Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

No entanto, a "casa" é um mundo de alternativas. Pode-se construir, pode-se comprar novo, pode-se comprar velho e remodelar, pode-se alugar.. Há de tudo, para todos, e a preços que só os próprios podem avaliar se vos convêm ou não. Mas que envolve um preço, um custo, envolve, e esse é ditado pelo mercado (materiais, mão de obra, procura, etc..) e nunca por nenhuma razão aparente ou unilateral de desejos (desejos do dono de obra ou desejos do profissional). É a realidade apenas. Há um custo associado a tudo. E o custo quer-se sério, tanto para o DO como para o profissional.
  2.  # 122

Colocado por: DR1982construir à “toca e foge” ja ficava por volta dos 750€ mais IVA “depois vimos da melhor maneira”...

:)
  3.  # 123

Colocado por: tiagotAssim sendo, talvez seja melhor perceber-se de uma vez por todas que ninguém controla o mundo sozinho (e muito menos todos os sub-empreiteiros que nele habitam) e que é pedir um pouco demais, seja a que profissional for, uma estimativa de algo que ninguém conhece (uma vez que ainda nem sequer foi projetado) e que só vai ser construído daí a uns 2 anos.

É aconselhável ter estimativas mais conservadoras, menos preconceitos, e alguma sensatez na escolha de profissionais, soluções, acabamentos, etc...

É isto.
  4.  # 124

Colocado por: Anonimo06082021eu falo em qualidade geral....uma construção equilibrada e com qualidade.

Pode dar alguns exemplos?
  5.  # 125

Eu já lhe dei um exemplo no post nº123. Construção a 660€/m².
    Concordam com este comentário: CMartin, ricat
  6.  # 126

E eu tenho para aí um precisamente a 1000€/m2. Vou ver se encontro para por aqui. Vai demorar, tenho que procurar nos tópicos.
  7.  # 127

Colocado por: NTORIONE defendendo um pouco os arquitetos, vir aqui ao fórum colocar o primeiro esboço que lhes é fornecido, também pouco sentido faz, o objetivo desse esboço é o arquiteto perceber se também aquele desenho está de acordo com o que o cliente pretende é só depois afinar, ou seja andar a perder tempo com desenhos para o lixo.

Na minha primeira casa, fui eu que a desenhei, demorei 1 ano até chegar exatamente ao que queria (na altura não havia pressa). Agora deixei tudo a cargo do arquiteto, e os dois primeiros desenhos que me deu, demorei 2 semanas em cada a devolve-los com as alterações pretendidas, e ele sempre foi mais além e melhorou os projetos.

Ou seja não é pegar no primeiro desenho e colocar no fórum como um projeto já muito teabalhado.
    Concordam com este comentário:antonylemos

NTORION,
    Estive à procura disto também do porquê poder ser bom discutir arquitectura, até desde o princípio. É velhinha já a citação que uso, espero que o autor não se importe..Acho lindo.
    Colocado por: dutilleulNo que me diz respeito, quando vejo obras como as que aqui venho reproduzindo não me esqueço nunca de pessoas como o Sr., pessoas que põem gosto no dar forma a uma ideia.
    Na verdade, há uma coisa que todos os grandes arquitectos sabem. Que as ideias mais interessantes e arrojadas, aquelas que fazem a História da Arquitectura, só ganham forma a partir do gosto e empenho de todos os muitos que com os seus “saber fazer” as tornam possíveis.
    Todo o bom arquitecto sabe isso.
    Um dos exemplos mais notáveis: Siza Vieira.
    Este homem expõe as suas ideias, pede sugestões e não hesita em solicitar com toda a humildade a ajuda - de engenheiros, carpinteiros, trolhas, electricistas … - de que sinta necessidade para levar a cabo os seus projectos.
    (A ajuizar por alguns comentários que aqui leio pelo fórum, fico às vezes com a impressão que esta é a qualidade menos abundante entre os arquitectos portugueses, a capacidade de dialogar com todos os que participam directamente num resultado. E às vezes até com os patrocinadores dos seus projectos – os clientes...)
    Concordam com este comentário: rsvaluminio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
  8.  # 128

CMartim,

Correto, e uma coisa não invalida a outra, uma coisa é arquitetura, outra uns rabiscos que nada têm de arquitetura, pelo menos eu não considero que uns desenhos de implantação o sejam, mas também não percebo nada do tema.

Mas onde queria chegar, é que os engenheiros/arquitetos aqui do fórum, já não têm paciência para comentar plantas sem QQ nexo que aqui aparecem, normalmente a primeira que os DO obtêm do seu arquiteto e colocam logo aqui à prova. Penso que isso muitas vezes não é positivo para ninguém.
    Concordam com este comentário: DR1982
  9.  # 129

Colocado por: NTORIONCMartim,
    Mas onde queria chegar, é que os engenheiros/arquitetos aqui do fórum, já não têm paciência para comentar plantas sem QQ nexo que aqui aparecem, normalmente a primeira que os DO obtêm do seu arquiteto e colocam logo aqui à prova. Penso que isso muitas vezes não é positivo para ninguém.
    Concordam com este comentário:DR1982
    Eu acho que o que mais se vê são rabiscos feitos pelo DO grande parte das vezes...
  10.  # 130

