Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: WardrunaA sério? Não sabia que as clinicas e hospitais mudam o pavimento de 3 em 3 anos.

Em auditorios... e veja a javardice que normalmente fica...
    Nos lares os pavimentos contínuos em vinílico em rolo têm sido tudo substituídos para porcelânicos... passa a garantia e pimba. muitos problemas...
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  2.  # 22

Colocado por: Pedro BarradasSe fosse um vinilico, duraria mais uns 3 anos e já estaria todo roto, era tudo para o lixo e fazer de novo.

O pavimento vinilico dos comboios suburbanos do Porto estão impecáveis com uns 15 anos de uso diário, por onde passam muitos milhares de pessoas todos os dias.
    Concordam com este comentário: hnogueira, Wardruna
  3.  # 23

se visitar uma unidade hoteleira, também no centro, e recuperado de um antigo edifico histórico hospitalar, também vai ver um lindo pavimento em madeira, mas nun estado... enfim....

e aqui não foi (em premcipio) o contribuinte público a financiar,
    • RCF
    • 21 setembro 2018

# 24

Colocado por: JOCORE, já agora, as instituições públicas podem ser devidamente climatizadas ?

Claro que podem... e devem!
    No entanto, tanto num edifício público como num edifício particular, o sistema de climatização deve ser adequado ao que se dispõe para a sua utilização e manutenção.
    Se eu não tenho dinheiro suficiente para pagar uma conta de eletricidade de mais de €200/mês, em minha casa, não faz sentido meter piso radiante elétrico em casa... Num edifício público é, ou deveria ser, exatamente o mesmo. Com o Parque Escolar, aconteceu que algumas escolas que, antes, ventilavam as salas abrindo as janelas, com as obras deixaram de ter janelas (janelas que abrem) e passaram a ter ventilação mecânica, mantendo-se o mesmo orçamento que antes das obras tinham para manutenção. Resultado? O orçamento não dava para manter o sistema de ventilação a funcionar, nem para pagar as necessárias ações de manutenção. Não podiam, por isso, utilizar o sistema de ventilação e deixaram de poder abrir as janelas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, hnogueira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hnogueira
  4.  # 25

ó pá.. este tópico é dir?

usar madeira nobre para um soalho, não é desperdício nenhum. aliás eu gosto. está um pouco mal envernizado, mas visto que é para um local de muito tráfego até se tolera, pois acaba por gastar o verniz.
    o soalho abriu em zonas? é normal, é madeira, sofre de dilatações com as alterações de temperatura/humidade.
    os riscos fazem parte. talvez os alunos deviam ter umas pantufas para poderem usar o auditório, não sei.

existem edifícios, públicos neste país de pobres com o mesmo soalho, em madeiras nobres, há mais de 200/300 anos e em boas condições. penso que isso atesta á longevidade desta solução.
  5.  # 26

Colocado por: JoelM

Falando de um modo geral (até porque nem sei de onde é esta foto, qual o problema do soalho, sabendo que houve e há desperdício de dinheiros públicos aos pontapés, etc etc) está a baixar o valor da arquitecto na nossa vivência do dia a dia ao ponto mais básico.
    Por essa ordem de ideias devíamos voltar às escola estilo estado novo, rectangulos simples, cobertura de duas águas e abrir janelas onde é estritamente necessário para ter luz natural e está feito!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:hnogueira

"JoelM, não estou a baixar nada o valor do arquitecto, muita coisa no edifício e vc se conhece, certamente concorda, está muito bem feito... Este soalho para aqui, acho muito mal escolhido.. e nem acho que foi para poder facturar mais... "foi para fazer um bonito"... E já diz o ditado: "Pimenta no cú dos outros, é refresco"...

Não concordo com o que diz das escolas do estado novo, não acho que devêssemos voltar a esse tempo. E Eu sou do tempo das mesmas... Mas conhece as instalações do IPATIMUP no Porto? conhece os auditórios deles? Simples, eficaz, e certamente barato pelo que vi...
  6.  # 27

Colocado por: hnogueiraMas conhece as instalações do IPATIMUP no Porto? conhece os auditórios deles? Simples, eficaz, e certamente barato pelo que vi...
    são escolhas .. mas adoro estes não tópicos de indignação gratuita na mesma.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 28

Colocado por: antonylemosó pá.. este tópico é dir?

usar madeira nobre para um soalho, não é desperdício nenhum. aliás eu gosto. está um pouco mal envernizado, mas visto que é para um local de muito tráfego até se tolera, pois acaba por gastar o verniz.
    o soalho abriu em zonas? é normal, é madeira, sofre de dilatações com as alterações de temperatura/humidade.
    os riscos fazem parte. talvez os alunos deviam ter umas pantufas para poderem usar o auditório, não sei.

existem edifícios, públicos neste país de pobres com o mesmo soalho, em madeiras nobres, há mais de 200/300 anos e em boas condições. penso que isso atesta á longevidade desta solução.

Não percebeste a questão. Sendo pago com dinhheiro dos contribuintes, por que raio não se optou por uma solução mais economica e de igual rendimento?

Mas eu compreendo, há as coisas quando sou eu a pagar e as coisas quando são os outros a pagar.
    Concordam com este comentário: hnogueira
  8.  # 29

Colocado por: antonylemossão escolhas .. mas adoro estes não tópicos de indignação gratuita na mesma.

Pegue num banco, e aqueça as pipocas!

