Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

qual é a altura total disponivel a´te à cota do limpo? o que vai ser o revestimento final?

O que e´sta no projecto? e estando lá qq coisa, porque não usa? o que dizem os autores dos projectos?

As betonilhas podem ter características termicas, se forem do tipo leve, por exemplo com leca, ou com EPS...
    •  
      mhpinto
    • 27 agosto 2019 editado

# 202

Colocado por: Pedro Barradasqual é a altura total disponivel a´te à cota do limpo? o que vai ser o revestimento final?

Cerca de 20 cm.
    O revestimento final será mosaico numas zonas e flutuante noutras.

Colocado por: Pedro BarradasO que e´sta no projecto? e estando lá qq coisa, porque não usa? o que dizem os autores dos projectos?

Tudo se resume à grande diferença entre a teoria e a prática. Neste momento só tenho presente (e é só o que interessa) qual é a intenção do empreiteiro.

Colocado por: Pedro BarradasAs betonilhas podem ter características termicas, se forem do tipo leve, por exemplo com leca, ou com EPS...

Que vai levar EPS vai de certeza. A minha dúvida é só saber se isso chega para ter um isolamento decente, principalmente tendo em atenção que houve diversos "incidentes" na construção da lage que não me deixam 100% confiante de que esta irá cumprir na plenitude a sua função de "isolamento" da casa em relação ao solo. Recordo este:

https://forumdacasa.com/discussion/56973/vigotas-com-defeito/#Item_15
  2.  # 203

Se tem 20cm disponíveis para enchimentos, concerteza que pelo menos 100mm de enchimento leve com EPS, deve garantir o minimo do regulamento, portanto deve dar e sobrar.. mas isso o seu projectista da termica, diz-lhe. ou o directo tecnico.. não vejo qual é o stress com isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  3.  # 204

Colocado por: JoelMFicaram assentes na base de betão certo?

Certo, com uma tela de permeio. Creio que se vê isso nas fotos que já aqui partilhei .

Colocado por: JoelMFoi/vai ser isolado no perímetro (faces laterais) da laje?

Idem, com tela pitonada. E levou também drenagem.
  4.  # 205

Para controlar os custos e não expor a laje a uma carga excessiva, isto também tendo em conta os problemas que houve na execução da dita, foi-me sugerido preencher todo aquele espaço com betão celular, ficando então por cima uma camada de 6 cm de betonilha. Parece-me uma solução interessante. Que vos parece?
  5.  # 206

Colocado por: mhpintoPara controlar os custos e não expor a laje a uma carga excessiva, isto também tendo em conta os problemas que houve na execução da dita, foi-me sugerido preencher todo aquele espaço com betão celular, ficando então por cima uma camada de 6 cm de betonilha. Parece-me uma solução interessante. Que vos parece?

Eu por cima da lage, vai levar betao celular (betao + EPS) de 8 CM. A seguir leva o isolamento e as placas do PRH.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  6.  # 207

Colocado por: jcfcid

Eu por cima da lage, vai levar betao celular (betao + EPS) de 8 CM. A seguir leva o isolamento e as placas do PRH.

isso nao é triplicar uma questão e gastar dinheiro á toa?

as placas do PRH por si só ja nao fazem essa questão do isolamento? porque razao betonilha + xps, depois isolamento e depois as placas?

ou percebi mal?
  7.  # 208

Colocado por: loverscout

isso nao é triplicar uma questão e gastar dinheiro á toa?

as placas do PRH por si só ja nao fazem essa questão do isolamento? porque razao betonilha + xps, depois isolamento e depois as placas?

ou percebi mal?

è o que está em projeto...
  8.  # 209

Ponto de situação:

No exterior, a casa está pronta a ser "pintada" (levar acrílico, segundo o empreiteiro que lá anda agora).
    Esta parte só será finalizada quando os exteriores estiverem perto de finalizados, para não se correr o risco de alguma máquina danificar o revestimento.
    Fora isso, faltam as caixas de esgoto para serem finalizadas as canalizações no exterior e acabar duas pérgolas (meter os barrotes lá pelo meio, que vão ficar com madeira à vista).
    Os muros exteriores deverão ser feitos entre esta semana e a próxima.

No interior, está também pronta a pintar, para depois se passar ao pavimento.
    A pintura está dependente da resolução de uma infiltração que surgiu, presume-se, por os rufos ainda não terem sido aplicados, coisa que, ao que tudo indica, irá acontecer esta semana. Sim, já deviam ter sido aplicados há muito, mas este ponto foi (mais um) filme com o empreiteiro inicial.

Se alguém quiser saber algum pormenor sobre alguma das fases do processo até este ponto, é só perguntar.
  9.  # 210

Fotos, queremos é fotos!
  10.  # 211

E updates?
  11.  # 212

Colocado por: manelvcE updates?

