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  1. Colocado por: BricoleiroA questão é que se me esquecer de carregar a bateria ao Tlm carrego no trabalho, carrego 1 hora a seguir ninguém se chateia, se me esquecer de carregar o meu meio de locomoção por um só dia fico agarrado na estrada, percebe a diferença? Ninguém mete combustível todos os dias...
    Se tem uma emergência num CI em que tem de fazer mais kms vai às bombas e em 5 minutos enche o depósito paga e mete-se ao caminho, com um VE fica a bater no chão a dizer asneiras

    Eu fiz a minha vida toda durante um ano com o Leaf como o do mafgod (mas com menos degradação). Aceito que um carro de 100 e picos km é apertado para único carro, porque isso é que o troquei.
    O tamanho das baterias do novo Leaf é para mim o ideal/limite. Só falta ser barato. Assumindo que a maioria das pessoas não faz mais de 100km/dia, o novo Leaf faz 300km em condução moderada. Também não precisa de carregar todos os dias ;-) Mas se carregar todos os dias, garantidamente não chega a esse ponto de aflição ehehehe.

    Eu percebo o receio, a sério que percebo. Já tive dias de chegar a casa "nas lonas", imagino se fosse preciso de repente ir ao médico como é que fazia? Agora, isso alguma vez aconteceu, antes do VE? Não, logo não sofro por antecipação :-)
    Por outro lado, agora só tenho um carro. Enquanto tive 2, um deles ser eléctrico foi só brutal. E é assim que a maioria das pessoas com VE 100% eléctrico nos dias de hoje acaba por trabalhar. Andar "só" de eléctrico exige um bocado de querer. Mais uma vez, não é para todos ;-)
    Concordam com este comentário: mafgod
  2. Colocado por: smdxuma dúvida: porquê a limitação a 10A com tomadas domésticas? 16A seria facilmente fazível...

    Os primeiros Leaf vinham com carregador de 16A. Imagino que tenham tido problemas com instalações menos preparadas e que por isso, por segurança, tenham passado a 10A.

    Carregar durante 6h numa tomada a 16A, se for manhosa, pode derreter. Se for uma daquelas que vêm das arrecadações com fio de 1,5mm^2, pode ser muito perigoso.
    Se eu comprar um carregador regulável e o parametrizar para puxar 20A da minha tomada do frigorífico, a responsabilidade é minha. Se a tomada se derreter com o carregador da Nissan, se calhar pode ser problema deles ;)
  3. Colocado por: Bruno.AlvesEu percebo o receio, a sério que percebo. Já tive dias de chegar a casa "nas lonas", imagino se fosse preciso de repente ir ao médico como é que fazia? Agora, isso alguma vez aconteceu, antes do VE? Não, logo não sofro por antecipação :-)


    Pronto chegamos ao apêndice.
    Eu não gosto de arriscar a ficar pendurado, em situações caricatas é que dá o devido valor às falhas pontuais mesmo que raras, e pesa muito na minha balança.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
  4. Perfeitamente de acordo. Como disse, não é para toda a gente ;-)
    Concordam com este comentário: Bricoleiro, mafgod
    • smdx
    • 9 fevereiro 2018
    então se quiser carregar a mais de 10A em casa quais as alternativas? e custos?
  5. Comprar um EVSE regulável ou uma wallbox (essa normalmente não é regulável) e alimentá-los a partir de uma tomada cablada de forma adequada.
    Numa schuko não deves ter mais de 12-13A durante várias horas, e mesmo assim já tem que ser uma boa tomada. Para 16A já é recomendado uma CEE16 (contactos mais robustos, preparados para consumo contínuo). Para mais de 16A uma CEE32.
    edit: tenho uma tomada na minha garagem onde ligo a resistência de backup do depósito das AQS. Aquilo consome 5-7A, mas ao fim de 3-4h a trabalhar os pinos da ficha até fervem. Tenho de colocar lá uma tomada melhor, mas ela não se troca sozinha ehehehehe.

    Eu tenho uma CEE32 ligada ao quadro com fio de 6mm^2, protegido com disjuntor próprio.
    http://s33.postimg.org/5gx1o3xkf/IMG_2281_1.jpg
    • eu
    • 9 fevereiro 2018 editado
    Colocado por: BricoleiroEu não gosto de arriscar a ficar pendurado

    O ideal para uma família é ter um veículo elétrico para o dia a dia e um segundo carro a diesel, para as viagens longas e eventuais imprevistos.

