Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    O que me traz hoje é o seguinte:
    Tenho que fazer a ligação da luz para a minha casa. O meu vizinho tem um poste dentro do terreno dele, de onde seria previsível fazer a ligação. Contudo, ele não permite. Diz mesmo que não deixa.
    Quais são as minhas opções? Tenho que pôr um poste para mim?
    • RCF
    • 4 junho 2018

     # 2

    Colocado por: Cláudia SobralBom dia,

    O que me traz hoje é o seguinte:
    Tenho que fazer a ligação da luz para a minha casa. O meu vizinho tem um poste dentro do terreno dele, de onde seria previsível fazer a ligação. Contudo, ele não permite. Diz mesmo que não deixa.
    Quais são as minhas opções? Tenho que pôr um poste para mim?

    Eu creio que as opções terão de ser dadas pela EDP. Pede a ligação e eles dirão quais (ou apenas qual) as possibilidades.
  2.  # 3

    Colocado por: Cláudia SobralBom dia,

    O que me traz hoje é o seguinte:
    Tenho que fazer a ligação da luz para a minha casa. O meu vizinho tem um poste dentro do terreno dele, de onde seria previsível fazer a ligação. Contudo, ele não permite. Diz mesmo que não deixa.
    Quais são as minhas opções? Tenho que pôr um poste para mim?


    Se esse poste apenas suporta a linha que abastece o imóvel dele é muito provável que suportado o custo da sua instalação. Dái, a possível legitimidade de se opor a uma ligação colectiva.
    Mas, conforme já foi dito. é problema para ser resolvido pela EDP.
    Concordam com este comentário: Belhinho
  3.  # 4

    Essa conversa pouco interessa para si.( o deixa não deixa...)
    Pede a viabilidade de alimentação/ ramal à EDP distribuição... tem de entregar planta de localização e ficha electrotécnica, dão-lhe o orçamento para o ramal, você deixa as caixinhas todas preparadas para receber o dito...eles é que depois fazem como tiver de ser...
    Concordam com este comentário: zinna, NTORION, MrVetable
  4.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasEssa conversa pouco interessa para si.( o deixa não deixa...)
    Pede a viabilidade de alimentação/ ramal à EDP distribuição... tem de entregar planta de localização e ficha electrotécnica, dão-lhe o orçamento para o ramal, você deixa as caixinhas todas preparadas para receber o dito...eles é que depois fazem como tiver de ser...


    Sr. Arquiteto, foi o eletricista a fazer o pedido,( suponho que ele tenha feito isso).
    Certo dia,o meu marido ia à obra e estavam lá uns senhores ( creio, sem certeza, serem de uma empresa subcontratada da edp) a dizer que não tinha jeito nenhum não deixarem fazer a ligação, mas que aparentemente a hipotese seria a colocação de um novo poste....
    Poste esse que eu provavelmente terei de pagar..
  5.  # 6

    Colocado por: Cláudia Sobral

    Sr. Arquiteto, foi o eletricista a fazer o pedido,( suponho que ele tenha feito isso).
    Certo dia,o meu marido ia à obra e estavam lá uns senhores ( creio, sem certeza, serem de uma empresa subcontratada da edp) a dizer que não tinha jeito nenhum não deixarem fazer a ligação, mas que aparentemente a hipotese seria a colocação de um novo poste....
    Poste esse que eu provavelmente terei de pagar..


    O valor do poste esta incluído no valor do ramal
  6.  # 7

    O problema é sempre esse quem paga é a gente, porque infelizmente existem pessoas menos civilizadas tipo o vizinho e a EDP para não se chatear da como solução colocar um novo poste.

    Se lhe saísse do bolso não faziam isto de certeza, mas pronto é o país em que vivemos.
  7.  # 8

    Colocado por: ricardo33020O problema é sempre esse quem paga é a gente, porque infelizmente existem pessoas menos civilizadas tipo o vizinho e a EDP para não se chatear da como solução colocar um novo poste.

    Se lhe saísse do bolso não faziam isto de certeza, mas pronto é o país em que vivemos.


