Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Ainda bem!

Já lhe disseram o mesmo mil vezes e volta sempre ao mesmo de querer continuar com o arquitecto...

Se até já tópicos onde facto de fala muito é se ajuda pouco, este até não acho. Mas se assim vê as coisas, quem sou eu...

Pelos vistos afinal até nem precisava de grande ajuda...

- Para si é tudo muito simples, despacha-se o arquitecto e está feito! Começa-se um novo projecto, câmara e daqui por 2 anos volto a este ponto de situação. Tempo também é dinheiro!
    - ou então dispenso o arq. arranjo um director de obra e fiscalização que me faça um novo projecto de execução e no final da obra quem assina o termo para levantar a licença de utilização?
    Será que não valerá a pena eu tentar procurar que o arq. desista da autoria do projecto em vez de partir para o litígio?
    Será que não valerá a pena tentar que perceba que o dinheiro não estica e refaça o mapa de acabamentos para um valor mais razoável como 1000€/m2?
  2.  # 2

Colocado por: rancucaou então dispenso o arq. arranjo um director de obra e fiscalização que me faça um novo projecto de execução e no final da obra quem assina o termo para levantar a licença de utilização?

Diretor de obra é da responsabilidade do empreiteiro. O DO apenas tem que contratar o Diretor de fiscalização e o coordenador de segurança.
    Necessita mesmo de projeto de execução?
    Quem assina o termo para alicença de habitabilidade é o DF ou o DT. Nunca o arquiteto.

Colocado por: rancucaSerá que não valerá a pena eu tentar procurar que o arq. desista da autoria do projecto em vez de partir para o litígio?
    ~
    Se não quiser mexer no "desenho" da casa nem necessita de solicitar que renuncie à autoria do projeto
  3.  # 3

Colocado por: rancucadespacha-se o arquitecto e está feito!

Sim.
    Pagou o projecto. Já o tem. Despacha a besta!
    Já lhe disseram mil vezes que já não precisa dele para nada!

Colocado por: rancucaComeça-se um novo projecto, câmara e daqui por 2 anos volto a este ponto de situação. Tempo também é dinheiro!

Mas que projecto novo homem?! Não gosta desse? Porquê raio vai fazer outro novo?

Colocado por: rancucaSerá que não valerá a pena eu tentar procurar que o arq. desista da autoria do projecto em vez de partir para o litígio?

E você a dar-lhe... Não lê o que se escreve aqui?

Colocado por: rancucaSerá que não valerá a pena tentar que perceba que o dinheiro não estica e refaça o mapa de acabamentos para um valor mais razoável como 1000€/m2?

Acha que algum dia vai resultar trabalhar com uma besta dessas? Já não tem volta isso...
  4.  # 4

Colocado por: zedasilva
    Diretor de obra é da responsabilidade do empreiteiro. O DO apenas tem que contratar o Diretor de fiscalização e o coordenador de segurança.
    Necessita mesmo de projeto de execução?
    Quem assina o termo para alicença de habitabilidade é o DF ou o DT. Nunca o arquiteto.

~
    Se não quiser mexer no "desenho" da casa nem necessita de solicitar que renuncie à autoria do projeto

Já coloquei a questão a um eng que trabalha numa empresa de fiscalização:resposta dele"o melhor é não entrar em litígio". Porque se eu desistir do arq. não vou á minha vida como um lorpinha, vou colocar a coisa para reparação de danos em tribunal se preciso. Posso ter poucos amigos como Arq. mas tenho vários como advogados.
    Porque isto de andar a ganhar contratos para fazer projectos de brincadeira mas a lesar pessoas e familias reais tem que ter um nome e um responsável.
  5.  # 5

Colocado por: rancucaresposta dele"o melhor é não entrar em litígio".

Mas quem é que falou em entrar em litígio?

Colocado por: rancucaPorque se eu desistir do arq.

Você não tem de desistir ou deixar de desistir
    Legalmente, neste momento, o arquiteto não tem mais nenhuma responsabilidade para consigo nesse projeto
    Concordam com este comentário: Pedro Azevedo78
    • emad
    • 15 maio 2018 editado

# 6

O rancuca entrou por aqui manso. Culpou o arquitecto e fez-se de vitima. Pediu ajuda para perceber o que estava inflacionado.
    Depois tenta passar uma ideia que é muito experiente com obras.
    E que afinal as áreas estao boas e ate podia fazer uma casa de revista.
    O problema sao as paneleirices.
    Para concluir que afinal nao pode é prescindir do mercedes na garagem.
  6.  # 7

Não é normal alguém pedir a um arquitecto uma casa de 180.000€ e o arquitecto fazer uma casa de 300.000€. O que me parece é que alguém com sinais exteriores de riqueza pediu ao arquitecto uma casa modesta.
  7.  # 8

Colocado por: zedasilva
    Mas quem é que falou em entrar em litígio?

Você não tem de desistir ou deixar de desistir
    Legalmente, neste momento, o arquiteto não tem mais nenhuma responsabilidade para consigo nesse projeto

Mas não preciso dele mesmo para nada? Portanto basta arranjar um Dir.de Fiscalização que lhe solicite todos os projectos, decidir um novo mapa de quantidades, arranjar um empreiteiro para fazer a obra e no final meter na casa a placa a dizer quem foi o arq.? Ele não será necessário nem para pregar a placa com o nome dele?
  8.  # 9

Colocado por: PicaretaNão é normal alguém pedir a um arquitecto uma casa de 180.000€ e o arquitecto fazer uma casa de 300.000€. O que me parece é que alguém com sinais exteriores de riqueza pediu ao arquitecto uma casa modesta.

