Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: MarcopomMelhorar o quê? O isolamento térmico?
    Aumentar a espessura deste...
    Pode projectar isolamento, LM para o tecto falso mas eu não o fazia...


    Sim térmico. A espessura do roofmate ja vai ser aumentada, vai levar lajetas termica com 10cm de espessura. Post 16 desta thread. Pag 4.

    Contudo dado que não tenho nada entre a laje e o tecto falso ja estou em duvidas se é a melhor opção ou se devia ir por outro caminho.
  2.  # 2

    Saudações,
    Finalmente estou a começar um projeto já há muito tempo desejado… construir uma moradia!
    Bem sei que serão tempos de muita dor de cabeça mas… em frente!!

    A cobertura vai ser plana e aqui reside uma das minhas principais preocupações. O arquiteto tem trabalhado com cobertura invertida nas suas obras. Mostrou-me como tem sido a sua execução:
    - duas camadas de tela asfáltica poliplas de 40 poliester 50 da imperalum.
    - Roofmate 8cm
    - Manta geotéxtil
    - Seixo rolado

    Eu sei que existem defensores para ambos os tipos de coberturas, invertida ou tradicional, e que o que mais interessa é que a sua aplicação seja realizada de forma correta. No entanto do que li aqui no fórum fiquei mais virado para a cobertura tradicional.
    Farei um resumo do que li e entendi aqui no fórum para ambos os tipos de cobertura e gostaria que me corrigissem se algo não estiver correto. A cobertura deverá ter cerca de 400m2.
    Cobertura tradicional:
    - Barreira para vapor
    - xps 8 ou 10 cm / lã de rocha
    - manta geotêxtil
    - 2 telas SBS de 4kg (Fp), com armadura em poliéster
    - geotêxtil
    - seixo (7cm)

    Cobertura invertida:
    - 2 telas SBS de 4kg (Fp), com armadura em poliéster
    - xps 8/10cm
    - Lâmina drenante com geotêxtil virado para cima
    -seixo 7cm

    Outra hipótese (não sei se é invertida, tradicional ou mista :)
    - PIR 6/8cm
    - 2 telas SBS de 4kg (Fp), com armadura em poliéster
    - xps 4/6cm
    - Lãmina drenante com geotêxtil virado para cima
    - seixo 7cm

    Dúvidas que me surgiram (para já):
    - Utilizando o PIR devemos por xps por cima das telas? Vi soluções em que utilizaram.
    - Utilizando lã de rocha na tradicional, quais são as suas características para utilizar na cobertura?
    - quais as características adequadas da manta de geotêxtil?
    - qual a solução com melhor rácio eficiência/custo?

    Desde já agradeço o vosso contributo e estou certo que este será apenas a primeira de muitas dúvidas!!!
  3.  # 3

    Colocado por: mchina
    Bem sei que serão tempos de muita dor de cabeça mas . !

    Tem certeza que sabe? 😀😀

    Já deve ter lido a solução que apliquei na minha obra e também que se fosse fazer de novo colocaria todo o isolamento por baixo das pendentes e telas com acabamento mineral... O seixo é uma carga enorme para a estrutura e um problema para futuras manutenções...

    Ps: boa sorte! 400 m²? Casarão.,
  4.  # 4

    Não se pode usar telas asfalticas directamente sobre XPS, para a solução tradicional teria de usar la de rocha/PIR ou uma camada de argamassa sobre o XPS.
    A solução apresentada pelo seu arquitecto é uma solução que com certeza lhe dará garantias desde que bem executada, na escolha de materiais pessoalmente prefiro as duas telas SBS que apresenta nas suas alternativas do que as telas propostas pelo arquitecto.

    em relação á colocação de XPS sobre as telas num sistema PIR, apesar de não ser fundamental, a colocação poderá dar uma melhor protecção as telas principalmente na redução drástica das temperaturas a que as telas normalmente estão sujeitas num sistema PIR, e reduzira ainda mais a probabilidade de condensações provenientes de vapor interior(não será grande vantagem tendo em conta a BPV usada antes).
  5.  # 5

