Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Nas minhas obras deixamos sempre os negativos para a luz, águas, ar condicionado, gás e outras infra-esturturas necessárias.

    Como o pessoal gosta sempre de alterar o projecto, por vezes somos obrigado a abrir novos buracos, para isso contrato um técnico que tem uma máquina muito gira e que fura a placa, fazendo buracos com 120mm de diametro. Em ultimo caso ou em situações pontuais utilizo o martelo electrcico.

    NO ultimo edificio que construi, fizemos mais 8 casas de banho e 14 foram alteradas do sitio inicial onde estavam previstas, por isso tive que refazer todas as passagens de esgotos. No final o Eng. apenas apontou o que estava feito e desenhou as alterações.

    Podem ver o edificio aqui.... www.cilpesplazza.com
  2.  # 22

    Boas

    Podem ver o edificio aqui.... www.cilpesplazza.com

    Gostei. Não sou grande apreciador de cores "quentes", mas aqui acho que estão muito bem. O rio no "quintal" vem mesmo a matar.

    NO ultimo edificio que construi, fizemos mais 8 casas de banho e 14 foram alteradas do sitio inicial onde estavam previstas

    Quando é assim não há projecto de execução que valha. E quase sempre os clientes pedem alterações durante a execução.

    cumps
    José Cardoso
  3.  # 23

    está aqui representado o essencial que estava a dizer:
  4.  # 24

    Fernando Gabriel,
    O vizinho de baixo que leve com o ruído das descargas :) (não há lã de rocha que lhe valha).
    Se se quiser fazer uma remodelação e alterar a disposição do lavatório ou banheira pede-se ao vizinho autorização para se rebentar o tecto dele?
    Se houver uma infiltração provocada por fuga de um dos tubos (felizmente nunca me aconteceu em 10 anos de obras), em vez de rebentar o pavimento do wc, vai-se fazer obras para o interior da casa do vizinho, que não tem nada a ver com assunto?
    Parece-me que não!
  5.  # 25

    Colocado por: J.FernandesFernando Gabriel,
    O vizinho de baixo que leve com o ruído das descargas :) (não há lã de rocha que lhe valha).
    Se se quiser fazer uma remodelação e alterar a disposição do lavatório ou banheira pede-se ao vizinho autorização para se rebentar o tecto dele?
    Se houver uma infiltração provocada por fuga de um dos tubos (felizmente nunca me aconteceu em 10 anos de obras), em vez de rebentar o pavimento do wc, vai-se fazer obras para o interior da casa do vizinho, que não tem nada a ver com assunto?
    Parece-me que não!


    hehe claro que não falo em edificos em propriedade horizontal.
    eu já vi várias infiltraçoes até em minha casa tive, e foi um berbicacho mesmo, furar a lage do vizinho de cima, como dar a volta a isso? das infiltraçoes? não vejo maneiras mesmo a não ser esta e claro bem isolada e não em propriedade horizontal. há mais alguma maneira?
  6.  # 26

    Boas

    1 - No caso em questão não há vizinho de baixo pelo que o problema não se põe.
    2 - Se no rés-do-chão estiver prevista a colocação de tecto falso o esquema mostrado pode ser aplicado. Em relação ao facto de a tubagem passar ou não pela estrutura - neste caso a laje - tudo depende do tipo de laje. Se se tratar de uma laje aligeirada, por exemplo, não tem problema nenhum em fazer passar os tubos no lugar da abobadilha já que esta tem apenas função de cofragem para a camada de compressão. Claro que se tiver tecto falso a correcção de eventuais problemas é muito mais fácil. Já por isso prefiro, sempre que posso, passar a rede de água também no tecto falso.
    3 - Em ralação à questão de a tubagem atravessar peças estruturais, nem sempre é possível evitar: ás vezes a rede do rés do chão ao abandonar o perímetro da construção para ligar ao colector tem de atravessar vigas de fundação. O facto deve ser tido em conta no dimensionamento das vigas e devem ser tomadas precauções na sua execução.

