Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Pois, é que eu odeio o meu sotão, por mim era fechado para sempre, mas a V. acaba por por lá tudo. Só o limpei 2x, a primeira pouco depois da casa feita, a última o inverno passado, e não foi fácil, principalmente pq no local onde as telhas já tão baixas é impossível varrer em condições... fora as cabeçadas que dei... eu varri a maior e ainda passei aspirador depois...

    Mas realmente para garantir a ventilação o isolamento terá de ser na laje... como fez nos cantos para unir a lã à parede? PU?
  2.  # 22

    Colocado por: NTORIONMas realmente para garantir a ventilação o isolamento terá de ser na laje... como fez nos cantos para unir a lã à parede? PU?

    a lã encostou ao perímetro, ali bem aconchegadinha...e pronto que hei de fazer... aquilo terá sempre aquelas pontes térmicas lineares, ai não há nada a fazer, que valha o dinheiro que custe /beneficio que se tire. A
    credito que a casa com esta intervenção se vai notar muito o desempenho no período do inverno. Irá ter muito menos perdas.
    O resto da envolvente da casa não irá ser intervencionada, vamos monitorizando a ver o comportamento neste inverno.

    Paredes simples com tijolo cerâmico de 22 rebocada em ambos os lados, janelas em madeira com vidro simples (3mm) e portadas exteriores opacas em madeira. Pavimento em massame de betão sobre enrocamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
  3.  # 23

    Colocado por: NTORIONPois, é que eu odeio o meu sotão, por mim era fechado para sempre, mas a V. acaba por por lá tudo. Só o limpei 2x, a primeira pouco depois da casa feita, a última o inverno passado, e não foi fácil, principalmente pq no local onde as telhas já tão baixas é impossível varrer em condições... fora as cabeçadas que dei... eu varri a maior e ainda passei aspirador depois...

    Mas realmente para garantir a ventilação o isolamento terá de ser na laje... como fez nos cantos para unir a lã à parede? PU?


    A ventilação pode ser garantida por tres ou quatro pedacos em que não coloca material, não?
    Pretendo tb esta solução para diminuie a poeirada e ali guardar tralha que conto precisar, uma vez na vida, se tanto.
  4.  # 24

    O meu está assim também.
    Está é por cima do teto falso.
    Para ir lá cima, só andando por cima das paredes.

    Também o encostei as paredes. Mais nada.
    :)
  5.  # 25

    Colocado por: Pedro BarradasA la com papel kraft é para aplicar com o papel voltado para a laje/ zona aquecida, faz de lamina para vapor.

    A tela membrana, permite difundir o vapor de agua que por condensação pode ocorrer, protege a superficie da lã, e a impermeabilização aqui neste caso, não é importante... pois não terá efeito.

    Anexo fotos da minha obra numa casa de 1989, para perceber a ideia.
    foto 1 - manta aplicada colocada sobre laje de esteira.
    foto 2 - membrana sobre isolamento
    foto 3 - estaleiro ;) - Esta zona apesar de mais acabada, nunca é utilizada ( foi durante dois anos utilizada como dormitório durante a construção da dita), pelo que levou também a solução descrita.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Nautillus
      170_20180916_1_1.jpg
      170_20180916_3_1.jpg
      170_20180916_4_1.jpg


    Caro Pedro,

    A minha ignorância em construção é atroz. Vi as imagens, li o texto, mas mesmo assim, não entendi tudo. Pode, por favor, explicar os passos e os materiais, como se eu tivesse 6 anos? Por exemplo, não faço ideia do que é uma lage de esteira...

    Agradeço a paciência.
  6.  # 26

    E alguém me esclarece quanto a furações nas vigas/vigotas de cimento que suportam o telhado? É problemático umas 7 ou 8 por cada vigota (com buchas de 6mm)?
  7.  # 27

  8.  # 28

    Quanto à aplicação da lã de rocha, esse material vem sempre com uma pelicula de papel? É a isso que se chama o papel kraft?

    Falei entretanto com uma pessoa sobre fazer a aplicação da lã, mas o fulano diz-me que o papel deve ficar para cima e aqui no forum fala-se o contrário...
  9.  # 29

    O papel funciona como para vapor, por isso é que fica para a zona aquecida.
    Provavelmente quem lhe disse para vira o papel para cima será por causa do pó/sujidade. Se colocar 2 camadas cruzadas pode colocar uma para a zona aquecida e outra para cima.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 30

    Duas camadas já é muita massa. Então o papel tem de ficar definitivamente para baixo, certo?