    Colocado por: Sérgio KYONão se pode usar telas asfalticas directamente sobre XPS, para a solução tradicional teria de usar la de rocha/PIR ou uma camada de argamassa sobre o XPS.
    A solução apresentada pelo seu arquitecto é uma solução que com certeza lhe dará garantias desde que bem executada, na escolha de materiais pessoalmente prefiro as duas telas SBS que apresenta nas suas alternativas do que as telas propostas pelo arquitecto.

    em relação á colocação de XPS sobre as telas num sistema PIR, apesar de não ser fundamental, a colocação poderá dar uma melhor protecção as telas principalmente na redução drástica das temperaturas a que as telas normalmente estão sujeitas num sistema PIR, e reduzira ainda mais a probabilidade de condensações provenientes de vapor interior(não será grande vantagem tendo em conta a BPV usada antes).


    Sergio: há sistemas que permitem a primeira tela fixa mecanicamente ao xps e/ou eps.

    Edit:

    https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6434477858122395648
  6.  # 6

    Colocado por: Schlüter-Portugal

    Sergio: há sistemas que permitem a primeira tela fixa mecanicamente ao xps e/ou eps.

    Edit:

    https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6434477858122395648


    Já agora, @Atlas Portugal: qual a garantia deste sistema?
  7.  # 7

    Colocado por: Schlüter-Portugal

    Sergio: há sistemas que permitem a primeira tela fixa mecanicamente ao xps e/ou eps.

    Edit:

    https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6434477858122395648


    Honestamente ate ja tinha esquecido de há bastantes anos(antes de termos PIR ou pelo menos de ser tão conhecido) ter feito uns trabalhos com uma tela auto adesiva por cima do XPS e depois então as telas, sinceramente não sei a origem deste sistema e se tem algum suporte por parte das marcas, mas funcionou.

    Em relação a esse sistema parece interessante, tenho de estar mais atento as "novidades".
  8.  # 8

    Colocado por: Marcopom
    Tem certeza que sabe? 😀😀

    Já deve ter lido a solução que apliquei na minha obra e também que se fosse fazer de novo colocaria todo o isolamento por baixo das pendentes e telas com acabamento mineral... O seixo é uma carga enorme para a estrutura e um problema para futuras manutenções...

    Ps: boa sorte! 400 m²? Casarão.,


    Tenho de ver a sua solução... o seixo será então mais pesado para a estrutura... a outra hipotese será lagetas, certo? a manutenção será mais fácil? sabe a diferença de custo entre o seixo e as lagetas, sff..

    A casa terá cerca de 335 m2 já com garagem e anexo... no entanto tenho palas em todos o perimetro, em que a da sala tem 2 metros de largura, dai mais àrea de telhado.
  9.  # 9

    Colocado por: Sérgio KYONão se pode usar telas asfalticas directamente sobre XPS, para a solução tradicional teria de usar la de rocha/PIR ou uma camada de argamassa sobre o XPS.


    Na cobertura tradicional, fiquei com a ideia que entre o xps e as telas asfalticas colocar manta geotextil... percebi errado?
  10.  # 10

    Colocado por: mchina

    Na cobertura tradicional, fiquei com a ideia que entre o xps e as telas asfalticas colocar manta geotextil... percebi errado?


    Geotêxtil nada vai fazer para que se possa aplicar telas sobre o mesmo, mas para esse tipo de solução com XPS também pode considerar telas PVC, e aí sim pode aplicar a tela sobre o geotêxtil
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mchina
  11.  # 11

    ok, obrigado Sérgio.

    e em relação às seguintes dúvidas:

    - Utilizando lã de rocha na tradicional, quais são as suas características para utilizar na cobertura?
    - quais as características adequadas da manta de geotêxtil?
    - qual a solução com melhor rácio eficiência/custo?
  12.  # 12

    Sérgio o mchina não se estava a referir em colocar o geotextil de forma a proteger as telas e depois aplicar o XPS?!

