Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Sei que este caso não tem a dimensão dos a cima citados...
    Esta semana, levei um pequeno electrodoméstico para arranjar,não sendo a primeira vez que acontece,tive que deixar 10 euros.
    Se não tiver solução, vou ficar sem o dinheiro.
    Já me aconteceu noutra firma, onde não me arranjaram o aspirador, e foram-se 10 euros.insisti noutra firma,não dei nada de entrada e tive a reparação.

    Em relação a orçamentos mais elaborados,a minha filha realiza a pedido do cliente,sem cobrar,e muitas vezes ,nicles,foi para o tecto...com agravante de mandarem executar o mesmo projecto por ela traçado a outrem...É assim.
  2.  # 2

    Colocado por: VMCNa maior parte dos casos em que se dá um orçamento não se sabe o resultado, não se se ganha a obra ou não, não se sabe se o orçamento servirá para alguma coisa, visto que muitas vezes o dono de obra apenas quer ter uma ideia do quanto poderá custar, outras vezes já tem empreiteiro escolhido, e por ai vai.

    Certo é que a maior parte dos clientes o que merecia era um orçamento feito na hora, com "um valor por alto" escrito numa bocado de papel de saco de cimento.

    No último mês, de seis orçamentos, ganhei um, outro o cliente agradeceu-me o tempo dispensado na elaboração do orçamento e iremos reunir em breve, os restantes 4 nem me mandaram à fava, o que diga-se de passagem é uma situação recorrente e usual.

    Mesmo um orçamento pequeno, € 10.000/15.000 poderá implicar o investimento de muitas horas. Horas essas que não são pagas, deixo de trabalhar, deixo de descansar, deixo de estar com a minha família, muitas vezes chateio fornecedores e no final o cliente nem é capaz de perder 1 minuto a escrever obrigado.

    Quanto a mim é tão simples quanto isto.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,Skinkx,desofiapedro


    Na maior parte das vezes é isto que pretendo, algo por alto, de preferencia sobre-estimado. Quando não vai de encontro ao que quero tbm tenho por hábito agradecer na mesma pelo envio do orçamento e pela atenção dada! Fica sempre bem :)
  3.  # 3

    Colocado por: Alberto Fonsecaa minha filha realiza a pedido do cliente,sem cobrar,e muitas vezes ,nicles,foi para o tecto...com agravante de mandarem executar o mesmo projecto por ela traçado a outrem...É assim

    Não não tem de ser assim... Nem deve!!! A sua filha tem de se salvaguardar mais.
  4.  # 4

    Entendo o problema, e não acharia mal se também se fizessem alterações na forma e garantias dadas pelos empreiteiros.
    No meu ramo, não cobramos por orçamentos, e por vezes temos 20 a 30 pessoas envolvidas numa cotação durante 2 a 3 meses. Os custos são gigantes, e por isso é importante que se escolham as guerras que se querem combater.

    O problema da construção, e falo como DO, é a incapacidade em acreditar nas empresas de construção. Eu não tenho forma de saber que resposta e se vou ter resposta dentro dos parâmetros pedidos. Passei recentemente pelo processo de pedido de orçamentos para construção de moradia, e apesar de ter escolhido um empreiteiro em que confio, e que foi correcto comigo em todo o processo, a experiência não foi agradável.

    Fiz uma pré-consulta, mandei pedidos a dezenas de empreiteiros, a informar que iria lançar caderno de encargos nas datas X a Y, para inicio de construção a Z, enviei documentação para se inteirarem da obra pretendida, e disponibilizei-me para esclarecimentos. O Objectivo desta pré-consulta, era excluir logo da orçamentação quem não tivesse interesse ou capacidade de resposta ou de execução de mais uma obra. Resultado .... 17 empresas estavam muito interessadas (upa upa).

    Recebi 5 orçamentos, 9 empresas nunca responderam ao orçamento, nem a qq outro email que lhe tenha enviado a perguntar se iriam apresentar orçamento, se pretendiam mais esclarecimentos, se precisavam de mais tempo ... Nada! Ignorado!

    Sabem porque pedi a 17 empresas, porque os DO que conheço que já tinham passado por isto, todos me disseram ... manda para dezenas, porque 70% nem te vai responder, e alguns vão responder sem ser ao teu caderno de encargos.

