Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Colocado por: CMLS265Um mau empreiteiro nem com PE, ou sem PE.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,Joao Dias

    Exactamente, no entanto convem não se pensar que o PE só por si é sempre algo super profissional e "bullet proof".
    Já o disse e repito, só este ano já me recusei liminarmente a cumprir com pelo menos três PE de três projectos completamente distintos e com vissicitudes técnicas tambem elas distintas. Todos eles previam soluções semelhantes. Em nenhum destes três o cliente ficaria "bem servido" sendo que num deles a coisa daria raia num curtissimo espaço de tempo.
    Felizmente, em todos estes casos, após reunião técnica com os responsáveis dos projectos, os trâmites de intervenção mudaram e fiquei agradavelmente surpreendido com a abertura de espirito dos intervenientes.
  2.  # 82

    Colocado por: CMartino arquitecto do Sousa Tavares


    Carla, não é o meu arquiteto, nem deverá ser. Foi um arquiteto que consultei.
    Concordam com este comentário: CMartin
  3.  # 83

    É uma forma de o identificar, ao arquitecto que consultou.
    E o que concluíu aqui no seu tópico, depois de tudo, o que lhe parece, sousa tavares ?
  4.  # 84

    O eterno problema é o chapa 5 .
    Eu tinha um projecto eléctrico com tudo definido, material , sítios de iluminação, quadros ,como executar , tudo ao pormenor .. mas caiu na primeira visita do electricista á obra que me perguntou : no projecto tem os interruptores nos pilares , tem a certeza que quer que eu rasgue os pilares para meter tubos e caixas ??
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  5.  # 85

    Colocado por: ****Cmartin, existe bons e maus profissionais em todas as áreas, porque não ficam definidos os materiais no projecto logo de início, seria bom para todos, tudo era obrigado a encaixar na perfeição , seria um lego, o cliente , quando compra um carro escolhe o material e a cor dos estofos , a construir devia seguir a mesma linha , agora não projeto, mas no gabinete que trabalhava, mal se começava a riscar o cliente já tinha escolhido a cozinha , tudo encaixava porque era pensado, inclusive o preço final não alterava !
    Concordam com este comentário:CMartin

    Como disse, eu entendo perfeitamente e reconheço uma grande mais valia que assim seja. Já quase começo a caír na tentação de achar que o DO não deveria considerar um arquitecto que não propusesse um PE.

    Só não posso caír nessa tentação porque, e como no tópico que o Pedro Barradas linkou, e o exemplo mencionado pelo enf. Magalhães, em que os profissionais ainda não estão a contribuir (falta de conhecimentos ?) para que um dono de obra possa ficar descansado em optar pelo PE assim, sem pensar 2 vezes.

    No entanto, isso será, como o **** disse e bem, por haver bons e maus profissionais (em todas as áreas). Não será por isso que se descarte a vantagem dum PE, nem a vantagem de definir desde logo os materiais no início. Parece-me sem dúvida um bom caminho.
  6.  # 86

    Colocado por: sousa tavaresCarla, não é o meu arquiteto, nem deverá ser.

    Não deverá ser porque lhe faz questão do PE ? Ou por mais razões que não precisa de dizer quais são..?
  7.  # 87

    Colocado por: ****Um projecto de execução , com os materiais todos definidos , inclusive a esteriotomia dos wc, etc , é meio caminho andado , o que se vê mais são ex , cozinhas e chãos , neste fórum que não bate a bota com a perdigota , se existir um estudo entre as dimensões dos materiais e do espaço , a escolha do material pode e deve , tornar o espaço , harmonioso, nos wc o chão não bate com as paredes , os cortes dos azulejos estão a onde não deviam enfim
    Concordam com este comentário:CMartin
    ****, então este chão teve PE :)
      D6822D36-6155-4362-8109-5368475A968D.jpeg
  8.  # 88

    Colocado por: CMartinE o que concluíu aqui no seu tópico, depois de tudo, o que lhe parece, sousa tavares ?


    Concluo, não sei se estou certo, que o PE é uma peça de alguma complexidade, tem um preço que não deve ser descurado e na maior parte das vezes

    não é tido em conta pelos empreiteiros.

    Concluo também que para um projeto de arquitetura de uma moradia não é, de todo, importante, ou seja, não traz qualquer mais valia ao dito projeto.

    Concluo ainda que é importante ter uma ideia concreta do custo total da construção da casa. Para isso bastará um CE e/ou um MQ.