Este tópico foi com o intuito de expor duas situações.

Gasto de dinheiros públicos desadequados...
    E mais um mau serviço dos profissionais da área...

Agora dizer:
    "está um pouco mal envernizado, mas visto que é para um local de muito tráfego até se tolera, pois acaba por gastar o verniz."

É o mesmo que tomar banho e não mudar de cuecas... afinal é para sujar outra vez....!!! Não acha?

Realmente gosto deste tipo de "não respostas" sem argumento. Mas é o bom de um forum... Há de tudo até no sério dá para rir...
    Concordam com este comentário: Diogo999
  9.  # 30

Dos auditorios que conheco são todos com o chão em madeira...

Não vejo nada de mal nisso
  10.  # 31

Colocado por: larkheDos auditorios que conheco são todos com o chão em madeira...

Não vejo nada de mal nisso

Eu também não e até acho bonito, e mais bonito fica se forem os outros a pagar.
    Não conheces nehum com alcatifa? Eu conheço.
    Concordam com este comentário: hnogueira
  11.  # 32

Colocado por: RCF
    Claro que podem... e devem!
    No entanto, tanto num edifício público como num edifício particular, o sistema de climatização deve ser adequado ao que se dispõe para a sua utilização e manutenção.
    Se eu não tenho dinheiro suficiente para pagar uma conta de eletricidade de mais de €200/mês, em minha casa, não faz sentido meter piso radiante elétrico em casa... Num edifício público é, ou deveria ser, exatamente o mesmo. Com o Parque Escolar, aconteceu que algumas escolas que, antes, ventilavam as salas abrindo as janelas, com as obras deixaram de ter janelas (janelas que abrem) e passaram a ter ventilação mecânica, mantendo-se o mesmo orçamento que antes das obras tinham para manutenção. Resultado? O orçamento não dava para manter o sistema de ventilação a funcionar, nem para pagar as necessárias ações de manutenção. Não podiam, por isso, utilizar o sistema de ventilação e deixaram de poder abrir as janelas.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,hnogueira
    Estas pessoas agradeceram este comentário:hnogueira

Já para não falar de escolas projectadas com R/C e 1º andar, e com escadas rolantes...
    Felizmente, depois de 2 anos paradas por falta de verbas, decidiram que afinal não era adequado... enfim...
    Concordam com este comentário: RCF
  12.  # 33

Colocado por: Pedro BarradasNos lares os pavimentos contínuos em vinílico em rolo têm sido tudo substituídos para porcelânicos...

Um bom vinilico em rolo, bem aplicado, é um pavimento muito resistente e de muito fácil manutenção.
    Continua a ser o material de eleiçao por exemplo em quase todos os ambientes hospitalares.
    A minha experiência com o material é fantástica. só tenho a dizer bem.
    Agora, um piso de madeira é sempre um piso de madeira... :)
    •  
      larkhe
    • 21 setembro 2018 editado

# 34

Vcs por acaso tem ideia do preço de uma boa alcatifa?

Não devem ter...

Alem da limpeza , alem de que se entorna algo fica manchado apara o resto da vida....

Não estão bem a ver o filme
  13.  # 35

eu não acho um gasto desadequado usar uma madeira durável no local indicado. como disse o único serviço mau que eu consigo ver foi no envernizamento.

desadequado seria usar pinho para o mesmo efeito.
    o Pedro falou bem que para os auditórios usa-se quase exclusivamente a madeira por questões de acústica. O soalho é um soalho até normal, antigamente seriam tábuas com 30/40cm de largura .. e grossas a condizer. Usavam-se madeiras nobres, duras por questões de durabilidade, mas pronto.
  14.  # 36

Por isso muitos concordam que se deve optar por vinil.
  15.  # 37

Colocado por: larkheVcs por acaso tem ideia do preço de uma boa alcatifa?

Não devem ter...

Alem da limpeza , alem de que se entorna algo fica manchado apara o resto da vida....

Não estão bem a ver o filme
    tenho, algumas são mais caras que qualquer madeira nobre
  16.  # 38

Não sei se por distração ou com proposito, muitos dos que comentam esquecem-se do "preço da madeira" "preço da manutenção" e claro está o mais importante "pago com o dinheiro dos contribuintes".
  17.  # 39

Colocado por: WardrunaPor isso muitos concordam que se deve optar por vinil.
    pessoalmente sou contra tudo que seja plásticos e derivados. Deviamos usar mais madeiras ditas nobres para tentar inverter a tendencia actual da desflorestação das madeiras nobres em troca do eucalipto.

tudo que for no sentido de valorizar as nossas madeiras autoctones, para mim, é bom. (nao estou a dizer que a madeira em questão seja autoctone, mas se n for, devia ser)
  18.  # 40

a madeira não tem praticamente custos de manutenção, já disse isto cá mil vezes. que manutenção fazem aos vossos soalhos??!!! passar com um pano húmido é manutenção?

aliás a longo prazo os custos até diminuem. Um dia que necessite de uma renovação, daqui a 30/40 anos, nem necessita de comprar madeira nova. basta ou virar as tábuas ao avesso ou afagar consoante estão. qq outro material tipo vinil quando precisar de ser renovado é tirar o gasto e meter um novo... mais material plástico para os aterros, pois estão com falta de plastico para os encher.
    Concordam com este comentário: Joao Dias

0.0261 seg. NEW