    cumps
    José Cardoso
  7.  # 27

    Colocado por: j cardosoBoas

    1 - No caso em questão não há vizinho de baixo pelo que o problema não se põe.
    2 - Se no rés-do-chão estiver prevista a colocação de tecto falso o esquema mostrado pode ser aplicado. Em relação ao facto de a tubagem passar ou não pela estrutura - neste caso a laje - tudo depende do tipo de laje. Se se tratar de uma laje aligeirada, por exemplo, não tem problema nenhum em fazer passar os tubos no lugar da abobadilha já que esta tem apenas função de cofragem para a camada de compressão. Claro que se tiver tecto falso a correcção de eventuais problemas é muito mais fácil. Já por isso prefiro, sempre que posso, passar a rede de água também no tecto falso.
    3 - Em ralação à questão de a tubagem atravessar peças estruturais, nem sempre é possível evitar: ás vezes a rede do rés do chão ao abandonar o perímetro da construção para ligar ao colector tem de atravessar vigas de fundação. O facto deve ser tido em conta no dimensionamento das vigas e devem ser tomadas precauções na sua execução.

    cumps
    José Cardoso


    pois quando forem lages maciças convem logo pensar em negativos para fazer passar a tubagem vertical, se não lá vai ferro(s) e ai é complicado não é!?, em aligeiradas não há assim problemas então,
    era o que eu pensava.
    é convem é pensar logo no projecto de estruturas esta situação.
  8.  # 28

    hehe claro que não falo em edificos em propriedade horizontal.
    eu já vi várias infiltraçoes até em minha casa tive, e foi um berbicacho mesmo, furar a lage do vizinho de cima, como dar a volta a isso? das infiltraçoes? não vejo maneiras mesmo a não ser esta e claro bem isolada e não em propriedade horizontal. há mais alguma maneira?

    Claro que o vizinho de cima é que tem de furar a laje. Os tubos não são para servir o wc dele?
    Com a sua solução você transfere a resolução do problema do vizinho, para si. Se for numa moradia poderá funcionar, desde que consiga isolar os ruídos.
  9.  # 29

    Colocado por: J.FernandesFernando Gabriel,
    O vizinho de baixo que leve com o ruído das descargas :) (não há lã de rocha que lhe valha).
    Se se quiser fazer uma remodelação e alterar a disposição do lavatório ou banheira pede-se ao vizinho autorização para se rebentar o tecto dele?
    Se houver uma infiltração provocada por fuga de um dos tubos (felizmente nunca me aconteceu em 10 anos de obras), em vez de rebentar o pavimento do wc, vai-se fazer obras para o interior da casa do vizinho, que não tem nada a ver com assunto?
    Parece-me que não!
    J. Fernandes,
    Discordo.
    Se houver uma infiltração devido a um defeito num tubo de esgoto - e JÁ apanhei algumas, em 27 anos de obras - É SÓ o vizinho de baixo que sofre uma inundação.
    O vizinho de cima dirá: «isso deve ser um problema do seu tecto, porque cá em casa não tenho problema nenhum» e irá protelando a tal reparação que obriga a partir o chão em granito caríssimo debroado com barrinhas em latão polido.
    Por isso, mais vale ter a canalização por baixo de uma plaquita de estafe/pladur. Fácil de remover, reparar e pintar (por vezes basta um buraquito com 30x30cm),

    Quanto ao ruído, discordo de novo. Se os canos de esgoto estiverem envoltos em lã de rocha, só quem estiver na casa de banho mesmo por baixo é que ouve qualquer coisa, e parece que é 3 ou 4 andares mais acima. Se, como é normal, a porta da c.banho estiver fechada, quem estiver no quarto ao lado não ouve nada.

    Por último, se quiser alterar a posição do lavatório, mantêm-se as furações da lage e, por cima, os canos de esgoto que passem ao longo da parede!

    Garanto-lhe que prefiro os esgotos a passar em tecto falso do que mexer no pavimento de casas de banho, com 11cm ou 12cm de betão sem ferro , que tenho apanhado nas lages dos prédios de há 40 anos.
  10.  # 30

    Concordo com o Luis em tudo foi o que me aconteceu em minha casa, e que já esparava " o problema é do seu tecto" e apartir daí confusão"",assim como na maioria das situações que conheci, e penso que acusticamente se consegue resolver bem.
  11.  # 31

    També´m já me aconteceu fazer reparações e o vizinho que porvocava o problema não ser muito simpatico...
  12.  # 32

    Colocado por: vasco tomeTambé´m já me aconteceu fazer reparações e o vizinho que porvocava o problema não ser muito simpatico...


