Iniciar sessão ou registar-se
    • housik
    • 25 julho 2009 editado

# 1

Boa tarde,
    Gostaria de expor mais uma dúvida, como ja referi, eu quero comprar um terreno e como ja foi dito por mim noutras discussões uma amigo meu esta a ajudar-me a fazer um esboço de uma " suposta planta", mas a minha dúvida é a seguinte: o meu terreno é dividido do terreno vizinho por um muro, o terreno vizinho tb vai construir, logo qual a distãncia que terei de respeitar entre esse muro e a minha futura casa?
  1.  # 2

depois do outro tópico, alguem vai-lhe dizer para que tire essas dúvidas com o desenhador :)
    se contratar um arquitecto desde o inicio ele responde-lhe a essa e a outras perguntas fundamentais e mesmo muito importantes, um erro desses de distancias pode levar a que a sua ideia de planta que está a fazer vá quase toda para o lixo angelik.
    mas já agora, fica aqui uma ajuda à sua resposta, costuma ser metade da altura do edificio projectado.
  2.  # 3

lol..tinha que vir a piadinha do denhador..lolol
    Eu ja sei que tenho de ter um arquitecto ou engenheira a fente da obra n se preocupem que é isso que vou fazer..o meu colega tb tem consciência disso ok!
    eu so tou a expor essa duvida que é para consegiumos ver mais ou menos, como poderia ficar!!!
    mas depois falarei td direitinho com um profissional ...n me batem mais please!!
    mas gostaria so de saber, ja me falaram que regra geral são 5 metros.
  3.  # 4

Colocado por: angeliklol..tinha que vir a piadinha do denhador..lolol
    Eu ja sei que tenho de ter um arquitecto ou engenheira a fente da obra n se preocupem que é isso que vou fazer..o meu colega tb tem consciência disso ok!
    eu so tou a expor essa duvida que é para consegiumos ver mais ou menos, como poderia ficar!!!
    mas depois falarei td direitinho com um profissional ...n me batem mais please!!
    mas gostaria so de saber, ja me falaram que regra geral são 5 metros.

não é bater mais, mas quem lhe fizer a piada"" do desenhador até tem alguma razão em lha fazer, eu não fiz atenção :), voce faz o que quiser mesmo, o terreno e o investimento de bolsos são seus :)

esse é o trabalho dos arquitectos juntamente com os clientes.
  4.  # 5

mais uma ajuda para o desenhador ;)
    agora fiz piada ok :)

são 5 metros no que toca à abertura de vãos
  5.  # 6

eu so estou a fzer isso tudo com o meu colega desnhador antes de falar com um arquitecto mesmo, porque ele esta a ajudar-me a decidir, se compro ou n o terreno, ou melhor pra ver se da pra faer o que quero com o terreno, quando vir que sim ´da, então ai irei recorrer a um profissional qualificado para o efeito, e pra tar td em termos legais e burocraticos e essas coisas todas!
    por isso é que pergunto , é verdade ue são 5 metros por norma que se tem de ter de distância?
  6.  # 7

se é uma opinião geral para comprar terreno até é melhor ter o maximo possivel de opiniões, eu sinceramente do outro tópico fiquei com a impressão que já estava a fazer o projecto em papel.

a distancia de construção ao muro do seu vizinho é metade da altura que a sua casa vai ter, cinco metros é a distancia que tem de deixar ao muro do seu vizinho para abrir janelas e portas.
    pode construir a menos de 5 metros do muro do seu vizinho mas não vai puder abrir portas nem vãos, a não ser em casos especificos.
  7.  # 8

pois eu reparei que muita gente deve ter pensado assim, mas não há crise, eu aguento-me lol ra ja está td no computador dele, nada mais!

ou seja, como estou a pensar construir casa térrea, a distancia será menor, é isso?
    • amf
    • 25 julho 2009

# 9

Olá a todos! Tb ando a ver terrenos para construir casa. Se não abrir portas nem janelas qual é a distância minima do meu muro/limite do terreno? Obrigada!
  8.  # 10

