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  1. Não, ele está a falar do cartão da MobiE ;-)

    É um RFID, mas já agora é assim fácil de clonar?
      cartao.jpg
  2. Colocado por: Bruno.AlvesNão, ele está a falar do cartão da MobiE ;-)

    É um RFID, mas já agora é assim fácil de clonar?
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    Em teoria é muito fácil. Eu comprei um 'cloner', mas não funcionou. Vou tentar comprar outro e fazer o mesmo.

    Se der depois aviso como é. Cartões vazios tenho milhares.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  3. Isso é que era!

    Estive quase duas 2 semanas à espera do meu (segunda via).
    Estranho é que no ano passado pedi um outro à minha conta, e demorou menos de uma semana... enfim...
  4. Tesla Model 3 em Portugal com preço abaixo do esperado

    Num trabalho conjunto do Watts On e do Tesla Club Portugal, realizámos um estudo comparativo que nos permite estimar com bastante confiança os valores de comercialização do Tesla Model 3 em Portugal, incluíndo as três versões conhecidas e equipamentos opcionais.

    A análise foi feita comparando todos os preços dos modelos da Tesla já em comercialização em Portugal e dos modelos homólogos no mercado americano. Com este exercício, foi possível perceber uma relação constante entre o preço de venda nos Estados Unidos e o preço em Portugal, antes de ser aplicado o IVA.

    Deste modo, comparando os preços em euros sem IVA em Portugal, com os preços nos EUA, em dólares, foi possível obter um valor de ajuste médio entre os dois, que se estabeleceu em 0,9655.

    O valor mais desfasado deste exercício foi obtido com o Model S P100D, que custa, sem IVA em Portugal, 124 984 euros e 135 000 dólares.

    Foram sempre consideradas as especificações base de cada modelo, apenas com o Pack Confort, que faz parte do equipamento das versões vendidas em Portugal, sem acréscimo de preço.

    Esta tendência, aplicada ao Model 3 obtém resultados muito interessantes, que nos permitem projetar os seus preços de venda ao público no nosso país..

    Aplicando o valor médio de ajuste, estimamos o preço do TM3 modelo base em 33 793 euros o que, com IVA, perfaz 41 566 euros. O modelo Base do Tesla Model 3 ainda não terá entrado em produção, mas espera-se que esta se inicie em breve.

    O modelo Long Range, com pack de baterias de 75 kWh, aplicando a mesma relação, custará mais 10 688 euros, totalizando 52 254 euros (42 483 €, sem IVA).

    Novas versões já têm preço também
    Entretanto, foi anunciada a versão AWD, com dois motores e tração integral do Tesla Model 3. Com esta especificação, o TM3 vai acelerar dos 0-100 km/h em pouco mais do que 4,5 segundos, mantendo a velocidade máxima de 225 km/h e a autonomia de 499 km do Long Range.

    De realçar que, a partir de 1 de Setembro deste ano, todos os veículos comercializados na União Europeia terão o seu consumo energético e emissões calculados mediante as novas regras WLPT (Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure), pelo que os dados referentes à autonomia do TM3 podem alterar-se.

    O custo adicional do AWD será de 5000 dólares nos EUA. A nossa estimativa aponta para um valor de 5938 em Portugal.
    Para além do AWD, Elon Musk anunciou ainda a esperada versão Performance do TM3, que o próprio comparou ao BMW M3.

    Com acelerações na ordem dos 3,5 segundos dos 0-100 km/h e velocidade máxima de 250 km/h, vai ser seguramente o TM3 mais desejado nos próximos tempos. Terá um custo adicional de 21 500 dólares, que se traduz, de acordo com o nosso estudo, em 25 533 euros.

    Estimamos ainda que um TM3 Performance com uma especificação muito completa, tenha um valor muito próximo dos 100 000 euros em Portugal, ligeiramente menos do que preço base do BMW M3 (102 360 euros).

    Quanto custarão os extras?
    No que diz respeito aos opcionais, usámos dois pontos de referência, entre a nossa fórmula de cálculo e o preço do mesmo equipamento no Tesla Model S em Portugal.

