Colocado por: AugstHillsrma, porque diz que uma lei, feita como deve ser, deve ser ampla e abstracta (quando penso nisso, vem-me logo à memória o artº 121 do RGEU, e depois tenho pesadelos)?
Colocado por: AugstHillsrma
Até que ponto o Estado nos deve entrar pela casa dentro? Quando construímos a nossa casa, é para nós, ninguém tem nada a ver com isso. Mas, para o Estado, trata-se de uma intervenção no território e da produção de um bem que poderá vir a ser colocado no mercado.
A lei existe para todos, é para se cumprir.. E por muitas pessoas pensarem 'é meu faço o que me apetece' e outras [e também as mesmas] gostarem de receber uns trocados a mais ao fim do mês para 'fecharem os olhos' a certas coisas [ou seja..corrupção] é que isto continua como está e o país não anda para a frente em certas áreas..
Porque razão você há-de cumprir uma lei sem se interrogar sobre a sua legitimidade?
Colocado por: O.Martins
O seu contorno, apenas porque se quer ter uma sala maiorzita, é que não me parece razoável.
Colocado por: luisvvColocado por: O.Martins
O seu contorno, apenas porque se quer ter uma sala maiorzita, é que não me parece razoável.
Pois a mim o que não parece razoável é a imposição de normas absurdas...
Colocado por: O.MartinsUm simples exemplo.
Imagine-se que daqui a 5 anos o Telmo está a vender aquela casa. E eu lhe compro a casa, porque até preciso de um escritório grande.
Depois de estar instalado, e a minha mãe a viver no r/c reparo que a cadeira de rodas não entra na w/c. Surpreendido pergunto-me como é que a câmara aprovou em 2010 uma coisa daquelas!
Das duas uma:
- Ou encolho os ombros e penso: "É o país que temos... continua tudo igual, admirava-me era se as áreas estivessem cumpridas".
- Vou à câmara pedir satisfações. E como sou muito persistente não descanso enquanto não apurar responsabilidades!
Moral da história, alguém ficará sempre a perder e, os centímetros que se poupam na sala até podem nem ser muito importantes.Estas pessoas agradeceram este comentário:LLopes
as imposições dentro de espaço privado são quanto a mim excessivas e indevidas.
O que não posso concordar é com ultrapassagens manhosas à lei. Quem não quer cumprir que o assuma e não envolva a responsabilidade de outros no assunto. De outra maneira, para mim é cobardia.
Colocado por: AugstHillNão sei se já repararam, mas isto não está a melhorar. A atitude do Estado (por força de uns quantos control freaks, guindados ao poder via jobs for the boys) é de que "eu sei o que é melhor para ti, e vou obrigar-te a fazê-lo, quer tu queiras quer não".
Colocado por: srmaColocado por: O.MartinsUm simples exemplo.
Imagine-se que daqui a 5 anos o Telmo está a vender aquela casa. E eu lhe compro a casa, porque até preciso de um escritório grande.
Depois de estar instalado, e a minha mãe a viver no r/c reparo que a cadeira de rodas não entra na w/c. Surpreendido pergunto-me como é que a câmara aprovou em 2010 uma coisa daquelas!
Das duas uma:
- Ou encolho os ombros e penso: "É o país que temos... continua tudo igual, admirava-me era se as áreas estivessem cumpridas".
- Vou à câmara pedir satisfações. E como sou muito persistente não descanso enquanto não apurar responsabilidades!
Moral da história, alguém ficará sempre a perder e, os centímetros que se poupam na sala até podem nem ser muito importantes.Estas pessoas agradeceram este comentário:LLopes
Vai-me desculpar mas não concordo nada com o seu comentário, e vamos entrar na mesma discussão que aqui já aqui tivemos várias vezes, porque razão é que o estado tem que lhe impor a obrigatoriedade de construir uma casa cujo espaço interior tem que estar dividido ou cumprir medidas regulamentares, só se achar que o Estado é capaz de tratar melhor do seu interesse do que você próprio, se a mim não me preocupa que os WC's tenham possibilidade de acesso a pessoas com limitações motoras, porque carga de água é que haverá de vir o estado obrigar-me a ter essas medidas, isso - e desculpem-me o português corrente - é uma boa treta, se daqui a dez anos eu precisar desse wc e por opção não o fiz é um problema meu - e se eu quiser dou cabeçadas na parede por causa disso - agora o estado vir-me impôr o que é melhor para mim é intromissão e paternalismo barato. E se você comprou uma casa que não tem o tal wc e depois precisar dele é problema seu e é a si que lhe compete resolver o problema - se quiser dê cabeçadas na parede. E repare que com isto não estou a defender condutas de desobediência à lei, o que estou a dizer é que lei não devia estar assim redigida nem deve impor este tipo de coisas.
A aplicação de regras (como volumetrias, cerceas e afins) é uma prerrogativa com a qual concordo por motivos de ordenamento de territorio, sendo esta de facto uma função do estado mas as imposições dentro de espaço privado são quanto a mim excessivas e indevidas.
Mais uma vez voltamos a este assunto...
Não gostam das leis, fazem um partido politico ou uma petição ou um movimento civico e tentam alterá-las...
Não cumprir porque acham que é palermice (e ás vezes é) é que leva a situações não admissiveis. É que todos podemos achar tudo palermice, logo não temos que cumprir nada...
Outra questão com a responsabilização individual é que a maioria das pessoas não assume a total responsabilidade das decisões que toma. Veja-se o caso dos bancos... "eu pensava que era um depósito a prazo... não li... a culpa é do BP...", "choveu e deu-me cabo das colheitas... a culpa é do governo, temos que ter um subsidio...".
Todos gostam de ser independentes e tomar decisões e dizer que são responsáveis e o estado não tem nada que se meter. Quando corre mal vêm todos pedir "batatinhas" e"subsidiozinhos". Quando cremos fazer o que nos apetece somos cidadãos adultos e responsáveis... quando corre mal a culpa é do estado e temos de ser ajudados.
Colocado por: j cardosoBoasas imposições dentro de espaço privado são quanto a mim excessivas e indevidas.
Correndo o risco de surpreender alguns, estou completamente de acordo com isto. O que não posso concordar é com ultrapassagens manhosas à lei. Quem não quer cumprir que o assuma e não envolva a responsabilidade de outros no assunto. De outra maneira, para mim é cobardia.
cumps
José CardosoEstas pessoas agradeceram este comentário:PBarata