Iniciar sessão ou registar-se
    • JotaP
    • 12 dezembro 2018 editado

     # 101

    Colocado por: ****esta imagem explica tudo ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NTORION
      94650-3609143.jpg


    A BPV é algo que se venda aparte da lã e se aplique por cima daquele meu XPS (parte de dentro do sotão)?
  1.  # 102

    **** é possível fazer um trabalho identico às fotos que colocou, num telhado com vigamento de cimento?
    • VXMC
    • 12 dezembro 2018

     # 103

    Colocado por: santosvieira**** é possível fazer um trabalho identico às fotos que colocou, num telhado com vigamento de cimento?


    Poderei fazer um trabalho destes na casa dos meus pais, mas lá está o telhado é com vigamento de cimento... O objectivo não é tornar habitável, apenas reduzir a perda de calor e entrada e calor no verão ;)
  2.  # 104

    Não vejo porque não. Basta aplicar estas ripas de madeira ou umas do estilo das do pladur às vigotas.

    ****, agradeço as indicações.

    Por agora vou tentar fechar tudo com o XPS e testar o comportamento da casa e visitar o sotão com regularidade a ver se noto humidades de condensação algures.

    Estou na dúvida se ainda reforço isolamento no chão com mais XPS, mais tarde.... O meu receio é ser pouco notória a diferença na temperatura da casa, por não estar a impedir a saida da temperatura pela placa, em si.
  3.  # 105

    Colocado por: ****

    É igual , só muda a base, se aplicar a lã de rocha e depois a barreira para vapor, bem colada nas vigas faz os furos e aplica os montantes (madeira,metal) para aplicar o pladur , esse espaço entre os montantes e o pladur faz respirar o material.


    A lã mineral naquele caso não pode ser usada sem antes impermeabilizar o telhado, se não a lã vai acabar por ficar molhada e depois em vez de ser um isolamento térmico é antes uma ponte térmica. Estou certo ou a dizer alguma barbaridade? Pergunto isto porque também quero isolar uma sotão com telha a vista e meti log de parte o uso da lâ mineral no telhado por isso mesmo.
  4.  # 106

    Colocado por: ****

    Mal estão as telhas , se deixarem entrar água , quer dizer que o telhado está mal feito , já se perguntou, porque debaixo das telhas não existe impermeabilização ?


    Todos os telhados deixam entrar água, basta vir chuva forte com grande inclinação e entram sempre umas gotas.
  5.  # 107

    ****, eu tinha pensado colocar lã entre as vigas (encostada às ripas) e depois uma segunda camada cruzada agarrada às vigas.
    O que lhe parece?
  6.  # 108

    No meu não entra gota.
  7.  # 109

    Colocado por: ****É igual , só muda a base, se aplicar a lã de rocha e depois a barreira para vapor, bem colada nas vigas faz os furos e aplica os montantes (madeira,metal) para aplicar o pladur , esse espaço entre os montantes e o pladur faz respirar o material


    Eu não pretendo forrar o sótão com pladur. Neste momento pretendo apenas isolar termicamente.
    Neste caso como me recomendaria fixar a lã ao vigamento? Queria evitar de colocar os montantes do pladur para agarra o isolamento.
  8.  # 110

    Em fotos partilhadas aqui no forum e em videos de youtube vejo sempre a aplicação do isolamento entre vigas de madeira, em que o próprio isolamento fica comprimido entre essas vigas. Nunca vi qualquer tipo de fixação mecânica.
    Muito provavelmente irei fixar ripas de madeira às vigas de cimento e proceder da mesma forma.
  9.  # 111

    Mas assim não vai faltar ventilação às telhas?
  10.  # 112

    Para não haver pontes termicas tenho que aplicar isolamento também sobre as vigas. Se não for desta forma, como fixo o lã? Existem buchas ou grampos para o efeito?
    • jo.san
    • 13 dezembro 2018 editado

     # 113

    Colocado por: ****Onde é que este telhado mete água ?
      9230AE78-C35E-4920-8D80-89066E29EADB.jpeg


    Se pegar numa mangueira ou numa maquina pressão e lavar o telhado não entra sequer uma gota? Ok...

