Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Colocado por: rancucaA fiscalização iria ficar a cargo do Arq. segundo o contrato de honorários em que já estava prevista a fiscalização até final da obra.

    rancura
    Perdoe-me a franqueza, você é masoquista não é?
  2.  # 122

    Colocado por: JoelMa fiscalizaçao que o arquitecto normalmente faz é em relaçao ao projecto de arquitectura nao é da obra em geral

    Isso nem é fiscalização, é assistência técnica.
    Em boa verdade, só é necessária quando os projetos são maus.
    Ou então quando os arquitetos são bons
  3.  # 123

    Colocado por: zedasilva
    Você não aguarda as especialidades. Eles estão feitas, a menos que haja um termo de responsabilidade que não cumpre a legislação, a câmara nem sequer as vê.
    O que você aguarda é a autorização para levantar o alvará de construção.
    Neste momento o arquiteto não tem mais nenhuma responsabilidade no projeto

    Expressei-me mal...aguardo autorização para levantar o alvará de construção.

    Mas enquanto isso não acontece a câmara poderá ainda pedir reformulação dos projectos, como já aconteceu com as obras no domínio publico. E como a entrega e aprovação das especialidades estão nas mãos do Arq no âmbito do contrato, vou aguardar até ter autorização para levantar o alvará de construção.
  4.  # 124

    Colocado por: zedasilva
    Isso nem é fiscalização, é assistência técnica.
    Em boa verdade, só é necessária quando os projetos são maus.
    Ou então quando os arquitetos são bons


    Provavelmente o que está contratado é a assistência técnica!
  5.  # 125

    Colocado por: rancucaProvavelmente o que está contratado é a assistência técnica!

    Isso nem necessita de estar contratado. É uma obrigação legal de todos os projetistas.
    O pessoal é que gosta de indrominar os DO com isso
  6.  # 126

    Colocado por: zedasilva
    Isso nem necessita de estar contratado. É uma obrigação legal de todos os projetistas.
    O pessoal é que gosta de indrominar os DO com isso


    Mais uma razão para eu achar que não devo ainda partir para litígio, pois durante a obra ainda vai ser necessário o Arq. e provavelmente terá que assinar qualquer documento de conformidade no final ou não?
  7.  # 127

    Colocado por: rancucapois durante a obra ainda vai ser necessário o Arq.

    Não!

    Colocado por: rancucaprovavelmente terá que assinar qualquer documento de conformidade no final ou não?

    Não!
  8.  # 128

    Eu acho que o rancuca esta reticente porque até gosta do desenho da casa.

    E por isso, o tal receio de pegar no desenho e ir a outro arquitecto e pedir para fazer igual e levar com um direitos de autor no costado.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  9.  # 129

    Colocado por: jamespondeE por isso, o tal receio de pegar no desenho e ir a outro arquitecto e pedir para fazer igual e levar com um direitos de autor no costado.

    Se gosta do desenho da casa, mantem o desenho.
    Como muito bem diz o JoelM, arranja alguém que o ajude a reduzir o orçamento "mexendo" apenas em materiais e um ou outro pormenor que não afete o desenho da casa.
    Os direitos de autor não existem, pelo menos da forma como as pessoas pensam.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  10.  # 130

    Colocado por: jamespondeEu acho que o rancuca esta reticente porque até gosta do desenho da casa.

    E por isso, o tal receio de pegar no desenho e ir a outro arquitecto e pedir para fazer igual e levar com um direitos de autor no costado.
    Concordam com este comentário:JoelM


    No desenho da casa não mexeria em caso algum. É exactamente aquilo que pretendo. É precisamente isso que me deixa reticente...
  11.  # 131

    Colocado por: rancucaÉ exactamente aquilo que pretendo.

    Então tem que arranjara alguém competente e isento, que lhe diga se esse desenho é possível cumprir com o orçamento de dispõe
  12.  # 132

    Colocado por: JoelMe a culpa é do arquitecto!!!

    É! :))))
    Enquanto profissional obrigado a cumprir códigos deontológicos, tem a obrigação de "chamar o seu cliente à terra"
  13.  # 133

    Colocado por: JoelMcontudo nao me lembro desse ponto de chamar o cliente à terra no código deontológico!

    artigo 8º
    :))))
  14.  # 134

    Colocado por: JoelM

    Isto foi o que já referi num outro posto... pessoal quer uma casa para o valor X mas nao abdica o design que custa Y... depois querem milagres e a culpa é do arquitecto!!!


    Se visse o projecto garantidamente que não acharia que era por aí que os custos extravasam. A casa não tem nada de especial. Cave (60m2) + 2 pisos com 190m2 É banal...
  15.  # 135

    Colocado por: JoelM

    Entao alguma coisa está profundamente errada com os orçamentos que lhe deram... tem projecto de execução ou apenas mapa de quantidades e caderno de encargos?

