Iniciar sessão ou registar-se
    • NPRP
    • 8 agosto 2020

     # 221

    Colocado por: eu
    Faz todo o sentido, avance sem qualquer dúvida. Livra-se de uma bomba de calor caríssima, não só na aquisição mas numa eventual avaria. Em termos de consumo, a diferença é pequena porque o custo por KWh do gás natural é baixo e as caldeiras de condensação têm uma eficiência incrível a trabalhar com o piso radiante (mais de 100% nalguns casos).

    Eu tenho PRH a trabalhar com gás natural e estou completamente satisfeito. Avance sem medos.


    Mas os painéis também vão permitir poupanças na produção de água quente relativamente à bomba de calor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NPRP

    Caro “eu”,
    Obrigado pelo seu testemunho.
    Pode partilhar connosco qual é a área em que usa o PRH, quantos graus “pede” no inverno, e por alto quanto gasta em gás natural por mês de inverno (custo de gás natural apenas dedicado ao aquecimento)?
    • NPRP
    • 8 agosto 2020

     # 222

    Colocado por: jorgealvesNão sei onde é que raio vai poupar 7000€, o depósito mais os painéis mais a caldeira mais o diferencial de custo do recuperador ronda os 4500€ a 6000€ mais Iva.

    Jorge,
    Se uma caldeira custa 1000, um depósito de inércia de 500 litros mais 1000, painéis solares 2500 e o recuperador de calor já ia ter de qq maneira, somemos mais 1000 por ser a água.. tudo somado dá 5500 (podemos assumir já com iva), assim contas por alto.. uma bomba de calor daquelas maneirinhas que você sabe com iva, vai bater os 10.000. Diferença: 4.500. Contas de merceeiro..😉
    • NPRP
    • 8 agosto 2020

     # 223

    ... isto porque da noite para o dia o gás natural passou a poder fazer parte da equação.... 🧐
    • eu
    • 8 agosto 2020

     # 224

    Colocado por: NPRPPode partilhar connosco qual é a área em que usa o PRH, quantos graus “pede” no inverno, e por alto quanto gasta em gás natural por mês de inverno (custo de gás natural apenas dedicado ao aquecimento)?

    Área cerca de 240 m2, este ano o PRH ficou regulado nos 24 graus (contra a minha vontade - acho que é demasiado elevado) e no mês mais frio gastei cerca de 140 € de gás, mas este valor inclui também as águas quentes sanitárias.
    • eu
    • 8 agosto 2020 editado

     # 225

    Colocado por: Anonimo06082021É como o pessoal falar em pleno ano 2020 em caldeiras de condensação quando eu já as instalava em 2000.

    Caro Anonimo06082021, como já lhe disse várias vezes eu sou um admirador da qualidade extrema que coloca nos seus trabalhos e na forma como vê a construção como uma arte.

    O que não percebo é esta sua necessidade constante de mostrar que foi dos primeiros a usar uma determinada marca ou produto. Que tal se, em vez de andar sempre a fazer auto-promoção (que não precisa - os seus trabalhos falam por si) ajudasse o NPRP com a sua sabedoria e experiência?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NPRP
    • NPRP
    • 8 agosto 2020

     # 226

    Colocado por: eu
    Área cerca de 240 m2, este ano o PRH ficou regulado nos 24 graus (contra a minha vontade - acho que é demasiado elevado) e no mês mais frio gastei cerca de 140 € de gás, mas este valor inclui também as águas quentes sanitárias.

    Muito obrigado. Desses 240 m2, alguma divisão teve algum apoio extra, recuperador na sala por exemplo? Eu prevejo 200m2 de PRH, bons isolamentos e recuperador a água a apoiar, portanto se a patroa não exagerar a pedir os 24 ou 25 graus, com o apoio que referi até é possível que consiga baixar mais qq coisa a esses valores que referiu.. uma vez mais obrigado pelo testemunho! 👍
    • eu
    • 8 agosto 2020

     # 227

    Colocado por: NPRPalguma divisão teve algum apoio extra, recuperador na sala por exemplo?

    A sala teve o recuperador de calor ligado esporadicamente (umas 2 ou 3 vezes por mês), mas apenas porque gostamos de ver a lenha a arder e não por motivos térmicos.