    A forma correta é aplicar as telas colocar o XPS e depois o geotextil para poder levar o godo por cima?!
  13.  # 13

    Colocado por: ricardo33020Sérgio o mchina não se estava a referir em colocar o geotextil de forma a proteger as telas e depois aplicar o XPS?!

    A forma correta é aplicar as telas colocar o XPS e depois o geotextil para poder levar o godo por cima?!


    Numa cobertura invertida sim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo33020
  14.  # 14

    Colocado por: Sérgio KYO

    Geotêxtil nada vai fazer para que se possa aplicar telas sobre o mesmo, mas para esse tipo de solução com XPS também pode considerar telas PVC, e aí sim pode aplicar a tela sobre o geotêxtil


    Pode não! Deve.
  15.  # 15

    Colocado por: Schlüter-Portugal

    Pode não! Deve.


    Quando disse "pode" foi apenas para que o user perceba que se trata de um material diferente com métodos de aplicação diferentes que permitem usar o esquema que falava...
  16.  # 16

    Colocado por: mchinaok, obrigado Sérgio.

    e em relação às seguintes dúvidas:

    - Utilizando lã de rocha na tradicional, quais são as suas características para utilizar na cobertura?
    - quais as características adequadas da manta de geotêxtil?
    - qual a solução com melhor rácio eficiência/custo?


    Se optar pela lã (principais vantagens estabilidade dimensional, isolamento acústico, permeabilidade ao vapor de água), esta deverá ser de alta densidade com o mínimo de 130kg/m3.

    A aplicação deverá ser feita de acordo com o tipo da primeira tela. Se permitir fixação mecânica não necessita de proteção pesada.
  17.  # 17

    Colocado por: Schlüter-Portugal

    Se optar pela lã (principais vantagens estabilidade dimensional, isolamento acústico, permeabilidade ao vapor de água), esta deverá ser de alta densidade com o mínimo de 130kg/m3.

    A aplicação deverá ser feita de acordo com o tipo da primeira tela. Se permitir fixação mecânica não necessita de proteção pesada.


    proteção pesada entendo como seixo ou lajetas, certo? as telas ficam expostas ao sol?

    relativamente à solução com melhor rácio eficiência/custo? logicamente que bem aplicadas qualquer uma das soluções... é fácil de se indicar?
  18.  # 18

    Colocado por: mchina



    proteção pesada entendo como seixo ou lajetas, certo? as telas ficam expostas ao sol?

    relativamente à solução com melhor rácio eficiência/custo? logicamente que bem aplicadas qualquer uma das soluções... é fácil de se indicar?


    Falando numa cobertura técnica, a que apresentei atrás é a mais equilibrada.
  19.  # 19

    Colocado por: Schlüter-Portugal

    Falando numa cobertura técnica, a que apresentei atrás é a mais equilibrada.


    qualidade de materiais á parte parece ser um esquema idêntico ao de uma cobertura tradicional, a titulo de curiosidade e porque são marcas que não se ouve falar todos os dias, quais seriam os valores de referencia por m2 para os materiais do esquema?
  20.  # 20

    Colocado por: Sérgio KYO

    qualidade de materiais á parte parece ser um esquema idêntico ao de uma cobertura tradicional, a titulo de curiosidade e porque são marcas que não se ouve falar todos os dias, quais seriam os valores de referencia por m2 para os materiais do esquema?


    Sim é um esquema de cobertura calida ou tradicional.

    Apenas deve garantir que pode fixar as telas ao xps/eps e que não necessita de isolamento térmico.

    Quando vi a apresentação no face da inovar, achei diferente por isso. Precos e garantias deve perguntar ao user atlas portugal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fasthel
 
0.0655 seg. NEW