    Assim, junta-se o melhor dos dois mundos.

    Espero brevemente ter esse cenário aqui em casa.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  6. Colocado por: PMirViva,

    Para responder:




    Dormi/descansei num periodo maixo de duas horas, comi nas areas de serviço onde tinha que abastecer, e não me demorei mais do que 30a 30 minutos em cada uma delas...
    E sim, a autonomia do cvieciulo com depoisto cheio dá para perto de 900 kms (com a minha condução)...
    Espero que não seja rotina, caso seja, cheira-me a exploração laboral.
    A fadiga é uma das principais causas de acidentes da estrada.
    Na meia hora que parava para comer, dava para repor alguma energia. As duas horas que descansou enchia a bateria.
    Se fosse de EV, demoraria provavelmente mais, mas descansava mais e reduzia a probabilidade de acidente.
    Felizmente nada lhe aconteceu.
  7. Colocado por: eu
    O ideal para uma família é ter um veículo elétrico para o dia a dia e um segundo carro a diesel, para as viagens longas e eventuais imprevistos.

    Assim, junta-se o melhor dos dois mundos.

    Espero brevemente ter esse cenário aqui em casa.
    Em vez de um CI puro poderá ser um VE PHEV 😁
  8. Colocado por: smdxentão se quiser carregar a mais de 10A em casa quais as alternativas? e custos?
    Arranja-se boxes na casa dos 250 a 300€.
  9. Colocado por: Bruno.AlvesPerfeitamente de acordo. Como disse, não é para toda a gente ;-)
    Assim como um CI não é para todos. 😉
  10. Colocado por: mafgodMauzinho lol
    Olha que, peloeletromaps, parece que Portugal tem quase o mesmo número de postos de carga (PCR e PCN) que a Noruega lol

    Reportei este comentário sem querer.
    Peco a amnistracao que nao o considere.
  11. Colocado por: JoelMquantas vezes nao acontece de chegar ao carro, dar à chave e nao ter bateria por exemplo? Uma ou duas vezes por ano

    Mudar a bateria duas vezes por ano? Apetece-me rir.
    No meu carro a bateria original durou desde 2006 até 2016. 10 anos.
    • eu
    • 10 fevereiro 2018
    A ausência do Nissan Leaf desse teste é no mínimo... muito suspeita.
  12. O tradicional táxi londrino, electrificado.
    https://youtu.be/qOxnJQP2_0E

    Muito bom :-)
  13. Para quem anda no mundo dos VEs, o Bjørn Nyland dispensa apresentações.
    Ei-lo em Tenerife num eco concurso com o novo Leaf 40.
    https://youtu.be/dbQSMsvNpHc

    Fazer 120km e ter mais energia na bateria do que inicialmente, só mesmo num BVE ;)
    Claro que, se voltasse ao ponto de partida, o resultado seria bem diferente ;)
    Ele também foi ao extremo, até evitava usar os travões, mas ok, era uma competição.....

    Para quem não o conhece, é um Tesla fan Boy, que recebeu de oferta um Tesla X:
    https://www.treehugger.com/cars/norwegian-man-won-free-tesla-model-x-just-being-really-convincing.html

    Mais umas reviews dele sobre o novo Leaf:
    https://youtu.be/SjYYZLPu3Zg

    https://youtu.be/CLdD1nTJr7w
    • smdx
    • 11 fevereiro 2018
    Colocado por: mafgodArranja-se boxes na casa dos 250 a 300€.


    e o que faz a box?
  14. A box, como o "carregador" da Nissan, é fundamentalmente uma pequena electrónica para dizer ao carro qual a corrente disponível e um contactor para abrir/fechar o circuito de energia para o carro. Ou seja, a electricidade só chega ao carro depois de o controlador e o carro "negociarem" a carga.

    As diferenças são:
    - a box liga-se ao quadro directamente ou a uma tomada industrial, não tem de andar a ligar e desligar da tomada
    - os carregadores que vêm com o carro normalmente dizem ao carro "não mais de 10A", as boxes podem permitir 16A ou 32A.
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
 
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