    E se for preciso alguém ir ao telhado e partir uma telha e não der por isso? Convém dizer isto ao utilizador porque até quem lê até dá a ideia que não existe problema em aplicar lã mineral desde que tenha papel kraft, convém é dizer que este papel só serve para o vapor de água e não água em estado líquido.

    Num telhado com telha sem laje e impermeabilização aplicar lã mineral é mesmo querer problemas a longo prazo. A lã mineral é o melhor isolante custo/isolamento mas é acho que é preciso ver quando a podemos aplicar. Porque entre não ter nada ou ter lã mineral molhada o resultado é o mesmo.
  11.  # 114

    Eu diria que até alguma permeabilidade da telha existirá...
  12.  # 115

    Colocado por: santosvieiraPara não haver pontes termicas tenho que aplicar isolamento também sobre as vigas. Se não for desta forma, como fixo o lã? Existem buchas ou grampos para o efeito?
    • jo.san
    • 13 dezembro 2018 editado

     # 116

    Colocado por: ****

    Se lavar o telhado como deve de ser não , a pluviometria é superior a quantas mangueira, você vai me dizer que por de baixo de um telhado a laje , está sempre molhada ? Não confunda o que se faz nos países nórdicos, estamos a falar de um telhado em vigota e telha .


    O que tem a ver a quantidade água com a pressão? Experimente pegar numa máquina lavar a pressão para lavar o telhado e diga-me se não entra sequer uma gota, mesmo lavando no sentido da telha.

    E o risco de telha partida como resolve?

    Como já disse, para mim a lã mineral é o melhor isolante térmico mas desde que não existe qualquer hipótese de esta ficar molhada/ensopada em água.
  13.  # 117

    Colocado por: ****

    Não saio à rua posso morrer ??


    Quer dizer que o seu conselho a quem quiser aplicar lã mineral por baixo de uma telhado com telha à vista e sem impermeabilização é que nunca poderá lavar o telhado e que ninguém poderá ir ao telhado é isto?

    Não é bem melhor informar o user dos riscos que existem em aplicar lã mineral naquela situação?
  14.  # 118

    Colocado por: ****

    Milhões de moradias estão feitas assim nos anos 90 sem problemas, mete o eps e depois vai ver se não têm, mais águas que umas gotas !
    Parte a telha muda a telha !


    Então pense comigo...

    Manda alguém lavar o telhado ( para já acho quease impossível lavar um telhado com máquina pressão e não entrar água mas pronto, vamos acreditar que sim, que isso é possivel) e esta pessoa parte/racha uma telha e ou não diz nada porque não viu ou para não ter trabalho. No Inverno só vai saber que tem uma telha partida/rachada quando começar a pingar dentro de casa e nessa altura a lã mineral nessa zona já está completamente ensopada e não serve para nada a não ser como ponte térmica.
    Depois para substituir essa lã molhada é o cargo dos trabalho.

    O XPS como não absorve praticamente água, mantém quase por completo as suas propriedades térmicas.
  15.  # 119

    Colocado por: ****

    Pode lavar com os devidos cuidados e ir ao telhado com os devidos cuidados , como deve fazer sempre , e se partir uma telha mudar a mesma ! Um telhado lava-se de cima para baixo e não ao contrário.


    Acho que toda a gente sabe que um telhado se lava de cima para baixo, mas está a dizer que no seu telhado lavando com uma maquina lavar a pressão não entra uma gota de água? Ok...
    • pjal
    • 13 dezembro 2018

     # 120

    Colocado por: jo.san

    tudo isso para nos explicar que prefere o xps a lã mineral .
 
0.0422 seg. NEW