Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: jojo51os afastamentos dos 10 metros eram obrigatorios, ou não ?

    Cada município tem a sua interpretação das leis.
    Cabe aos seu projetista elucidá-lo acerca disso mesmo.
    Pelo que percebi, o projetista foi tb responsável pela DT da obra certo?
    Ele é que tem que lhe arranjar uma solução para a … que fez
  2.  # 22

    Colocado por: zedasilvaPelo que percebi, o projetista foi tb responsável pela DT da obra certo?


    certo.

    pergunto; unicamente no meu interesse. O artº 60º deve de ser tomado em consideração no projeto de alterações ?
  3.  # 23

    Só se o seu vizinho pegar por isso... pois para cumprir com os 10m, tem de demolir tudo.
  4.  # 24

    Colocado por: Pedro BarradasSó se o seu vizinho pegar por isso... pois para cumprir com os 10m, tem de demolir tudo.


    pois, você tem razão, o vizinho está fulo contra a câmara que antes de aprovar o projeto tinha conhecimento deste erro de implantação.

    diante de um tribunal administrativo ele pode defender esse tal artigo 60ª ?
  5.  # 25

    Colocado por: jojo51diante de um tribunal administrativo ele pode defender esse tal artigo 60ª ?

    Claro... isso e tudo o que se lembrarem...
  6.  # 26

    Colocado por: Pedro BarradasClaro... isso e tudo o que se lembrarem


    é exatamente o que me disse o Advogado.

    Lembro-me que o técnico sempre me disse que, como a nossa empenha virada para o vizinho é cega, os afastamentos dos 10 metros nunca são tomados em consideração
  7.  # 27

    Colocado por: jojo51Lembro-me que o técnico sempre me disse que, como a nossa empenha virada para o vizinho é cega, os afastamentos dos 10 metros nunca são tomados em consideração

    Tem a sua lógica, já que os 10m , são essencialmente para preservar a privacidade...
  8.  # 28

    Colocado por: zedasilvaNão é a câmara que quer. É uma exigência legal.


    vamos dizer que faço o que a câmara quer.

    contrato novamente o técnico para me apresentar o projeto de alterações, cfr está hoje.

    tenho conhecimento que o vizinho quando a câmara aprovar o projeto de alterações o vai impugnar, não aceita a casa do res do chao ãpenas a 3 m, e não aceita o primeiro piso a 6.50 m, em frente à sua casa com grandes janelas abertas.

    se fosse só apresentar o projeto de alterações, já o tinha feito, o problema são as consequências que ainda me vão acarretar.
  9.  # 29

    uma pergunta que nao tem propriamente a ver com a situação mas que resulta da mesma......

    Vai-se sentir bem a viver nessa casa com um vizinho desses? como está a vossa relação?
    Concordam com este comentário: nunos7
  10.  # 30

    Colocado por: jojo51contrato novamente o técnico para me apresentar o projeto de alterações, cfr está hoje.

    Não tem que contratar novamente o técnico.
    Este fez … está obrigado a reparar os estragos. Ou com a legalização do construído ou assumindo a demolição e reposição da legalidade.
    Este técnico até possui um seguro de responsabilidade civil para estes casos …

    Colocado por: jojo51tenho conhecimento que o vizinho quando a câmara aprovar o projeto de alterações o vai impugnar

    Se a câmara aprovar o projeto é porque cumpre todas as normas e regulamentos. O vizinho não o pode impugnar só porque sim.

    Eu creio é que talvez a construção conforme está não seja licenciável. É por isso que a coisa ainda não se resoveu
  11.  # 31

    Colocado por: zedasilvaEu creio é que talvez a construção conforme está não seja licenciável. É por isso que a coisa ainda não se resoveu


    provavelmente. não o devia dizer, mas o vizinho no fundo até tem razão.

    continuo a não compreender como foi possivel o fiscal de obras duma câmara, é o seu trabalho, não constatou, mesmo da rua, que existia um erro tão grande.

    tenho que falar novamente com o Advogado, com certeza tenho mais interesse a me alinhar com o vizinho.

    no meu entender a câmara é a unica responsavel perante o meu vizinho.
  12.  # 32

    Colocado por: jojo51no meu entender a câmara é a unica responsavel perante o meu vizinho.

    Está enganado.
    Se existem responsáveis são o DT e o DF.
  13.  # 33

    Colocado por: zedasilvaSe existem responsáveis são o DT e o DF.


    é só um desabafo, cfr já referi o vizinho apresentou várias reclamações solicitando que a câmara envia-se uma fiscalização para verificar das medidas entre a casa e o muro divisório, a camara desprezou as suas reclamações.

    mas, quando o técnico referiu nas telas finais que tinha avido um erro de medição, então aí não foi 1 fiscal, foram 3 fiscais.
  14.  # 34

    Isso de serem 3 agora é porque deve ser uma comissão de vistoria.

