Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: callinas
    A lei ainda não entrou em vigor

1 Março, mas creio que se aplica aos procedimentos administrativos em curso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: km_rato
  2.  # 2

Concerteza que será conveniente fazer esse entendimento.
    Do meu ponto de vista se a rua for servida por rede de gás, a casa deveria ter rede de gás.
  3.  # 3

pois mas a ideia é acabar com os combustiveis fosseis, esteja a rede na rua ou a 50 ou a 500 m
  4.  # 4

Colocado por: marco1pois mas a ideia é acabar com os combustiveis fosseis, esteja a rede na rua ou a 50 ou a 500 m

Com o (parvo e megalómano) investimento feito no hidrogénio e sabendo que é possível mistura-lo com gas natural não estranharia se voltassem atrás com a decisão. De qualquer modo, vou ja aproveitar para solicitar a não instalação do gás:-D
  5.  # 5

Quando, e se chegar o hidrogénio, pode acontecer que as instalações existentes não sejam aptas para receber a mistura.

No meu caso, Seixal, indicaram para submeter requerimento a isentar a obrigatoriedade de instalação.

Sempre são uns trocos que se poupam.
  6.  # 6

Por último, e em vigésimo primeiro lugar, os edifícios novos ou sujeitos a obras deixam de estar obrigados a ter instalações de gás.

Fala em edifícios, não fala em frações. Como será que isto será interpretado e aplicado?

Na verdade, eu queria o gás. E o condomínio veta o acesso à coluna e às áreas comuns do prédio.
  7.  # 7

Em Pombal, pedi informações sobre este tema.
    O que me disseram é que como a lei entra em vigor no dia 1 de Março, tudo o que estiver com projeto aprovado (neste caso o projeto de instalação de gás), tem de ser implementado. Ou seja, não aceitam um pedido de isenção para a instalação do projeto de gás.

A moradia fica numa zona que não tem rede de gás (nem rede de saneamento).

No meu caso tenho o projeto de gás aprovado. Faz parte da lista de especialidades que ainda é obrigatório (até ao dia 1 de Março).
    Estou na fase de construção da moradia, mas ainda não cheguei à fase de instalação do projeto de gás.
    Tenho todo o interesse de pedir isenção da instalação do projeto de gás. É gastar dinheiro sem sentido...
  8.  # 8

Colocado por: km_ratoEm Pombal, pedi informações sobre este tema.
    O que me disseram é que como a lei entra em vigor no dia 1 de Março, tudo o que estiver com projeto aprovado (neste caso o projeto de instalação de gás), tem de ser implementado. Ou seja, não aceitam um pedido de isenção para a instalação do projeto de gás.

A moradia fica numa zona que não tem rede de gás (nem rede de saneamento).

No meu caso tenho o projeto de gás aprovado. Faz parte da lista de especialidades que ainda é obrigatório (até ao dia 1 de Março).
    Estou na fase de construção da moradia, mas ainda não cheguei à fase de instalação do projeto de gás.
    Tenho todo o interesse de pedir isenção da instalação do projeto de gás. É gastar dinheiro sem sentido...

Gente boa a da autarquia de Pombal..fosgasss
  9.  # 9

Colocado por: km_ratom Pombal, pedi informações sobre este tema.

Pois, mas não será bem assim. Peça acessoria juridica.

Colocado por: km_ratoTenho todo o interesse de pedir isenção da instalação do projeto de gás. É gastar dinheiro sem sentido...

Faz sentido e tem todo o direito em proceder dessa forma.
  10.  # 10

não conheço a lei, ainda não li, mas penso que deveria ter retroatividade,
    uma casa existente não pode pedir isenção ?
    perde a licença de utilização se alterar e retirar o gás?
    é ridiculo se não tiver retroatividade.
    no seu caso Km realmente embora já esteja aprovado podia perfeitamente no dia 1 de março poder avançar com um pedido de isenção e já nem fazer a instalação.
  11.  # 11

Colocado por: Pedro Barradas
    Pois, mas não será bem assim. Peça acessoria juridica.

Faz sentido e tem todo o direito em proceder dessa forma.

Na minha humilde leitura do diploma, a leitura que faço é a que tem aplicação aos procedimentos administrativos em curso.
  12.  # 12

Logo saberei o que a CML vai dizer sobre o tema.

Eu estou mesmo em uma situação difícil...nem tenho como instalar o gás...
  13.  # 13

A lei terá retroactividade se assim nele constar.
  14.  # 14

Creio que sejam mencionadas construções novas e também remodelações que careçam de licenciamento.

Se numa remodelação podem remover o gás, faz sentido que numa construção nova que está agora a ser executada se possa pedir a isenção…
    • sltd
    • 18 fevereiro 2023

# 15

Tamabém concordo. Para todos os efeitos em termos construtivos estão em igualdade.
  15.  # 16

Se assim for, veio mesmo a calhar.
    Pedi orçamento para gás e o próprio profissional me alertou que talvez não fosse preciso… veremos.
  16.  # 17

Boa tarde.

Então construções a decorrer no momento, com projecto aprovado antes da publicação da lei, não necessitam de instalar, mesmo com rede de gás natural à porta?
    • sltd
    • 18 fevereiro 2023

# 18

Não se sabe ainda. Mas para mim até seria ótimo. Sempre poupava 2K.
  17.  # 19

E eu recebi esta resposta, dispensa aceite à responsabilidade do técnico autor

Pedido de Dispensa de Execução do Projeto de Instalações de Gás:
    - De acordo com o Decreto-Lei 11/2023 de 10 de fevereiro, não se vê inconveniente em ser aceite, à responsabilidade do técnico autor, nos termos do Decreto-Lei n.o555/99 de 16 de dezembro com a redação conferida pelo Decreto-Lei n.o136/2014 de 9 de setembro.

Comentários??
  18.  # 20

Colocado por: rpmmsantosComentários??

Não há. parece-me pacifico.

0.0361 seg. NEW