Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,

    Cá em casa tenho uma instalação elétrica que liga o forno, exaustor e o esquentador, este circuito está ligado ao quadro num disjuntor de 16A, os fios usados são de 2,5 mm de diâmetro.

    O que se passa é que comprei uma placa de indução e o técnico da Worten ligou no circuito que referi e disse que podia ter placa a forno ligado sem problema nenhum.

    A minha dúvida é se o referido pelo técnico é verdade ou se poderei correr o risco de os fios queimarem/derreterem com o uso?
  2.  # 2

    Colocado por: Ang3loA minha dúvida é se o referido pelo técnico é verdade ou se poderei correr o risco de os fios queimarem/derreterem com o uso?
    desde que não mude o disjuntor não corre riscos, mas não é o ideal.
    Concordam com este comentário: Ivo F., eu
  3.  # 3

    Quando dizes que não corro riscos é porque o disjuntor dispara se houver algum problema?

    A questão de os fios poderem derreter com o uso continuado também não se coloca?
  4.  # 4

    Um bocado estranha essa opiniao do técnico.
    É tentar que nao se esteja a cozinhar muita coisa e seja necessario agua quente também :D
    O cabo de 2,5 está ok porque o disjuntor limita a 16A. Como o jorgealves disse, caso o disjuntor fosse alterado para suportar mais carga, seria necessario mudar os cabos para 4mm².
    Melhor mesmo era ter um disjuntor independente... especialmente para tudo o que é agua quente (e garantir que tem interruptor diferencial de alta sensibilidade)

    cumprimentos
  5.  # 5

    Poder ter o forno ligado ao mesmo tempo da Placa vai ser dificil :) pelo menos se o forno for electrico..

    Qualquer forno terá logo 2000 w o que equivale a cerca de 10 A, a placa gasta 6 ou 7 por Zona ....e não pode ser das mais

    fortes.


    Basta fazer as contas, se tiver duas zonas e o forno, ja vai ter problemas.


    Em relação aos cabos como disse o Jorge desde que não mude o disjuntor estão protegidos. e não há problema
  6.  # 6

    Colocado por: larkheja vai ter problemas.

    Não tem problemas porque o disjuntor vai disparar! Ou seja o cobre irá aguentar por causa da protecção.

    Agora se vai conseguir ter tudo a trabalhar ao mesmo tempo... complicado.
  7.  # 7

    Colocado por: tozepalma
    Não tem problemas porque o disjuntor vai disparar! Ou seja o cobre irá aguentar por causa da protecção.

    Agora se vai conseguir ter tudo a trabalhar ao mesmo tempo... complicado.


    acho que era isso que o larkhe queria dizer. Estar a meio do cozinhado e ter o disjuntor a disparar pode ser um problema :D
  8.  # 8

    Toze palma o Problema é o disjuntor disparar e ficar a meio do cozinhado :P

    o cabo esta sempre protegido
  9.  # 9

    Colocado por: larkhedisjuntor disparar e ficar a meio do cozinhado


    Tem que gerir bem a situação.
    Só utilizar 2 pontos de cada vez ou em alternativa mais bicos a "meio gás".

    Forno e placa deverão ter circuitos alimentados com fio de secção superior...
  10.  # 10

    atenção que muitas placas de indução podem ser configuradas para uma corrente maxima de operaçao, e a placa nao ultrapassa essa corrente, mesmo com os focos todos ligados no maximo.
  11.  # 11

    Colocado por: tuggyatenção que muitas placas de indução podem ser configuradas para uma corrente maxima de operaçao, e a placa nao ultrapassa essa corrente, mesmo com os focos todos ligados no maximo.

    Como é obvio se limita a corrente os focos não vão estar no maximo, pois a potencia total é superior à potencia de corte do equipamento.
  12.  # 12

  13.  # 13

    Colocado por: Ang3loA placa que tenho é esta da AEG:https://www.aeg.com.pt/kitchen/cooking/hobs/induction-hob/ikb64301fb/


    do manual da sua placa:

    4.11 Gestão de energia
    • As zonas de aquecimento estão
    agrupadas de acordo com a posição
    e o número de fases que alimentam a
    placa. Consulte a ilustração.
    • O limite máximo de carga elétrica de
    cada fase é 3700 W.
    • A função divide a potência entre as
    zonas de aquecimento que estão
    ligadas à mesma fase.
    • A função é ativada quando a carga
    elétrica total das zonas de
    aquecimento que estão ligadas à
    mesma fase excede os 3700 W.
    • A função diminui a potência das
    restantes zonas de aquecimento que
    estão ligadas à mesma fase.
    • A indicação do nível de calor das
    zonas cuja potência foi reduzida
    alterna entre dois níveis.
  14.  # 14

    Colocado por: tuggyA função divide a potência entre as
    zonas de aquecimento que estão
    ligadas à mesma fase.


    Agora resta saber se o técnico da worten usou ou não um shunt. :)
  15.  # 15

    Ele ligou apenas os fios, cortou a tomada que vinha e depois ligou a fase à fase (só tinha uma), o neutro ao neutro e a terra à terra! Foi o que ele fez, e fez isso com fita isoladora!!! Depois é que o técnico do esquentador viu aquilo e meteu os ligadores (aqueles laranja).
  16.  # 16

    se só tem uma fase, só tem uma fase. isso então significa que tem no maximo 3700w na placa, que serão divididos pelas varias zonas (entendo eu, que sera dividido por 4, ja que a fase é a mesma para os 2 grupos)

    agora esse serviço do tecnico da worten... enfim :)
    • hangas
    • 16 novembro 2018 editado

     # 17

    Colocado por: tuggyagora esse serviço do tecnico da worten... enfim :)


    Já tinha tido feedback parecido de pessoas conhecidas. Por isso optei eu por fazer a instalação.
    Estive foi para lhes contratar o serviço de desinstalação da placa de gás que lá estava, mas perante o preço absurdo que pediam (€69,90), optei por
    chamar uma empresa certificada que me fez o serviço por €30.00. (Até eram €25, mas acabei por arredondar para 30, porque eles fizeram o favor de vir cá a casa mesmo não fazendo trabalhos residenciais.)
  17.  # 18

    Estive a confirmar e tinham razão, tem duas fases (um fio preto e um castanho). Como vou fazer uma instalação nova do quadro até à placa, acham que seriam melhor colocar duas fases também, cada uma com o seu disjuntor? Ou uma fase de com fio de 4mm para as duas fases da placa?
  18.  # 19

    Colocado por: Ang3loEstive a confirmar e tinham razão, tem duas fases (um fio preto e um castanho). Como vou fazer uma instalação nova do quadro até à placa, acham que seriam melhor colocar duas fases também, cada uma com o seu disjuntor? Ou uma fase de com fio de 4mm para as duas fases da placa?


    mas você tem trifásico em casa?
  19.  # 20

    Não, monofasico
 
0.0208 seg. NEW