Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite!

    Tentei procurar tópicos com assuntos parecidos e não encontrei por isso criei este de modo a esclarecer uma situação.

    É o seguinte, os meus pais estão a construir uma vivenda (numa rua com alguma inclinação) e na parte frontal da casa, no piso inferior a janela do quarto (que ainda tem algumas dimensões) ficou como que ao nível da estrada, e agora, com a construção do muro o que vai acontecer é a janela ficar meio tapada pelo muro, o que estava totalmente fora dos nossos planos.

    Agora eu pergunto, se pagamos a engenheiros e arquitectos para que tudo ficasse bem, porque não preveram esta situação?


    O meu pai assinou o projecto antes da casa começar a ser construída, é certo, mas porque confiou no trabalho das pessoas "competentes" que o fizeram.

    o que eu gostaria de saber é quem falhou e quem tem de assumir responsabilidades neste caso...


    Agradeco qualquer tipo de informação e ajuda, porque de facto estamos bastante desiludidos com o sucedido e queremos apurar responsabilidades.
  2.  # 2

    Pode colocar uma copia do projecto e umas fotografias?

    Seria mais facil.


    Como está no projecto?
  3.  # 3

    Se não existe nada escrito sobre essa situação da janela, dificilmente existirão responsaveis agora se no projecto estiver uma coisa e em obra outra há responsabilidades sim.
  4.  # 4

    o problema é que a obra está seguida de acordo com o projecto. O erro esta na elaboração do projecto. Neste caso como será?

    Vou tentar por umas fotos, nao sei se tenho neste momento, mas amanha meto aqui.
  5.  # 5

    Responsabilidade de quê?

    De haver uma janela rente ao chão e semi-entaipada pelo muro da vossa casa?

    Provavelmente era precisamente isso que o arquitecto pretendia e, portanto, ninguém falhou.
  6.  # 6

    Pelo qeu parece nesse caso não será....

    Vamos esperar pelas fotos pra dizer mais alguma coisa.
  7.  # 7

    Nesse caso nada a fazer, só se como disse existir alguma conversa em que tenha mencionado esse aspecto ao arquitecto e você possa provar isso e que pensava que seria executado assim, mas sinceramente isso é dificl
  8.  # 8

    Neste caso, só se pode considerar haver erro de projecto, imputável ao arquitecto, se houver violação de alguma norma (se o muro ficar a menos de 3m da janela, viola o artº 73 do RGEU). O que penso que falhou, terá sido a comunicação, uma vez que o seu pai não terá percebido, na fase do projecto, que a janela ficaria dessa forma.
  9.  # 9

    Se era a intenção do arquitecto que nos consultasse primeiro para ver o que achavamos e se concoradavamos não é..
  10.  # 10

    encontrei uma do início que não me parece ser muito esclarecedora mas vou postar na mesma..
  11.  # 11

    no lado esquerdo..
      sem nome1.jpg
  12.  # 12

    para mim não se deveu a falta de comunicação mas sim a uma falha, grande falha de elaboração de projecto, mas isto é a minha opinião que até poderá estar errada.

    Peço desculpa por não ter mais fotos neste momento, amanha sem falta colocarei as fotos actuais e espero novas opiniões..
    • VMC
    • 31 julho 2009

     # 13

    Parece ser mais um clássico de arquitectos que fazem projectos sem ir ao local ou ter levantamento topográfico.

    Infelizmente agora parece ser tarde, ou terá que alterar a fachada, fazendo eventualmente uma janela mais pequena.
  13.  # 14

    estamos a ver a frente da casa é isso? é que se for a lateral será grave se for o que parece.
    à primeira vista existe ali um baixar de cota ao terreno existente (ao fundo), mais de um metro parece, que não se costuma fazer não.
  14.  # 15

    .. eu não me pronuncio sem ver o projecto de arquitectura, nomeadamente o alçado da casa + alçado do muro e planta... e uma foto a maior distância mostrando o enquadramento dessa fachada com a via pública.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1, SRPP - Arquitectura, AugstHill
  15.  # 16

    ca esta a tal regra de afastamento não É! por isso jogo pelo seguro!
    • Jonh
    • 31 julho 2009

     # 17

    O próprio empreiteiro, apesar de não ter culpa, se tivesse experiência e olho para a "coisa" via antes de avançar, que as cotas não tavam certas.

    Mas à primeira vista o erro concerteza será de quem projectou, e por conseguinte na Camara, tambem aprovaram assim...
  16.  # 18

    Colocado por: JonhO próprio empreiteiro, apesar de não ter culpa, se tivesse experiência e olho para a "coisa" via antes de avançar, que as cotas não tavam certas.

    Pois e depois de descobrir o erro fazia o quê? A maioria dos arquitectos ficava logo furiosa e tinha guerra para o resto da obra
  17.  # 19

    Podemos ficar aqui a especular até que o Benfica ganhe o campeonato, mas só se podem tirar conclusões depois de olhar para o projecto.
  18.  # 20

    Ainda nem sabemos se de facto se trata de um erro mesmo ou se já estava assim previsto em projecto e o dono de obra não reclamou.
 
0.0220 seg. NEW