Iniciar sessão ou registar-se
    • VXMC
    • 15 outubro 2018
    Então e o seu marido como está a encarar este relatório de patologias? Ainda acredita que está tudo bem?
  1. Colocado por: J.Fernandesesta é uma das responsabilidades do seu DT.

Pois, mas o DT assinou o livro de obra dizendo que estava tudo bem.
    Enquanto empreiteiro eu posso alegar que até avisei mas tive DT, DF, responsável pelo gabinete de projetos e DO a dizerem que estava bem assim.
    Ora eu com a 4º classe …

Atenção, não estou a defender o empreiteiro. Aliás, ele nem sequer tinha habilitação legal para fazer a obra.
    Só estou a alertar que as coisas às vezes nem sempre são como parecem.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  2. Colocado por: ****Todos vão sair ilesos

Todos todos não diria.
    O DO vai sempre ficar com o prejuízo.
    Já os outros ...
    Concordam com este comentário: Amy
  3. Colocado por: zedasilva
    Pois, mas o DT assinou o livro de obra dizendo que estava tudo bem.
    Enquanto empreiteiro eu posso alegar que até avisei mas tive DT, DF, responsável pelo gabinete de projetos e DO a dizerem que estava bem assim.
    Ora eu com a 4º classe …

Atenção, não estou a defender o empreiteiro. Aliás, ele nem sequer tinha habilitação legal para fazer a obra.
    Só estou a alertar que as coisas às vezes nem sempre são como parecem.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Se houve um levantamento da licença de construção alguem com alvará, teve de o fazer certo?

Que responsabilidade terá a empresa que "emprestou" o alvara?
  4. Colocado por: zedasilvaPois, mas o DT assinou o livro de obra dizendo que estava tudo bem.
    Ora eu com a 4º classe …

É claro que o DT sendo quem confere, formalmente, capacidade técnica ao empreiteiro, parece ter aqui uma grande responsabilidade. Mas, o DT trabalha para o empreiteiro ou presta serviços ao empreiteiro, o que em princípio, sem prejuízo da responsabilidade civil ou criminal do técnico, responsabiliza o empreiteiro por reparações que tenham de ser feitas devidas a erros daquele, embora isto já comecem a ser questões mais jurídicas que técnicas.

Depois há a outra questão: há um empreiteiro de facto e um empreiteiro que deu o alvará. Embora esta situação seja uma ilegalidade punível para os dois, não me parece que o empreiteiro de facto deixe de ter responsabilidades na obra que, efetivamente, fez.
  5. Colocado por: jcfcidQue responsabilidade terá a empresa que "emprestou" o alvara?

Na obra?
    Nenhuma!
    Tem é outras, inclusive com as finanças.
    Concordam com este comentário: FJDMC
  6. Colocado por: VXMCEntão e o seu marido como está a encarar este relatório de patologias? Ainda acredita que está tudo bem?

Obviamente que não mas também não se ilude!
  7. Colocado por: ****Todos vão sair ilesos , ponto final !!

**** na sua bola de cristal consegue prever quando vou ser totalista do Euromilhões?
  8. Colocado por: zedasilva
    Concordam com este comentário:FJDMC

E o fisco não perdoa!
  9. Colocado por: ****E provar isso ??

Para as finanças?
    Não precisa de provar nada, ou paga ou é automaticamente penhorado.
    Colocado por: ****No final abre falência!!

Os senhores das finanças não são burros. Não o deixam chegar a esse ponto.

Só a titulo de exemplo.
    Tenho um empreiteiro que assumiu a estrutura de uma moradia e alguns acabamentos. De comum acordo com o DO deixou ficar o alvará até ao fim e o DO adjudicou os restante trabalhos a subempreiteiros. O comum nas nossas obras.
    Inspeção das finanças. Obra x do sr fulano de tal. faturação?
    - Pois mas este valor não chega para fazer a obra. Argumentaram os senhores das finanças
    30.000€ que teve que pagar.
    De nada adiantou dizer que os resto dos trabalhos não foi ele que fez.
    Segundo eles (e muito bem) se não foi ele que fez o resto dos trabalhos teria que ter retirado o alvará
    • FJDMC
    • 15 outubro 2018 editado
    Colocado por: zedasilva
    Para as finanças?
    Não precisa de provar nada, ou paga ou é automaticamente penhorado.