    Para baixar os valores, basta baixar a temperatura. Sinceramente, no Inverno 20 graus seriam suficientes, mas o mulherio gosta de mais calor.
    • NPRP
    • 8 agosto 2020

     # 228

    Colocado por: Anonimo06082021Além disso nunca me viu aqui a empurrar nada.

    É as pessoas não querem ajudas,querem que se lhes diga o querem ouvir ....É quando já estão formatar para certas coisas mais difícil é.

    Epaaa, você de facto é complicado... se estava a dirigir-se a mim especificamente sobre essa do “as pessoas não querem ajudas, ...”, se você perder uns minutos a ler o tópico vai perceber que aqui o que está em causa é precisamente a ponderação das várias possibilidades, sempre na busca da melhor relação custo aquisição - benefícios - custo exploração e se há coisa que aqui até está julgo eu bem patente é de facto a não existência de ideias pré concebidas...só procuro a máxima informação e testemunho possíveis para ser EU a tomar a melhor solução em consciência, ou pelo menos aquela que a dada altura julgue ser a melhor decisão. Fiz-me entender?
    • NPRP
    • 8 agosto 2020

     # 229

    Colocado por: Anonimo06082021Depois prefiro sumo de Ananás em vez de outros...lá volto a ser complicado.

    Normalmente as minorias são assim.

    É isso.. um incompreendido prosaico do presente, à espera do reconhecimento Nobel da construção no futuro.. com humildade, agradeço na mesma o seu contributo.
  1.  # 230

    Colocado por: eu
    Área cerca de 240 m2, este ano o PRH ficou regulado nos 24 graus (contra a minha vontade - acho que é demasiado elevado) e no mês mais frio gastei cerca de 140 € de gás, mas este valor inclui também as águas quentes sanitárias.

    Por aqui foi para aquecimento mais aqs
    70 euros em novembro
    80 em dezembro
    116 em janeiro
    e 70 em fevereiro
    Com a altehrma 2, com a 3 devem ser uns consumos simpaticos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NPRP
    • NPRP
    • 8 agosto 2020

     # 231

    Colocado por: Anonimo06082021

    Vocês usam todos a mesma ladainha.

    Acredite que de obras já estou farto...mesmo farto.

    Burro sou que vivo mais as obras que os próprios donos....e eu sei farto de saber do que es gostam,mas nao consigo,ainda ê mais gorte do que eu.

    Agora como os anos já pesam já não vou a tempo do Upa Upa e do bota pra lá.

    Faço a minha parte...serve? Tudo bem não serve,tudo bem na mesma

    Agora tente ser original e não use as mesmas ladainhas...
    Nunca funcionou nem nunca vai funcionar.

    Entretanto vou esperar sentado pelo dito prêmio.

    Se precisar de alguma dica sobre algo,esteja á vontade...Normalmente as pessoas falam comigo em privado por mail.

    Lá para trás eu fiz-lhe uma simples pergunta (considerando as circunstâncias do tópico) básica: caldeira a gás ou bomba de calor? Você andou a dar voltas pela Holanda, passou pela Inglaterra, 1/2 dúzia de marcas de caldeiras, interesses estatais, modas e voltinhas... a pergunta era simples, que para complicado já basta o resto... respondeu? Não atingi, pelo menos com o grau de complexidade da sua resposta, não cheguei lá. Mas obrigado na mesma, inclusive à disponibilidade de tirar dúvidas por canais privados.
    • NPRP
    • 8 agosto 2020

     # 232

    Colocado por: callinas
    Por aqui foi para aquecimento mais aqs
    70 euros em novembro
    80 em dezembro
    116 em janeiro
    e 70 em fevereiro
    Com a altehrma 2, com a 3 devem ser uns consumos simpaticos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NPRP

    Calinas, obrigado pela partilha. Bons consumos de facto. Não sei se já perguntei antes mas vou fazê-lo na mesma: tem apoio térmico solar e/ou piscina?
    • eu
    • 8 agosto 2020

     # 233

    Colocado por: callinasPor aqui foi para aquecimento mais aqs
    70 euros em novembro
    80 em dezembro
    116 em janeiro
    e 70 em fevereiro


    Bate mais ou menos certo com o referencial teórico que coloquei lá mais atrás.
  2.  # 234

    Colocado por: NPRPpodemos assumir já com iva
    muitíssimo difícil ser abaixo dos 6500€+Ivã excepto se for para equipamentos de gama baixa, mas nesse caso também existem bombas muito mais baratas.
  3.  # 235

    Colocado por: NPRP
    Calinas, obrigado pela partilha. Bons consumos de facto. Não sei se já perguntei antes mas vou fazê-lo na mesma: tem apoio térmico solar e/ou piscina?