    São sinceramente más atitudes se fosse problema no tecto deles não estariam de certeza antipáticos e "não é nada comigo" a mim sinceramente custa me compreender estas atitudes.
  13.  # 33

    Luís,
    Que a reparação através dum tecto falso, é muito mais simples e rápida não tenho a menor dúvida. A questão está em invadir o espaço alheio (privado) com instalações para servir os wc´s do vizinho.
    Por algum motivo é que, pelo menos nas construções em que estive envolvido, sempre se usou embeber a tubagem no pavimento, com a excepção, claro do tecto das caves. Não tenho conhecimento que se tenha usado o tecto falso dum piso para passar tubos do piso superior em obra nenhuma de habitação. Você conhece?
  14.  # 34

    Colocado por: J.FernandesNão tenho conhecimento que se tenha usado o tecto falso dum piso para passar tubos do piso superior em obra nenhuma de habitação. Você conhece?
    Claro que conheço. Foi em TODOS os prédios que estive envolvido. E, como já lhe disse, ando nisto há 27 anos e, acrescento, nalguns dos maiores prédios de habitação de Lisboa.

    Repare que se houver problema com os esgotos, o problema é SEMPRE no andar de baixo. Portanto, quanto mais rápido se conseguir detectar o problema, e quanto mais fácil for a reparação, melhor para TODOS.

    Se estes esgotos estiverem embebidos no betão, os «fluídos» vão embeber a placa, deteriorar os ferros, vai levar muito mais tempo a dar pelo defeito e a reparar (porque é preciso escaqueirar o pavimento todo do piso superior - onde não há qualquer problema - para dar com a ruptura).

    Se os esgotos passarem no tecto falso do piso inferior, aparece logo uma mancha no tecto (portanto, seria SEMPRE preciso reparar este tecto - mesmo que os esgotos estivessem embebidos na placa), abre-se um buraquito no gesso, espreita-se, VÊ-SE onde está o defeito e repara-se na calma.
  15.  # 35

    Assino por baixo concordo novamente com o que disse o luis. É sinceramente muito mais fácil mais rápido e menos problemático a todos os níveis, não há é grande hábito em optar por esta solução no norte, quando eu falo disto lá começo a ouvir pensamentos lá está este gajo a inventar, sempre fiz assim agora vem dizer me como fazer.
  16.  # 36

    Mais uma dicotomia Norte-Sul?!? :-)

    Por aqui, preferimos (colocando os esgotos em tecto falso) só ter um tecto a reparar em caso de fuga: faz-se um buraquito, repara-se e pinta-se.

    A alternativa (colocando esgotos embebidos na placa) é: desligar torneiras, levantar louças e/ou banheira, remover mosaicos, partir betonilha (e, na maioria das vezes, betão), reparar esgotos, tornar a assentar mosaicos (+ fornecimento), louças e torneiras e... reparar e pintar o tecto do vizinho de baixo.

    É possível alguém ter dúvidas de qual a solução mais económica e eficaz?
  17.  # 37

    Luis K. W.

    E consegue-se resultados a nivel de ruido satisfatórios ?? ou é um caso em que se sacrifica o "conforto" em troca da economia?
  18.  # 38

    Colocado por: marco1E consegue-se resultados a nivel de ruido satisfatórios ?? ou é um caso em que se sacrifica o "conforto" em troca da economia?

    Consegue-se perfeitamente. E se quiser uma maior garantia, isola-se as condutas de PVC com lã de vidro
  19.  # 39

    Paulo Correia

    Já agora, nessa opção de tubagens por "baixo" para se optimizar e "espessura final" da laje, deve-se prever as outras possiveis redes também ??
  20.  # 40

    Numa moradia normal, não existem outras redes de relevância.
    O que pode ser mais complicado são as edificios de maior porte ou lojas, onde temos condutas de avac, redes de sprinklers, esteiras de electricidade, o que não se passa numa vivenda.

    O maior problema que temos numa situação dessas é passar a tubagem de saida, sob as vigas, sendo mais prático, criar a coluna na prórpia casa de banho, mas depende muito do edifcio
 
0.0230 seg. NEW