Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Já agora , e sabendo que cada caso é um caso , quanto se pouparia em obra se não fosse obrigatório ? Já paguei projeto...
  2.  # 102

    Bom dia, estou na mesma situação, vou ter de fazer a pré-instalação do gás sem que tenha qualquer intenção de a usar, a mesma irá ficar em em 670,00€ + iva.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlota74
    • sltd
    • 12 janeiro 2023

     # 103

    Pois eu prefiro ter gás a pagar uma potência de 20KWh à EDP.
  3.  # 104

    Colocado por: Busca670,00€ + iva.


    Humm, isso paga o quê?

    Se tiver que pagar a caixa no muro técnico, valas (à profundidade preconizada no projeto) com areia, fitas avisadoras, e pead em 10 mt até à caixa de corte ventilada com transição para tubo de cobre, e mais uns metros de cobre até ao ponto de queima... mais a inspecção final à instalação... consegue fazer essa festa por 670€+iva?
  4.  # 105

    Colocado por: sltdpotência de 20KWh à EDP.

    !?

    Não m diga que 10.35kVA não lhe chegam!? ou até menos!
    Concordam com este comentário: zinna
  5.  # 106

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Humm, isso paga o quê?

    Se tiver que pagar a caixa no muro técnico, valas (à profundidade preconizada no projeto) com areia, fitas avisadoras, e pead em 10 mt até à caixa de corte ventilada com transição para tubo de cobre, e mais uns metros de cobre até ao ponto de queima... mais a inspecção final à instalação... consegue fazer essa festa por 670€+iva?


    Lá está... se a coisa ficar por esses valores, ainda dá para ponderar manter para um dia mais tarde avaliar ligar o gás. Agora para valores >1000€, com tudo certinho como mandam as regras, para mim já se justifica não instalar.

    Mas cada caso é um caso, e para mim termos a opção de escolha é preferível a ser obrigatório por lei.
    • sltd
    • 12 janeiro 2023

     # 107

    Colocado por: Pedro Barradas
    !?

    Não m diga que 10.35kVA não lhe chegam!? ou até menos!

    Vamos a contas:
    -Placa de indução: 7200W (foi isto que me fez optar por gás)
    -AC 4 unidades (+8000W)
    -Forno (2500W)
    -Restantes eletrodomésticos + iluminação (vamos supor 1500W)
  6.  # 108

    Colocado por: sltdVamos a contas:
    -Placa de indução: 7200W (foi isto que me fez optar por gás)
    -AC 4 unidades (+8000W)
    -Forno (2500W)
    -Restantes eletrodomésticos + iluminação (vamos supor 1500W)


    Muito bem....
    agora meta aí o coeficiente de simultaneidade... e não se esqueça que esses "consumos, é nos picos".

    PS: tenho duas casas com:
    Indução 7200w (a indução gasta mesmo pouco - raras as vezes que se usa mais do que 2 focos em simultaneo e mesmo assim alterna a potencia na maioria das vezes - eu programei a placa par não consumir mais do que 4500w em simultâneo. então com o netmetering de 15mn -você não tem noção); 2 AC; forno; TE electrico 2000w e restantes eletrodomésticos. Numa tenho 3.45kVA (já disparou o quadro 1x), noutra tenho 6.9kVA (mais uma bomba de piscina de 700W, e quase nunca ultrapassa os 4kVA... Agora desde que meti autoconsumo a pensar no motor da piscina, ainda menos potencia preciso da Rede... estou a ponderar passar para 4.65kVA, ainda não o fiz porque a comercializadora considera novo contrato e as tarifas agravam.
  7.  # 109

    Colocado por: sltd
    Vamos a contas:
    -Placa de indução: 7200W (foi isto que me fez optar por gás)
    -AC 4 unidades (+8000W)
    -Forno (2500W)
    -Restantes eletrodomésticos + iluminação (vamos supor 1500W)



    Isso é como ponderar os consumos de um carro sempre ao regime de potência máxima, ia dar um disparate de consumo.
    Tem de ver que esses aparelhos não estão todos ligados em simultâneo, muito menos com o consumo a topo.
    Eu em casa tenho tudo elétrico (indução, termoacumulador, etc...) e 6.9 kVA bastam-me.
  8.  # 110

    Colocado por: ClioII


    Isso é como ponderar os consumos de um carro sempre ao regime de potência máxima, ia dar um disparate de consumo.
    Tem de ver que esses aparelhos não estão todos ligados em simultâneo, muito menos com o consumo a topo.
    Eu em casa tenho tudo elétrico (indução, termoacumulador, etc...) e 6.9 kVA bastam-me.


    tenho tudo elétrico
    - AC
    - placa vitroceramica
    - forno
    - AQS por resistência elétrica no inverno
    - Frigorifico e arca
    - iluminação
    - Computadores, tv, etc
    - carro elétrico (carrega todos os dias e faz cerca de 3k km por mês, carregado sempre em casa)

    e tenho 10.35kva e por vezes esta tudo ligado expecto a placa e forno que ligam-se para cozinhar e quase nunca os dois ao mesmo tempo, o carro carrega pelo menos a 15A, mais que isto tenho de desligar os AC que costumam estar toda a noite ligados.

