Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

    Colocado por: enf.magalhaesComo pode o DO de obra ser responsável final pela obra e sua segurança se não tem acesso à obra ???

    Claro que tem, não pode é lá entrar quando quiser.
    Só entra com certa condições.
    É por isso que nos contratos e/ou CE existe uma clausula que diz que o empreiteiro é obrigado a facultar o acesso à obra à fiscalização e ao DO sempre que solicitado.
  2.  # 142

    Ou seja o DO pode entrar lá sempre que quiser desde que cumpra as normas de seguranca... assim ja estou de acordo
    Concordam com este comentário: antonylemos
  3.  # 143

    Colocado por: enf.magalhaesOu seja o DO pode entrar lá sempre que quiser desde que cumpra as normas de seguranca...

    Essas e outras.
    Não lhe pode ser negado o acesso, mas ele tb não pode ir lá à papo sêco.
    Na prática, em Portugal, até o vizinho do lado pode entrar na obra que ninguém diz nada.
  4.  # 144

    Colocado por: ****I ainda tira fotos !!

    Sim, para depois ir fazer queixinhas na câmara ou na ACT
    :))
  5.  # 145

    Colocado por: enf.magalhaesOu seja vocês barram a entrada ao DO ? Claro que Sim!
    eu não.. de facto eu não tenho nada a ver com o assunto. como arqº não barro nem deixo de barrar. mas quem estiver á frente da obra tem esse direito. é de lei. tem de cumprir os requisitos estipulados, depois entra.. há uma diferença entre isso e chegar lá á campeão de sapatinho de pele de andorinha e exigir entrada na obra.
  6.  # 146

    Colocado por: enf.magalhaesOu seja o DO pode entrar lá sempre que quiser desde que cumpra as normas de seguranca... assim ja estou de acordo


    Em França se for pelo normal, entra na visita semanal com o arquitecto, na mais.
    Se houver uma relação de confiança entre as partes existe flexibilidade, se não houver é tudo pelo contrato quer no prazo de entrega quer nos pagamentos, e alterações são bem pagas.

    Se o cliente tiver a chave da obra, estando ela meio pronta mete-se lá a viver e depois para receber é um filme, assim sem chave ou paga ou paga.

    Espero estar cá para ver o dia em que em Portugal chegue a esse ponto, em que o pessoal da construção compreenda que se eles não se fazem casas.

    Se em Portugal o DO tiver um acidente na obra de quem é a responsabilidade?
  7.  # 147

    E a entrada não é barrada, eles já sabem que não podem entrar.
  8.  # 148

    Colocado por: antonylemosNo ultimo gabinete onde trabalhei em Singapura faziamos sempre.. mas a qualidade exigida para as casas era extrema. E os DO viam as casas que faziamos como investimentos no verdadeiro sentido da palavra. investia-se X e na hora de vender se viesse a isso podia-se pedir X+Y.

    Tenho reparado em casas à venda aqui para os meus lados, duas nomeadamente que me saltaram à vista, por não lembrarem ao diabo. Tentem imaginar. Uma é de 2 pisos um quadrado amarelo, a fachada vista da rua tem um varanda no segundo piso em forma de meia lua, e depois é fechada com tijolos de vidro. A entrada é lateral, mas consegui vislumbrar 2 pilares brancos um de cada lado da porta principal.
    A outra casa também de 2 pisos, cor café com leite (a puxar para o galão escuro), com fachada textura rugosa (assim aqueles piquinhos..não sei que efeito se chama), depois apontamentos em madeira muito escura e caixilharia em alumínio castanho e 2 janelas redondas tipo aquelas de vigia com vidros trabalhados com desenhos.
    A verdade é que a serem vendidas o único interesse será pelo terreno, que no limite aquelas construções até desvalorizam. Muito mau mesmo. Em termos de investimento aquela construção foi uma nulidade. Sem return of investment.
    É que já nem se trata do gosto, mas falta de visibilidade.
  9.  # 149

    Colocado por: antonylemossapatinho de pele de andorinha

    Não conhecia essa.
  10.  # 150

    Colocado por: CMLS265Não conhecia essa.
    não quis escrever o nome todo... alguém podia ficar ofendido... não se usa a andorinha toda.. só uma pequena parte
  11.  # 151

    Já vi que não responderam a minha questão.

    Vamos a ver se me entendem agora.

    Eu sou um DO em Portugal e não percebo nada de nada de construção, visto que minha área é sardaniscas. Quero fazer uma casa, faço uma pesquisa por profissionais da minha zona. Digo que quero uma casa com 1 quarto, 1 casa de banho, 1 sala de chuto, e uma cave para a vinhaça. Chego a acordo com o desenho e toca a fazer a casa com chave na mão.