    Como pode um DO, ser avisado por outros DO que é assim que o mercado da construção funciona, e aceitar pagar para receber um orçamento, que poderá nem sequer ser o que foi pedido. Eu enviei um projecto de execução com mapa de quantidades, e cheguei a receber um email com valor de obra X€/m2 ... Teria de pagar por este orçamento?
  5.  # 5

    Eu também estou na fase de pedir orçamentos, uma empreiteiro que me pedisse para pagar só pagaria se fosse mesmo alguém muito bem recomendado, quer em qualidade quer em valor. Pedi orçamentos a 5 empreiteiros, 3 deles recomendados pelo banco, 1 por um familiar e outro que já conheço à muitos anos e sei bem como trabalha, como é óbvio todos me foram bem recomendados em termos de qualidade, mas em termos de valor só conheço +- os preços daquele que eu conheço, se os outros me pedissem algum valor para orçamentar eu diria que não, até porque quando 2 ainda estou a entregar as plantas etc e já me estão a dizer que os preços subiram muito neste último ano, é já a dizer que o orçamento vem alto, e se estão numa de ter muito trabalho e já mandam os orçamentos por alto e quem quer quer, quem não quer azar, não ia arriscar a pagar e depois receber um orçamento 2 vezes o valor justo pelo obra e pronto, aquele dinheiro já tinha ido à vida.

    Já trabalhei numa empresa em que também tinha que dar muitos orçamentos, muitos deles eram à pressa, ligavam "é pá tenho aqui um cliente quer isto e aquilo, diz-me aí quanto custa" e depois não dava em nada. Faz parte do trabalho, se faz parte o preço a cobrar a todos os outros que se vende tem que incluir os custos da parte da orçamentação.
  6.  # 6

    Colocado por: Hugo S.17 empresas

    O pessoal esquece-se que o mundo da construção é um micro mundo.
    Toda a gente conhece toda a gente.
    Se tenho um pedido de orçamento e verifico que afinal tb foi consultada a rua inteira, provavelmente vou equacionar se me interessa mesmo concorrer aquela obra.
    Concordam com este comentário: pauloagsantos, VMC, two-rok
    • VMC
    • 12 outubro 2018

     # 7

    Colocado por: desofiapedro

    Na maior parte das vezes é isto que pretendo, algo por alto, de preferencia sobre-estimado. Quando não vai de encontro ao que quero tbm tenho por hábito agradecer na mesma pelo envio do orçamento e pela atenção dada! Fica sempre bem :)


    O problema é que no caso da construção é preciso perder tempo para ir a casa do cliente, gastar combustível e o orçamento por alto pode ser alto ou baixo, se for alto, as hipóteses de perder a obra aumentam, se for baixo o cliente agarra-se a isso.

    Ninguém é obrigado a dar orçamentos nem tão pouco a aceitar, mas quem pede deve ter em consideração que um orçamento não é só atirar um valor ao ar ;)
    Concordam com este comentário: two-rok
  7.  # 8

    Colocado por: VMC

    O problema é que no caso da construção é preciso perder tempo para ir a casa do cliente, gastar combustível e o orçamento por alto pode ser alto ou baixo, se for alto, as hipóteses de perder a obra aumentam, se for baixo o cliente agarra-se a isso.

    Ninguém é obrigado a dar orçamentos nem tão pouco a aceitar, mas quem pede deve ter em consideração que um orçamento não é só atirar um valor ao ar ;)

    Maioria das vezes vai a um final de semana ou ao final do dia 19h/20h, porque é essa a disponibilidade do cliente.
    Não sabem o que querem e pedem o melhor conselho, a nível de materiais técnicas ou soluções.
    O orçamento é elaborado e obtém respostas como, era só para sondar preços.. isto quando respondem
  8.  # 9

    Colocado por: De SousaMaioria das vezes vai a um final de semana ou ao final do dia 19h/20h, porque é essa a disponibilidade do cliente

    Em qualquer outro setor são cobradas horas extras.
    Na construção os técnicos têm a obrigação de estar de perna aberta.
    Não tenho qualquer tipo de problema em atendar telefonemas depois do horário de expediente, nem de visitar uma obra ao fim de semana, se isso trouxer valor acrescentado à obra.
    Mas todos sabemos que há pessoal que abusa.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, nunos7, two-rok, ADROatelier
  9.  # 10

    Colocado por: zedasilva
    Em qualquer outro setor são cobradas horas extras.
    Na construção os técnicos têm a obrigação de estar de perna aberta.
    Não tenho qualquer tipo de problema em atendar telefonemas depois do horário de expediente, nem de visitar uma obra ao fim de semana, se isso trouxer valor acrescentado à obra.
    Mas todos sabemos que há pessoal que abusa.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

