Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Boas

Acho muito estranha aquela distância entre a casa e o muro de vedação. Não será possível expor aqui um corte longitudinal?
    Comparando o desenho e as fotografias fico com a forte impressão que a casa foi implantada a um nível mais baixo que o previsto.

cumps
    José cardoso
  2.  # 62

VOLTO a repetir
    o dixas tem de meter aqui os dados todos do problema, ou seja para começar a planta de implantação para ver essa distância da casa ao passeio (muro) , depois confirma-se segundo o projecto o que correu mal e o que tem a dizer o projectista.
    Segundo o corte apresentado essa solução de alçado só ficaria bem ai com uns bons 3 metros pelo menos ao muro, pois ficaria sempre mais abaixo da cota do passeio frontal nesse ponto.
    ou seja vai-se saber quem autorizou esse afastamento ao passeio e se é assim que está aprovado ou não, e depois tirar responsabilidades por um mau projecto OU uma implantação incorrecta.
  3.  # 63

Concordo com o marco 1, sem os alçados laterais, cortes e planta de implantação não se consegue perceber o que correu mal. Se aquela janela corresponde ao alçado, parece que toda a fachada deveria ter ficado desenterrada, o que não está na obra. Go figure
    •  
      marco1
    • 1 agosto 2009 editado

# 64

Sim AugsHill

mas sempre (segundo o alçado apresentado) quase ao nivel do passeio publico fronteiro
    como disse fica apenas aqui a dúvida de saber qual o afastamento da casa em projecto para isso basta a planta de implantação.
    acho que o Paulo Correia já percebeu que é assim.
  4.  # 65

Dixas,
    Colocado por: dixase para ser sincera ao ver comentários a dizer que arquitectos a fazerem 'projectos' sem nunca terem visto o terreno e..sem levantamentos topográficos penso se não terá sido isso que aconteceu..
    E atenção que não quero criticar nem por em questão o trabalho de arquitectos ou de empreiteiros... só quero esclarecer esta situação em específico.
    As críticas são sempre bem-vindas (os amigos criticam, os outros bajulam).

Retiro o que disse anteriormente (que, provavelmente, não havia erro nenhum e era precisamente isso que o arquitecto pretendia).

Cá por mim, esteja à vontade para trucidar o %$#@ do "arquitecto" que lhe fez o "projecto".
  5.  # 66

continuamos á espera do afastamento marcado no projecto....
    até lá acho que não é válido atirar pedras a ninguêm.
  6.  # 67

eu sinceramente ainda fiquei mais baralhado, para melhor entendimento deveria colocar alçado-fotografia geral, alçado-fotografia geral...agora que ali algo de errado"" de não fazer bem, há claro
    • FCC
    • 1 agosto 2009

# 68

Colocado por: marco1volto a repetir a minha opinião:
    Acho que teria sido mais interessante e construtivo se o Dixas aqui tivesse vindo relatar o que tinham dito os vários intervenientes sobre a questão (empreiteiro, arquitecto, etc) e não estarmos aqui a especular como que no vazio.

Pois é, a informação disponibilizada não é a melhor.

Com base nas fotos e no alçado, quanto a mim, penso que foi o empreiteiro que não soube implantar a construção. Mas, para ter a certeza de tal tinha que ver o projecto com as respectivas cotagens e fotos da área envolvente.

Será que ninguém se apercebeu do que estava a acontecer, no inicio da obra? Pois, a construção não tem nada a ver com o alçado.
    O pavimento da soleira da habitação tem mais ou menos um metro do que pavimento da entrada para a garagem. Já agora dixas, era bom termos uma foto em que apanhá-se a garagem e a habitação. Assim poderiam dissiparem-se as dúvidas sobre as cotas reais.

Como existem muitos arquitectos, engenheiros e empreiteiros, neste fórum, talvez possamos ir mais além, embora não possamos concluir nada.
  7.  # 69

Pois, a construção não tem nada a ver com o alçado.

Como já referi, na minha opinião, a construção está fiel ao único alçado apresentado pela dixa.

Falta uma planta (r/c ou implantação ou cobertura, qualquer uma serve) ou um alçado lateral para ver aquilo que já se espera ver: Que a distância da fachada ao muro exterior é maior do que a que está realizada.
  8.  # 70

Colocado por: O.Martins

Como já referi, na minha opinião, a construção está fiel ao único alçado apresentado pela dixa.