    O valor que estimamos para as jantes de 19’’ é de 1600 euros. A pintura especial, é de 1050 euros. O Pack Premium, que inclui filtros de proteção do habitáculo, bancos e volante aquecidos e sistema de som melhorado, entre outros equipamentos, custará 5400 euros, o mesmo valor que estimamos para a função Autopilot.

    Quanto à capacidade de condução autónoma total, estimamos um custo idêntico ao do Model S, de 3200 euros.

    Aos valores que indicamos, falta adicionar custos administrativos e documentação nosso país, que atualmente é de 500 euros.

    Embora este nosso estudo nos dê confiança para os apresentar aos leitores, baseamo-nos em informação disponível para o público e, por isso, não oficial.

    Podem surgir alterações significativas ou arredondamentos a estes valores que aqui apresentamos. Todavia, a não ser que a marca altere a sua relação de preços entre os EUA e a Europa — o que não é provável, já que a Tesla pretende ter os seus modelos numa estratégia de comercialização global — estes serão, com pequenas oscilações, os valores mais prováveis.

    Primeiros exemplares chegarão em 2019
    Depois de algumas semanas com dificuldades na produção do TM3, a Tesla está a aproximar-se dos objetivos que estabeleceu internamente de 5000 unidades por semana. Os últimos dados apontam para um ritmo atual superior a 3500 unidades, com mais de 31 000 exemplares já matriculados.

    É possível que as primeiras unidades cheguem ao mercado europeu no final deste ano. Em Portugal, talvez comecem a chegar ainda durante o primeiro semestre de 2019.

    Não conhecemos ao certo o número de portugueses que encomendaram o TM3, mas os números que várias fontes nos indicam apontam para várias centenas, podendo atingir o milhar em breve, uma situação que certamente se consolidará com a chegada dos primeiros exemplares e da confirmação dos preços.

    Por enquanto, com os valores que aqui revelamos, já dá para começar a fazer algumas contas…

    Agradecemos a estreita colaboração do Tesla Club Portugal, em particular ao João Nunes e ao Hugo Pinto, para a realização deste artigo.

    https://www.motor24.pt/marcas/tesla-model-3-portugal-preco-do-esperado/
  5. Enquanto não há nada oficial, especulemos...
  6. Segundo o jornal digital "observador" de hoje, a Audi "está a preparar um superdesportivo electrico" equipado com uma bateria sólida com electrolito não líquido mas de vidro. Grande avanço neste campo em parte devido à ilustre investigadora portuguesa Helena Braga, que penso dever merecer uma comenda ou uma condecoração do nosso Presidente da Républica .

    Seria tb. se calhar uma maneira dos nossos (partidos) políticos se preocuparem melhor com a defesa dos nossos valiosos recursos de lítio, o "petroleo verde"!
  7. Para quando conversão de carros a gasolina em eléctricos?
  8. Já há pelo menos uma empresa em Portugal que fez algumas transformações bem conhecidas, a Tamai. Uma delas o Capri

    https://www.dinheirovivo.pt/fazedores/tamai-esqueca-a-tesla-este-portugues-quer-transformar-o-seu-carro-em-eletrico/

    Mas a nossa burocracia é um entrave. Não há nenhum CoC de um Capri eléctrico, logo não se consegue homologar :(
  9. Colocado por: callinasPara quando conversão de carros a gasolina em eléctricos?


    Ainda outro dia saiu um artigo interessante no Observador sobre isso. Há várias empresas, o IMTT é que demora imenso a homologar.
  10. Fiz um Test Drive num Nissan Leaf 40 N-Connecta e confesso que estava a espera de ver um melhor nível equipamento e acabamentos interiores para uma viatura de 30.000€

    Os banco traseiros são demasiados baixos, quem tem + de 1,80m vai-se sentir desconfortável ao fim de um certo tempo.
    O espaço da bagageira é enorme.
    O nivel de equipamento é aceitável mas nada de luxos.

    Propilot muito positivo embora nas nossas estrada ainda vai demorar até que se tire maior partido deste sistema.

    Em termos de condução exige um certo cuidado se queremos "poupar" decididamente não é um carro para "aceleras" pois a autonomia desce se a condução for feita num modo despreocupado a 120km.

    Modo de condução D e B é um conceito positivo pois permite adequar o carro e a energia para o tipo de percurso.
    No modo D o carro é muito rápido e fiquei impressionado.