    Não sei se este tópico já traz sequência de outro, mas não consegui perceber se se trata de casa nova licenciada ou de construção existente que acrescentou área. Também não é percetível se o vizinho em causa é contíguo ou é do outro lado da rua.

    Depois já lhe disseram n vezes quem são os responsáveis, a quem você pagou, mas continua insistir que os fiscais é que tinham obrigação de lhe dizer o que estava mal. Se havia um projeto de licenciamento aprovado e a construção não o cumpriu...
  15.  # 35

    Creio que esta situação já ca andou no forum.
    Havia uma medida alterada na topografia.... será o mesmo caso?
  16.  # 36

    Colocado por: mandrongonão consegui perceber se se trata de casa nova licenciada ou de construção existente que acrescentou área. Também não é percetível se o vizinho em causa é contíguo ou é do outro lado da rua.


    Para vocês me poderem dar alguns esclarecimentos que me vão ser necessários.

    1. o meu objetivo era legalizar uma casa térrea que herdei da minha Mãe.

    2. Esse técnico a quem paguei, o qual é, topografo, autor do projeto de arquitetura, diretor da obra, (cfr lá tinha referido) disse-me que para além de legalizar podia construir 1 piso.

    3. a casa não podia suportar 1 piso em cima, decidiu que se construíam paredes encostadas à casa existente para levar o piso para cima.

    4. foi a construção do piso que alertou o vizinho, foi quando ele foi à câmara consultar o processo, e constatou que os afastamentos apresentados no levantamento topográfico não podiam corresponder à realidade (entre 50/70 cm, num afastamento de 3 m, é muito)

    5. a casa do vizinho fica por detrás da minha, a qual tinha umas vistas espetaculares para o rio.

    O meu pedido de esclarecimento é o seguinte, para levar o piso para cima a casa recuou de 26 cm (tijolo de 20, mais isolamento) que o técnico apresentou em vermelho.

    A câmara não pode dizer que não tinha conhecimento que a implantação da casa agora ampliada não corresponde exatamente à implantação da casa que herdei da minha Mãe.

    Se o vizinho pediu pessoalmente e por escrito ao Sr. Presidente que a câmara envia-se um fiscal quando comecei a subir as paredes para cima.

    Se apresento o projeto de alterações, (o Vereador disse-me que num mês tinha a licença de utilização na mão)

    Tenho quase a certeza que o vizinho vai impugnar, como já referi, ele está furioso contra a câmara.
  17.  # 37

    Olhe, face esse molho de bróculos, arranje um técnico NOVO para o acessorar nessas questões tecnicas. Deve contratar um arquitecto para analisar o seu processo e dar-lhe uma opinião isenta e fresca sobre o mesmo.

    Esse técnico irá igualmente em consonância com o seu advogado preparar a sua defesa, no que for possível. Com esse técnico apurem as responsabilidades no mei o de todo este processo... Vai aí muita confusão na sua cabeça.
    Nós aqui à distância e probono é muito difícil dar qualquer tipo de opinião fundamentada, nem podemos!!!
    Concordam com este comentário: mandrongo, jorgealves, antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jojo51
  18.  # 38

    Colocado por: Pedro BarradasVai aí muita confusão na sua cabeça.


    concordo consigo.

    Digam-me só uma coisa. Perante os regulamentos, rgeu ..., podemos considerar que a implantação foi alterada?
  19.  # 39

    Opá... A sua situação tem que ser sujeita a uma peritagem.
    Levantamento topografico novo do local ( por um topografo a sério), verificar o projecto enviado para a CM ( por um Arquitecto COMPETENTE), e verificar a situaºção da OBRA
    Se foi aldrabado por qualquer motivo, em qualquer uma dessas fases, apurar responsabilidades da situação.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jojo51
  20.  # 40

    Vamos lá ver se percebi: tinha uma casa térrea e o artista - que até aposto que trabalha na câmara e lhe disse que era tudo muito simples - diz lhe que pode fazer mais um piso. Foi autorizada pela câmara está ampliação?
    Como a casa era antiga, o artista propôs fazer uma estrutura exterior a contornar a casa para segurar o piso de cima e com isto mexer na implantação e nos alinhamentos. E então nasce o andar, pelo que parece no mesmo alinhamento do r/c e sem garantir um recuo maior face ao vizinho.

    Se é isto e não estiver autorizado pela câmara, o vizinho continuando a chatear, diria que vai acabar a demolir isso.
    Mas percebo pouco da matéria...
    Concordam com este comentário: De Sousa
 
0.0237 seg. NEW