Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

Colocado por: Paulo_Santos
    Tem toda a razão!
    Os acessórios que foram usados foram uns já com tela galvanizada creio eu.
    Acrescento que, ao contrário do que o arquiteto desejava, e a pedido do próprio indivíduo que me colocará as caleiras que quase me pediu por amor de Deus para não as colocar embutidas na placa, as quedas de água serão todas por fora, a contornar a placa. Estraga um pouco a estética, mas optou-se por jogar pelo seguro.

Hoje em dia se fosse para mim tb fazia por fora.
  2.  # 202

Colocado por: Paulo_SantosEstraga um pouco a estética
    Eu diria que estraga muito, eu nesse caso optava por umas simples bicas...
    • DR1982
    • 18 dezembro 2020 editado

# 203

Colocado por: riscos
    Hoje em dia se fosse para mim tb fazia por fora.
    Xiça, o xôr engenheiro nao arranjava um pormenor qualquer para fazer as caleiras embutidas de forma segura? :)
  3.  # 204

Colocado por: DR1982Xiça, o xôr engenheiro nao arranjava um pormenor qualquer para fazer as caleiras embutidas de forma segura? :)
    é muito fácil de resolver.. Mas tenho assistido a execuções menos boas, que por ventura dão cheta..
  4.  # 205

Colocado por: riscosé muito fácil de resolver.. Mas tenho assistido a execuções menos boas, que por ventura dão cheta..
    Ja fiz algumas que é um tubo dentro de outro, a ultima era um tubo de ferro num maciço de betao a servir de negativo, nao me parece que tenha por onde dar Raia...
  5.  # 206

Colocado por: DR1982Eu diria que estraga muito, eu nesse caso optava por umas simples bicas...

Colocado por: DR1982Xiça, o xôr engenheiro nao arranjava um pormenor qualquer para fazer as caleiras embutidas de forma segura? :)

Coloque uma foto dessas bicas sff. Não estou a ver o que é...
    O Engenheiro não colocou entraves. Como não ficou previsto aquando do enchimento da placa, ter-se-ia de furar a placa e o mesmo não se opôs, desde que não fosse na zona dos pilares.
    A ideia de andar a esburacar a placa é que já não me agradou a mim. Assumo que foi um dilema. Mas se noutras coisas a estética ganhou à funcionalidade, aqui perdeu :)
  6.  # 207

Colocado por: Paulo_SantosPara o caso de servir de ajuda a algum DO, deixo a minha cobertura acabada no mês passado.

https://ibb.co/z8VnNpS
    https://ibb.co/h9XVSJ0
    https://ibb.co/jVCsctM

(de baixo para cima)

- BPV (penso que foi usado o Emufal)
    - Lã Mineral Termolan 100mm
    - 1ª camada de telas SBS Sopralene Elite 4kg (feltro poliéster e flexível baixas temperaturas até -25º)
    - 2ª camada de telas SBS Sopralene Elite 5kg Mineral (feltro poliéster e flexível baixas temperaturas até -25º)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RUIOLI

Boa tarde Paulo,
    Não fez pendentes? Nem colocou nada por cima das telas para as proteger(ex: lagetas ou godo)?

Obrigado,
  7.  # 208

Colocado por: SCCorreiaNem colocou nada por cima das telas para as proteger

Suportamente o revestimento mineral de xisto da segunda camada(SBS Sopralene Elite 5kg Mineral) é proteção suficiente para os sol (raios UV)...

Eu também estou a pensar numa solução semelhante, para não aumentar as cargas fixas sobre a laje:

* Tela asfáltica SBS, com armadura de poliéster, de 4 kg/m2, com revestimento de ardósia colorida de branco (xisto para proteção UV), tipo Elastoplas 40 G FP
    * Tela asfáltica SBS, com armadura de poliéster, de 4 kg/m2 tipo Elastoplas 40 FP
    * Placas PIR 80 mm Pirmate b, aderidas ao suporte com cola expansível Soudatherm Roof 250
    * Barreira de vapor e primário de aderência Imperkote L
    * Formação de pendentes com 4% de inclinação, com aplicação de (3cm a 6 cm) betão leve tipo Secil Unileve EPS (densidade de 450±150 kg/m3)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SCCorreia
      Capture22.PNG
  8.  # 209

Para quê placas pir ??

Meta 120mm de xps e faça cobertura tradicional, telas em cima de pir não vejo vantagem face a um proteção pesada de godo
  9.  # 210

Aproveito para perguntar se faz mais sentido aplicar as telas cruzadas, ou sempre o mesmo sentido, como aqui ilustrado.