Os senhores das finanças não são burros. Não o deixam chegar a esse ponto.

Só a titulo de exemplo.
    Tenho um empreiteiro que assumiu a estrutura de uma moradia e alguns acabamentos. De comum acordo com o DO deixou ficar o alvará até ao fim e o DO adjudicou os restante trabalhos a subempreiteiros. O comum nas nossas obras.
    Inspeção das finanças. Obra x do sr fulano de tal. faturação?
    - Pois mas este valor não chega para fazer a obra. Argumentaram os senhores das finanças
    30.000€ que teve que pagar.
    De nada adiantou dizer que os resto dos trabalhos não foi ele que fez.
    Segundo eles (e muito bem) se não foi ele que fez o resto dos trabalhos teria que ter retirado o alvará

Já para não falar na panóplia de outros crimes subjacentes e puníveis no nosso ordenamento jurídico.
  10. Colocado por: zedasilva
    Na obra?
    Nenhuma!
    Concordam com este comentário:FJDMC

Na obra não tem?

Então não foi essa mesma que se comprometeu a "construir"? Não será ela a ter de dar a garantia?
    Concordam com este comentário: JotaP
  11. Colocado por: jcfcidEntão não foi essa mesma que se comprometeu a "construir"?

Não!
    Para além do alvará na câmara, não existe mais nenhum compromisso dessa empresa para com o DO.
    Aliás até a questão da existência do alvará na câmara pode ser ultrapassável.
    Basta que o empreiteiro seja inteligente.
  12. Colocado por: ****o empreiteiro até pode dar a obra !!

Quando eu fazia projetos, fiz um projeto para um familiar a custo zero.
    Custo zero não pois ainda tive que suportar os custos.
    Tive uma inspeção às contas.
    De nada valeu dizer que não cobrei nada. Paguei e não bufei.
    Segundo o sr. inspetor teria que ter um documento assinada pelo DO a atestar isso mesmo. Como não tinha ...
  13. Colocado por: zedasilvaDe nada valeu dizer que não cobrei nada. Paguei e não bufei.

Tributado em rendimento ou IVA?
    Não bufou pq não sabia como bufar...

Para ser esse o caso deve ter uns bons amigos.
  14. Colocado por: NTORIONTributado em rendimento ou IVA?

As 2 coisas.
    Colocado por: NTORIONNão bufou pq não sabia como bufar...

Não fui a tempo. depois disso fiz mais alguns a custo zero e nunca mais me apanharam na curva

Colocado por: NTORIONPara ser esse o caso deve ter uns bons amigos.

Todos os profissionais liberais e empresas vêm as contas inspecionadas de tempos em tempos. Muitas vezes nem nos apercebemos mas que elas são isso são.
  15. Colocado por: ****o empreiteiro até pode dar a obra

Você também pode oferecer os projectos aos seus clientes, desde que pague os impostos inerentes ao lucro que deveria ter com o projecto, e o cliente o respectivo iva. Já vi colegas seus a serem apanhados com os projectos gratuitos.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marcopom
  16. Colocado por: zedasilvaSegundo o sr. inspetor teria que ter um documento assinada pelo DO a atestar isso mesmo.

Conheço casos desses, e o documento assinado pelo do não resolvia nada
  17. Colocado por: PicaretaConheço casos desses, e o documento assinado pelo do não resolvia nada

Com sorte não!
    Na altura foi o que ele me disse.
    O que é certo é que nunca mais me chatearam.
    Mas é certo que eu tb tenho o habito de não dar nada a ninguém
  18. Devia ter exercido o direito de audição e colocar o amigo a testemunhar. De QQ forma é tudo muito variável, depende de como lhe fizeram as contas e em que regime se encontra.

Todos é impossível, mas há fatores de risco que potenciam essa revisão.

Oficiosamente, são menos de 2% ao ano ( empresas.

0.3849 seg. NEW