Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

Para não dizerem que eu sou maluco.
    As alterações que fiz até agora na casa:

Antes

Ainda por acabar

Neste recanto não pude tirar aquela parede que era onde terminava a viga da lage. Fica um recanto para o frigorífico e máquinas de lavar, etc.

Janela "passa-pratos", para onde vai ser a sala de jantar.

Quarto. Antes

Depois

Abri a porta ao meio para não desequilibrar muito a parede.
  2.  # 102

Colocado por: ****Nunca vai acabar com esse salitre, humidades , nas paredes !

Obrigado pelo encorajamento :D

Como disse, vou fazer um dreno em volta da casa, não vai resolver, mas certamente ajudar alguma coisa.
    Posto isto estava a pensar barrar as paredes com alguma membrana impermeabilizante ou tinta transpirável. Alguém conhece alguma boa?

Há ainda outra solução:
    Colocado por: miguel.fernandes
    https://www.youtube.com/watch?v=ZDe9koBfheo- Parte 1
    https://www.youtube.com/watch?v=1o6aytLRtBA- Parte 2
    https://www.youtube.com/watch?v=g7g9C4Rzi-o- Parte 3
    ?

Mas isto já me parece mais complexo e moroso de fazer, mesmo que aos poucos (não abrir o rasgo todo de uma vez, abrir 1 metro, tapar, abrir mais 1 metro, tapar, etc.)

Já alguém ouviu falar de um impermeabilizante da Topeca? Vem em sacos de 1kg para juntar a cada "massa".
  3.  # 103

4.  # 104

Colocado por: ****

Não sabia que tinha material eu se fosse a si , rasgava esse chão por dentro , e fazia um novo massame, tentava impermeabilização ao máximo , essas paredes , vão ser um grande problema sempre!

Como impermeabilizo o chão?
    Isso vai dar um grande rombo no orçamento (além do trabalho claro)
  5.  # 105

Comecei as escavações para instalar o esgoto. Aproveito e faço também já o dreno.

Podem-me indicar como devo isolar as sapatas? Que produto aconselham?
    Obrigado.
  6.  # 106

Só não sei se as vigas (vermelho) devem ser mesmo feitas no local ou se umas vigotas fazem o serviço (a lage é aligeirada, vigotas e abobadilhas (tijoleira)).

Miguel.Fernandes, com uma pergunta destas fico no mínimo assustado...

As vigotas estão pensadas para funcionar sobretudo à tração num elemento linear, solidárias com betão acima, que ficará sob compressão. A sua pergunta é demasiado básica para quem está a mexer nessa estrutura. O esquema que apresenta é assustador pois implica que haja paredes resistentes para além da viga e acho que não sabemos isso.
    Concordam com este comentário: two-rok
  7.  # 107

Colocado por: miguel.fernandesPodem-me indicar como devo isolar as sapatas?

Limpe isso tudo com uma máquina de pressão. Deixe secar e aplique uma pintura asfáltica, protega com uma tela pitonada e só depois encoste as terras
    • DR1982
    • 29 junho 2018 editado

# 108

Colocado por: miguel.fernandesComo encho o pilar (devia ser por cima) se já tenho tecto?
    Enche por cima mas de lado, fácil...
  8.  # 109

Colocado por: nunogouveia

Miguel.Fernandes, com uma pergunta destas fico no mínimo assustado...

As vigotas estão pensadas para funcionar sobretudo à tração num elemento linear, solidárias com betão acima, que ficará sob compressão. A sua pergunta é demasiado básica para quem está a mexer nessa estrutura. O esquema que apresenta é assustador pois implica que haja paredes resistentes para além da viga e acho que não sabemos isso.

Não percebi bem o seu post.

De qualquer modo este trabalho não vai ser efectuado por mim pois é demasiado complexo para um curioso como eu.
  9.  # 110

Colocado por: zedasilva
    Limpe isso tudo com uma máquina de pressão. Deixe secar e aplique uma pintura asfáltica, protega com uma tela pitonada e só depois encoste as terras

Na pintura asfáltica devem ser dadas duas de mão cruzadas não?
  10.  # 111

Outra questão. Dá para isolar debaixo das sapatas? Sei que não é muito aconselhável escavar por baixo, teria que ser aos poucos e ir compactando bem.

O terreno é bastante arenoso, pelo que está sempre meio húmido.
  11.  # 112

Colocado por: miguel.fernandesOutra questão. Dá para isolar debaixo das sapatas? Sei que não é muito aconselhável escavar por baixo, teria que ser aos poucos e ir compactando bem.

O terreno é bastante arenoso, pelo que está sempre meio húmido.
    o piso existente esta feito em cima de terra . correcto?
  12.  # 113

Colocado por: nbastoso piso existente esta feito em cima de terra . correcto?

Presumo que sim. São casas antigas.
  13.  # 114

Colocado por: miguel.fernandes
    Presumo que sim. São casas antigas.
    pois entao nao se preocupe muito a impermeabilizar as sapatas... Tem uma area muito maior por onde a humidade pode ascender...
  14.  # 115

Acho que só atenuava se fizesse dreno interior e escavar o interior da casa e fizesse um piso como deve ser. Mas isso deve ser muito dispendioso.
  15.  # 116

Se tiver cota e euros disponiveis tente tratar na medida do possivel, pelo interior...
  16.  # 117

Colocado por: miguel.fernandesNa pintura asfáltica devem ser dadas duas de mão cruzadas não?

Deve ser dado de forma a criar uma pelicula suficiente para evitar a absorção de humidade.
    Se a superfície for muito irregular e com "chochos" tente de alguma forma regularizar ao máximo.
  17.  # 118

Colocado por: nbastosSe tiver cota e euros disponiveis tente tratar na medida do possivel, pelo interior...

E como trato pelo interior?

Só fazendo dreno e poço interior não?
  18.  # 119

Tela asfaltica. Xps.piso c rede metalicca...
    •  
      GMCQ
    • 29 junho 2018

# 120

Colocado por: zedasilva

Eu hj vi em obra aplicado a flit couto+tela pitonada+ uma manta branca finhinha tipo lã (supostamente para proteger a tela pitonada do encosto das terras).

0.0406 seg. NEW