    As vezes tenho de gerir por causa do carro mas para o resto posso ligar tudo
    • sltd
    • 12 janeiro 2023

     # 111

    Não é sempre, mas quando é necessário não está lá.
    Para nós é muito comum (90% da vezes) usar 3 bocas no fogão.
    Depois há o pagamento da potência mensal.
    Estou num apartamento de 3.45 c/ gás e estou farto do quadro disparar (basta ter o forno ligado e esquecer-se e ligar o ferro de passar).
  9.  # 112

    Colocado por: sltdEstou num apartamento de 3.45 c/ gás e estou farto do quadro disparar (basta ter o forno ligado e esquecer-se e ligar o ferro de passar).

    Está a trabalhar mal, há que gerir essas potências em simultâneo... Para poder poupar, há que também saber mudar hábitos...

    Os 3 focos em simultâneo... não sei como cozinham, mas aqui é muitissimo raro, além de que é improvável conseguir ter 3 tachos/ panelas/ frigideiras de tamanho médio centradas numa placa normal de 4 focos.
  10.  # 113

    Colocado por: sltdEstou num apartamento de 3.45 c/ gás e estou farto do quadro disparar (basta ter o forno ligado e esquecer-se e ligar o ferro de passar).

    Se não quer ter esse incómodo, tem de passar para 4.65kVA.
    • sltd
    • 12 janeiro 2023 editado

     # 114

    Colocado por: Pedro Barradas
    Está a trabalhar mal, há que gerir essas potências em simultâneo... Para poder poupar, há que também saber mudar hábitos...

    Os 3 focos em simultâneo... não sei como cozinham, mas aqui é muitissimo raro, além de que é improvável conseguir ter 3 tachos/ panelas/ frigideiras de tamanho médio centradas numa placa normal de 4 focos.

    Fácil: frigideira + acompanhamento + legumes.
    Não posso mexer no contrato.
    Mas gostava de ouvir a opinião de quem tem AC + Indução, que potência tem contratada.
  11.  # 115

    Colocado por: sltdMas gostava de ouvir a opinião de quem tem AC + Indução, que potência tem contratada.

    eu já respondi...



    Colocado por: sltdFácil: frigideira + acompanhamento + legumes.

    Não se prepara tudo ao mesmo tempo, há sempre um desfasamento... pode lá ter os 3 coisos ocupados, mas normalmente só terá um ou dois a funcionar.
    Você não costuma cozinhar, pois não ;)
    Concordam com este comentário: zed
  12.  # 116

    Colocado por: sltdMas gostava de ouvir a opinião de quem tem AC + Indução, que potência tem contratada.
    Tenho placa indução + AC multisplit c/ 4 interiores + 2 VEs + Apoio elétrcio AQS + 2 frigorificos + 2 arcas + maq. lavar loiça e roupa ... tudo elétrico

    Tenho 25A (5,75kVA) e chega... claro que tem de se fazer alguma gestão.
    Quem não quer ter "trabalho" que escolha o máximo de potência :-)
    Gestão mínima.... basicamente ter o cuidado de à noite quandos os carros estão a carregar e há a possibilidade da resistência ligar para aquecer a água das AQS, não por a maq. lavar roupa ou loiça na mesma altura....
  13.  # 117

    E sim, também tenho pré-instlação de instalação de gás na casa construída em 2012... mesmo não tendo gás canalizado na rua, nem provavelmente alguma vez haverá.
  14.  # 118

    Colocado por: Pedro BarradasNão se prepara tudo ao mesmo tempo, há sempre um desfasamento... pode lá ter os 3 coisos ocupados, mas normalmente só terá um ou dois a funcionar.

    Isto.
    Por aqui é raro haver essa separação (frigideira, acompanhamento e legumes), mas quando são necessários 3 há sempre desfasamento de tempos (uns são mais rápidos, outros precisam de apurar ou repousar, outros só se podem fazer em sequência, etc).

    Acho que nunca usei 3 na potência máxima em simultâneo.

    Quanto ao gas, se esse DL sair brevemente, será que se aplica só a novos projectos? Ou quem já tem licença de construção, tem de executar a instalação?
  15.  # 119

    Colocado por: pguilherme

    Quanto ao gas, se esse DL sair brevemente, será que se aplica só a novos projectos? Ou quem já tem licença de construção, tem de executar a instalação?


    Essa é a questão, mas primeiro tem de ser publicado, depois provavelmente a leitura não será clara, e por fim cada câmara vai interpretar à sua maneira!
  16.  # 120

    Pena ainda não haver alguma indicação.
    Na Câmara, talvez seja só uma questão de pedir um esclarecimento depois de ser publicado, não?

    Se desse para evitar a instalação do gás, seria top, que também não tenho uso nenhum para isso.
 
0.0407 seg. NEW