Iniciar sessão ou registar-se
    • hsi
    • 30 março 2018

# 221

Obrigado Jorgealves, ****, VCAC e Ivo F. pelos vossos esclarecimentos, que foram muito úteis e complementares. Penso ter esclarecido todas as minhas dúvidas e espero que a mais gente aqui do fórum.

Penso ter ficado apenas a dúvida exposta aqui por outro colega relativamente às cozinhas. Fica para outra oportunidade talvez.

Vou estudar mais sobre a aplicação, vantagens desvantagens e consumos.
    Até já ;)
  1.  # 222

O extrator da cozinha tem que ser completamente separado pois os permutadores nao podem levar com gorduras.
    Concordam com este comentário: Ivo F.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hsi
  2.  # 223

Há uns que podem
    • hsi
    • 30 março 2018

# 224

Colocado por: Sergio RodriguesHá uns que podem

E esses são?
    Obrigado
  3.  # 225

A minha duvida relativamente aos exaustores e vmc é devido a compensacao da retirada do ar atraves do exaustor. É regulado de forma automatica? E ja agora, os exaustores agora fecham a chamine quando nao estao operacionais ou tem que se inventar um fecho manual para evitar entrada de ar exterior para a casa?
  4.  # 226

Colocado por: hsi

E esses são?
    Obrigado
    a zhender tem
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hsi
    • hsi
    • 31 março 2018 editado

# 227

Colocado por: ****

Uma coisa é as caixas de repartição que tem o primeiro filtro outra a caixa onde os fluxos se cruzam dentro da máquina!
    Concordam com este comentário:hsi

Já tinha lido acerca de caixas de repartição à entrada e saída da VMC de duplo fluxo, mas nunca com a inclusão de um pré filtro.
    Sabe de algum link que possa ter literatura acerca do tema?
    Obrigado.
  5.  # 228

Qual o modelo da zhender ?
    zhender confohood assim do gênero
  6.  # 229

Comfohood é com "m" 😁
    • VCAC
    • 31 março 2018

# 230

Uma coisa é as caixas de repartição que tem o primeiro filtro outra a caixa onde os fluxos se cruzam dentro da máquina!
    Concordam com este comentário:hsi

Não percebi o que quis dizer ****.
    Não estava a referir-me a caixas de repartição. A "caixinha" a que me estava a referir era mesmo à MAQUINA (com filtros, ventiladores e elementos de recuperação de fluxos cruzados)
    • hsi
    • 31 março 2018 editado

# 231

Encontrei esta imagem na net acerca das caixas de derivação/coletores, que penso estar a fazer referência.

No entanto apenas refere as caixas como coletores e não apresenta nenhuma informação acerca de filtros de entrada/saída.

Estariamos a falar que tipo de filtros para os pontos C e D?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ratodecasa
      vmc_fd_df_hr_a.png
    • hsi
    • 31 março 2018

# 232

Como disse neste site/marca não falava em filtros, apenas coletores.
    Daí perguntar que tipo de filtros devia levar.
    Até ao momento não encontrei nada na net que indique os filtros a levar (e a necessidade dos mesmos) nas supostas caixas coletoras.

Se for para eliminar odores diria que carvão activado, mas isto sou eu a falar.

Isto porque filtrar odores é uma coisa, filtrar particulas é outra, filtrar humidade é outra, filtrar gorduras é outra....

Já que temos estado a explorar o tema agradeço que possa(m) adicinar mais informação acerca deste tema.
    Obrigado
  7.  # 233

Na minha opinião, a haver algum filtro seria somente em C pois é ar que estamos a introduzir em casa.
    O ponto D faz parte da extração e não faz sentido filtrar o ar que expelido de casa.
    Ao extrair o ar dos wc já estamos a eliminar odores.
  8.  # 234

qual o problema ?
    Nenhum, só estou a tentar perceber o sistema e a perceber a necessidade de filtrar o ar expelido, numa moradia.
    Concordam com este comentário: David_Santos
  9.  # 235

Colocado por: ratodecasaNenhum, só estou a tentar perceber o sistema e a perceber a necessidade de filtrar o ar expelido, numa moradia.
    se não filtrar e com tempo de uso vai obturar o permutador.
    Concordam com este comentário: hsi
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ratodecasa
    • hsi
    • 30 abril 2018 editado

# 236

Ora boas a todos.

