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  1. Colocado por: Bruno.AlvesApesar de poder parecer fantástico, na minha opinião é um desperdício porque quer dizer que o faziam com um 100% eléctrico... Por outro lado, tem sempre a garantia de poder continuar a andar, em qualquer situação. São opções.


    Subscrevo na íntegra este parágrafo.
    É também assim que eu penso.
    Concordam com este comentário: mafgod, Bruno.Alves
  2. Colocado por: mafgodÉ pá.... oh Margarett a velocidade máxima em AE em Portugal é de 120km/h!
    Quem quizer andar a 200km/h alugue o autódromo! :-)

    Claro, mas não deixa de ser verdade que estes argumentos:
    até podia arrancar mais depressa em modo elétrico até uma determinada velocidade, a partir daí o Cruze diz-lhe adeus e vai-se embora

    Ouvem-se todos os dias...
  3. Colocado por: Bricoleiro

    Não é isso que estamos a comparar, até podia arrancar mais depressa em modo elétrico até uma determinada velocidade, a partir daí o Cruze diz-lhe adeus e vai-se embora.
    Se fossem ambos a cumprir as regras do código da estrada (algo que todos o deveríamos d fazer mas que quase ninguém o faz!), dúvido que esse CI puro alguma vez ultrapassasse o híbrido.
    O hibrido atingiria a velocidade máxima da estrada bem antes desse CI puro.
  4. Colocado por: Bruno.AlvesClaro, mas não deixa de ser verdade que estes argumentos:

    Ouvem-se todos os dias...


    Como tudo, são opções a ter em conta, se calhar quem passa a vida a fazer AE em larga escala tipo Lisboa-Porto ou Lisboa-Algarve é mais vantajoso um diesel que faça velocidades de cruzeiro de 150 km/h a consumir pouco;
    Já quem usa o automóvel casa-trabalho é mais favorável um VE e usufrui do total binário a partir do km zero.
    Não meti isso em causa, são opções de uso diferentes, há vantagens e desvantagens em ambos.
  5. Margarett e mafgod, percam o prognóstico que têm acerca de mim em deitar abaixo os VE e promover os CI. Não é nada disso que estou aqui a fazer.
    Na realidade, gosto de pão pão queijo queijo e sou céptico ainda.
    É bom mas não para todos (pelo menos ainda), quando analiso as opções costumo chamar os bichos pelos nomes, o que tem de bom e o que tem de mau.
    Concordam com este comentário: mafgod, Bruno.Alves
  6. Cada dia que passa, há mais soluções 100% VE no mercado, a preços e designs cada vez mais apelativos e cada vez com mais autonomias e features de segurança.

    Só não percebi o seres céptico, em quê?

    Estamos a discutir o que já existe há anos... és céptico em quê em concreto?
    E essas razões do teu cepticismo não podem também ser em relação aos CIs puros?
  7. Colocado por: BricoleiroComo tudo, são opções a ter em conta, se calhar quem passa a vida a fazer AE em larga escala tipo Lisboa-Porto ou Lisboa-Algarve é mais vantajoso um diesel que faça velocidades de cruzeiro de 150 km/h a consumir pouco;
    O Ioniq, neste campo (AE a altas velocidades) é um dos VEs mais económicos.
    Atualmente, Ioniq ou o Leaf 2, apenas teria de parar a meio caminho para uma pequena pausa de uns 15 a 20mins num PCR, o suficiente para esticar as pernas e um cafésito.
    Ok... se não quiser parar, teria de ter um Tesla... mas prontos... são compromissos. :-)

    O Leaf de 60kwh, já te permitirá fazer Lisboa/Porto sem parar à vontade!
    Está previsto lá para fins de 2019/2020.... e se for como tem sido, deverá andar nos 35 a 40k €.
  8. Colocado por: mafgodEstamos a discutir o que já existe há anos... és céptico em quê em concreto?

    Continuidade da autonomia
    Duração das baterias
    Mão de obra qualificada para manutenção de eventuais problemas nos VE. (garanto que em PT há muito pouca)
    Valor de revenda


    Colocado por: mafgodE essas razões do teu cepticismo não podem também ser em relação aos CIs puros?