    Somos dois, já estou habituado a isto.
    Mas se considero justo? Não..
  10.  # 11

    Colocado por: zedasilva
    Em qualquer outro setor são cobradas horas extras.
    Na construção os técnicos têm a obrigação de estar de perna aberta.
    Não tenho qualquer tipo de problema em atendar telefonemas depois do horário de expediente, nem de visitar uma obra ao fim de semana, se isso trouxer valor acrescentado à obra.
    Mas todos sabemos que há pessoal que abusa.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Em que sectores? so se for no sector público.....
  11.  # 12

    Colocado por: zedasilvaAté que ponto estão os DO dispostos a pagar por um orçamento para a sua mordia?
    Num orçamento tipo chave na mão, qual o valor que estariam dispostos a pagar?


    Ao fim de tantos comentários, quais as conclusões? Acho que nenhuma (é uma conclusão).

    Posto isto, era porreiro pá, que o Zedasilva indicasse quais as vantagens para o DO pagar por um orçamento, será um nicho de mercado, mas existem DO dispostos a isso, agora vantagens percebidas para o DO quais são?
  12.  # 13

    Para o DO pagar um orçamento, teria de ser feito quase que um contrato com:
    O que incluía o orçamento
    Prazo de entrega do orçamento
    Etc...
    Concordam com este comentário: two-rok
  13.  # 14

    Colocado por: NTORIONPosto isto, era porreiro pá, que o Zedasilva indicasse quais as vantagens para o DO pagar por um orçamento,

    Muito sinceramente, não sei se existem.
    O setor da construção (mercado habitacional privado) é maioritariamente constituído por micro empresas. Grande parte destas muito pouco apoiadas tecnicamente, uma grande parte até atuando na clandestinidade.
    Quer queiramos quer não, isto é a base da pouca credibilidade que este setor tem.
    Enquanto o setor não se profissionalizar/credibilizar os DO terão sempre algumas reticências à mudança.
    Concordam com este comentário: NTORION, two-rok
  14.  # 15

    Colocado por: cabochePara o DO pagar um orçamento, teria de ser feito quase que um contrato com:
    O que incluía o orçamento
    Prazo de entrega do orçamento
    Etc...

    Uma das vantagens é que se dispendeu de tempo para orçamento certamente tem interesse e disponibilidade em executar o trabalho.
  15.  # 16

    Colocado por: zedasilvaEnquanto o setor não se profissionalizar/credibilizar os DO terão sempre algumas reticências à mudança.


    Portanto é daquelas coisas (produto) que não tem mercado, logo, o único caminho é o que refere
    Colocado por: zedasilvase profissionalizar/credibilizar
    , ou seja é necessário criar a necessidade junto do DO.
  16.  # 17

    Colocado por: cabochePara o DO pagar um orçamento, teria de ser feito quase que um contrato com:
    O que incluía o orçamento
    Prazo de entrega do orçamento
    Etc...


    bem... vem vistas as coisas depois andavamos a pedir orçamentos para fazer orçamentos LOL
  17.  # 18

    Apareceu-me no F*cebook e fui experimentar.
    https://simulador.mybuildin.pt/simulator/1/medidas/2/0/intervention/6

    Fiz uma simulação de uma remodelação total de um T2 em Lisboa com 70 m2.
    Apareceu um valor de 20.000€ que me pareceu realista. Tem uma descrição dos trabalhos a fazer e materiais a aplicar - com as marcas patrocinadoras . Para quem quer ter uma ideia de custos e puder alterar materiais a usar é bastante útil.
    E na linha da discussão deste tópico oferecem um caderno de encargos que é vendido por 150€.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  18.  # 19

    Como hipotético futuro possível DO, em quanto fica um CE e um MQ? É que sinceramente não consigo perceber a resistência a adquirir estes dois 'atouts' se está mais que visto que ao longo da obra se vão revelar poupanças relacionados com a ausência dos mesmos.. É um valor assim tão grande?
    Claro que, se pago para ter estas duas ferramentas pagaria por orçamentos credíveis e em empresas que realmente mostrassem interesse em orçamentar com base no CE e MQ..
  19.  # 20

    Colocado por: DmcordeiroÉ um valor assim tão grande?

    Não!
    Poucas centenas de euros
    Concordam com este comentário: fredcunha
 
0.0437 seg. NEW