Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 461

    Colocado por: emad
    O mal dos portugueses é esse. Acham que pagar o mais barato possivel ao arquitecto é que é poupar. Depois só se vê obras de c a c a.
    Chamem-me sonhador.
    Aquele arquitecto da mami house nao cobra menos de 10000€ por projecto. Nao lhe falta trabalho de 150k, 250k, 1000k.
    Porque é bom.
    É preferivel pagar 5k e derrapar 50k. Ou pagar 20k e poupar 30k?
    Concordam com este comentário:eu,****,desofiapedro,zinna


    Continue por favor falar com outros DO amigos :) os arquitectos já há muito que dizem o mesmo.
    • emad
    • 25 setembro 2018

     # 462

    Colocado por: ****Ele fez aquilo em plena crise , as empresas participaram e fez portfólio, a casa não é minimalista, é uma moradia muito pobre interiormente, sem aquecimentos , aspiração central etc, é um cubo de betão e no seu interior tem um cubo de madeira ,não desgosto do projeto, mas para mim , é como uma casa a custos controlados !

    Em plena crise sim. Mas a casa tem 160m2. Onde leram que as empresas trabalharam para aquecerem?
    Anda muita malta aqui que nao gosta de aspiração central. Quem inventou a lei que as casas tem de ter PRH para serem confortáveis?
    Existem muitas formas de poupar na construção sem comprometer a qualidade de construçao. Nao estou a falar de qualidade de acabamentos.
    Concordam com este comentário: eu, vcd
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pee2002
    • emad
    • 25 setembro 2018 editado

     # 463

    Colocado por: ADROatelier

    Continue por favor falar com outros DO amigos :) os arquitectos já há muito que dizem o mesmo.

    O primeiro passo para que isto nao seja utopico, é vocês arquitectos venderem isto.
    Eu percebo que a pressao de perder um cliente é muito grande.
    Mas eu enquanto profissional na minha area, falo abertamente e esclareço bem os meus clientes. Fecho muitos negocios porque falo e abordo questoes que a concorrencia nao tem coragem de falar ou omite com medo de assustar os clientes.
    Digo muitas vezes aos meus clientes. Aqui pagam mais, mas eu falo portugues. Prefiro pagar por um bom serviço do que ter um mau serviço gratuito.
  2.  # 464

    Se pagar muito fosse sinónimo de ter um bom serviço estava tudo muito fácil, infelizmente ou o DO se aplica e começa a perceber um bocadinho do assunto ou é engolido pelos tubarões, a menos que tenha muita sorte!
    Ha bem pouco tempo tive orçamentos para colocar AC da marca Midia mais caros que Daikin, se fosse pelo mais caro tinha sido comido e ponto, dai eu dizer que as coisas não são assim tão simples!
    • emad
    • 25 setembro 2018 editado

     # 465

    Encontram-se por aqui tantos futuros DO a mostrarem os seus projectos cheios de orgulho com 250 m2. Perguntamos qual a estimativa, e eles respondem 175k. E nós perguntamos e quem lhe deu essa estimativa? E ele responde. O arquitecto.
    Eu pergunto. Quem tem culpa? O arquitecto que mentiu? Ou o DO que pagou para o arquitecto mentir?
    Concordam com este comentário: two-rok, Marcopom, pensador
    • emad
    • 25 setembro 2018

     # 466

    Colocado por: DR1982Se pagar muito fosse sinónimo de ter um bom serviço estava tudo muito fácil, infelizmente ou o DO se aplica e começa a perceber um bocadinho do assunto ou é engolido pelos tubarões, a menos que tenha muita sorte!
    Ha bem pouco tempo tive orçamentos para colocar AC da marca Midia mais caros que Daikin, se fosse pelo mais caro tinha sido comido e ponto, dai eu dizer que as coisas não são assim tão simples!

    Construir uma casa nao é bem a mesma coisa que meter AC lá em casa.
    Até porque em algumas zonas do país consegue-se construir casas sem necessidade de AC. Tudo depende de ter um arquitecto que perceba e desenhe uma casa que se aproxime dessas nao necessidades.
    • vcd
    • 25 setembro 2018

     # 467

    Colocado por: emad
    Novamente. É preferivel pagar 5k e derrapar 50k. Ou investir 20k e poupar 30k.

    Acho que existe ninho de mercado para esse tipo de construção. Actualmente tenho 4 conhecidos em processo de construção com modulares e casas relativamente comuns em termos de m2. Não fazem construção tradicional por causa dos custo, havendo essa possibilidade modulares nunca teria sido opção.
    • emad
    • 25 setembro 2018 editado

     # 468

    Colocado por: vcd
    Acho que existe ninho de mercado para esse tipo de construção. Actualmente tenho 4 conhecidos em processo de construção com modulares e casas relativamente comuns em termos de m2. Não fazem construção tradicional por causa dos custo, havendo essa possibilidade modulares nunca teria sido opção.