    Aqui não será cepticismo a palavra mais indicada.
    Já sei com o que posso contar, talvez alguma incerteza em relação à viabilidade do diesel no futuro pelo estrangulamento a que os sujeitaram as normas ambientais.
    Em relação à gasolina, há marcas a desenvolver novas tecnologias com consumos cada vez mais baixos e mais performance, neste mercado a haver espiga será pela mão do consumidor quando o VE tiver tão desenvolvido que só por si não faz ponderar a opção com motorização otto.
    • mafgod
    • 7 março 2018 editado
    Colocado por: BricoleiroContinuidade da autonomia
    Duração das baterias
    Mão de obra qualificada para manutenção de eventuais problemas nos VE. (garanto que em PT há muito pouca)
    Valor de revenda
    Ok... vejamos:
    - a duração das baterias, os fabricantes, ultimamente dão a garantia de que durante 8 anos ou 160.000km, ela estará no fim desse tempo algo como 75% (valores que dependem da marca e modelo), ou seja, garantem que ao longo desse tempo, a autonomia será na pior das hipoteses, 75% da inicial (para as mesmas condições/trajeto).
    - mão de obra, para substituir baterias, todos as marcas o fazem, não há grande ciência :-) de resto, o carro é "igual" aos outros,....
    - valor de revenda, é como em tudo, são raras as marcas/modelos onde ao fim de 4 anos, o valor não caia para metada para um usado, e se entrarmos com os importados e com as ajudas do estado....

    Resumindo, nestes quatro pontos, as tuas preocupações são válidas contudo, não há razão de cépticismo, são realidades que são conhecida e que se podem comprovar facilmente. Não são uma questão de fé :-)
    NOTA: há modelos e marcas onde estas questões não são tão lineares, e aí o meu cepticismo perante algumas marcas de VEs (Renault por exemplo). No meu caso, o cepticismo é de marcas/modelos e não à tecnologia em si.

    Colocado por: BricoleiroJá sei com o que posso contar, talvez alguma incerteza em relação à viabilidade do diesel no futuro pelo estrangulamento a que os sujeitaram as normas ambientais.
    Em relação à gasolina, há marcas a desenvolver novas tecnologias com consumos cada vez mais baixos e mais performance, neste mercado a haver espiga será pela mão do consumidor quando o VE tiver tão desenvolvido que só por si não faz ponderar a opção com motorização otto.
    Aqui no mundo dos CIs estou mais céptico.
    A informação dos consumos é enganadora e do CO2 então..
    As garantias são regra geral inferior a 8 anos/160.000km.
    O aperto hoje ao diesel (quiça amanhã à gasolina e GPL) indicam que esta tecnologia estará ultrapassada em breve.
  9. Colocado por: Bricoleiro

    O ganho a existir não justifica o que deu a mais pelo carro.

    Esse trajeto são 120 kms, com um diesel a 100 kms/h faz facilmente 4l/100, o preço do diesel é menor, faça as contas e depois diga quem é que não sabe do que está a falar.


    Não concordo consigo, porque esta viagem faço uma vez por mês!

    Um diesel a gastar 4l / 100? nem a 100km/h. Eu pelo menos nunca consegui menos de 5l / 100 no meu serie 1 :/

    Durante a semana ando praticamente sempre VE, raramento uso o gerador.

    Concordo com o Bruno.Alves quando diz que podia comprar um VE com estas caracteristicas, mas no entanto, há a barreira psicologica... Ainda....

    quanto ao preço, um a diesel que me faça estas medias, me fiquei tão barato a nivel de manutenção (revisão 5 anos, cerca de 130€) e com esta qualidade de acabamentos / interiores, desculpe mas por 16k não consigo arranjar! :/
  10. Colocado por: mafgodO aperto hoje ao diesel (quiça amanhã à gasolina e GPL) indicam que esta tecnologia estará ultrapassada em breve.


    Não concordo.
    Jamais será uma tecnologia ultrapassada, o tempo tem dito que por melhor que façam há sempre volta a dar para evoluir ainda mais a partir dela.
    Se cair em desuso não será por ser ultrapassada mas sim porque alguém quis mudar o rumo das coisas.
  11. Colocado por: jcfcidUm diesel a gastar 4l / 100? nem a 100km/h.


    Agora digo-lhe eu, não sabe do que fala.
  12. Colocado por: BricoleiroAgora digo-lhe eu, não sabe do que fala.

    Serão muito, muito poucos os carros a gasóleo a fazer 4l/100km... Claro que os há (e a esta velocidade até estarão no pico de eficiência), mas a larga maioria não o faz e seguramente concorda ;-) Mas nas mesmas condições qualquer VE (qualquer não, mas a larga, larga maioria) faz isso a 15kWh/100km.

    Nos 4l que o CI extremamente poupado gasta estão contidos mais de 40kWh de energia. E é aí que está a vitória inolvidável do motor eléctrico: muito menos energia para fazer o mesmo trabalho...

    edit:
    Colocado por: BricoleiroJamais será uma tecnologia ultrapassada, o tempo tem dito que por melhor que façam há sempre volta a dar para evoluir ainda mais a partir dela.

    No caso dos motores de explosão como os conhecemos (e não conheço outra forma de extrair energia dos combustíveis a não ser queimá-los) o limite estará muito perto do actual. A explosão e a queima implicam necessariamente que a primeira e mais presente forma de energia resultante seja o calor, não há como mudar isso, é física.
    O que os grandes consumidores, como as centrais eléctricas refinarias e outras fizeram (e bem!) foi conseguir aproveitar as sub-formas de energia para processos auxiliares, elevando a eficiência total do processo. Num carro isso é dificílimo de conseguir, nomeadamente por causa do espaço e peso que esse aproveitamento podia exigir.
    A minha opinião é que, ou reinventam os motores que usam combustíveis, ou a evolução destes terá atingido o pico.
  13. Se não for muita maçada mande-me então uma MP com o contacto, obrigado.


