Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a pensar aproveitar o programa de incentivo do governo à aquisição de paineis solares.
    O sistema em que estou interessado é o de termossifão 200l de tubos de vácuo com colector parabólico. A única marca com este sistema no programa do governo é a Vicoren (www.galecia.pt).

    Supostamente este sistema aquece mais eficientemente a água em condições de baixa exposição solar e no inverno. A informação que me deram é que nos países nórdicos é este sistema que usam porque o convencional só funciona bem no verão. Como estou em Vila Real penso que a solução seja indicada.

    Outra coisa que estou a pensar fazer é a instalação do termossifão no interior do sotão. Isto por 2 razões: a principal é a estética e a outra é a eficiencia do sistema que não fica no exterior da casa sujeita ao frio e às geadas. Segundo sei isto é possível desde que o termossifão fique pelo menos 30 cm acima dos paineis. Portanto os paineis teriam que ficar numa zona baixa do telhado e o termossifão na parte mais alta do sotão. O problema é que, mesmo pagando o extra da instalação, são poucos os instaladores que se são ao trabalho de realizar este trabalho.

    Alguém me sabe dizer se o sistema a vácuo é bom e se em termos de manutenção é semelhante ao dos paineis solares convencionais ?
    e a instalação do termossifão no sotão, alguém me sabe dizer mais ou menos em quanto fica a instalação ?
    Concordam com este comentário: Marante
  2.  # 2

    Poderá encontrar algumas respostas em tópicos já existentes:

    paineis solares tipo CPC da Vicoren

    https://forumdacasa.com/discussion/5061/painel-solar/#Item_14

    tecnologia vácuo em paineis solares

    https://forumdacasa.com/discussion/4992/paineis-solares/#Item_4
  3.  # 3

    Tenho o mesmo problema, desejava instalar o depósito termosifão no sotão, pela estética principalmente.
  4.  # 4

    Estou a adquirir uma vivenda no Algarve, que prevê um sistema de aquecimento de águas sanitárias por termossifão.

    Pensei em instalar também um sistema de aquecimento através de chão radiante... Pedi orçamentos e disseram-me que para este sistema funcionar (aquecimento + refrigeração) com energia solar teria que instalar 8 painéis solares , num total de 39.000 euros (sistema Altherma). A alternativa para as mesmas finalidades seria um sistema totalmente eléctrico, com valoer de cerca de 24.000euros ... Seria viável a associação, ao sistema eléctrico, de painéis fotovoltaicos, para a produção dessa energia, caso optasse pela alternativa eléctrica?

    Agradeço a atenção,

    Filipa.
  5.  # 5

    Não.. ganha mais dinheiro se vender toda a energia electrica produzida à rede...
    Não tenho a certeza das actuais tarifas, mas é mais ou menos assim: compra a 0,12€ e vende a 0,60€...
    Um sistema de produção de energia electrico fotovoltaico, ficará em cerca de 20000 a 25000€ de investimento.
  6.  # 6

    Estive a falar com um vendedor "Engenheiro" de energias renováveis, ele disse para eu colocar tubos de vácuo para aquecimento de águas e aquecimento central, um total de 3 painéis, 1 para aquecimento de águas e 2 para aquecimento central.
    Disse que este sistema era melhor que colocar uma caldeira a biomassa ou gásoleo para aquecimento central e também servindo de apoio para aquecer as águas.
    Será que alguém têm conhecimento deste sistema de aquecimento e possa-me ajudar. Estou a ficar confuso, não sei que sistema coloco para aquecer a casa e águas.
    Agradeço toda a ajuda.
    • eu
    • 2 setembro 2009

     # 7

    Não compensa instalar painéis solares para apoio a aquecimento central. Quem fizer isso vai arrepender-se amargamente, pois vai esturrar dinheiro sem qualquer retorno. E depois... vai ter que instalar à mesma a caldeira ou a bomba de calor.
    Concordam com este comentário: Marante
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Viegas
 
0.0170 seg. NEW