    Concluo, por fim, que há arquitetos que valorizam o PE como uma peça fulcral do seu trabalho e que, só assim, vêm garantida a construção integral

    da obra tal como a mesma foi idealizada; outros nem por isso...

    Não sei se conclui bem...
  9.  # 89

    Colocado por: CMartinNão deverá ser porque lhe faz questão do PE ? Ou por mais razões que não precisa de dizer quais são..?


    Porque no decorrer da conversa entendi que queria impor a sua vontade e...pelo preço.
  10.  # 90

    Na maioria das situações, e no que a moradias diz respeito, continuo a achar que visitar 2/3 obras do empreiteiro é o melhor que poderemos fazer. E se for em fases distintas da construção melhor.
    Se a construção desse empreiteiro não corresponder ao que pretendemos, acho difícil que vá lá com um PE. Ainda por cima agora que não têm mãos a medir...
    Se a construção agradar, conseguem-se discutir os pormenores que desejamos e com o detalhe que queremos, pois estamos na mesma "onda.
  11.  # 91

    Arquitetura não são só desenhos bonitos para cumprirem a legislação e serem aprovados pelas câmaras. Naturalmente que um arquiteto fará um projeto de uma determinada maneira e diferente do projeto do arquiteto seu vizinho, porque são cabeças diferentes, logo, ideias diferentes!

    E o que é o projeto afinal? Como escolher o arquiteto com a ideia melhor para nós? Que garantias posso ter que escolhi o melhor profissional?

    Ainda hoje existem muitos profissionais que fazem arquitetura apenas desenhando. Desenham uma sala, uma cozinha, dois quartos e um wc, não importa se há espaço para passar condutas e tubajens em espaços técnicos próprios, ou se tem espaço para ter um compartimento adequado para tais infraestruturas.
    Arquitetura é construção! Projeto é construção!
    Mesmo em fase de licenciamento, em que os desenhos não têm tanta informação, é preciso perceber que, por exemplo, a espessura da parede exterior apresenta tal dimensão porque será construída com determinados elementos, previamente escolhidos para dar resposta à composição da fachada, aos requisitos de isolamento térmico e acústico, e à sustentabilidade estrutural. E tudo isto definido antes do projeto de execução ou mesmo obra.
    Se não houver estas pré-definições, quando se for para projeto de execução ou mesmo obra, a sala, a cozinha, os dois quartos e o wc irão perder espaço, porque afinal as paredes exteriores são mais espessas, é preciso contemplar os espaços técnicos, e porque a estrutura começou a invadir os mesmos compartimentos, e no final, o projeto licenciado teve que ser modificado por todos estes elementos e o DO terá que aceitar todas estas surpresas.

    Arquitetos há muitos... Se não os conhece, peça feedbacks, converse com eles, observe o trabalho deles tanto em papel como obra construída.
    Embora, isto é muito ingrato porque as obras construídas não são para os arquitetos, são para o DO, o cliente, e este acaba por ter mais peso uma vez que é o financiador, portanto, o resultado poderá ser uma obra que nada teve a ver com o que o arquiteto projetou. E isto não significa de que o profissional não é bom ou que a ideia dele não era boa, simplesmente há DOs e DOs, e mesmo que o arquiteto escolha materiais e soluções adequadas ao orçamento disponível, gostos não se discutem...

    Tudo pode acontecer quando o projeto sai do papel. Mais importante que tudo é ter um arquiteto que o acompanhe e o ajude nas tomadas de decisões, e acima de tudo, com respeito. Se confiar no seu profissional ele estará sempre para si e consigo. Se confiar no seu profissional, peça um bom projeto de licenciamento (com pré-execução e compatibilidade de todas as especialidades, ou mesmo projeto de execução se vir que tem dinheiro para o pagar), o MQT, o CE e acompanhamento a 100% em obra.
  12.  # 92

    Colocado por: CMartin
    Espanta-te que tenho vida social que vai um pouco além de guardar os vasos :o)
    foi uma brincadeira, aqui na minha zona na noite de S João roubam-se os vasos para enfeitar o adro da igreja... muita gente nem dorme a guardar os vasos (e outros objectos)
  13.  # 93

    Colocado por: rsvaluminioE quanto custa um PE?
    se for bem feito, vale no mínimo o dobro do Projecto. aliás pelo trabalho que dá vale bem mais.