Concordo com tudo o que disseram, NTORION, ****, DR.
    A diferença estará aqui, na citação que fiz de dutilleul, "não me esqueço nunca de pessoas como o Sr., pessoas que põem gosto no dar forma a uma ideia."
    Uma coisa é por gosto em dar ou discutir uma ideia. Outra coisa, completamente diferente, é discutir ideias de trocos.
    São perspectivas de coisas muito diferentes. E também publicos diferentes que o fazem.
  11.  # 131

Nem sei o que dizer sobre a arquitectura, realmente é inexistente praticamente no forum da casa ****. As casas. Não têm brio. São plásticas. E as pessoas não se apercebem da falta que essa arquitectura faz na sua casa.
  12.  # 132

Colocado por: CMartinNem sei o que dizer sobre a arquitectura, realmente é inexistente praticamente no forum da casa ****. As casas. Não têm brio. São plásticas. E as pessoas não se apercebem da falta que essa arquitectura faz na sua casa.
    Mas isso é muito subjetivo, na minha opinião só depois de viver as casas é que nos apercebemos do que gostamos ou não! Por mim tenho esse exemplo...
  13.  # 133

Colocado por: ****

Nada disso o arquiteto, deve compreender o cliente, o seu dia a dia a sua vivência e no final , o cliente sente-se, dentro do seu espaço , da sua casa, do seu canto !

Acredito, mas há coisas que nem o cliente sabe, se me disse-se que eu iria precisar de materias naturais, ou mesmo ate de plantas verdadeiras em casa para me sentir bem eu talvez me ri-se, no entanto apos viver a casa, é o que acontece, sente-se falta disso mesmo, talvez para que a casa deixe de ser tão plastificada como diz a CMartin, não sei...
  14.  # 134

Eu entendo o ponto que todos vocês estão a colocar, mas não concordo com o ponto de ser errado o DO apresentar o primeiro rabisco de projeto por aqui!
    Pelo meu ponto de vista, as pessoas têm mais experiência, estão em alturas diferentes da vida!
    Um DO que agora não tenha filhos mas no futuro pretenda ter, não vai ter muita consciência de como pensar em uma casa para na altura de ter filhos, ou a vivência que se têm enquanto não se tem filhos pode ser muito diferente da vivência em uma casa com filhos.
    Acho o fórum essencial por isso, já perdi a conta do número de tópicos em que os DOs foram alertados de situações sobre o seu projeto, ouviram as mesmas e alteram isso antes mesmo de começar a obra!
    Claro, existem DOs que encontram um projeto que vai mesmo com a cara deles e já só colocam aqui em fase de execução.
    Claro, existem DOs que quando vêm que aquilo que sonharam não bate certo, somem.
    Existem muitos cenários nisso de construir uma casa, e existem ainda mais tipos de pessoas do que todos esses cenários!

Construir uma casa é f*****, têm de ter muita cabeça, pouco sentimento e ser muito racional para lidar com toda a informação e ainda para se descobrir o que se realmente gosta!
  15.  # 135

E se duscutissem isso num tópico apropriado e deixassem de poluir este?
  16.  # 136

Colocado por: CMartinE eu tenho para aí um precisamente a 1000€/m2. Vou ver se encontro para por aqui. Vai demorar, tenho que procurar nos tópicos.

Colocado por: Pedro Barradas
    Faça lá o projecto.... Informe-se com a sua equipa de projecto, alinhave um orçamento para ser cumprido e deixe os palpites.
    Conte com os 1000€/m2... Pelo menos...
    Concordam com este comentário:Marcopom,DR1982,skypt

Encontrei. A 1000€/m2

https://youtu.be/jxGAq6Vi5KM
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  17.  # 137

Colocado por: CMartinEncontrei. A 1000€/m2

Em 2012.. agora deve ser >1200€/m2 ;)
    Concordam com este comentário: CMartin
  18.  # 138

Custa assim tanto dar um preço ao Homem ?!?!??!
    Quando se faz aqui uma pergunta só se recebe pedradas !!
    É óbvio que um orçamento preciso não é possivel dar mas também não foi o que o user perguntou.
    Em vez de andarem aqui a tentar vender caro os seus serviços porque não dizem que o preço médio anda á volta dos 800 a 1000 euros o m2 para acabamentos com o minimo de qualidade . A partir daqui já se pode orientar !
    Concordam com este comentário: Diogo999
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diogo999, Ana...
  19.  # 139

Colocado por: hupavigoCusta assim tanto dar um preço ao Homem ?!?!??!
    custa, sem saber mais nada, sem projectos, sem mapa de quantidades, sem projectos estruturais e muros e movimentos de terras e mapa de acabamentos, mapa de vãos e etc ninguem sabe de facto quanto custa. tanto pode custar duzentos mil euros como dois milhões.. valha-me os deuses custa tanto perceber isso? O user anda a apalpar preços ás escuras. é lógico que os preços irão variar muito, cada qual tem uma opinião sobre o assunto, por cada pessoa irá ter um preço diferente e todos podem estar errados no final de contas.

imaginemos que dilhe diga custa 850E/m2 no final custou o dobro. eu fui mentiroso ou tentei enganar o homem?

olhe uma coisa quanto vale o meu carro? tem quatro pneus, faróis, um volante e o depósito cheio. cor cinza metalizado.
  20.  # 140

Colocado por: antonylemosolhe uma coisa quanto vale o meu carro? tem quatro pneus, faróis, um volante e o depósito cheio. cor cinza metalizado.

300€

0.0401 seg. NEW