Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Derrapagens ou vocês é que esticaram a corda?
    Derrapagens para mim é projetar uma fundação, e depois ter que usar outra completamente diferente porque o solo não permite...
  2.  # 22

Sim foi esticar a corda , em vez de meter vidro duplo podia meter vidro só um vidro
    Concordam com este comentário: zeto
  3.  # 23

Mas o seu projeto falava em vidros simples?
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  4.  # 24

Era ironia....
  5.  # 25

Eu vejo as derrapagens de duas formas:

a) durante a obra aparece um imprevisto que leva a que se tenha que alterar algo no projecto, num material, etc.
    b) durante a obra o DO resolve mudar o material de X para Y, sendo que Y é mais caro.

A primeira não é controlável, enquanto a segunda é, logo temos que aceitar.

E aqui é que entram os tais valores de plafonds. Muitas vezes os contratos são fechados com valores para cada divisão, ou como já disse anteriormente, para pavimentos, WC, madeiras, etc, porque na altura da adjudicação o DO ainda não escolheu qual a referência exacta do material, ou o revestimento que tem em vista entretanto deixa de ser produzido...

Eu podia por aqui o projecto, mas isso não vai contribuir para a discussão, porque os comentários vão andar à volta de: sem materiais ninguém lhe dá um orçamento exacto, portanto vamos para...os 800 euros por m2!
    e eu pergunto novamente, por 800/m2, o que é que normalmente os construtores incluem?
    • emad
    • 29 dezembro 2017 editado

# 26

Colocado por: F RodriguesEu vejo as derrapagens de duas formas:

a) durante a obra aparece um imprevisto que leva a que se tenha que alterar algo no projecto, num material, etc.
    b) durante a obra o DO resolve mudar o material de X para Y, sendo que Y é mais caro.

A primeira não é controlável, enquanto a segunda é, logo temos que aceitar.

E aqui é que entram os tais valores de plafonds. Muitas vezes os contratos são fechados com valores para cada divisão, ou como já disse anteriormente, para pavimentos, WC, madeiras, etc, porque na altura da adjudicação o DO ainda não escolheu qual a referência exacta do material, ou o revestimento que tem em vista entretanto deixa de ser produzido...

Eu podia por aqui o projecto, mas isso não vai contribuir para a discussão, porque os comentários vão andar à volta de: sem materiais ninguém lhe dá um orçamento exacto, portanto vamos para...os 800 euros por m2!
    e eu pergunto novamente, por 800/m2, o que é que normalmente os construtores incluem?

Os 800€ tem tudo menos cozinha, muros, garagem e arranjos exteriores.
    Conte com isso assim.
  6.  # 27

Emad, obrigado pelo seu contributo.

O meu arquiteto, que tem um construtor com quem trabalha regularmente, inclui cozinha até 10k e arranjos exteriores. Na verdade já recorri ao planificador do IKEA, apenas para ter uma noção, e é possivel fazer a cozinha, com electrodomésticos, por esse valor.

Em termos de climatização, já inclui nesse valor a pré instalação de AC?
    • emad

# 28

Cuidado com chave na mão. As vezes até prometem a lua. Claro que com 10k faz uma boa cozinha.
    Quanto a climatizaçao, isso depende do que pretende. Pode ter uma pré instalação de AC por 1000€ ou 3000€. Pode ter AC por 3k ou por 10 k.
    Pense bem nas suas necessidades e vivências futuras. A climatizaçao depende disso e da zona geográfica.
    Eu gastei 3000€ em pré instalação de AC em condutas e para já com dois aquecedores de mica e um a gas remedeio bem. Mas se fosse hoje colocava recuperador de calor com aproveitamento das saídas para os quartos.
    Simple, barato e eficaz. Mas isso é para mim e serve. Para si pode não servir.
    Depois tem as BC que climatizam e dão para AQS. Tudo depende de várias variaveis e da sua carteira.
    Concordam com este comentário: Belhinho, mhpinto, ATTC
    • zeto

# 29

Só a minha caixilharia vai para 22.000€
    Podia ter colocado caixilharia por 8/10mil
    Aqc vai para 25.000€, podia ter colocado só recuperador e fazia a festa com 5.000€
    Podia ter colocado tijolo tradicional, coloquei térmico de 29cm, vou forrar certas paredes com pedra natural, podia não colocar nada etc,etc,
  7.  # 30

