Colocado por: Pedro BarradasTanto serve um como outro, se adequado à realidade do seu projecto.
Aplicando o isolamento termico por dentro irá penalizar a inércia térmica. Mas isso não quer dizer que seja mau per si.
Colocado por: MarcopomTem a ver com a forma como vai climatizar a casa, sistemas lentos convém aproveitar a inércia das paredes, sistemas rápidos como AC é melhor abdicar da mesma...
Tem de de ter em conta a utilização da casa, depois adequar o sistema de climatização, método construtivo (isolamento)..
Pense bem antes de aprovar o projeto, aliás pense tudo muito bem até aos mais pequenos pormenores porque depois as alterações saem caras!
Não vá na treta, "isso depois vê-se", "depois alteramos em telas finais", ou ainda "você tem tempo de pensar nisso"...etc
Ps: é só a minha opinião... Se conhece algum gabinete bon, mesmo que seja um pouco mais caro arrisque, porque existem os tais pormenores que uma vez ocultados em projeto ficam caros na execução e por norma entram como extras! Fuja desta expressão 😁😁😁
Colocado por: Marcopom
Ps: não poupe em isolamento! atenção aos grandes vãos e a caixilharia/vidro e se for o caso as caixas de estore!
A estanqueidade é importante, logo tem de ter um VMC razoável...
Colocado por: gmsilvaPronto então vou ter que escolher as com o mínimo de perdas em geral....
E o que ter em conta ao escolher??? será que são mais caras que oscilo-batentes??
Colocado por: JoelM
Quando se quer qualidade térmica e acústica, não existem duvidas na escolha! de correr nunca. já não me lembro do ultimo projecto onde usei janelas de correr...
Colocado por: ****Não, têm sempre perdas térmicas e acusticamente idem !
Colocado por: gmsilvaApesar do oscilobatente ser melhor em relação às de correr, prefiro optar por as de correr (já vi as oscilobatente a trabalhar) acho muito mais práticas e mais elegantes...
Colocado por: gmsilvaSerá que se eu quiser alterar para oscilobatente ainda vou a tempo???
Colocado por: JoelM
Pode, desde que a dimensão dos vãos seja a mesma... agora, deixar essa decisão para mais tarde pode incorrer em trabalhos a mais/alteração dos mesmo ou seja, custo extra.
Colocado por: mhpinto
Se gosta de janelas de correr mas quer estanquicidade, para mim a melhor opção é o oscilo-paralelo, daí ser aquilo que escolhi para os vãos maiores da minha qualquer-dia-vá-se-lá-ver-quando casa.