Falta uma planta (r/c ou implantação ou cobertura, qualquer uma serve) ou um alçado lateral para ver aquilo que jáse esperaver: Que a distância da fachada ao muro exterior é maior do que a que está realizada.

pelo que percebi não está de acordo, a construção está a uma cota mais inferior, pelo que percebi estiste o alçado colocado em desenho e a fotografia logo a seguir será de esse alçado.
    o projecto já estava rebaixado e pela foto foi ainda rebaixado muito mais.
    acho que é isso mas faltava uma foto geral
    • Jonh
    • 2 agosto 2009

# 71

O empreiteiro, NAO TEM CULPA, mas, se fosse experiente saltava-lhe a vista um erro desses...pois era ele que estava a fazer e poderia assim evitar chegar ao ponto a que se chegou.

Agora, culpados? O arquitecto ou quem projectou....
  9.  # 72

Colocado por: Fernando Gabriel
    Colocado por: O.Martins

Falta uma planta (r/c ou implantação ou cobertura, qualquer uma serve) ou um alçado lateral para ver aquilo que jáse esperaver: Que a distância da fachada ao muro exterior é maior do que a que está realizada.

pelo que percebi não está de acordo, a construção está a uma cota mais inferior, pelo que percebi estiste o alçado colocado em desenho e a fotografia logo a seguir será de esse alçado.
    o projecto já estava rebaixado e pela foto foi ainda rebaixado muito mais.
    acho que é isso mas faltava uma foto geral

Fernando, pelas fotos colocadas não dá para ver essa cota de que fala, pois ela está escondida pelo muro (que ainda não está totalmente construído.
    O alçado representado (em desenho) corresponde a uma linha de corte entre a fachada e o muro, dirigido para o edifício, logo não permite averiguar alturas a tardoz da linha de corte.
    (Estas coisas seriam mais fáceis de explicar apontado o desenho do que assim por texto)
  10.  # 73

Colocado por: JonhO empreiteiro, NAO TEM CULPA, mas, se fosse experiente saltava-lhe a vista um erro desses...

Na minha opinião nada permite dizer isso, ainda.

Existe de facto a possibilidade da casa ter sido executada maior do que foi projectada e agora faltou cumprir as distâncias ao muro. (Existem outras hipóteses mas esta não deixa de ser uma delas, por isso não vale a pena atribuir culpas ou absolvições antecipadas, até serem disponibilizadas as respectivas peças em falta).
  11.  # 74

Colocado por: O.Martinsagora faltou cumprir as distâncias ao muro.

Pois. Existe uma porta naquele alçado. precisariamos de 90cm para acesso e pela fotografia o muro está encostado à casa. Um dos dois está mal implantado
  12.  # 75

eu estou a guiar me por isto, sendo o alçado apresentado o mesmo da fotografia
      Untitled-1.jpg
  13.  # 76

Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: O.Martinsagora faltou cumprir as distâncias ao muro.

Pois. Existe uma porta naquele alçado. precisariamos de 90cm para acesso e pela fotografia o muro está encostado à casa. Um dos dois está mal implantado

A zona dessa porta está em hall, ou seja, recuada. Acho que dá para ver isso +/- pela outra foto que foi colocada.
  14.  # 77

Fernando, a sua análise da foto/alçado não está correcta.

Quando está a ver essa foto, esqueça o muro, porque ele não aparece no alçado, e ainda vai subir muito mais do que se vê na foto (pode reparar nos pilares).

A distância "2" que marcou na foto é horizontal, mas no alçado marcou uma distância "2" vertical. Não tem correspondência.
    Se reparar, nas fotos, até pode ver a parte que não foi rebocada, abaixo da janela, destinada ao forro de cantaria(ou outro) fiel ao alçado. Mas que vai ser bonito colocar ali aquele forro com meio metro de espaço para trabalhar vai! Se fosse só aquela distância o arquitecto nem se tinha preocupado em forrar aquilo! (Mas isto já estou a entrar na suposição)
  15.  # 78

Fernando, está aqui. A linha verde, a tracejado, representa a cota de soleira. Está tapada pelo muro (na foto).
    No alçado, essa linha está em corte, logo, o muro (que estás atrás), não aprece no desenho.

A linha azul representa o muro lateral a construir, porque o que se vê na foto é o muro do vizinho. O muro lateral a construir será mais baixo, como se pode pelo alçado (usando a referência da janela).
      erro_projecto.jpg
  16.  # 79

Mas agora reparei noutra coisa! O Arquitecto desenhou portadas para as janelas. Depois do muro estar feito as portadas não vão fechar (ou abrir).
  17.  # 80

aquilo vai ser o muro mesmo? é que eu não queria acreditar que fosse o muro, pensei que fosse uma contenção de terras indirecta; tão perto da casa?, eu vi a armadura a sair fora mas pensei que fosse engano, o muro está tao perto da casa? aquilo deve ter 30/40 cms de espaço,
    sim senhor está um belo trabalho está!
    é deitar muro abaixo e mais umas escavações-zinhas
    pelo menos o espaço corredor deveria ter 1,5 já que se ve ali a entrada de casa tambem.

0.0284 seg. NEW