Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 821

Colocado por: RicardoPortoEstá mal.. a ideia é conduzir as águas não fazer uma piscina.

E as aguas estao conduzidas a esse dreno central que por sua vez sai para o exterior
  2.  # 822

Não se percebe pela foto, mas esse dreno central deveria tb ter geotextil. De resto, se está assegurado por gravidade o escoamento de água, n vejo grandes problemas.

Acho o tubo desnecessário. Se isso vai ser tudo preenchido por brita (limpa sem areias), a agua já drena por entre a brita naturalmente.

No topo, gaste mais uns trocos e coloque as telas asfalticas. São trocos para as vantagens que trazem.
  3.  # 823

O dreno central está numa vala com brita envolvida com geotextil por baixo e lados.
    A brita do meio que se vê é o topo desse canal.
    Não estava a pensar em gastar mais na tela asfaltica.
    Vai levar só a tela pitonada e massame por cima
    Isto é uma cave, não vejo necessidade de gastar mais.
  4.  # 824

Colocado por: Pedro Barradasnão vêem que se esqueceram de lavar a brita!?

Só agora reparei na sua resposta. Estava a ser irónico, correto?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 825

Colocado por: jfsmoreiraEstá previsto preencher a caixa com brita.
    Consideram isto brita?
    É normal ter tanta areia?
    A drenagem funcionará de forma adequada?
      IMG_20210316_143158.jpg
      IMG_20210316_143244.jpg

Do mais reles e do mais barato , isso até é de reciclagem, tem cacos de tijolo e tudo.
  6.  # 826

O meu eng. de estrutura é muito bom com o aço, mas preciso de o influenciar quanto à impermeabilização e drenagem da cave:)

Algum reparo a esta receita?
      Impermeabilização_Cave.png
  7.  # 827

Colocado por: ricardo.rodriguesAlgum reparo a esta receita?

O geodreno o mais abaixo possivel.
    No restante está bom. Se não houver orçamento pode meter aí uns materiais mais em conta
    Concordam com este comentário: fredcunha
  8.  # 828

Colocado por: Anonimo06082021Pedra com fartura....faz "milagres".

Faz, mas tb necessito de escoamento.
  9.  # 829

Colocado por: Anonimo06082021Neste caso os dois ajudam-se um ao ao outro.

Sem duvida.
  10.  # 830

Colocado por: zedasilvaO geodreno o mais abaixo possivel

Melhorado o posicionamento:)
      Impermeabilização_Cave2.png
  11.  # 831

Meta tubo dreno com furação a 240º e sem geotextil.
    Concordam com este comentário: zedasilva, aacc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
  12.  # 832

Colocado por: mfa17e sem geotextil.

Julgo ter lido no fórum que se devia embrulhar o dreno para evitar que os finos migrem para lá.

Afinal isso não é boa prática?
  13.  # 833

Colocado por: ricardo.rodriguesAfinal isso não é boa prática?

Não recomendo.
    Deve embrulhar é a camada de brita. Se deixar os finos chegar até ao geotextil do tubo corre o risco daquilo ficar tudo empapado e deixar de drenar
    Concordam com este comentário: mfa17, aacc, Mhzn672
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
  14.  # 834

Colocado por: zedasilvaDeve embrulhar é a camada de brita.

Melhoramento n.º 2
      Impermeabilização_Cave3.png
  15.  # 835

Colocado por: ricardo.rodriguesMelhoramento n.º 2

Voltex, tenho orçamento de 7,2€/m2...pena é não ser fácil a ligação com a tela SBS, pelo menos a quente.
  16.  # 836

Colocado por: RUIOLIpena é não ser fácil a ligação com a tela

Mas parece ser um produto super flexível.

Querendo fazer uma cofragem perdida em bloco, ou até betonar diretamente na terra sem cofragem, dá para impermeabilizar corretamente as sapatas.
      downloadfile.jpg
  17.  # 837

Colocado por: ricardo.rodriguesMas parece ser um produto super flexível.

Querendo fazer uma cofragem perdida em bloco, ou até betonar diretamente na terra sem cofragem, dá para impermeabilizar corretamente as sapatas.

Tenho ensoleiramento. O problema são os muros de cave, pq a VOLTEX é muito pesada para superfícies verticais e não posso furar as paredes dos vizinhos para a suportar. Teria de colocar tela nas paredes e VOLTEX por cima do betão de limpeza, depois falta a ligação...
  18.  # 838

Colocado por: RUIOLIligação com a tela SBS

Querendo "mesmo" ligar, talvez dobrando a manta bentonílica para cima e fazendo um segundo chanfro de argamassa?
      Cave.png
  19.  # 839

Colocado por: ricardo.rodriguesQuerendo "mesmo" ligar, talvez dobrando a manta bentonílica para cima e fazendo um segundo chanfro de argamassa?

Ainda aguardo preço para a aplicação, com essa ligação, vamos ver se dói :)

Caso contrário até eu metia aquilo, é só desenrolar o tapete e sobrepor 20 cm, nada de especial (se forem os rolos pequenos, os grandes só com máquinas para os transportar e apoiar na aplicação)
  20.  # 840

Colocado por: RUIOLIVOLTEX é muito pesada para superfícies verticais e não posso furar as paredes dos vizinhos para a suportar

Humm, para isso, talvez arranjando maneira de suspender o voltex, por exemplo, prensando entre duas barras metálicas (bem aparafusado), e depois usar as barras para suspender junto à casa dos vizinhos durante a betonagem?

0.2672 seg. NEW