Colocado por: DR1982construir à “toca e foge” ja ficava por volta dos 750€ mais IVA “depois vimos da melhor maneira”...
Colocado por: tiagotAssim sendo, talvez seja melhor perceber-se de uma vez por todas que ninguém controla o mundo sozinho (e muito menos todos os sub-empreiteiros que nele habitam) e que é pedir um pouco demais, seja a que profissional for, uma estimativa de algo que ninguém conhece (uma vez que ainda nem sequer foi projetado) e que só vai ser construído daí a uns 2 anos.
É aconselhável ter estimativas mais conservadoras, menos preconceitos, e alguma sensatez na escolha de profissionais, soluções, acabamentos, etc...
Colocado por: Anonimo06082021eu falo em qualidade geral....uma construção equilibrada e com qualidade.
Colocado por: NTORIONE defendendo um pouco os arquitetos, vir aqui ao fórum colocar o primeiro esboço que lhes é fornecido, também pouco sentido faz, o objetivo desse esboço é o arquiteto perceber se também aquele desenho está de acordo com o que o cliente pretende é só depois afinar, ou seja andar a perder tempo com desenhos para o lixo.
Na minha primeira casa, fui eu que a desenhei, demorei 1 ano até chegar exatamente ao que queria (na altura não havia pressa). Agora deixei tudo a cargo do arquiteto, e os dois primeiros desenhos que me deu, demorei 2 semanas em cada a devolve-los com as alterações pretendidas, e ele sempre foi mais além e melhorou os projetos.
Ou seja não é pegar no primeiro desenho e colocar no fórum como um projeto já muito teabalhado.
Colocado por: dutilleulNo que me diz respeito, quando vejo obras como as que aqui venho reproduzindo não me esqueço nunca de pessoas como o Sr., pessoas que põem gosto no dar forma a uma ideia.
Na verdade, há uma coisa que todos os grandes arquitectos sabem. Que as ideias mais interessantes e arrojadas, aquelas que fazem a História da Arquitectura, só ganham forma a partir do gosto e empenho de todos os muitos que com os seus “saber fazer” as tornam possíveis.
Todo o bom arquitecto sabe isso.
Um dos exemplos mais notáveis: Siza Vieira.
Este homem expõe as suas ideias, pede sugestões e não hesita em solicitar com toda a humildade a ajuda - de engenheiros, carpinteiros, trolhas, electricistas … - de que sinta necessidade para levar a cabo os seus projectos.
(A ajuizar por alguns comentários que aqui leio pelo fórum, fico às vezes com a impressão que esta é a qualidade menos abundante entre os arquitectos portugueses, a capacidade de dialogar com todos os que participam directamente num resultado. E às vezes até com os patrocinadores dos seus projectos – os clientes...)
Colocado por: NTORIONCMartim,Eu acho que o que mais se vê são rabiscos feitos pelo DO grande parte das vezes...
Mas onde queria chegar, é que os engenheiros/arquitetos aqui do fórum, já não têm paciência para comentar plantas sem QQ nexo que aqui aparecem, normalmente a primeira que os DO obtêm do seu arquiteto e colocam logo aqui à prova. Penso que isso muitas vezes não é positivo para ninguém.
Colocado por: CMartinNem sei o que dizer sobre a arquitectura, realmente é inexistente praticamente no forum da casa ****. As casas. Não têm brio. São plásticas. E as pessoas não se apercebem da falta que essa arquitectura faz na sua casa.Mas isso é muito subjetivo, na minha opinião só depois de viver as casas é que nos apercebemos do que gostamos ou não! Por mim tenho esse exemplo...
Colocado por: ****
Nada disso o arquiteto, deve compreender o cliente, o seu dia a dia a sua vivência e no final , o cliente sente-se, dentro do seu espaço , da sua casa, do seu canto !
Colocado por: CMartinE eu tenho para aí um precisamente a 1000€/m2. Vou ver se encontro para por aqui. Vai demorar, tenho que procurar nos tópicos.
Colocado por: Pedro Barradas
Faça lá o projecto.... Informe-se com a sua equipa de projecto, alinhave um orçamento para ser cumprido e deixe os palpites.
Conte com os 1000€/m2... Pelo menos...
Colocado por: CMartinEncontrei. A 1000€/m2
Colocado por: hupavigoCusta assim tanto dar um preço ao Homem ?!?!??!custa, sem saber mais nada, sem projectos, sem mapa de quantidades, sem projectos estruturais e muros e movimentos de terras e mapa de acabamentos, mapa de vãos e etc ninguem sabe de facto quanto custa. tanto pode custar duzentos mil euros como dois milhões.. valha-me os deuses custa tanto perceber isso? O user anda a apalpar preços ás escuras. é lógico que os preços irão variar muito, cada qual tem uma opinião sobre o assunto, por cada pessoa irá ter um preço diferente e todos podem estar errados no final de contas.
Colocado por: antonylemosolhe uma coisa quanto vale o meu carro? tem quatro pneus, faróis, um volante e o depósito cheio. cor cinza metalizado.