1.000€, mantinha para isso de longe o Bravo e teria gasto com ele no mínimo mais de 7,500€ mais umas reparações pelo meio que precisava.

Na altura, a escolha recaia em algo a custar na casa dos 5 a 6,000€.... cerca de 10 anos.... e do que vi, mais valia manter.
    Se tivesse comprado algo por 5,000€ na altura, e somando os gastos previstos dariam um custo de 12,500€.
    Descontando ao preço do Leaf pela diferença, o Leaf teve um custo de 12,600€.... quase o mesmo preço e estou de longe muito mais bem servido!

Colocado por: Bricoleiro

Só dada para voltar a vender :)
    Concordam com este comentário:Bruno.Alves
    É pá... não digam isso lol
    Tirando o fato de ser um CI a gasóleo até que não desgosto.
    Gosto do aspeto estético, tem bastante espaço de mala e ocupantes, médas de 5,1L/100km no CB, 115CV....
    Não é preciso ir com ela passear pela AE a fazer regenerações nem adicionar ureia...
    Só é pena não ser um VE.... e de preferência não Renault lol
  17.  # 898

Colocado por: BricoleiroQuando sair um Mustang com motorização elétrica ao preço de um Fiesta CI, eu prometo que compro um ou dois :)
    Acho que nem oferecida o querias (Mustang) :-)

Para quem gosta do cheiro, do barulho, da complexidade de um CI, um VE saberá sempre a algo como um carrinho de brincar.
    Dá tempo ao tempo :-)

Antes de ter andado num, também pensava que eram frágeis, simples, quase de brincar.... mas depois de experimentar não houve volta a dar :-)
  18.  # 899

Colocado por: mafgodÉ pá... não digam isso lol
    Tirando o fato de ser um CI a gasóleo até que não desgosto.
    Gosto do aspeto estético, tem bastante espaço de mala e ocupantes, médas de 5,1L/100km no CB, 115CV....
    Não é preciso ir com ela passear pela AE a fazer regenerações nem adicionar ureia...
    Só é pena não ser um VE.... e de preferência não Renault lol

Esteticamente, para mim mete o Leaf ao canto.
    As médias são excelentes tendo em conta o tamanho da carrinha e é bastante confortável.
    Mas não foi por aí que comentei o que comentei...
    Renault para mim só até 2009 sem FAP
    A partir daí esses 1.5 dci's são uma lástima em problemas relacionados com FAP.
    Se tem um deve saber que esses carros não possuem aditivos nem um 5 injector para ajudar a queima das partículas, o método da Renault é aumentar o débito de gasóleo para dentro dos cilindros através dos 4 injectores normais, ora o gasóleo passa os segmentos e vai para o óleo aumentando o nível e danificando as suas propriedades lubrificantes. Isto num carro em que a marca apresenta intervalos de mudança de óleo de 30 mil kms, ter que mudá-lo em alguns casos de 5 em 5 mil além de dispendioso é uma verdadeira anedota da Renault.
  19.  # 900

Renault para mim só até 2009 sem FAP
    A partir daí esses 1.5 dci's são uma lástima em problemas relacionados com FAP.
    Se tem um deve saber que esses carros não possuem aditivos nem um 5 injector para ajudar a queima das partículas, o método da Renault é aumentar o débito de gasóleo para dentro dos cilindros através dos 4 injectores normais, ora o gasóleo passa os segmentos e vai para o óleo aumentando o nível e danificando as suas propriedades lubrificantes. Isto num carro em que a marca apresenta intervalos de mudança de óleo de 30 mil kms, ter que mudá-lo em alguns casos de 5 em 5 mil além de dispendioso é uma verdadeira anedota da Renault.
    Bem, eu nada percebo de carros mas, o vendedor e tanto a oficina da esquina como a Renault oficial, garantiram que este modelo tem o quinto injetor e, é dos carros que dão menos problemas nesta área.

0.3076 seg. NEW