Iniciar sessão ou registar-se
    • ajsc
    • 17 dezembro 2017

     # 1

    Boa noite a todos,

    tenho em casa janelas de correr com vidro duplo e que nem pareciam más de todo. Mas agora quando começou o frio e vento, vi que têm diversos problemas e que as janelas nos cantos e centro deixam passar bastante frio. O suficiente para apagar facilmente um isqueiro. Quando tirei as janelas do suporte vi logo a causa para isto acontecer: os cantos das janelas não têm qualquer tipo de pelo ou isolamento (ver imagens).

    Questão: Isto é normal nas janelas de correr e/ou há maneira de resolver?

    O outro problema é que apesar das janelas serem de vidro duplo forma-se imensa condensação nos vidros.

    Questão: Isto poderá estar relacionado com o problema anterior ou é mesmo da qualidade das janelas/vidros? Há forma de resolver o problema? Por exemplo com películas?

    Agradeço desde já a vossa ajuda com este problema e possíveis soluções.

    Nota: a casa é alugada, portanto soluções como p.ex trocar as janelas está fora de questão.

    Obrigado.
    Boas festas a todos.
      4 (480x640).jpg
      2 (480x640).jpg
      1 (480x640).jpg
  1.  # 2

    Faz como eu fiz
    retiras essa coisa LOL que nao sei o nome certo, essa coisa onde tinha os pelos, essa fita
    e vais a um serralheiro ou aquele que faz janelas e perguntas se vendem dessas fitas
    eu fiz assim
    ah e mede logo as janelas para saberes quantos metros precisas

    PS: caso as borrachas pretas estejam a deixar entrar agua do lado de fora seria boa ideia as trocares tambem
  2.  # 3

    O nome desses "pêlos" é pelúcia. Há vários tipos, eu comprei uma pelúcia que tinha uma película de plástico no meio. Tinha o mesmo problema e mudei a pelúcia e os rolamentos (porque estavam a abrir mal), mas deu-me imenso trabalho, pois é preciso desmontar o topo e a parte de baixo da janela. O preço da pelúcia há.de rondar os 0.15€/0.20€ por metro.
    Resumindo dá muito trabalho e as melhorias são poucas, já me convenci que o problema está nas janelas e no isolamento da caixa de estore...
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: enf.magalhaes
  3.  # 4

    muito trabalho?
    Pois... aqui eu tirei a janela para fora, e introduzi a pelucia como lhes chamas e meti a janela no sitio

    numa janela era das mais recentes com vidro duplo, prai com 15 anos, com a pelucia completamente a saltar e parecia pelo de gato ahaha

    as outras janelas (vidro simples) já com 40 anos honestamente nao me recordo, mas nao me lembro de ter desmontado o topo :\
    Nessas estou agora a recordar-me que coloquei no topo uma daquelas fitas para isolar a entrada de ar que comprei no AKI, por acaso até caba bem ali e não interfere com a abertura da janela.

    A caixa de estore nao deverá deixar entrar assim tanto ar frio suponho, se a tampa da caixa estiver devidamente aparafusada não estou a ver entrar tanto vento mas... hei sou um amador
  4.  # 5

    Algumas janelas não têm pelúcia só nas laterais. No meu caso também tinha no topo e na base. Tive que abrir a caixilharia trocar rolamentos e pelúcia e tornar a fechar.
    Por pouca que seja a entrada de ar nas caixas de estore, o desperdício energético é sempre considerável.

    Se procurar vai encontrar tópicos sobre os assuntos mencionados em cima.
  5.  # 6

    Volto a avivar este tópico porque também pretendo trocar a pelúcia das minhas janelas, não ha nadamais eficaz que a tal pelúcia?
  6.  # 7

    Que eu saiba sim , não existe mais nada:(
  7.  # 8

    Colocado por: larkheQue eu saiba sim , não existe mais nada:(
    Pois parece que nao ha outra opção vou optar por colocar pelúcia tal como lá está...
  8.  # 9

    Acho que há uma qualquer com um filamento de borracha no meio...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
    • DR1982
    • 4 janeiro 2019 editado

     # 10

    Colocado por: manelvcAcho que há uma qualquer com um filamento de borracha no meio...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982
    Tipo isto ?
      6435F691-A19E-4E7A-B9FF-A398A9AAC085.jpeg
  9.  # 11

    Sim, penso que seja mesmo isso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  10.  # 12

    Colocado por: DR1982Tipo isto ?
      6435F691-A19E-4E7A-B9FF-A398A9AAC085.jpeg


    Foi essa pelúcia que coloquei nas minhas. Penso que o preço tenha sido +/- 0,20 a 0,30€ por metro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  11.  # 13

    Colocado por: techniclmind

    Foi essa pelúcia que coloquei nas minhas. Penso que o preço tenha sido +/- 0,20 a 0,30€ por metro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982
    Vou fazer isso para ver se melhora alguma coisa...
  12.  # 14

    e sitios onde se possa sei lá encomendar??? Isto existe em AKIs e Bricomarches?!
  13.  # 15

    Colocado por: master_chiefe sitios onde se possa sei lá encomendar??? Isto existe em AKIs e Bricomarches?!