Picareta não diga isso. Eu tenho um carro e bem modesto. Felizmente pago!
  9.  # 10

Colocado por: rancucaPicareta não diga isso. Eu tenho um carro e bem modesto. Felizmente pago!

Mas por algum motivo ele deve ter achado que você era rico !!

Digo isto, porque não encontro outra razão para este tipo de situações.
  10.  # 11

Colocado por: Picareta

Eu encontro uma situação.
    + Clientes, + honorários, + trabalho para o gabinete. Nesta fase ele já pouco tem a receber e mais trabalho porque tem contratada a assistência técnica. Entretanto os clientes acumulam-se e o tempo a dispensar a cada um é cada vez menos.
  11.  # 12

O Picareta agora está a ser inocente. Quantas histórias aqui ouve iguais? mesmo que muitas estejam mal contadas outras tantas serão verdade. Muitos não fazem puto de ideia de custo das coisas
    Concordam com este comentário: enf.magalhaes
  12.  # 13

Colocado por: jorgferrO Picareta agora está a ser inocente. Quantas histórias aqui ouve iguais? mesmo que muitas estejam mal contadas outras tantas serão verdade. Muitos não fazem puto de ideia de custo das coisas

Se não sabem é porque não querem. Há empresas que apenas se dedicam a isso.
  13.  # 14

Colocado por: jorgferrQuantas histórias aqui ouve iguais?

Foi por ouvir muita história destas que fiz questão de ver este projecto e os orçamentos. Neste caso também acho que ou a história está mal contada, ou o arquitecto acha que o ranruca é rico, não consigo ver outro motivo para um arquitecto execute este projecto para um custo final de 180.000€. Noutros casos poderá ser incompetência do arquitecto, mas neste caso não me parece, porque se trata de um arquitecto experiente.
  14.  # 15

Foi por ouvir muita história destas que fiz questão de ver este projecto e os orçamentos. Neste caso também acho que ou a história está mal contada, ou o arquitecto acha que o ranruca é rico, não consigo ver outro motivo para um arquitecto execute este projecto para um custo final de 180.000€. Noutros casos poderá ser incompetência do arquitecto, mas neste caso não me parece, porque se trata de um arquitecto experiente.
    mandei-lhe um email
  15.  # 16

Colocado por: rancucaJá coloquei a questão a um eng que trabalha numa empresa de fiscalização:resposta dele"o melhor é não entrar em litígio". Porque se eu desistir do arq. não vou á minha vida como um lorpinha, vou colocar a coisa para reparação de danos em tribunal se preciso. Posso ter poucos amigos como Arq. mas tenho vários como advogados.
    Porque isto de andar a ganhar contratos para fazer projectos de brincadeira mas a lesar pessoas e familias reais tem que ter um nome e um responsável.

Caro rancuca,
    O seu projecto de execução é OPCIONAL não precisava dele pra nada como já aqui lhe foi dito! Só precisava do projecto de LICENCIAMENTO!

Tem de perceber que pagou um extra! Que só cumpre se quiser!

Suponha que agora contrata uma decoradora que lhe manda colocar "cortinado de Ouro"! Vai colocar?! ... Conclusão você contratou um parecer técnico, executa se quiser!

Cumpra o projecto de LICENCIAMENTO de resto ninguém tem nada a ver com isso!

Já toda a gente percebeu que só queria gastar 180k e que o seu Projecto de execução está desproporcional, logo vai ter de ser alterado! Não tem mal nenhum .... qual litígios....!

99% dos Donos de Obra altera coisas no decorrer da obra do seu projecto de execução, por vezes até se corrige erros de projecto!

Tenha calma! Você está muito inseguro e o FÓRUM não é o melhor lugar para descutir este tipo de assunto, pois ouve-se de tudo! No entanto neste post a malta até está a ser Clara e assertiva!
    Concordam com este comentário: snob
  16.  # 17

Colocado por: rancuca
    Mas não preciso dele mesmo para nada? Portanto basta arranjar um Dir.de Fiscalização que lhe solicite todos os projectos, decidir um novo mapa de quantidades, arranjar um empreiteiro para fazer a obra e no final meter na casa a placa a dizer quem foi o arq.? Ele não será necessário nem para pregar a placa com o nome dele?

Para que quer a placa com o nome dele?
  17.  # 18

Colocado por: rancucaMas não preciso dele mesmo para nada?

Não!

Colocado por: rancucaPortanto basta arranjar um Dir.de Fiscalização que lhe solicite todos os projectos,

Não!
    Uma das obrigações do arquiteto é fornecer em formato digital uma cópia integral de todos os projetos

Colocado por: rancucano final meter na casa a placa a dizer quem foi o arq.?

Não!
    Para isso, e mesmo que tenha cumprido até ao mais pequeno pint.. pormenor o projeto, necessita da autorização dele

Confesso que tb acho que esta história está mal contada.
  18.  # 19

eu acho é que o tópico leva 13 páginas quando 3 bastavam.
    Já todos lhe repetiram e repetiram as opções que tem.
    E que n há nenhum problema com o arquiteto.

Cabe-lhe a si o desfecho que quer dar à historia.
  19.  # 20

**** permita -me discordar !
    Seja o arquitecto de renome ou não, se o cliente diz que só pode gastar 180 mil , esse arquitecto ou aceita e tenta cumprir ou então se não está interessado só tem de dizer ao cliente que não está interessado! Eticamente devia ser assim.

Quanto ao resto . Já se disse tudo o que era possível. Cabe ao user decidir o que considera melhor para si.
    Concordam com este comentário: NTORION

0.0388 seg. NEW