    Ou entao, sou um DO no tal estrangeiro, onde trabalho a partir pedra com a testa, e quero fazer o mesmo tipo de casa.

    A pergunta que faço, onde é menos provável eu, DO, levar um arreal de porrada no traseiro, falando correctamente, ser enganado? Em Portugal, ou no estrangeiro? E em que pais eu tenho mais direitos como consumidor para me proteger do mau profissionalismo dos fornecedores de serviços?

    Se me disserem que é em Portugal, tenho uma confissão a fazer...

    Eu sou o John Travolta, e vivo em Portugal porque gosto de comer bacalhau a Brás.
  12.  # 152

    sei lá...enganado pode ser em qualquer lado. mas na tua pergunta inicial, que fizeste o favor de responder, daí não necessitares de mais respostas, dizias que ias á reuniões de caçadeira em punho. por isso na tua realidade tu pensas que seja em Portugal. Pensas que os Portugueses são aldrabões porque??
  13.  # 153

    Porque o mercado em Portugal assim o admite...
  14.  # 154

    Colocado por: jamespondePorque o mercado em Portugal assim o admite...
    onde?
  15.  # 155

    Em Portugal
  16.  # 156

    isso percebi.. mas admite onde? o mercado admite? o mercado são os DO.. está a dizer que os DO preferem profissionais aldrabões?
  17.  # 157

    Quando me refiro ao mercado, não me refiro somente aos DO, mas a tudo que gira a volta da construção.

    É óbvio que os DO não preferem os profissionais aldrabões (a não algumas aves raras que pensam que conseguem fazer omeletes com tostas), mas levam com eles...

    E depois ouve-se, inclusive aqui no fórum... Foi enrabu, acontece. Deixe lá, a casa não cai...
    Concordam com este comentário: antonylemos, CMartin, Joao Dias
  18.  # 158

    Esperem para ver se o emad lê esta última.
  19.  # 159

    Colocado por: jamespondeQuando me refiro ao mercado, não me refiro somente aos DO, mas a tudo que gira a volta da construção.

    É óbvio que os DO não preferem os profissionais aldrabões (a não algumas aves raras que pensam que conseguem fazer omeletes com tostas), mas levam com eles...

    E depois ouve-se, inclusive aqui no fórum... Foi enrabu, acontece. Deixe lá, a casa não cai...


    Portanto, no fundo o que o jamesponde está a dizer é que a falta de profissionalismo e de formação são mais evidentes por aqui?

    E que isso aliado ao tradicional desenrasca muitas vezes fica pior?

    Cumprimentos.
    Concordam com este comentário: jamesponde
  20.  # 160

    Colocado por: ****Em França o DO ainda leva mais pancada que em Portugal, na Alemanha nem se fala , na Dinamarca nem vê a casa só ao fim e o pagamento final é com advogados, na Suíça já se usa pagamentos, através do notário , o que salva o cliente na Suíça é que ele contrata o arquiteto, para ser o seu braço direito, isso inclui: projetos(tudo), encomenda de material, gestão dos pagamentos, gestão da obra, etc


    Mas eu não quero saber se o pagamento é rígido ou não. Se eu contrato alguém por um serviço, tenho que pagar.

    Se me garantissem que minha casa ficava feita com pés e cabeça, pelo valor acordado, sem problemas crónicos como alguns que vi por aqui (onde inclusive a sua correcção atempada não implicava sobre custo), acha que ia perder tempo em ir a obra? Só lá metia os pés quando estivesse pronta! Ou acha que gosto de ter que chutar para cima de 200 mil euros e perder 2 ou 3 anos da minha vida ainda por cima?

    O meu problema, é ter que pagar a alguém para me fornecer, por exemplo um ETICS e o artista nem sequer ter lido o raio do manual de instalação do fabricante do produto! E não vale a pena dizer que não se pode escolher o orçamento mais baixo, que já se viu aqui que o caro não é sinonimo de bom. E quem me protege de um individuo assim denominado de profissional? Carteira profissional não existe, a marca não quer saber porque a culpa é do instalador, o tribunal está cheio de papeladas...

    Eu não trabalho na área da construção, e vi-me obrigado a todos os dias, em vez de estar a fazer algo produtivo, que me traga rendimentos ou gozar meu tempo livre com a família, a estar a ler tudo e mais alguma coisa sobre construção, métodos de aplicação, etc para evitar ser aldrabado! Sim, já levei no pelo, e ainda estava na fase de desenho...Se não abrisse os olhos, nem 300 mil me chegavam para a casa.
 
0.0502 seg. NEW