    Em Portugal nunca fiz, quando estagiava ainda se fazia alguns. Nem sempre. Em espanha também nunca fiz para habitações. No ultimo gabinete onde trabalhei em Singapura faziamos sempre.. mas a qualidade exigida para as casas era extrema. E os DO viam as casas que faziamos como investimentos no verdadeiro sentido da palavra. investia-se X e na hora de vender se viesse a isso podia-se pedir X+Y.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 94

    Colocado por: enf.magalhaesno projecto tem os interruptores nos pilares , tem a certeza que quer que eu rasgue os pilares para meter tubos e caixas ??
    ou seja.. o pilar devia ter a pre instalação eletrica feita durante betonagem...
  15.  # 95

    Colocado por: antonylemosou seja.. o pilar devia ter a pre instalação feita na betonagem...

    Se calhar não convém...
  16.  # 96

    Colocado por: Pedro Barradas
    Se calhar não convém...
    depende, Na primeira casa onde colaborei em sing, fizemos precisamente isso. a casa era toda ela em betão á vista. se o empreiteir tivesse esquecido do o fazer teria sido um 31... obviamente que numa situação assim, já tinhamos de saber que tomadas ia levar, e que iluminação ia levar.. um Pe era necessário.. .. lá está.. isto tudo é um pouco vago pois tudo depende..
  17.  # 97

    Colocado por: ****julgar as competências de alguém, desta forma em praça publica , não aceito muito bem, espero que no final , tenha sorte !


    Esse comentário é-me dirigido?
    • emad
    • 25 junho 2018

     # 98

    Colocado por: riscosEmad...andas a assistir á sic mulher so pode..
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,jorgferr

    Eu vejo é muita cagança por aqui.
    Sao todos bons. Mas quando toca a meter a cabeça, aí é que se vê quem tem coragem.
    Pergunto, dois anos nao serao suficientes para concluir uma moradia p.e. de 220m2?
    Entao qual o problema de assumir um prazo?
    Um arquitecto nao gostaria de ter oportunidade de acompanhar a obra até à sua conclusao?
    Ter um arquitecto com a sua experiência a ajudar o DO do inicio ate ao fim nao seria uma coisa positiva?
    Ja estou a ver que os arquitectos que por aqui andam servem para criticar, mas na hora de assumir um desafio destes, é impossivel prever o futuro. Claro que é. Aqui é que está o desafio.
    Mas se calhar é melhor ganhar 5k num projecto e depois deixar o DO no meio dos leoes.
    Enfim....
    Sousa Tavares boa sorte para encontrar o santo arquitecto que tanto procura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sousa tavares
  18.  # 99

    Colocado por: emadEntao qual o problema de assumir um prazo?

    Quem tem que assumir os prazos é o empreiteiro, os arquitectos fazem projectos.
    Mas se quiser fazer a obra por administração directa, e quer o arquitecto a fazer a direcção de obra, tem que lhe pagar a condizer, e eu não estou a ver ninguém a fazer esse trabalho por menos de 1000€/mês, e parece-me que o prémio que o emad queria dar era cerca de 5000€ para 2 anos de obra!!! ... vai lá vai :-))
    • emad
    • 26 junho 2018 editado

     # 100

    Colocado por: Picareta
    Quem tem que assumir os prazos é o empreiteiro, os arquitectos fazem projectos.
    Mas se quiser fazer a obra por administração directa, e quer o arquitecto a fazer a direcção de obra, tem que lhe pagar a condizer, e eu não estou a ver ninguém a fazer esse trabalho por menos de 1000€/mês, e parece-me que o prémio que o emad queria dar era cerca de 5000€ para 2 anos de obra!!! ... vai lá vai :-))

    1000€/mes?
    Entao fazer um projecto é mais depreciativo para um arquitecto do que acompanhar a obra. Se o arquitecto tivesse de ir à obra uma vez por mês era preciso pagar 1000€/mês?
    Eu começo a pensar que a bolha imobiliaria começou no Forum da casa.
    Ate ha uns anos atrás discutia-se aqui no forum pagar projectos a 2000€. Agora é preciso 1000€/mes para acompanhar a obra?
    Eu coloco aqui uma forma de desafiar um arquitecto a desenhar, acompanhar e ajudar o DO a nao só nao derrapar como defende-lo de quem nao zela pelos interesses dele, e dizem que sou lunatico.
    Picareta pelo menos foi o unico que tentou perceber aquilo que escrevi.
 
0.0270 seg. NEW