Já à cerca de um mês que já não adiantava nada a esta discussão, mas entretanto começam a chegar as especialidades e gostaria de partilhar e obter os vossos feedbacks e opiniões.
    O que me faz, de momento, partilhar é o projecto térmico, uma vez que, entre outras coisas, apresenta as soluções de aquecimento/arrefecimento e também a parte de caixilharias.

Irei começar pelo aquecimento... Estamos a falar de uma casa para 5 pessoas, com área útil de cerca de 220 m2 e pé direito de cerca de 2.8 mt, 2 pisos. Seguem os indicadores.

O que está indicado para AQS e aquecimento PRH (para classe A) é um sistema solar térmico com um apoio de caldeira de condensação de 24kw.
    Também dá como oportunidade de melhoria a instalação de caldeira a biomassa para o aquecimento, com uma redução da fatura em 715€/ano????? Aqui parece-me que a esmola é demais, mas...
    O valor chamou-me à atenção, embora não esteja nas minhas intenções adquirir caldeiras a biomassa.
    Alguém dos colegas pode adiantar algo ao que aqui exponho? Conselhos, notas adicionais, etc...
      térmica.PNG
    • hsi
    • 30 abril 2018

# 237

Relativamente a caixilhos e vidros, estão preconizados o seguinte.
    O que acham os entendidos relativamente a estas características? Faz sentido optar por PVC em deterimento de alumínio?
    Aguardo os vosso comentários relativamente à solução e aos valores característicos dos mesmos.
      Vidros.PNG
  10.  # 238

Não domino a área, mas julgo que o pvc não precisa de corte térmico. Logo aí, pode pensar-se que terá sido um copy paste de outro projeto, ou quem o fez não perceber da poda.

Como está perto do mar, pvc pode ser a melhor opção. Do que tenho lido aqui, se o alumínio tiver corte térmico, o comportamento será idêntico ao pvc.

(espero não estar a dizer asneira) Julgo que a vantagem do alumínio será na variedade de cores e no acabamento que poderá considerar-se mais "premium" que o pvc. Acho que também não é usual vidros terem a mesma espessura.
    • hsi
    • 30 abril 2018

# 239

Colocado por: mandrongoNão domino a área, mas julgo que o pvc não precisa de corte térmico. Logo aí, pode pensar-se que terá sido um copy paste de outro projeto, ou quem o fez não perceber da poda.

Como está perto do mar, pvc pode ser a melhor opção. Do que tenho lido aqui, se o alumínio tiver corte térmico, o comportamento será idêntico ao pvc.

(espero não estar a dizer asneira) Julgo que a vantagem do alumínio será na variedade de cores e no acabamento que poderá considerar-se mais "premium" que o pvc. Acho que também não é usual vidros terem a mesma espessura.

Obrigado.

Pelo que tenho lido a diferença de espessuras tem que ver com questões acústicas (acho eu). No entanto, principalmente no piso inferior estou a pensar alterar para vidro laminado, agora não sei se faz sentido alterar a espessura ou não.
    • hsi
    • 30 abril 2018

# 240

No sentido de manter uma linha de raciocínio deixo um comentário de outra discussão do Vasco Bento, a quem desde já agradeço, que respondeu à minha questão da utilização de alumínio perto do mar.

@Vasco Bento

Se optar pelo alumínio junto ao mar é simples não opte por anodizados opte por lacados pois a micragem do tratamento é muito maior.

OBRIGADO.

0.0634 seg. NEW