Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: Anonimo06082021aposto que actualmente existem mais engenheiros e arquitectos do que verdadeiros pedreiros.

    os verdadeiros pedreiros são aqueles que trabalham a pedra.

    lá para baixo chamam pedreiros a tudo


    Não serão "canteiros"?
  2.  # 62

    Colocado por: Anonimo06082021

    e você quanto mais informação tiver pode ficar mais confuso/a.




    Por acaso é uma conclusão a que tenho chegado ultimamente: pessoas com demasiada informação não são pessoas mais informadas, são apenas pessoas mais confundidas.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  3.  # 63

    Colocado por: Skinkxpessoas com demasiada informação não são pessoas mais informadas, são apenas pessoas mais confundidas.

    Isso acontece quando não se sabe manusear a informação. Realmente existe o perigo de isso acontecer, e o tal livro, se não for bem estruturado pode levar a isso.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  4.  # 64

    Se for de facto um livro com linguagem acessível, clara e com informação importante, só vinha ajudar o DO que não percebe nada do assunto...
  5.  # 65

    Colocado por: CMLS265
    Isso acontece quando não se sabe manusear a informação. Realmente existe o perigo de isso acontecer, e o tal livro, se não for bem estruturado pode levar a isso.
    Concordam com este comentário:Anonimo06082021


    Não só manusear, também acrescentaria filtrar.
    Concordam com este comentário: CMLS265
  6.  # 66

    A ideia até fazia sentido se vivêssemos num país grande que tivessem muitos futuros DO. Vocês acham que um forum mede o que é o mercado. Estao enganados.
    Muito pouca gente está a construir. Ou acham que lá porque aparecem uns DO por aqui, existem milhares de pessoas a construir? Enganem-se.
    Esse livro falia à entrada da tipografia.
    Mais depressa abria um blog e fazia concorrência ao forum da casa e desviava a publicidade para o seu bolso.
    Porque este forum nao tem REI NEM ROQUE.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  7.  # 67

    Aqui para os meus lados são centenas de casas em construção. Mas acredito que nem todos os DO queiram ter a trabalheira de perceber as coisas...
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  8.  # 68

    Pois. Em termos de câmaras então é cada uma funciona de uma maneira e até mesmo dentro da câmara é cada cabeça sua sentença. Mas ainda assim há muita coisa que pode ser explorada para benefício do DO. Nada como ir bem preparado para esta aventura!
  9.  # 69

    Infelizmente a construcao nao e uma ciencia exacta...
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
    • VCAC
    • 22 novembro 2018

     # 70

    Vou dar os meus 50 cent.

    Zé, na minha humilde opinião será um negocio "morto" à nascença, desculpe a franqueza...

    Mas a ideia é engraçada... Mas se objectivo seria o de ter lucro com as vendas, acho que não iria ter muita sorte... Para além de sondar aqui no fórum, já falou com algum editor? Penso eu, que não haverá mercado para isso...
    (Se o objectivo for ganhar dinheiro,claro esta! Se dor só para se ir entretendo, força nisso!)

    Eu por exemplo sou DO, sou tótó, e não compraria o livro...
    (Se calhar por isso mesmo, por ser tótó 😂)
    E até gosto de ler...

    Claro que os DOs são leigos, claro que têm duvidas, claro que não percebem da arte, mas para isso existem os tecnicos e os profissionais da área, não é um livro (para tótós) que nos vai ilucidar...

    O único trabalho que o DO, em teoria, terá que saber fazer é falar,perguntar, pesquisar sobre os profissionais que escolhe, essa sim é a principal e mais importante questão. O que por aí mais há são profissionais "caloteiros"... Há que saber escolher...bem... nada mais. Porque se forem bem escolhidos, estando o DO entregue a malta competente e profissional , tem tudo para correr bem, e o que corre menos bem tem sempre solução.
    É preciso e escolher bem, em consciencia e com informação, isso sim! Para isso há que fazer um bom "estudo de mercado", perguntar, pesquisar, ir ver trabalhos, falar com pessoas que foram acompanhadas por esses mesmos tecnicos, etc...

    Esse trabalho não se aprende nos livros...
    Concordam com este comentário: Picareta, CMLS265
  10.  # 71

    Mais uma vez a coisa descambou!!!!

    90 % dos comentários focam em aspectos construtivos, a meu ver esses é algo que o DO só se deverá preocupar na fase de desenvolvimento da sua ideia / projeto junto da equipa técnica.

    A meu ver o Volume I deveria alertar o DO para que a casa de sonho que ele idealiza provavelmente não é a casa que efectivamente pode fazer.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  11.  # 72

    Colocado por: VCACO único trabalho que o DO, em teoria, terá que saber fazer é falar,perguntar, pesquisar sobre os profissionais que escolhe, essa sim é a principal e mais importante questão.