    Por profundamente errada quero dizer na escolha dos materiais e assim sendo é bem mais fácil de baixar o orçamento!

    Essa é a ilação que tiro, porque não há pisos radiantes, piscinas ou afins de luxo. Há sim no mapa de quantidades materiais de luxo para acabamentos como portas a custar 2.000 euros.
  16.  # 136

    O que eu faria era ter o projecto do arquitecto e definir os materiais a usar e depois consultar o empreiteiro. Agora antes de ter o preço de quem realmente vai fazer a obra já entregou tudo na câmara é por o carro à frente dos bois.
  17.  # 137

    Rancuca, você quer sol na eira e chuva no nabal!
    E está em plena negação como já lhe disseram.
    Queria uma casa de 180k. Deram-lhe um projecto lindo, que adorou, mas que custa muito mais!
    E agora quer ter a casa que adora ao preço que pode pagar! Ora (para ver se vai deixando esse estado de negação) isso é IMPOSSÍVEL!
    Esqueça a guerra e os litígios com esse arquitecto. Pegue nesse projeto e arranje outro arquitecto para o refazer de modo a que ele seja viável para o dinheiro que tem!
    Acorde homem! O dinheiro não estica! Vai ter de ser a obra a "encolher". E enquanto não aceitar isso só vai sofrer.

    "Encolher" pode ser menos metros quadrados, menos vidros, materiais diferentes, Arquitectura diferente, etc,etc
  18.  # 138

    Colocado por: ****A grande questão que se vê aqui , é que no fórum só aparece a versão do dono de obra , ninguém diz que não existam problemas , mas uma casa de 200 m2 , com um custo na ordem dos 1800 €, onde todos os empreiteiros, responderam com preços idênticos de acordo com o caderno de encargos algo se passa , não consigo perceber 12.000 € de alumínios , e um custo de 1800 €/m2 , 40 .000 de carpintarias , não é nada de mais , mas estamos a falar de uma casa com apainelados nas paredes , soalho maciço , etc.

    Ps: gostava de ver um dos orçamentos !


    Naturalmente quando você não percebe nada de obras paga a quem perceba para fazer o seu trabalho...no caso o Arq.

    Quando este lhe diz que é exequível fazer a casa naquele terreno por 180.000 euros você deixa que ele faça o seu trabalho, nomeadamente o desenho ( que concordei ) e na escolha dos materiais a aplicar que supostamente iriam enquadrar-se no acordado comigo para que a casa não viesse a custar mais de 180.000 euros. Como eu não tive intervenção nem fui chamado a dar opinião se queria portas pivotantes ou aluminios da marca X ou Y estava descansado com o trabalho do profissional e os orçamentos iriam espelhar o seu trabalho.

    Agora que vejo que nada disso acontece, como é obvio tenho que tomar a dianteira das coisas e perceber como vou resolver, pois sou eu quem vai pagar aquela casa.

    A isto eu chamo de mau profissional, pois se tinha a responsabilidade de projectar a casa de acordo com o orçamento assumido e eu me imiscui de dar opinião no seu trabalho, as diferenças não poderiam agora ser de 100.000 euros.
  19.  # 139

    Colocado por: Pedro Azevedo78Rancuca, você quer sol na eira e chuva no nabal!
    E está em plena negação como já lhe disseram.
    Queria uma casa de 180k. Deram-lhe um projecto lindo, que adorou, mas que custa muito mais!
    E agora quer ter a casa que adora ao preço que pode pagar! Ora (para ver se vai deixando esse estado de negação) isso é IMPOSSÍVEL!
    Esqueça a guerra e os litígios com esse arquitecto. Pegue nesse projeto e arranje outro arquitecto para o refazer de modo a que ele seja viável para o dinheiro que tem!
    Acorde homem! O dinheiro não estica! Vai ter de ser a obra a "encolher". E enquanto não aceitar isso só vai sofrer.


    Sabe quanto custa uma porta normal? 250 euros colocada no sitio. Uma pivotante dá para 6 portas normais...isso é o que eu vejo nos orçamentos.

    Uma vez mais, eu sei que não é o projecto, daí ter a certeza que com uma escolha racional e adequada dos materiais vou conseguir fazer a casa!
  20.  # 140

    Colocado por: jamespondeEu acho que o rancuca esta reticente porque até gosta do desenho da casa.

    E por isso, o tal receio de pegar no desenho e ir a outro arquitecto e pedir para fazer igual e levar com um direitos de autor no costado.
    Concordam com este comentário:JoelM
    Se gosta só precisa de arranjar mais 100 000 euros. Eu também gosto de muita coisa que só não tenho por falta de dinheiro.
 
0.0320 seg. NEW