    Mais uma questão. A lã de rocha não liberta nenhum tipo de poeiras nocivas, com as quais tenha de se ter cuidado no acesso ao sotão, por exemplo ao passar pela abertura no teto que lhe dá acesso?
  11.  # 31

    O papel é para baixo. Não ligue a quem diz para pôr para cima. Também não se deve pôr papel para baixo e outra para cima. Ou uma ou outra, caso contrário o que vai estar a fazer é ter isolamento entre duas BPVs... É qq humidade que entre para o isolamento fdificilmente consegue secar... Uma fábrica de bolor, etc...
  12.  # 32

    Eu tenho assim!

    Como tenho 2 camadas cruzadas, na realidade tenho a de baixo virada para baixo e de cima virada para cima.

    Está mal?
  13.  # 33

    Colocado por: sbcnvTambém não se deve pôr papel para baixo e outra para cima. Ou uma ou outra, caso contrário o que vai estar a fazer é ter isolamento entre duas BPVs... É qq humidade que entre para o isolamento fdificilmente consegue secar... Uma fábrica de bolor, etc...


    Mas nesse caso vai ficar na mesma com esse problema entre o de baixo e o de cima.
    Para isso então, mais valia aplicaar o de cima sem papel.
  14.  # 34

    Voltando à questão dos cuidados a ter, ouvi dizer que a lã liberta particulas que não devem ser respiradas. Isso é verdade?

    Para subir ao sotão tenho de passar por uma abertura no teto e elevar-me da escada, pondo as mãos na lage. Com a lã posso lá pôr as mãos à vontade?

    Obrigado.
  15.  # 35

    Colocado por: caboche

    Mas nesse caso vai ficar na mesma com esse problema entre o de baixo e o de cima.
    Para isso então, mais valia aplicaar o de cima sem papel.


    sim a segunda camada sempre sem papel. Se tiver papel tem que o tirar, dai ser melhor comprar sem papel.
  16.  # 36

    Colocado por: cabocheEu tenho assim!

    Como tenho 2 camadas cruzadas, na realidade tenho a de baixo virada para baixo e de cima virada para cima.

    Está mal?


    Sim esta. Vai contra as boas praticas. Aqui nos EUA quando fazem assim, e ver a estrutura nas paredes podres passados uns anos ou bolor/fungos a crescer por tudo o quanto e isolamento.

    A BPV deve ser apenas ou num lado ou noutro, e nao nos dois senao vai encurralar o vapor de agua que possa ter entrado.
  17.  # 37

    Colocado por: JotaPE alguém me esclarece quanto a furações nas vigas/vigotas de cimento que suportam o telhado? É problemático umas 7 ou 8 por cada vigota (com buchas de 6mm)?


    Eu estou a colocar estrutura para tecto falso no sotão e estou a furar as vigas com broca de 5mm e uso Tapis de 5mm. O que faço é distribuir a zona do furo de forma alternada ao longo da viga. De resto não vejo problema nenhum em furar as vigas. Até agora tem corrido bem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JotaP
  18.  # 38

    No meu caso, coloquei roofmate de 30mm entre as vigas para tapar as telhas e vou usar espuma de poliuretano em lata para fixar o roofmate e isolar as imperfeições. Desta forma evito a passagem de agua da chuva para a parte de baixo.
    Por baixo do Roofmate ainda vou colocar lã de Rocha de 70 em painés para reforçar o isolamento térmico. Depois vou Tapar tudo com tecto falso em pladur.
    Como vou usar o sótão, vou colocar chão flutuante que vai assentar numa base de uma material igual ao roofmate mas com 5mm e que já tem tela térmica associada.

    Com isto espero conseguir usar o sotão como mais uma divisão da casa e melhorar o desempenho térmico da mesma.
    Neste momento a casa perde o calor muito rápido sempre que anoitece.
    A diferença entre o sótão e as divisões de baixo é notória. O calor foge todo pelo sotão, é como se fosse uma janela aberta.

    Para quem não utiliza o sotão a lã de Rocha no chão parece uma boa ideia. Outra solução é colocar o Roofmate no chão, se for possivel devido às irregularidades e dpois aplicar um chão flutuante dos baratos por cima. O roofmate tem resistência mecânica suficiente e com o chão flutuante por cima, fica impecável.
  19.  # 39

    Colocado por: lmfafi assentar numa base de uma material igual ao roofmate mas com 5mm e que já tem tela térmica associada.

    Pode poupar uns €€€, não precisa nada disso.
  20.  # 40

    Colocado por: lmfaf

    Eu estou a colocar estrutura para tecto falso no sotão e estou a furar as vigas com broca de 5mm e uso Tapis de 5mm. O que faço é distribuir a zona do furo de forma alternada ao longo da viga. De resto não vejo problema nenhum em furar as vigas. Até agora tem corrido bem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JotaP


    Ao menos alguém que me respondeu à questão dos furos :D

    A sua solução se não tiver ventilação vai tornar o sotão num local de condensações bem notórias.

    Eu tenho isto parado mas daqui a 15 dias quero ver se retomo.
 
0.0317 seg. NEW