Dado as solicitações terem sido mais do que muitas, alterei o orçamento que tinha enviado anteriormente, estando agora com uma melhor decomposição de alguns artigos e mais importante com quantidades (de uma vivenda com cerca de 450m2) e arquitectura complexa, isto é, não é um rectângulo, pelo que a área de paredes é mais elevada que o habitual
O preço dos artigos estão decompostos, isto é, estão separados por mão de obra, materiais, equipamento e subempreitadas com fórmulas, pelo que poderão alterar o preço dos materiais e recalcular o valor final. Não se esqueçam que falta o IVA. Como disse anteriormente, estes orçamentos são válidos para uma situação, sendo necessário ter algum bom senso na sua utilização. Cada obra é uma obra e o que se aplica a uma, não se aplica a outra.
Como não guardei todos os emails que enviei e tenho estado a reenviar o novo orçamento, se alguém não não recebeu a segunda versão, diga, que eu envio. Se alguém encontrar alguma coisa que ache errada diga, para poder verificar e corrigir. Perfeições não existem
Espero desta maneira, ajudar quem se vai meter na construção da sua vivenda, acabar de uma vez por todas com a teoria dos 500€/m2, podermos discutir com números decompostos e evitar derrapagens de custos. Nesta vivenda em particular, na empresa disseram que o valor final estava muito caro e fomos ver todos os preços unitários. Estavam baratos.
Olá Paulo Correia seria possivl enviar-me também esse documento em excell??? talvez assim euconsiga perceber porque me o valores de orçamento tão elevados que nem o arquitecto percebe!!hehe o meu email é [email protected]
Excelente! Um contributo realmente útil para quem anda nestas andanças.
A pergunta inevitável... Uma vez que o orçamento tipo que apresenta tem por base uma moradia com 450m2, acha que a validade do mesmo se mantém e se pode aplicar a uma moradia de 200m2 em 2 pisos com garagem de 60m2 em anexo em terreno plano, modificando apenas as quantidades do material e mão de obra, diminuindo-as na respectiva proporção ? Ou é assumir demasiado ?
Por acaso a vivenda base era muito parecida com a sua. No orçamento que enviei pode perfeitamente fazer fazer isso, alterar as quantidade, mas não pode mexer na rubrica do estaleiro, porque esse terá sempre de ser pago, que a casa tenha 100 ou 500m2. As margens é que poderão ter de ser ajustadas para 30 ou 35%. Agora o valor seco, não sofre grandes alterações.
Quanto ao IVA terá de adicionar sobre o valor total da proposta, tudo paga IVA nesta vida. Sobre os materiais e subempreiteiros, não têm hipótese nenhuma. Na mão de obra dependerá de como a contractar, mas de uma forma ou outra, paga
Porque é que acha que andam todos a fazer moradias sem facturas ou com o mínimo possível? Uma empresa que cumpra ou vai à falência ou se afasta desse mercado.
Mas as finanças vão cair em cima disso, não tarda nada. Se agora até o vestido de noiva verificam (só faltou pedir os recibos da lingerie da noite de núpcias)
Estou a estudar a hipótese de comprar uma casa antiga e quase em ruínas na cidade do Porto e reconstrui-la, acha que o seu documento pode ser válido para me ajudar a ter uma ideia dos custos de construção?
Se a casa está quase em ruínas e não têm valor arquitectónico, mande abaixo e faça outra, isto claro se for possível. O preço m2 de reabilitação é significativamente mais caro do que a construção nova e aqui não há valores m2 para ninguém. Cada caso é um caso.
O orçamento que estou a disponibilizar aplica-se a construção nova, não a reconstrução. Embora tenha bastantes orçamentos de reabilitação, não posso disponibilizar nada, por é tudo muito especifico e raramente consigo aproveitar orçamentos de uns para os outros. O que tenho são módulos individuais (orçamentos para recuperar um compartimento seco, por ex) que uso em cada divisão. Imagine um lego feito de várias peças, as quais se repetem ou não. è um esquema parecido com a programação por objectos, juntam-se vários orçamento pequenos e temos um grande. è difícil de explicar.
Envie-me fotografias para ver e poder dar uma opinião mais abalizada.
Estou naquela fase do vai não vai para avançar com a construção de uma nova casa. Como sempre, a 1ª questão é Quanto custará?. A ideia já existe mas falta saber quantos degraus há que descer para adequar às possibilidades.
Sem querer abusar pode disponibilizar esse documento em excel. [email protected]