Ok, mas com todos esses requisitos que vocês colocaram na casa, em quanto ficou o m2? E esse valor final, foi muito acima do que inicialmente contrataram?
  8.  # 31

Colocado por: zetoSó a minha caixilharia vai para 22.000€
    Aqc vai para 25.000€, podia ter colocado só recuperador e fazia a festa com 5.000€
    Podia ter colocado tijolo tradicional, coloquei térmico de 29cm, vou forrar certas paredes com pedra natural, podia não colocar nada etc,etc,
    Como o Zeto bem apresenta, só aqui com uma arquitectura/escolhas diferentes poderia ter baixado umas dezenas valentes de milhares de euros.
    Concordam com este comentário: zeto
  9.  # 32

Uma das características mais vincadas do povo latino é o exibicionismo. Nós, portugueses, temos mesmo essa característica intrínseca á nossa existência; ver, por exemplo, o sacrifício financeiro que muita gente faz para pagar a prestação do seu TDI. Muita das vezes frigorífico vazio mas sentam o traseiro no seu AUDI ou BMW....
    Quero com isto dizer que é difícil abstermo-nos desta nossa característica ao construirmos uma casa. Não entenda como uma critica a si, mas ao povo português que quer viver acima das suas capacidades ou hipotecar a sua vida futura para construir a casa com melhor aspecto da vizinhança. É muito difícil, para nós, construir como diz (e muito bem) o Emad uns posts mais acima: adequado ás nossas capacidades e necessidades mas, na minha opinião, devemos lutar por isso....
    Concordam com este comentário: sognim, mhpinto
  10.  # 33

Colocado por: Belhinhoo sacrifício financeiro

Colocado por: Belhinhopovo português que quer viver acima das suas capacidades

Quem lhe disse que o zeto tem algum problema financeiro? ... é verdade que alguns portugueses são uns invejosos.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, Pedro Azevedo78
  11.  # 34

Colocado por: Picareta
    Aquilo que o empreiteiro quiser .... e ainda há muita gente a gostar de trabalhar com empreiteiros assim, pode não haver grandes derrapagens, mas é o empreiteiro que escolhe os materiais e faz aquilo que lhe apetece.

A melhor resposta para a sua pergunta.
    Concordam com este comentário: DVilar
  12.  # 35

Sim, é verdade que se pode construir mais barato, até já muitas vezes se lê neste forum valores de 600 euros/m2, mas logo a seguir também aparece um carrilhão de comentários a atestar que isso é impossível, ou melhor, é impossível construir com qualidade por esses valores.

Enquanto tentava obter um orçamento pormenorizado de um construtor, de uma empresa muito conhecida, o comercial apenas atirou com um valor por m2 e pelo meio ainda tive que ouvir conversas sobre comparações de fiat a ferraris e habitação social...

pelo que vejo, os 800 euros parecem-me um valor adequado para construir sem extravagancia. ou não...
  13.  # 36

Colocado por: Picareta

Quem lhe disse que o zeto tem algum problema financeiro? ... é verdade que alguns portugueses são uns invejosos.
    Concordam com este comentário:Anonimo16062021

Ninguém. Não leu com atenção o que escrevi.
  14.  # 37

Por curiosidade o que vai colocar no chão?
  15.  # 38

Colocado por: jorgferrEu começo a ter dúvidas que pelo facto de não se regatear preços seja sinônimo de bons projectos

Eu iria mais longe: quem me garante que um projeto de arquitetura pelo qual tenho que pagar 8.000 euros é melhor que um outro pelo qual "só" tenho

que pagar 4.000?

Sendo eu leigo no assunto, como posso distinguir entre um bom e um projeto medíocre?

A quem posso recorrer para saber que vou pagar por um projeto aquilo que realmente vale?
    Concordam com este comentário: JotaP
    • emad

# 39

Estive a fazer contas e no meu caso cheguei a esta conclusão.
    Se eu retirar os muros, a garagem, a cozinha, papelada, terreno e os arranjos exteriores, a minha casa ficou por 803€/m2 já com iva.
    Fiz contas ao m2 da garagem a 450€.
    Mas o meu arquitecto sempre me deu a estimativa de 650€/m2. E isto era por cima. Mentiroso.
    Pelo menos o projecto era bom.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  16.  # 40

Mas assim as contas são para enganar , ninguém viver sem cozinha ... além disso para a licença os arranjos exteriores tem de estar minimamente prontos .

0.0329 seg. NEW