(aqui tem sobreposições a "cair" para a parte mais baixa, aplicando a primeira tela na zona mais baixa e vão aplicando tela sobre tela, a partir daí, até a parte mais alta).
      Capture3.PNG
  10.  # 211

Contra fiada (no mesmo sentido).
    Concordam com este comentário: zinna, riscos, Dav82
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
  11.  # 212

Colocado por: ricardo.rodrigues

Suportamente o revestimento mineral de xisto da segunda camada(SBS Sopralene Elite 5kg Mineral) é proteção suficiente para os sol (raios UV)...

Eu também estou a pensar numa solução semelhante, para não aumentar as cargas fixas sobre a laje:

* Tela asfáltica SBS, com armadura de poliéster, de 4 kg/m2, com revestimento de ardósia colorida de branco (xisto para proteção UV), tipo Elastoplas 40 G FP
    * Tela asfáltica SBS, com armadura de poliéster, de 4 kg/m2 tipo Elastoplas 40 FP
    * Placas PIR 80 mm Pirmate b, aderidas ao suporte com cola expansível Soudatherm Roof 250
    * Barreira de vapor e primário de aderência Imperkote L
    * Formação de pendentes com 4% de inclinação, com aplicação de (3cm a 6 cm) betão leve tipo Secil Unileve EPS (densidade de 450±150 kg/m3)
      Capture22.PNG

Mas anda tudo com medo que as lajes caiam? Tudo a querer poupar nas cargas😂
  12.  # 213

Colocado por: RicardoPortoPara quê placas pir ??

Meta 120mm de xps e faça cobertura tradicional, telas em cima de pir não vejo vantagem face a um proteção pesada de godo

Não
    Quereria dizer invertida? Não pode colar telas betuminosas sobre xps.
    Concordam com este comentário: myhouse235
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dcs93
  13.  # 214

Colocado por: riscosTudo a querer poupar nas cargas

Estou é a querer poupar no aço que me vai custar na laje de cobertura:)

E claro que, quanto menor for o peso "em cima", melhor o comportamento ao abanão do valente sismo que está para vir, lol.
  14.  # 215

Colocado por: barbeiro

Não
    Quereria dizer invertida? Não pode colar telas betuminosas sobre xps.

Sim invertida era isso
  15.  # 216

Estou é a querer poupar no aço que me vai custar na laje de cobertura:)

E claro que, quanto menor for o peso "em cima", melhor o comportamento ao abanão do valente sismo que está para vir, lol.

Não vai poupar nada.. só se cortar meia dúzia de metros2 á casa
  16.  # 217

Colocado por: RicardoPortoNão vai poupar nada

Bem, então se os cálculos "ditarem" que com menor carga bastam uns perfis LSF C200 com 1,2 mm ou 1,5 mm, porque haveria de pagar para aplicar perfis com 2mm?

Posso ter sido enganado, mas disseram-me que o aço é caro e paga-se (grosso modo) ao Kg. Portanto, teoricamente, deveria ficar mais barato (neste caso a mão de obra será exatamente a mesma).
    • DR1982
    • 21 dezembro 2020 editado

# 218

O aço é caro e agora ainda mais...
    Começa a fazer cada vez mais sentido um projeto de especialidades bem feito em vez dos tais de encher chouriços como se vai fala por aqui
  17.  # 219

Bem, então se os cálculos "ditarem" que com menor carga bastam uns perfis LSF C200 com 1,2 mm ou 1,5 mm, porque haveria de pagar para aplicar perfis com 2mm?

Posso ter sido enganado, mas disseram-me que o aço é caro e paga-se (grosso modo) ao Kg. Portanto, teoricamente, deveria ficar mais barato (neste caso a mão de obra será exatamente a mesma).

Que confusão que praí vai, então mas a cobertura é em LSF?
  18.  # 220

Já agora, acerca das cargas permanentes na cobertura. Fiz as contas à aplicação de painéis fotovoltaicos e resulta numa carga nada negligenciável: Um kit de 6 painéis com inversor como o Jorge Alves já mostrou por aqui, com 4x3 lancis de betão de 1 m cada, dá um carga total de mais de 625 Kg, numa média de cerca de 52 Kg/m2! Muito mais do que o peso do betão leve para formação de pendentes.

Uma máquina exterior de Ar Condicionado pode ir aos 55Kg, em cima de dois lancis de betão de 1 m (40Kg cada), pumba uma carga de 135 Kg/m2. O eng. já pediu para definir onde ficarão localizadas estas máquinas de Ar Condicionado, para avaliar a eventual necessidade de aplicação de algum reforço pontual.

Aproveito para perguntar: - Numa cobertura plana, não visitável, para além destas cargas permanentes, quantos Kg/m2 têm nos vossos projetos para margem de sobrecarga (por exemplo, para quando for alguém para limpar ou fazer manutenção)?

0.0470 seg. NEW