    Tenho solar térmico, não tenho piscina.
    • NPRP
    • 8 agosto 2020

     # 236

    Colocado por: rjmpires
    Sim, o NPRP também não os está a descartar, eu não sabia era os valores das caldeiras.
    Percebo onde o Jorge quer chegar, tirando a bomba de calor e metendo a caldeira a gás tem de adicionar o custo dos painéis, a diferença do investimento reduz. Não é 7 vs 1, há de ser 7 vs 3 ou 4
    Concordam com este comentário:NPRP

    O investimento inicial é claramente mais baixo, não tenho dúvida disso.. é certo que sem bomba de calor deixo de poder climatizar quente e frio via PRH, mas um recuperador de calor a água também dá outro rendimento e tem impacto em todo o aquecimento da casa e não apenas na área onde está instalado.. e mais, querendo abdicar de painéis solares cuja manutenção há também relatos de alguma manutenção, pelos vistos também existem umas bombas de calor exclusivas AQS que já cumprem os tais requisitos das energias renováveis, logo por 2400 euros no sítio e pronta a usar, também se pode ficar com o assunto AQS arrumado. Para mim, aqui a questão fundamental é o aquecimento via PRH e podendo este ser feito maioritariamente via recuperador de calor em regime de aquecimento central via PRH (com recurso óbvio a um depósito de inércia) e tendo como apoio uma caldeira a gás natural parece-me para já fazer todo o sentido... e um bom técnico, faz isto com uma perna ás costas... 😄
  4.  # 237

    O aquecimento a gas, não me pronuncio...mas recuperador a lenha a água, tenho as minhas duvidas. Não é só o valor do equipamento, mas também o da instalação, bombas, etc.. e claro sendo um elemento algo instável merece alguns cuidados na instalação e na manutenção.
    A ar é mais simples e consegue aquecer uma área comum bastante grande...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NPRP
  5.  # 238

    Colocado por: Anonimo06082021E para que nao fiqiem duvifas...

    Mais uma Litrada para empurrar a Boa da nectarinas.
      FB_IMG_1596902062272.jpg


    James o de pera é bem melhor. 😉
  6.  # 239

    Colocado por: MduvidasJames o de pera é bem melhor. 😉

    Eu gosto mais do de laranja, mas esse ao James ia provocar uma azia do caraças.
    :-))
  7.  # 240

    Colocado por: NPRP
    O investimento inicial é claramente mais baixo, não tenho dúvida disso.. é certo que sem bomba de calor deixo de poder climatizar quente e frio via PRH, mas um recuperador de calor a água também dá outro rendimento e tem impacto em todo o aquecimento da casa e não apenas na área onde está instalado.. e mais, querendo abdicar de painéis solares cuja manutenção há também relatos de alguma manutenção, pelos vistos também existem umas bombas de calor exclusivas AQS que já cumprem os tais requisitos das energias renováveis, logo por 2400 euros no sítio e pronta a usar, também se pode ficar com o assunto AQS arrumado. Para mim, aqui a questão fundamental é o aquecimento via PRH e podendo este ser feito maioritariamente via recuperador de calor em regime de aquecimento central via PRH (com recurso óbvio a um depósito de inércia) e tendo como apoio uma caldeira a gás natural parece-me para já fazer todo o sentido... e um bom técnico, faz isto com uma perna ás costas... 😄

    Mais cedo ou mais tarde todos os sistemas precisam de manutenção, uns precisam de mais manutenção, outros menos, uns sai mais barato outro mais caro.
    Há sistemas que dão mais trabalho outros menos, mais eficientes e menos.. e também há preços para todos os gostos.. o difícil às vezes é escolher!
 
0.0483 seg. NEW