    Exactamente. Porque é que anda tanta gente à procura de alternativas à alvenaria, se está mais que visto que esta modalidade é a mais barata?
    Só nao vê quem nao quer.
  3.  # 469

    Colocado por: emad
    Construir uma casa nao é bem a mesma coisa que meter AC lá em casa.
    Até porque em algumas zonas do país consegue-se construir casas sem necessidade de AC. Tudo depende de ter um arquitecto que perceba e desenhe uma casa que se aproxime dessas nao necessidades.
    Nao deve ser o caso da Mami house certamente, com os vaos que tem sem qualquer proteção solar deve ser um belo forninho, digo eu...
    O que eu quiz com o exemplo do AC foi que nem sempre o mais caro é o melhor!
    • emad
    • 25 setembro 2018

     # 470

    Colocado por: DR1982Nao deve ser o caso da Mami house certamente, com os vaos que tem sem qualquer proteção solar deve ser um belo forninho, digo eu...
    O que eu quiz com o exemplo do AC foi que nem sempre o mais caro é o melhor!

    Essa é a permissa que queremos acreditar que o bom não é melhor. É claro que nao ha garantias.
    Mas se eu fosse arquitecto e tivesse provas dadas e os meus clientes fossem os meus embaixadores, nao lhe dava garantias ou provas para acreditar nessa qualidade cara?
  4.  # 471

    Colocado por: emad
    Essa é a permissa que queremos acreditar que o bom não é melhor. É claro que nao ha garantias.
    Mas se eu fosse arquitecto e tivesse provas dadas e os meus clientes fossem os meus embaixadores, nao lhe dava garantias ou provas para acreditar nessa qualidade cara?
    Ah, aí já é diferente...
    Seja como for acho que um bom profissional quando orçamenta deve orçamentar para fazer um bom trabalho, se eu vou ter com um arquiteto e ele me pede 5000 para tudo eu nao lhe vou dizer “desculpe mas isso nao é suficiente vou lhe pagar 10.000€ para fazer um bom serviço”, por isso nao compreendo porque alguns atacam logo os DO quando eles dizem o que pagaram pelos projetos, se na verdade estes limitaram-se a aceitar o que lhes foi pedido!
    Concordam com este comentário: two-rok, anselmo
    • vcd
    • 25 setembro 2018

     # 472

    Colocado por: emad
    Em plena crise sim. Mas a casa tem 160m2. Onde leram que as empresas trabalharam para aquecerem?
    Anda muita malta aqui que nao gosta de aspiração central. Quem inventou a lei que as casas tem de ter PRH para serem confortáveis?
    Existem muitas formas de poupar na construção sem comprometer a qualidade de construçao. Nao estou a falar de qualidade de acabamentos.
    Concordam com este comentário:eu,vcd

    O que é PRH?
    • emad
    • 25 setembro 2018

     # 473

    Colocado por: vcd
    O que é PRH?

    Piso radiante hidraulico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vcd
  5.  # 474

    Colocado por: DR1982se eu vou ter com um arquiteto e ele me pede 5000 para tudo eu nao lhe vou dizer “desculpe mas isso nao é suficiente vou lhe pagar 10.000€ para fazer um bom serviço”

    E se lhe pedisse 500€? adjudicava e exigia um serviço com qualidade?
    • emad
    • 25 setembro 2018 editado

     # 475

    Colocado por: DR1982Ah, aí já é diferente...
    Seja como for acho que um bom profissional quando orçamenta deve orçamentar para fazer um bom trabalho, se eu vou ter com um arquiteto e ele me pede 5000 para tudo eu nao lhe vou dizer “desculpe mas isso nao é suficiente vou lhe pagar 10.000€ para fazer um bom serviço”, por isso nao compreendo porque alguns atacam logo os DO quando eles dizem o que pagaram pelos projetos, se na verdade estes limitaram-se a aceitar o que lhes foi pedido!