    Colocado por: jcfcid

    Está a fazer confusão!

    Como o Bruno.Alves afirmou, este Ampera que o carlosj39 fala, é o modelo hibrido. Com uma bateria de 16 (16,5KW) e um gerador a gasolina (1.4 ecotec).

    carlosj39 a garantia é igual a se tivesse comprado cá em PT. O meu veio da Belgica (2013 com 80mil km) e saiu mais ou menos por esses valores que mencionou (16,5k, mais coisa menos coisa).

    Se fala alemão e ingles, veja a Holanda. Há lá Amperas bastante interessantes, a preços mais "jeitosos" :) A garantia continua a ser 8 anos ou 160mil km! Paga 500€+ IVA a uma transportador e depois cá trata do processo voce, ou paga a uma empresa que o saiba fazer! :)

    Se quiser posso-lhe dar o contacto de quem me ajudou!
    Concordam com este comentário:Bricoleiro

  14. Se cair em desuso não será por ser ultrapassada mas sim porque alguém quis mudar o rumo das coisas.
    Isso foi o que aconteceu nos primórdios dos carros.
    Os primeiros eram elétricos, depois, quiseram elimina--los.
    Agora, qual fenix renascida, aí estão eles.
    E se em menos de 10 anos evoluíram ao ponto atual, nem sei como serão daqui a outros tantos.
  15. Colocado por: larkhehttp://oficina.turbo.pt/skyactiv-reinventar-a-roda/
    http://soymotor.com/coches/noticias/mazda-quiere-reinventar-el-motor-de-combustion-928648


    Já tinha ouvido falar sobre isso. Mesmo assim:
    Comparado com o motor de dois litros Mazda MZR, o peso desce em 10%, sendo acompanhado pelos consumos, 15%.
    (...)
    Também com dois litros, o bloco diesel consegue uma redução de combustível na casa dos 20%,

    20% no caso do diesel significa que o muito económico motor que fazia 4l/100km (>40kWh/100km) passa a gastar 3,2l/100km (>32kWh/100km). Um VE continua a fazer 15kWh/100km.
    Não esquecendo também que é tecnologia nova, taxas de compressão muito altas têm outros desafios a nível de construção. Não sei se é menos arriscado do que investir na motorização eléctrica ;-)

    Os VE têm ainda um longo caminho a percorrer, mas há um ponto fundamental: a eficiência de um motor eléctrico é MUITO elevada. Normalmente superior a 90% nas potências que temos nos carros.
    Além disso é uma besta de robustez, provavelmente nenhuma outra máquina se lhe compara.
  16. Colocado por: Bricoleiro

    Agora digo-lhe eu, não sabe do que fala.


    Tenho 2 veiculos a diesel e em nenhum deles consigo fazer essas medias que me diz em AE, a 100km/h.

    Tenho um BMW serie 1 de 2014 com 116cv que me faz no minimo 5l/100.

    Tenho também um Peugeot 3008, que me faz a volta de 6,5l/100.

    Mas mesmo assim, é fazer contas :)
  17. Colocado por: Bricoleiro

    Agora digo-lhe eu, não sabe do que fala.


    Tenho 2 veiculos a diesel e em nenhum deles consigo fazer essas medias que me diz em AE, a 100km/h.

    Tenho um BMW serie 1 de 2014 com 116cv que me faz no minimo 5l/100.

    Tenho também um Peugeot 3008, que me faz a volta de 6,5l/100.

    Mas mesmo assim, é fazer contas :)
  18. Muito bom:
    https://www.motor24.pt/tech/equipa-williams-f1-cria-plataforma-carros-eletricos-estrada/

    "Ocasionalmente, as equipas de Fórmula 1 entram no “mundo real” do automóvel com projetos especiais. Nos anos 90, a Williams ajudou a Renault a criar uma versão especial do Clio, na época com uns “explosivos” 150 cv. Hoje, a equipa fundada por Frank Williams tem uma divisão de projetos especiais, apresentando uma base técnica que pode ser aproveitada por qualquer construtor automóvel para criar um carro elétrico.

    A Williams Advanced Engineering é a responsável pela bateria usada em corridas pelos carros de Fórmula E. Aproveitando essa experiência, criou uma plataforma chamada FW-EVX, que já inclui uma bateria de 80 kWh (mais eficiente que as baterias usadas na maioria dos carros elétricos atuais), um máximo de quatro motores que podem ser ligados às quatro rodas, a direção e a suspensão, com triângulos duplos à frente e atrás."
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, jcfcid
 
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