Queria pedir a alguem experiente ajudas e dicas para a compra da minha primeira casa. Tenho 22 anos, estou a acabar uma licenciatura em design e procuro a minha primeira casa, felizmente há possibilidade de os meus pais comprar uma e o que eu procuro praticamente é um estudio (T0) , T1, ou no maximo T2. Isto tudo na ronda dos 75.000€ (15mil contos), na zona central de Lisboa.. Será que me podiam dar umas dicas, ou indicarem-me algum site ou revista, artigos etc que me possam dar dicas para procurar a minha primeira casa? Para mim um estudio era o ideal. Sabem me indicar bons sites de pesquisa? O unico que conheço que para mim é bom é o do sapo..
Comprei o meu primeiro apartamento quando tinha a sua idade, um T2, nos arredores de Lisboa. Dei uma pequena quantia para que mo reservassem e pedi aos meus pais para me darem a entrada, o que eles fizeram. Pagaram-me praticamente metade da casa. Naquela altura, a Caixa Geral de Depósitos concedeu-me o crédito por 30 anos, pois já trabalhava e tinha um salário razoável, mas felizmente ao fim de cinco já a tinha paga. Um estúdio é o ideal para um rapaz sozinho, mas mas não quer dizer que seja assim toda a vida. Se me permite um conselho, compre pelo menos um T2, pois se se casar e tiver um filho, vai precisar de mais espaço e como a vida está, ser-lhe-á muito difícil mais tarde vender o estúdio, mas por esse preço, não vai ser nada fácil. No OLX, no Slando e nos diversos jornais (correio da manhã, expresso, etc.) encontra vários anúncios . Procure particulares, pois pode negociar o preço com eles. Através duma agência é mais difícil, pois a eles o vendedor já tem que pagar a comissão e não poderá deduzir muito.
Na parte do credito da casa, vai ver um bom consultor financeiro (exchange, decisões e soluções..), trabalha com toda a Banca de forma isenta, e tem o melhor aconselhamento financeiro para negociar as melhores taxas do Mercado, numa Imobiliaria, apresentam te simulações, um consultor financeiro vai apresentar te apenas pre aprovações sem compromisso de abrir uma conta previamente , além disso muita gente descuida da parte dos seguros (vida, casa), eles tem la mediadores formados e reconhecidos pelo ISP (ao contrário das próprias agências bancárias que só vendem o seu peixe) para explicar te tudo ao promenor esta area.
Um Emprestimo é uma responsabilidade para muitos anos, tem que ser tratado apenas por Profissionais que so fazem isso. Um vendedor de um carrro vende carros um vendedor de alarmes vende alarmes um vendedor de uma casa so deve vender casas e não intrometer-se na area juridica e financeira (motivado para+uma comissão) onde não tem competência legais
Olha entre um Gestor de um Banco que é pago pelo Banco para defender o lucro do mesmo (e não o cliente) e um CF que é comissionado por todos os Bancos, o cliente tem que pensar que nunca mas nunca o gestor do Banco vai lhe dizer: "Olha meu Amigo, naquele Banco ao lado, de certeza que vai conseguir um seguro de vida de melhor relação/preço ou neste banco, o cartão de crédito até é gratuito.." Agora, isso é como tudo, os serviços de qualidade dependem antes de mais dos seus próprios profissionais, o mundo não é perfeito, que pura verdade , se ele fosse não existia dinheiro, impostos e governos, a nossa consciença seria o nosso Deus Maior...
O gestor do banco defende o banco para o qual trabalha. O consultor financeiro, desde que nao seja independente (não sei se existe algum) vai defender os interesses da empresa para o qual trabalha.
Agora, se o banco "A" proporciona uma comissão de 10% e o banco "B" proporciona apenas 5%, quem o agente financeiro irá recomendar ao possível cliente? É obvio que irá recomendar e tentar influenciar o cliente a contratar os serviços do banco A.