    Como assim ?
    Pelo que é dito, determinado consumidor (vizinho) terá requisitado o fornecimento de energia em circunstâncias de um ramal aéreo com um poste de suporte, devido, possivelmente à distância da rede geral.
    Tal ramal será individual, devidamente ponderado e calculado para a instalação de quem o requisitou.
    Sendo individual , nunca se poderá admitir que a linha aérea ali instalada possa agora servir, de forma colectiva, para 2 habitações.
  8.  # 9

    O poste pelo q percebi é da EDP, mas o vizinho teve de autorizar a sua colocação na sua propriedade.
    O problema no nosso caso é que a ligação é térrea? Se fosse via aérea não havia problema, n teríamos que pedir autorização pois n estaríamos a entrar no terreno dele. Faz sentido a alguém? Foi o q o eletricista disse.
  9.  # 10

    Os ramais quando são feitos nunca são apenas para um titular, colocando uma ramal aéreo e a linha não estando limitada pode fazer várias baixadas a partir daí.

    Atualmente a EDP evita colocar postes dentro das propriedades de forma a evitar isso.

    Agora a verdade é uma o poste estando dentro da propriedade do vizinho ao com autorização dele e que pode subir ao poste e fazer o referido trabalho.
  10.  # 11

    Sei de um situação caricata..
    Numa rua sem saída não tinha água, luz...
    O meu colega teve que pagar 50metros de instalação...
    Quando fizeram mais casas ele devia receber uma parte dos custos e não recebeu nada.
    É a sociedade em que vivemos.
  11.  # 12

    Zinna bem vinda ao clube, no meu caso são apenas 35Mt 😁
  12.  # 13

    Colocado por: ricardo33020Os ramais quando são feitos nunca são apenas para um titular, colocando uma ramal aéreo e a linha não estando limitada pode fazer várias baixadas a partir daí.

    Atualmente a EDP evita colocar postes dentro das propriedades de forma a evitar isso.

    Agora a verdade é uma o poste estando dentro da propriedade do vizinho ao com autorização dele e que pode subir ao poste e fazer o referido trabalho.


    Mas segundo entendi, o problema não é a ligação aérea, é a ligação térrea..
    eu n percebo nada destes termos, mas foi o que me foi dito..
  13.  # 14

    Colocado por: Cláudia Sobral

    Mas segundo entendi, o problema não é a ligação aérea, é a ligação térrea..
    eu n percebo nada destes termos, mas foi o que me foi dito..


    A linha que esse poste suporta abastece o quê ? Uma ou mais habitações ?
  14.  # 15

    Colocado por: turnipO valor do poste esta incluído no valor do ramal

    A cotação e viabilidade de alimentação para o ramal foi dada.. agora eles que se desenmerdem com isso.
    Já pagou, já meteu as caixinhas.. agora aguarda que estes resolvam o problema...
  15.  # 16

    Esta-se aqui a falar de um não assunto.

    Se pediu viabilidade e lhe apresentaram as condições da mesma só tem 2 opções, ou aceita ou rejeita.

    Se aceitar, paga, prepara tudo para receber o ramal e aguarda. De uma maneira ou de outra terá luz. Trata-se de serviço público e apesar dos apoios poderem estar em propriedade privada, pela legislação, o proprietário tem de facultar acesso. Caso seja um processo demorado, não se preocupe que a EDP Distribuição arranja alternativa.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, zinna, skypt
  16.  # 17

    Colocado por: zinnaSei de um situação caricata..
    Numa rua sem saída não tinha água, luz...
    O meu colega teve que pagar 50metros de instalação...
    Quando fizeram mais casas ele devia receber uma parte dos custos e não recebeu nada.
    É a sociedade em que vivemos.


    É o que está na legislação. Não tem nada a receber. Contra mim falo, mas quando se constrói em locais sem agua e sem luz perto, e se queremos ter os mesmos temos de pagar. Se não quisermos ter estes custos procuramos terrenos onde os mesmos já existam.
    •  
      aacc
    • 5 junho 2018

     # 18

    Colocado por: zinnaQuando fizeram mais casas ele devia receber uma parte dos custos e não recebeu nada


    E sabe se a quantia que ele pagou, corresponde a 100% do custo?
  17.  # 19

    Colocado por: ricardo3302035Mt


    Dependendo da sua localização é a volta de 400paus por m/l...
  18.  # 20

    Colocado por: aaccE sabe se a quantia que ele pagou, corresponde a 100% do custo?


    Não lhe posso dizer se pagou 100% do custo, mas o que sei é que os novos moradores só pagaram o custo do ramal.Do poste até a caixa.
    O mais correto seria pagar uma parte dos postes e ligação que fizeram na rua, ao morador que lá está.
 
0.0221 seg. NEW