    Na altura fui a uma serralharia e venderam-me os metros que queria.



    Colocado por: DR1982Vou fazer isso para ver se melhora alguma coisa...


    Sinceramente acho que não melhora grande coisa, principalmente na parte de cima e em baixo.
  14.  # 16

  15.  # 17

    As pelucias com fita de plástico são uma optima opção para pôr entre a junção das 2 janelas de correr. Mas penso que a pergunta do tópico era como evitar a passar de ar por cima e por baixo das janelas. Li que existem corta ventos? Alguém sabe que peças se possam pôr e onde comprar?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bruper
  16.  # 18

    Boa noite e um bem haja a todos que acabo de me juntar, apesar de ser um regular leitor do fórum a bastante tempo.
    As minhas janelas também tem 16-17 anos e são uma vulgar solução de correr (idêntica a TAFE TF3000). O isolamento térmico e acústico deixa muito a desejar, mas o problema que me tenho batido mais é o da permeabilidade ao ar. Tenho feito bastante investigação usando o clássico isqueiro e até incenso para ver a direção do fumo.
    Atualmente uma janela muito boa de correr pode atingir a classe 4 segundo normas europeias de permeabilidade. As minhas são classe 2 (ou já foram...).

    Em relação à pelúcia "stopfin" que se usa atualmente, ela tem uma lâmina central de polietileno mas as melhorias são de fato reduzidas. O segundo aspecto tem a ver com o fato dos vedantes inferior e superior serem interrompidos pelos perfis de prumo. Pensava que seria um grande problema, mas é de fato bastante vulgar serem assim e não são um problema exceto com muito vento (e também acusticamente).

    O terceiro e maior problema, e que representa de longe a maior entrada de ar e a secção entre os 2 carris na zona da intercessão das folhas. Estamos a falar de uma secção de ~8x35mm em baixo e ~13x35mm em cima. Isso totaliza 735mm2, o que é um generoso buraco de entrada livre de ar.

    A titulo de exemplo no meu trabalho tem umas janelas de correr muito mais modernas (marca Domal - Itália) que tem uma peca de plástico e uma pelúcia a tapar esse buraco. As minhas terão em breve 5 pecas artesanais semelhantes :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JSM, bruper
    • JSM
    • 16 outubro 2019

     # 19

    Colocado por: MiguelMirandaBoa noite e um bem haja a todos que acabo de me juntar, apesar de ser um regular leitor do fórum a bastante tempo.
    As minhas janelas também tem 16-17 anos e são uma vulgar solução de correr (idêntica a TAFE TF3000). O isolamento térmico e acústico deixa muito a desejar, mas o problema que me tenho batido mais é o da permeabilidade ao ar. Tenho feito bastante investigação usando o clássico isqueiro e até incenso para ver a direção do fumo.
    Atualmente uma janela muito boa de correr pode atingir a classe 4 segundo normas europeias de permeabilidade. As minhas são classe 2 (ou já foram...).

    Em relação à pelúcia "stopfin" que se usa atualmente, ela tem uma lâmina central de polietileno mas as melhorias são de fato reduzidas. O segundo aspecto tem a ver com o fato dos vedantes inferior e superior serem interrompidos pelos perfis de prumo. Pensava que seria um grande problema, mas é de fato bastante vulgar serem assim e não são um problema exceto com muito vento (e também acusticamente).

    O terceiro e maior problema, e que representa de longe a maior entrada de ar e a secção entre os 2 carris na zona da intercessão das folhas. Estamos a falar de uma secção de ~8x35mm em baixo e ~13x35mm em cima. Isso totaliza 735mm2, o que é um generoso buraco de entrada livre de ar.

    A titulo de exemplo no meu trabalho tem umas janelas de correr muito mais modernas (marca Domal - Itália) que tem uma peca de plástico e uma pelúcia a tapar esse buraco. As minhas terão em breve 5 pecas artesanais semelhantes :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JSM


    Tenho exatamente o mesmo problema. Acha que pode enviar alguma foto da peça que fez para o efeito? E como a fez?
    Obrigado
    • Ruk@
    • 18 novembro 2019

     # 20

    Mais um com o mesmo problema... tenho andado de ano para ano para resolver a situação.
    Em principio, tenho de colocar pelúcia em todas as janelas de casa, 8 janelas, mas ainda não verifiquei se é possível colocar na parte inferior e superior, que é onde há passagem de ar, nas laterais tal não acontece. As janelas têm cerca de 15 anos e mesmo que seja possível trocar a pelúcia na para inferior e superior, tenho receio que as pelúcias não resolvam o problema.

    Como a casa é alugada, investir muito dinheiro está fora de questão, como tal, lembrei-me de colocar "chouriços" de areia na parte inferior das janelas. Também pensei em colocar uma tira de esferovite (cortada à medida) nas fendas onde há entrada de ar, mas é uma solução um pouco "parva", mesmo que seja eficaz.
 
0.0231 seg. NEW