Obrigado pelo interesse.
    Neste momento, no exterior, só falta a aplicação do "acrílico" final. No interior, faltam as carpintarias, a última demão de pintura e as loiças.

Colocado por: Nasa1989Fotos, queremos é fotos!

Dessas tenho muitas, mas não vou expô-las aqui. Não estou para estar aqui a ouvir aquilo que estou farto de saber. Houve muita coisa mal feita e, portanto, foi preciso fazer várias correções, para além daquelas em que se teve de aceitar o "mais ou menos bom" em vez do "perfeito" para as coisas não atrasarem ainda mais.

Mas se alguém quiser que eu mostre alguma coisa em específico, é só pedir, que eu tratarei de partilhar.
  12.  # 213

Mhpinto, ja partilhou por aí os motivos que o levaram a optar por wood framing?
    Se fosse hoje voltava a escolher esse metodo?
  13.  # 214

Colocado por: DR1982Mhpinto, ja partilhou por aí os motivos que o levaram a optar por wood framing?
    Se fosse hoje voltava a escolher esse metodo?

Já partilhei e muito. Mas posso fazer um resumo.

Inicialmente, os fatores foram vários: preço, rapidez de construção, limpeza na construção e em eventuais alterações futuras, ser mais fácil ter perceção de como as coisas estão a ser feitas.

A questão do preço, fui ao longo do tempo percebendo que era relativa, mas continuo a acreditar que - com um empreiteiro sério - para o mesmo nível de isolamentos, é mais fácil conseguir ter custos mais controlados com o woodframing, ou outros métodos vistos como alternativos, do que com a alvenaria.

Mas como tive imenso azar com o empreiteiro, tanto a questão dos custos como da rapidez de construção foram por água abaixo.

Sim, se fosse hoje voltava a escolher este método. A sensação quando se entra na casa (que ainda não está habitada) é muito mais aconchegante do que quando se entra em casas de alvenaria acabadas de fazer (ou até nalgumas já habitadas). Fazia era a coisa por ajuste direto, agora que já ganhei o "calo" e já conheço malta séria.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982, antonylemos
  14.  # 215

Se ja nao é facil encontrar empreiteiros de confiança em alvenaria que já está mais que batido em Portugal, em métodos menos conhecidos por cá ainda se torna a meu ver mais difícil!
  15.  # 216

Colocado por: Anonimo09092021É vender e recomeçar 🙂

Acredite que já pensei no assunto.
    Não tenho é energia para isso e preciso MUITO de me mudar.
    Então nesta fase parva, muita falta me tem feito aquele quintalito de 500 m2... e a churrasqueira, ai a churrasqueira... ;)
    Concordam com este comentário: jcfcid
  16.  # 217

Colocado por: Anonimo09092021Eu vou, entretanto (quando houver €), começar a construir um apoio ao meu pomar na parte de baixo do quintal e tenciono fazer eu em woodframe. Tenho estudado bastante o assunto e não é uma estrutura complicada de fazer...

Depois partilhe, que tb quero inventar qq coisa assim, mas que tb dê para umas galinhas, coelhos, etc.
  17.  # 218

Vista geral, a partir da estrada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna
      P_20200425_121243.jpg
  18.  # 219

Vista interior, zona social.

Fotos de há um mês.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna, NTORION
      P_20200409_105253.jpg
      P_20200409_105315.jpg
  19.  # 220

Colocado por: mhpinto
    Já partilhei e muito. Mas posso fazer um resumo.

Inicialmente, os fatores foram vários: preço, rapidez de construção, limpeza na construção e em eventuais alterações futuras, ser mais fácil ter perceção de como as coisas estão a ser feitas.

A questão do preço, fui ao longo do tempo percebendo que era relativa, mas continuo a acreditar que - com um empreiteiro sério - para o mesmo nível de isolamentos, é mais fácil conseguir ter custos mais controlados com o woodframing, ou outros métodos vistos como alternativos, do que com a alvenaria.

Mas como tive imenso azar com o empreiteiro, tanto a questão dos custos como da rapidez de construção foram por água abaixo.

Sim, se fosse hoje voltava a escolher este método. A sensação quando se entra na casa (que ainda não está habitada) é muito mais aconchegante do que quando se entra em casas de alvenaria acabadas de fazer (ou até nalgumas já habitadas). Fazia era a coisa por ajuste direto, agora que já ganhei o "calo" e já conheço malta séria.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982,antonylemos

Parece-me que está algo desiludido com o empreiteiro que contratou. O serviço que contratou foi chave na mão?

Qual o preço total da construção ja com IVA?

E agora que está mais calejado e diz conhecer pessoas sérias na área, quem escolheria como empreiteiro para esse método? Pode indicar alguns?

Boa sorte para o que resta da construção.

0.0548 seg. NEW