    Vou voltar ao inicio.
    O DR1982 anda à procura de um arquitecto para lhe construir o sonho. Vai a 1 e ele diz-lhe, os meus honorarios sao 5k..
    Vai a outro e ele nao lhe dá nenhuma proposta de honorarios. Mas faz-lhe cem perguntas e no fim diz-lhe para passar no gabinete daqui a 3 meses. E no fim de 3 meses mostra-lhe os primeiros esboços e que cumprem com o seu orçamento sem margem para derrapanços e com definiçao de acabamentos para lhe abrir os olhos. No fim. No fim o DR1982 adorou. E achou o arquitecto um lunatico, mas um profissional excelente e que percebeu o cliente e respeitou as ideias e limites e sobretudo transmitiu-lhe confiança em dar seguimento ao seu sonho. Mas este no fim diz-lhe, para a avançar tem de me pagar 5k. Depois de a arquitectura estar aprovada e especialidades sao mais 5 k. Depois de 1 ano de obra sao mais 5k e no fim quando a licença estiver cá fora sao os últimos 5 k. Como reagiria?
  6.  # 476

    Colocado por: Picareta
    E se lhe pedisse 500€? adjudicava e exigia um serviço com qualidade?
    Se eu nao tivesse a mínima noção de quanto custa um projeto adjudicava, ha pessoas que nao fazem a minima ideia do que é um projeto, para eles nao passa de 4 riscos para o qual 500 euros é caro até...
    Concordam com este comentário: zinna, CC_C&C
    • emad
    • 25 setembro 2018 editado

     # 477

    Colocado por: JoelM

    95% dos clientes têm mulher que iriam recusar os seus projectos.

    Concordo mas discordo. Quem tem controlo e limite orçamental, tambem tem de ter esposas com os pés assentes na terra.
    O arquitecto tambem tem de perceber as esposas.
    Se os maridos nao têm coragem de dizer nao às esposas, os arquitectos por 20k têm de certeza coragem para as colocar no caminho certo.
    • DR1982
    • 25 setembro 2018 editado

     # 478

    Colocado por: emad
    Vou voltar ao inicio.
    O DR1982 anda à procura de um arquitecto para lhe construir o sonho. Vai a 1 e ele diz-lhe, os meus honorarios sao 5k..
    Vai a outro e ele nao lhe dá nenhuma proposta de honorarios. Mas faz-lhe cem perguntas e no fim diz-lhe para passar no gabinete daqui a 3 meses. E no fim de 3 meses mostra-lhe os primeiros esboços e que cumprem com o seu orçamento sem margem para derrapanços e com definiçao de acabamentos para lhe abrir os olhos. No fim. No fim o DR1982 adorou. E achou o arquitecto um lunatico, mas um profissional excelente e que percebeu o cliente e respeitou as ideias e limites e sobretudo transmitiu-lhe confiança em dar seguimento ao seu sonho. Mas este no fim diz-lhe, para a avançar tem de me pagar 5k. Depois de a arquitectura estar aprovada e especialidades sao mais 5 k. Depois de 1 ano de obra sao mais 5k e no fim quando a licença estiver cá fora sao os últimos 5 k. Como reagiria?
    Emad e acha que um arquiteto pode trabalhar dessa forma? Se assim o fize-se na grande parte das vezes os clientes nao apareciam passados 3 meses, dos que apareciam alguns se calhar nao gostavam das ideias do arquiteto e sobretudo dos honorários até porque o arquiteto de 5k lhes disse que conseguiam fazer uma “casa maior e com mais vidro” com o dinheiro que têm, alguns outros gostavam das ideias do arquiteto, agarravam nelas e iam a correr ao de 5k para lhes passar as ideias para o papel, logo esse arquiteto lunatico iria trabalhar para qpaquecer muitas vezes.
    Concordam com este comentário: two-rok
  7.  # 479

    Colocado por: JoelM

    95% dos clientes têm mulher que iriam recusar os seus projectos.
    As mulheres, grande parte delas, sao faceis de contornar, basta lhe dizer que o que elas querem custa 1000 mesmo que custe apenas 100 :)
    • emad
    • 25 setembro 2018

     # 480

    Colocado por: DR1982E,ad e acha que um arquiteto pode trabalhar dessa forma? Senassim o fize-se na grande parte das vezes os clientes nao apareciam passados 3 meses, dos que apareciam alguns se calhar nao gostavam das ideias do arquiteto e sobretudo dos honorários até porque o arquiteto de 5k lhes disse que conseguiam fazer uma “casa maior e com mais vidro” com o dinheiro que têm, alguns outros gostavam das ideias do arquiteto, agarravam nelas e iam a correr ao de 5k para lhes passar as ideias para o papel, logo esse arquiteto lunatico iria trabalhar para qpaquecer muitas vezes.

    Eu estou a assumir esta postura se eu fosse arquitecto.
    Quanto ao que diz, isso é o que se assiste por aqui. É preciso pensar fora da caixa.
 
0.1209 seg. NEW