Colocado por: angelikpois eu reparei que muita gente deve ter pensado assim, mas não há crise, eu aguento-me lol ra ja está td no computador dele, nada mais!

ou seja, como estou a pensar construir casa térrea, a distancia será menor, é isso?

sim se tiver 3m por exemplo fica em 1,5m ao vizinho
  9.  # 11

ao seja ,se percebi, qunto mais alta for a casa mais distância tem de ter do vizinho...não pode ter é janelas viradas pra vizinhanças certo?
  10.  # 12

Colocado por: amfOlá a todos! Tb ando a ver terrenos para construir casa. Se não abrir portas nem janelas qual é a distância minima do meu muro/limite do terreno? Obrigada!

olá
    No geral é como disse se a altura da casa a construir for por exemplo dois pisos/6 metros a distância mínima a deixar será de 3 metros que é a metade, agora se for um terreno em loteamento poderá haver uma cláusula sobre isso a determinar especificamente nesse caso, mas não é muito usual.
  11.  # 13

Colocado por: angelikao seja ,se percebi, qunto mais alta for a casa mais distância tem de ter do vizinho...não pode ter é janelas viradas pra vizinhanças certo?

Janelas e portas no geral só a 5 metros do vizinho
  12.  # 14

então volto a estaca zero ..lolol ou seja, a casa tem de ser construida a 5 metros de distância da outra.
    • amf
    • 25 julho 2009

# 15

Muito obrigada pela resposta pronta! Sem querer abusar, se os terrenos confrontantes foram de cultura, isto é, agrícolas e sem qualquer construção, altera alguma coisa as distâncias minimas ja referidas?
  13.  # 16

Colocado por: amfMuito obrigada pela resposta pronta! Sem querer abusar, se os terrenos confrontantes foram de cultura, isto é, agrícolas e sem qualquer construção, altera alguma coisa as distâncias minimas ja referidas?

claro que não abusa, em princípio aplica-se a mesma regra pois um dia o seu vizinho pode querer também construir, e tornar esse terreno urbano, e assim vai ter que seguir a mesma regra e desta forma não aproximar demasiado as habitações, que dimensões tem o seu terreno se puder dizer, se for em espaço rural não terá muitos problemas com distâncias os terrenos costumam ser maiores com espaço suficiente para ter liberdade de implantação da moradia
  14.  # 17

Colocado por: angelikentão volto a estaca zero ..lolol ou seja, a casa tem de ser construida a 5 metros de distância da outra.

uma casa de um piso pode ser contruida a 1,5m do vizinho mas não vai puder abrir janelas desse lado, só pode apartir de 5 metros
    • amf
    • 25 julho 2009

# 18

trata-se de um terreno muito comprido mas com uma frente estreita - 15m por 70m - cerca de 1000 metros quadrados, daí a minha preocupação com as distâncias a deixar dos terrenos vizinhos
  15.  # 19

Colocado por: amftrata-se de um terreno muito comprido mas com uma frente estreita - 15m por 70m - cerca de 1000 metros quadrados, daí a minha preocupação com as distâncias a deixar dos terrenos vizinhos

pois 15mts costuma ser lote urbano, quer fazer dois pisos? Se forem dois pisos, três metros livres de um lado mais cinco de outro para abrir vãos sobram lhe 7 metros para a implantação da casa, acho que dá bem, ou pode optar por habitação térrea assim fica com mais 1,5m, e desenvolve a casa ao comprido.
    comece a pensar nisso e nas opções que tem, contrate um arquitecto desde o início para ajudar a ver estas opções todas.
    • amf
    • 25 julho 2009

# 20

Ainda não tenho nenhuma ideia definida de como será a casa, mas tinha pensado em 2 pisos mais anexo nas traseiras (garagem, churrasqueira...). Depois da compra do terreno tenho que estudar as opções todas! Mas fico contente por me dizer que 7m dá pra implantar uma casa, estava com receio que fosse muito apertado, porque gosto mesmo muito daquele terreno. Obrigada pela ajuda!

0.0229 seg. NEW