Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 981

Colocado por: mafgodEstou a ver progressos lol :-)
    Então um Leaf por 12.000€, ao fim de 2 a 3 anos custaria quaase o mesmo que um CI de 8.000€:-)

Em relação aos modelos que enumerei acima por 7000 euros, o Leaf por 12000 euros demoraria 5 anos a amortizar e em 5 anos muita coisa se passa, não nos podemos esquecer que o mercado dos VE está a começar ainda.
    Talvez daqui a esses 5 anos eu olhasse para trás e me chamasse ao espelho de totó por ter gasto o que gastei.
    Prevejo que a oferta de VE vão aumentar e os preços dos usados diminuir e é por isso que não acho ainda que seja a altura que me compense mais para arriscar.
  2.  # 982

Colocado por: Bruno.AlvesEu fiz Coimbra - Monte Gordo em 7h de ioniq, para cima consegui tirar quase 1h ao percurso :-)

A questão é que a malta com um diesel faz isto em 4h se não quiser parar.
  3.  # 983

Colocado por: tostexA questão é que a malta com um diesel faz isto em 4h se não quiser parar.
    Se não quiser parar, mas pagará o combustível para esses quase 500km :-)
    Assim por alto, uns 35€.... já dava para um almoço a meio caminho enquanto o VE carregava :-)

É um compromisso tempo versus dinheiro.
  4.  # 984

Colocado por: mafgodOu mesmo o Ioniq PHEV.

Como ele referiu o preço de compra elevado, o ioniq ainda só existe novo logo descartei-o. Ainda assim, para mim é uma carta fora do baralho porque tem autonomia eléctrica ridícula. 46km em 2018, num carro do tamanho e eficiência do ioniq para mim é ridículo.

Colocado por: tostexA questão é que a malta com um diesel faz isto em 4h se não quiser parar.

Na minha carrinha fazia 5h-5h30m a cumprir (sim, ainda há quem cumpra a velocidade limite...), são 560km de minha casa. Parava sempre 2x. A diferença é que antes parava 5-10min, agora tenho de parar 30min ou um pouco mais.
    Vou ao Algarve uma vez por ano, no limite duas. Não me chateia nada esse compromisso muito pontual para a poupança que tenho no dia a dia.

Já o disse várias vezes: um VE ainda não é para toda a gente ;-)
    Há uns meses assisti no FB um rapaz que queria um VE, mas era de Braga e tinha de conseguir chegar ao Algarve em 5h que é quanto demora no carro actual. Nada feito.
    Concordam com este comentário: mafgod
  5.  # 985

Parece que ter um VE é para não gastar dinheiro e, melhor aínda, não ter nenhuma preocupação nem concessões.

Ter um VE, para além das questões ambientais óbvias, a ideia é reduzir as despesas, reduzir, não é eliminar totalmente.

Se para uns, ter de parar para almoçar com a família enquanto carrega o carro em vez de fazer mais umas horas de carro é desnecessário, há quem prefira o contrário.

Eu prefiro demorar mais 10min num trajeto alternativo à AE do que ter de pagar 1€ de portagem diária e há quem prefira pagar esse 1€ e demorar menos 10mins.
    São opções.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
    • PMir
    • 9 fevereiro 2018 editado

# 986

Viva,

É um compromisso tempo versus dinheiro.

Felizmente ganho um pouco mais do que isso numa hora, pelo que a poupança não é significativa... e o combustivel, também não o pago...

Se para uns, ter de parar para almoçar com a família enquanto carrega o carro em vez de fazer mais umas horas de carro é desnecessário, há quem prefira o contrário.

Quando faço essas viagens, faço-sad sozinho, não vou a passear, vou a trabalhar... e se quero chegar o mais cedo possivel, é mesmo para estar com a familia...

E não, não sou fundamentalista...
    Quero um VE, quando me der um minimo de autonomia...

Cumpts,
    PMir
  6.  # 987

o Futuro dos VE passa por baixar o preço dos painéis fotovoltaicos e equipá-los com estes painéis integrados no tejadilho para aumentar a autonomia, enquanto estacionados ao sol.
    Sem isto, ou há uma revolução na eficácia e custo das baterias ou a autonomia versus comodismo irá sempre pender para a dúvida na compra.
    Concordam com este comentário: PMir
  7.  # 988

Colocado por: Bruno.AlvesHá uns meses assisti no FB um rapaz que queria um VE, mas era de Braga e tinha de conseguir chegar ao Algarve em 5h que é quanto demora no carro actual. Nada feito.
    Por isso é que há acidentes por fadiga.... e velocidade excessiva.

Ah e tal.... faz-se na boa... são apenas (!?) 5 horas a conduzir... .e depois pimba.
    Lá vai o coitado do outro no seu VE a cumprir o limite da velocidade (que é desde 50 a 120km/h - com alguns troços a menos) e a poupar a bateria e leva com esses....
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
  8.  # 989

Colocado por: Bruno.Alvesera de Braga e tinha de conseguir chegar ao Algarve em 5h que é quanto demora no carro actual

Ganda maluco!

Deve ter um detector de radares... :)
  9.  # 990

Colocado por: Bricoleiroo Futuro dos VE passa por baixar o preço dos painéis fotovoltaicos e equipá-los com estes painéis integrados no tejadilho para aumentar a autonomia, enquanto estacionados ao sol.
    Mesmo que fossem de borla, o que pretendes, face à tecnologia de hoje, não faz sentido (área versus potência).
    Quanto muito, produzir eletricidade para aquecer/arrefecer o habitáculo e assim evitar o consumo da bateria.
  10.  # 991

Colocado por: mafgodMesmo que fossem de borla, o que pretendes, face à tecnologia de hoje, não faz sentido (área versus potência).
    Quanto muito, produzir eletricidade para aquecer/arrefecer o habitáculo e assim evitar o consumo da bateria.

