Colocado por: DR1982Por isso é que eu defendo que por vezes a solução mais economica é a mais simples, se nao precisa de arrefecimento e a ter em conta os consumos que você diz, caldeira a gás Caso precise de arrefecimento BC!nem tudo tem a ver com rentabilidade
A partir do momento que ae tem caldeira ou BC acho pouco rentável investir num recuperador ou paineis de AQS
Colocado por: SrRnem tudo tem a ver com rentabilidadeLa esta, mas eu estava a falar exclusivamente pelo lado economico da coisa!
Colocado por: SrRPois mas uma casa nao é so o lado econômico, é redutor esse pensamento, logicamente que as condicionantes econômicas fazem parte mas nao deve ser a unica maneira de decisão
Colocado por: NPRPEm 1.º lugar agradeço a todos pelos contributos positivos aqui no “meu tópico” e na verdade não consigo discordar de ninguém na sua essência.
Ora bem, vamos por partes:
1) Recuperador de Calor a AR ou ÁGUA (com depósito inércia acrescido): quer um, quer outro, são sempre dispensáveis em qq equação MAS é ponto assente que vou querer colocar, um ou outro, questão estética e mais valia do proprio equipamento em si;
2) Necessidades de arrefecimento: com 90% de certeza não vou precisar. Nova construção com atenção aos isolamentos e caixilharias, douro litoral e a 2km do Mar... conheço estes verões, sempre brandos e noites bem frescas, só aquece mesmo muito pontualmente;
3) investimento inicial da Caldeira VS BC: de 1000 para 7000,8000, 10000;
4) trato à parte ou conjugado, ou seja, com painéis solares e apoio eléctrico, apoio com gás natural ou BC dedicada;
Conclusão:
SE, não levar ripada nos consumos de GÁS NATURAL (e aqui o apoio do RC A ÁGUA pode ser um forte aliado), se não preciso de ARREFECIMENTO, vou comprar BC para quê?!?
É certo, que as decisões de hoje comprometem as soluções futuras, mas bola de cristal não tenho... obrigado a todos, mais uma vez! 👍
Colocado por: eué crucial mas ha sempre opções que se podem tomar, como disse o M.... casa mais pequena, outros tipo de acabamento , de que vale ter uma casa grande ou pequena se nao tenho conforto dentro dela?
Eu diria que na larga maioria dos casos a questão financeira é crucial.
Colocado por: SrRé crucial mas ha sempre opções que se podem tomar, como disse o M.... casa mais pequena, outros tipo de acabamento , de que vale ter uma casa grande ou pequena se nao tenho conforto dentro dela?Acho que o comentário do eu tonha a ver com a questão ecológica, acho que a maior parte das pessoas primeiro pensa na parte financeira antes de pensar na parte ecológica!
Colocado por: DR1982Se a ideia é pensar exclusivamente na vertente ecológica entao deve fazer
Mais sentido optar por BC géothermicas
Colocado por: M.....Quanto maior for melhor eu se não tenho a piscina tinha energia a ir para o lixo ...........e agora com os 3 painéis de apoio a BC então até da para nadar a 40 °Foi o que eu disse, uma familia de 2/3 pessoas demora bastante tempo a recuperar o investimento feito num painel solar AQS, por isso quem instalar um painel solar aqs apenas para poupar uns trocos se calhar nao é o melhor investimento
Colocado por: DR1982Foi o que eu disse, uma familia de 2/3 pessoas demora bastante tempo a recuperar o investimento feito num painel solar AQS, por isso quem instalar um painel solar aqs apenas para poupar uns trocos se calhar nao é o melhor investimento