    Prazos de entrega de 4 a 5 meses dependendo da cor escolhida, incentivo do governo pode ser limitado as 1000 unidades, e não é garantido que os 30.800€ do N-connecta seja uma realidade, indicaram-me no stand da Nissan para valores perto dos 34.000€.
  11. A electrificação da tecnologia Automóvel.

    Although an HEV/EV has intermediate dc buses that supply voltages of 48 V and 12 V to many systems, the basic system voltage comes from a lithium-ion (Li-ion) battery pack that stacks multiple Li-ion cells to generate over 400 V, so an HEV/EV requires the use of specialized high-voltage components and techniques.

    Safety is a top priority in high-voltage designs. Preventing humans from exposure to dangerous voltages and currents is of paramount importance, of course, but other circuits must be protected against HV-related hazards such as overvoltage, overcurrent, power spikes, or electromagnetic noise.

    Ensuring that a system is safe involves every aspect of the design process: material selection, process development, circuit design, packaging, and qualification. Specialized devices, such as the TMS570 Hercules line of microcontrollers (MCUs) are designed for the safe control of electrical systems: they include features such as dual lockstep CPUs, self-test, and error correction. Another MCU family, the C2000, is optimized for high-speed, real-time motor control.

    Designing the DC-AC inverter for the main traction motor is particularly challenging in high-performance EVs such as Tesla’s Model S, because it must switch power levels greater than 300 kW. Both insulated-gate bipolar transistors (IGBTs) and silicon MOSFETs have been used for power switching, but gallium-nitride (GaN) transistors are theoretically capable of switching 1 kV and more at megahertz frequencies, so they’re becoming the preferred solution.

    What of the battery pack itself? Although Li-ion is the preferred chemistry for HEV and EV batteries, Li-ion batteries have a relatively small safe operating area (SOA). Overcharging and other conditions can have undesirable consequences ranging from reduced battery life to catastrophic fires, so EV battery packs require precision battery-management systems (BMS). A typical BMS measures cell voltages, cell current, and temperature to balance the charge distribution between cells and ensure long battery life.

    Once the battery size has been fixed, the maximum range of an electric vehicle depends on its power consumption. A light foot on the throttle helps, but the electrical components must be designed for maximum energy efficiency, from the motor to the digital clock. This requirement potentially affects all aspects of component design.

    Components must consume minimum power when operating and transition into a low-power “sleep” mode when not needed. Many more complex parts, such as ASICs and microcontrollers, can also shut down power-hungry functional blocks if they’re not used in a particular operation.



    http://www.electronicdesign.com/automotive/horseless-humanless-electrification-vehicle-technology
  12. Colocado por: AlarmesdoMecoFiz um Test Drive num Nissan Leaf 40 N-Connecta e confesso que estava a espera de ver um melhor nível equipamento e acabamentos interiores para uma viatura de 30.000€

    Os banco traseiros são demasiados baixos, quem tem + de 1,80m vai-se sentir desconfortável ao fim de um certo tempo.
    O espaço da bagageira é enorme.
    O nivel de equipamento é aceitável mas nada de luxos.
    São opiniões e gostos.
    Eu gosto.

    Tenho 1,82m e do pouco tempo que estive no banco de trás não o achei desconfortável, antes pelo contrário.
    Normalmente estou a conduzir ou à pendura.

    Colocado por: AlarmesdoMecoPropilot muito positivo embora nas nossas estrada ainda vai demorar até que se tire maior partido deste sistema.

    Em termos de condução exige um certo cuidado se queremos "poupar" decididamente não é um carro para "aceleras" pois a autonomia desce se a condução for feita num modo despreocupado a 120km.

    Modo de condução D e B é um conceito positivo pois permite adequar o carro e a energia para o tipo de percurso.
    No modo D o carro é muito rápido e fiquei impressionado.
    Como qualqur carro, VE ou CI, quanto maior a velocidade maior o consumo :-) logo a autonomia prevista diminui obviamente. Contudo, reduzindo a velocidade a autonomia prevista aumenta.
    É uma questão de hábito.... e no Leaf40 este receio da autonomia é francamente diminuido...
    O não ser carro para aceleras, bem, é um carro como qualquer outro, para se andar na legalidade e cumprir o código.
    Tem 150CV, torque logo ás zero rotações... acho que é mais que suficiente.