    É isto, o dono de obra só tem que saber escolher os técnicos com quem trabalha. Com bons técnicos o dono de obra não tem que se chatear com nada.
    Só é mau para o zédasilva, que com o primeiro capitulo resolve o problema :-)) ... isto se ele souber como é que isso se faz. Eu não sei.

    Claro que muitos querem o livro para não terem que pagar aos técnicos, mas isso resolve-se com o forum da casa e com alguma pesquisa, isto para os mais dedicados.
  12.  # 73

    Zé estas carente amigo?
  13.  # 74

    Continuo a achar a ideia do livro muito boa, e até reforcei no meu comentário que a ideia não seria para substituir nenhum profissional, mas sim, armar o DO para poder escolher esse profissional.
    Por que todo mundo fala que basta escolher um bom profissional, mas como você consegue escolher isso sem saber ao menos o mínimo da poda?

    Por exemplo.

    Vai escolher um empreiteiro, vai para a obra ver e consegue ver que algumas coisas estão fora do comum, ou a tela pitonada esta colocada do jeito errado, ou que os tubos não estão seguros da melhor forma, ou n problemas que passariam completamente a leste de uma pessoa que não possui o mínimo de conhecimento.

    Sei que vocês vão falar "leva o amigo fiscal para a obra" tudo bem, até faz sentido, mas se forem quatro olhos a ver a obra não é uma certeza maior para o futuro DO?

    Pela ideia que fiquei do livro, não é dotar o DO de conhecimentos técnicos, não é colocar toda uma ciência ali, até poderia e sairiam muitos livros, mas se for possível passar o mínimo das coisas , certamente todos sairiam a ganhar...
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Flavita
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
  14.  # 75

    Colocado por: amartinsMais uma vez a coisa descambou!!!!

    Pois é....
    Mais uma vez a história dos canudos, ou da falta deles... qualquer coisa mal resolvida.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, maria rodrigues
  15.  # 76

    Colocado por: Anonimo06082021aqui no norte são muitas as casas assim....e continuam-se a construir mais ainda!


    Tretas!! Prove lá isso. Apresente números. Ou diz isso para ser do contra, como é seu costume?
  16.  # 77

    Colocado por: Pedro Barradas
    Pois é....
    Mais uma vez a história dos canudos, ou da falta deles... qualquer coisa mal resolvida.
    Concordam com este comentário:desofiapedro


    O Bond falou em artistas, que já seriam em menor quantidade que engenheiros/arquitectos, como forma de valorizar mão-de-obra qualificada para determinada arte. Foi o Zé que levou isso para a vertente académica da discussão, desta vez não foi o Bond.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
    • Skinkx
    • 23 novembro 2018 editado

     # 78

    Colocado por: sousa tavares

    Tretas!! Prove lá isso. Apresente números. Ou diz isso para ser do contra, como é seu costume?


    Não se farão mais obras em pedra que há 50 anos atrás, onde não havia alternativas. Mas por acaso vejo muita coisa em pedra, especialmente no Norte, com reminiscências de trabalhos mais antigos, em obras novas, coisa que não via há 10 ou 20 anos atrás.

    Isto chega ao ponto de ver aqui nos concelhos vizinhos do Centro litoral várias obras com revestimentos de paredes ou muros em granito, como se estivesse em Ponte de Lima ou Vila Real.

    Ainda há pouco tempo um colega meu fez um passeio no Minho e ficou espantado com a quantidade de construções novas com as paredes exteriores totalmente em granito. Aliás, uma das coisas que aprecio sobremaneira na arquitectura moderna é a capacidade de integrar processos e artes em desuso como forma de valorização de um projecto ou obra. Acho isso mais interessante do que tentar copiar um exemplo qualquer que se viu numa revista estrangeira (opinião pessoal).
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021, TiZedaMotinha
  17.  # 79

    E aqui na minha terra, acertou em cheio...
    Já só existe um pedreiro! É claro que também já evoluiu um pouco a forma de trabalhar esse material, mas dentro de 10 anos aqui e nas freguesias vizinhas haverá apenas uma ou duas empresas, (se não se criarem novas claro está)!
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  18.  # 80

    Um amigo meu construiu á 4 anos e foi tudo em bloco de granito creio que 40altoX 20largoX comprimento indefinido...
    Com sistema de parede dupla, mas também se utiliza muito pedra colada com junta de cascalho, (chunhas) bem bonito mas a mão de obra nestes caso é uma barbaridade...
 
0.0318 seg. NEW