Toda a gota enche o tanque!
  11.  # 992

Colocado por: PMirQuando faço essas viagens, faço-sad sozinho, não vou a passear, vou a trabalhar... e se quero chegar o mais cedo possivel, é mesmo para estar com a familia...
    Mais cedo e em segurança certo?

Mas ainda não respondeu:
    Colocado por: mafgodEm 26 horas não dormiu? Não almoçou? Não descansou?
  12.  # 993

Colocado por: BricoleiroToda a gota enche o tanque!
    lol
    Mas é que é mesmo uams gotinhas :-)
  13.  # 994

Colocado por: mafgodEu prefiro demorar mais 10min num trajeto alternativo à AE do que ter de pagar 1€ de portagem diária e há quem prefira pagar esse 1€ e demorar menos 10mins.
    São opções.

Aqui também concordo e também sou assim, nunca fui ao Algarve por AE só para dar um exemplo, quando posso ir perfeitamente por nacional a velocidade razoável e gosto de observar o que me rodeia e parar se me apetecer. Dá-me mais cansaço conduzir 2 horas seguidas em AE que 3 horas em estrada normal, torna-se repetitivo.
  14.  # 995

@PMir, daí ter sugerido um Ampera. Muita poupança no dia a dia (até 70km eléctricos), autonomia para quando quiser esticar a condução. E um preço de compra razoável nas ofertas actuais na Holanda.

Colocado por: Bricoleiroo Futuro dos VE passa por baixar o preço dos painéis fotovoltaicos e equipá-los com estes painéis integrados no tejadilho para aumentar a autonomia, enquanto estacionados ao sol.

Os painéis num carro não fazem nada. Cada painel produz no máximo 250W (em condições óptimas, normalmente é bem menos) e um carro não tem espaço para mais que um painel. Um dia inteiro ao sol não carregava nem para 10km, isso carrega em 20min ligado à tomada normal lá de casa...
    Há um protótipo chamado "Sion" que anunciam a carroceria toda coberta de painéis flexíveis e tal, para mim é só marketing. Espero que me engane.
    Colocado por: BricoleiroSem isto, ou há uma revolução na eficácia e custo das baterias ou a autonomia versus comodismo irá sempre pender para a dúvida na compra.

Já tive esta conversa várias vezes com várias pessoas. Para mim o necessário é reeducar a usar o carro. Se em 90% do ano não se faz mais de 100km/dia, não percebo para que tem de se conseguir fazer 1000km e carregar em 5min :-( Essas baterias teriam de ser gigantes, largamente desaproveitadas e ambientalmente um desperdício.
    Acerca do tamanho das baterias e tempo de carregamento, há umas dezenas de páginas já expliquei as contas a esse respeito.

É um processo, vai levar muitos anos :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: andrefjg
  15.  # 996

Colocado por: Bruno.AlvesOs painéis num carro não fazem nada. Cada painel produz no máximo 250W (em condições óptimas, normalmente é bem menos) e um carro não tem espaço para mais que um painel. Um dia inteiro ao sol não carregava nem para 10km, isso carrega em 20min ligado à tomada normal lá de casa...
    Há um protótipo chamado "Sion" que anunciam a carroceria toda coberta de painéis flexíveis e tal, para mim é só marketing. Espero que me engane.

Eu sei disso, actualmente é assim, espero que a tecnologia evolua e aumente a eficácia dos painéis e das baterias, tudo aliado seria interessante.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves, mafgod
  16.  # 997

Colocado por: Bruno.AlvesJá tive esta conversa várias vezes com várias pessoas. Para mim o necessário é reeducar a usar o carro. Se em 90% do ano não se faz mais de 100km/dia, não percebo para que tem de se conseguir fazer 1000km e carregar em 5min :-( Essas baterias teriam de ser gigantes, largamente desaproveitadas e ambientalmente um desperdício.
    Acerca do tamanho das baterias e tempo de carregamento, há umas dezenas de páginas já expliquei as contas a esse respeito.

Quem equaciona isso como um ponto negativo (eu incluído) está longe de acertar.
    A questão é que se me esquecer de carregar a bateria ao Tlm carrego no trabalho, carrego 1 hora a seguir ninguém se chateia, se me esquecer de carregar o meu meio de locomoção por um só dia fico agarrado na estrada, percebe a diferença? Ninguém mete combustível todos os dias...
    Se tem uma emergência num CI em que tem de fazer mais kms vai às bombas e em 5 minutos enche o depósito paga e mete-se ao caminho, com um VE fica a bater no chão a dizer asneiras.
    Concordam com este comentário: PMir
  17.  # 998

Para agradar a todos os públicos, servir aos mais exigentes e nunca falhar, o ideal é um híbrido plug in, mas não os de agora que ainda são uma desgraça.
    • PMir
    • 9 fevereiro 2018

# 999

Viva,

Para responder:

Em 26 horas não dormiu? Não almoçou? Não descansou?

Dormi/descansei num periodo maixo de duas horas, comi nas areas de serviço onde tinha que abastecer, e não me demorei mais do que 30a 30 minutos em cada uma delas...
    E sim, a autonomia do cvieciulo com depoisto cheio dá para perto de 900 kms (com a minha condução)...
    • smdx
    • 9 fevereiro 2018
    uma dúvida: porquê a limitação a 10A com tomadas domésticas? 16A seria facilmente fazível...

0.4320 seg. NEW