    Colocado por: AlarmesdoMecoPrazos de entrega de 4 a 5 meses dependendo da cor escolhida, incentivo do governo pode ser limitado as 1000 unidades, e não é garantido que os 30.800€ do N-connecta seja uma realidade, indicaram-me no stand da Nissan para valores perto dos 34.000€.
    Para quem não quer esperar, e pretende pagar menos não se importando de um semi-novo, a partir de agosto haverá alguns Tekna e N-Connect à venda... na casa dos 31k €
  13. Colocado por: mafgodTenho 1,82m e do pouco tempo que estive no banco de trás não o achei desconfortável, antes pelo contrário.

    Os bancos têm menos altura para as pernas/pés por causa das baterias por baixo. Quem se sentar no banco de trás regra geral leva os joelhos no ar, mas o espaço para a cabeça é normal para uma carroçaria daquele tipo. O meu nisso é bem pior, porque a parte de trás do tejadilho é mais baixa.

    Em relação ao tempo de espera, de facto praticamente todas as marcas estão com prazos mais ou menos dilatados nos modelos eléctricos.
    Mas não é uma especificidade destes modelos, penso eu. Há uns 2-3 anos um casal amigo comprou uma carrinha Peugeot qualquer-coisa, queriam aquela versão X na cor Y, esperaram 8 meses.
      carros.PNG
  14. Hyundai Kona recebe 20 mil encomendas e marca fica sem capacidade de resposta
    Na semana passada, a empresa apresentou preços para alguns mercados, entre eles o mercado norueguês. Lá, a versão de 64 kWh do SUV terá um custo competitivo de 33.990 euros, o que, juntamente com sua ampla autonomia e potência de motor, levou a uma avalanche de pedidos sem precedentes.
    Veremos o preço que será em Portugal... e para quando!

    Seja como for, o preço na Noruega é excelente para o carro que é e características!
  15. Por esse preço também comprava um se vivesse na Noruega.
  16. se as marcas continuam com esses tempos de resposta para fornecer veículos eléctricos bem podem esperar sentados por mudanças a sério no panorama...
  17. Diria mais.... se alguma marcas....

    Por exemplo, apesar de um ligeiro atraso no início das entregas do Leaf2, a Nissan até tem tempos de reposta aceitáveis.
    Assim como a Renault com o ZOE....
    Há marcas e marcas...
  18. A cada 10 minutos, vende-se um Nissan Leaf
    Em menos de oito meses de comercialização na Europa, a segunda geração do Leaf já chegou a casa de 37.000 clientes, o que dá uma média mensal de 4.625 unidades! Significa isto que, somando as vendas da primeira e da segunda geração, há por aí a circular 320.000 Nissan Leaf, 100.000 dos quais só na Europa. É obra – e a confirmação, em números, de que a estratégia zero emissões do construtor nipónico acertou na mouche. Tanto que a própria Nissan faz questão de fazer umas contas mais impressionantes, afirmando que vende um Leaf a cada 10 minutos!
    Resumindo, mesmo que não seja 10 minutos, seja mais tempo, só não muda para um VE é porque não quer.
    Há ofertas e preços para (quase) todos os gostos.
  19. Colocado por: JoelMQuando me disseram quase 6 meses de tempo de espera pelo Leaf eu pensei que estavam malucos, pensava que ia chegar la e duas ou 3 semanas tinha o carro. Só depois é que vi, que o resto das pessoas já conta com esse tempo de espera pelo que já passou a ser o "normal".
    Num modelo novo de um carro CI tradicional, qual o tempo de espera?
    Nunca esperei por um, mas em 1999 quando comprei o meu Fiat Bravo na altura, ainda esperei umas 2 semanas... o novo modelo na altura o Ford Focus creio que era uns 3 meses ou mais e sem compromisso.
  20. Em 2011, quando comprei carro, havia marcas e modelos com pelo menos 5 meses de espera.
    O meu acabou por ser ou preto o cinza, e versão mais equipada ao preço da que queria porque queria o carro "já"
 
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