Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

Colocado por: NPRP
    Olá Jorge. E a Daikin tem disso? Que cumpra a norma?
    sim, oh aqui pra ela
      15963839176974252047907691112186.jpg
    • NPRP
    • 2 agosto 2020

# 182

Colocado por: jorgealvessim, oh aqui pra ela
      15963839176974252047907691112186.jpg

Epaaa, isso parece um foguetão, cheia de luzinhas xpto e leds e neóns... faz desconto? 😉
  2.  # 183

Esta questão de a bomba substituir o solar térmico em construções novas é de âmbito legislativo nacional ou as câmaras municipais podem colocar entraves? Quem faz as contas para demonstrar a equivalência ou superioridade para fins de legalização/certificado de habitabilidade para construção nova?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NPRP
  3.  # 184

Colocado por: barbeiroEsta questão de a bomba substituir o solar térmico em construções novas é de âmbito legislativo nacional ou as câmaras municipais podem colocar entraves?

Isso é de âmbito nacional

Colocado por: barbeiroQuem faz as contas para demonstrar a equivalência ou superioridade para fins de legalização/certificado de habitabilidade para construção nova?

Na fase de projecto é o projetista da térmica, no final da obra é o perito que fizer a certificação energética
    Estas pessoas agradeceram este comentário: barbeiro
    • NPRP
    • 3 agosto 2020

# 185

A que entidade responde ou trabalha o tal perito que no final da obra dá o parecer do certificado energético?
  4.  # 186

ADENE
    • NPRP
    • 3 agosto 2020

# 187

Colocado por: Picareta
    Isso é de âmbito nacional

Na fase de projecto é o projetista da térmica, no final da obra é o perito que fizer a certificação energética
    Estas pessoas agradeceram este comentário:barbeiro

Então neste caso concreto, tenho de ser eu como DO e atempadamente quando se estiver a desenvolver o projecto da térmica dizer especificamente ao responsável o que pretendo colocar, não vá ele projectar algo completamente diferente do que depois em obra eu vou querer pôr.
  5.  # 188

Então neste caso concreto, tenho de ser eu como DO e atempadamente quando se estiver a desenvolver o projecto da térmica dizer especificamente ao responsável o que pretendo colocar, não vá ele projectar algo completamente diferente do que depois em obra eu vou querer pôr.

Deve estar sempre em contacto com os seus projetistas, para acompanhar e discutir as soluções que vão ser implementadas.

Os donos de obra não devem apenas ter participação na Arquitetura, mas sim em todo o processo.
    Concordam com este comentário: NPRP
  6.  # 189

Não quer dizer que durante a construção não se possam alterar algumas questões que vão influenciar esses cálculos, mas no fim fazem-se os acertos necessários (comigo foi assim)
  7.  # 190

Até diria que é comum ser assim
    • NPRP
    • 3 agosto 2020

# 191

Concordo, mas digamos que quanto mais for tudo esmiuçado em fase de projecto, menos haverá margem para desvios futuros. E mesmo assim...
  8.  # 192

Colocado por: NPRPConcordo, mas digamos que quanto mais for tudo esmiuçado em fase de projecto, menos haverá margem para desvios futuros. E mesmo assim...

No meu caso foi porque houve disponibilidade financeira e deu para dar um upgrade em determinadas áreas.
  9.  # 193

Ou então porque as especialidades são chapa 5
  10.  # 194

as minhas foram chapa 5, no pré certificado térmico tenho esta pérola, só pra verem a fraca qualidade do copy/paste:
    Image from Gyazo

no meu caso tenho no pré certificado painel solar térmico + termoacumulador eléctrico, mas na realidade vai levar bomba de calor.
    Posso deixar andar até cá vir o fulano fazer o certificado energético, ou tenho que comunicar aos meus técnicos esta alteração? :D
  11.  # 195

O pré-certificado é só para mostrar à camara municipal que a casa é pelo menos B-, no final é que convém estar tudo direitinho 😛
  12.  # 196

Colocado por: rjmpiresNão quer diz
    desde que a alteração consiga fazer pelo menos a mesma energia renovavél estabelecida no pré-certificado.
    Concordam com este comentário: rjmpires
  13.  # 197

Colocado por: jorgealvesdesde que a alteração consiga fazer pelo menos a mesma energia renovavél estabelecida no pré-certificado.

Sim, a minha intervenção pressupunha que era para melhorar e não o contrário, de facto não estava explícito 👍🏻
  14.  # 198

Colocado por: mfa17as minhas foram chapa 5, no pré certificado térmico tenho esta pérola, só pra verem a fraca qualidade do copy/paste:
    Image from Gyazo

Que tem assim de grave? Tem camada de forma com pendente, tem pendente, nem que seja para a direita, para a esquerda, para duas ou três poças.

Colocado por: mfa17
    no meu caso tenho no pré certificado painel solar térmico + termoacumulador eléctrico, mas na realidade vai levar bomba de calor.
    Posso deixar andar até cá vir o fulano fazer o certificado energético, ou tenho que comunicar aos meus técnicos esta alteração? :D

Deve comunicar ao projetista essa alteração. Desde que sejam melhorias, é sempre aceitável.
  15.  # 199

As duas coisas, deve ser o DO a dizer o que pretende, e o projectista a verificar e adaptar a opção escolhida às necessidades, bem como perguntar ao DO a solução que pretende. O problema é que a mior parte dos DO não sabemo que querem, ou então respondem depois vê-se.
    Concordam com este comentário: ASSimoes
    • NPRP
    • 7 agosto 2020

# 200

Pois é caros Foristas, como sabem, o Mundo dá muitas voltas..sabem aquele tiro certeiro que às vezes sem pensar acabamos por dar? Aconteceu isso hoje comigo.. então não é que aquele amigo com quem nós praticamos uma modalidade 2x por semana há 10 anos tem capacidade de decisão em me colocar gás natural à porta de casa? E sem me imputar custos ainda por cima 😃!
    Ou seja, tudo projectado para NÃO TER gás natural, e de repente dizem-nos: inicia a obra de pedreiro, paredes ao alto e eu ponho-te o GÁS NATURAL à porta!
    Ora depois da simpática história, deparo-me com este dado novo e, como qualquer DO que ande a contar todos os trocos e a fazer contas, pensei:
    - a nova casa é norte litoral, a 3 km do mar - logo as noites são frescas e as necessidades de refrescamento reduzidas;
    - PRH é ponto assente a instalar, mas se calhar neste caso só para aquecimento
    Ora o meu lado Tio Patinhas de repente começou a querer tirar da equação uma coisa chamada Bomba de Calor. Como?
    1) Para o Aquecimento: depósito de inércia tendo como fontes de calor Caldeira a Gás Natural e com apoio de Recuperador Calor Hidráulico (para dar apoio sempre que possível à caldeira a gás e ajudar a baixar a conta)
    2) Para as AQS, uso a mesma caldeira a gás com apoio de solares térmicos onde, neste caso, tendo solares térmicos já devo à partida reunir as tais condições das energias renováveis..
    Isto faz sentido? Assim de repente, deixo de precisar duma bomba de calor quente/frio por troca duma caldeira a gás natural.. ganho de 5000, 6000 euros por alto na instalação? E na exploração, BC VS CALDEIRA GÁS NATURAL, haverá grandes diferenças em cônsum€?
    Desculpem o testamento, mas nesta fase de projecto, tudo ainda é possível equacionar...

0.0520 seg. NEW