Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, algum profissional desse lado que me possa dar a sua opinião? Uma casa sem pilares é segura? Pelo que pesquisei é alvenaria estrutural, é assim que se chama? Alguém me pode elucidar sobre a segurança deste tipo de construção? Obrigada.
  2.  # 2

    Qualquer casa, com ou sem pilares, tem que ser construída de acordo com os regulamentos em vigor, por isso não tem que se preocupar com a segurança da estrutura que escolher.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, nunogouveia
  3.  # 3

    Sendo uma casa antiga estará de acordo com os regulamentos em vigor agora? Desculpe mas para mim leiga no assunto e que só conhecia construções ditas normais, com vigas e pilares (não percebendo mesmo nada do assunto) fez-me confusão descobrir que a casa não tinha nada disso. A verdade é que ainda está em pé, mas realmente fez-me muita confusão.
  4.  # 4

    não tem porque fazer confusão. a técnica já foi mais do que aperfeiçoada ao longo de muitos milhares de anos.
    Concordam com este comentário: Sr.io
  5.  # 5

    Mas neste tipo de construção não é possível derrubar paredes e alterar divisões certo? E é normal haver pequenos desníveis no chão, ou não estará relacionado com o tipo de construção?
  6.  # 6

    Colocado por: c_monMas neste tipo de construção não é possível derrubar paredes e alterar divisões certo?
    claro que se pode. não deve é ser feito por qualquer artista

    Colocado por: c_monE é normal haver pequenos desníveis no chão, ou não estará relacionado com o tipo de construção?
    pode ser como pode não ser. depende
    Concordam com este comentário: Sr.io
  7.  # 7

    Tem fotos?
  8.  # 8

    Colocado por: ADROatelierTem fotos?

    Fotos não tenho, mas se era em relação aos desníveis não são assim tão acentuados que se fossem notar nas fotos.
  9.  # 9

    Onde é casa, qual a idade da mesma, e qual o sistema construtivo?
    Meta fotos( já que não consegue explicar-se) , pois há muitos tipo de alvenarias autoportantes... Umas são relativamente seguras, outras é uma desgraça... normalmente em intervenções de fundo procede-se sempre ao reforço das mesmas.. mas lá está depedne da zona geografica, da tipologia construtiva e mais uma ´serie de coisas...
  10.  # 10

    Experimente, se começar a rachar chame o engenheiro...
  11.  # 11

    vou mandar um bitaite, mas deve se tratar de uma casa em adobe, pedra ou taipa de pilao.. qq coisa do genero...
  12.  # 12

    Colocado por: bettencourtExperimente, se começar a rachar chame o engenheiro...


    É como noutro topico, vá partindo, se não cair é porque está seguro.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  13.  # 13

    A casa não é minha, fiz visita à mesma para comprar e fiquei interessada, no entanto numa segunda visita detectamos que a mesma não tinha pilares e não percebendo nada do assunto decidi procurar ajuda profissional, já contactei engenheiro civil e arquiteto mas uma vez que nos encontramos numa época complicada para os profissionais se deslocaram ao local decidi procurar ajuda no fórum, simplesmente para tentar ter algum tipo de esclarecimento sobre este tipo de construção. Uma vez que só poderemos ter a visita ao local no início do próximo ano coloquei a questão. Se tivesse uma resposta do tipo "esqueça fuja desse tipo de construção" desistia já do negócio mas assim sendo terei de aguardar por visita...
  14.  # 14

    Colocado por: Pedro BarradasOnde é casa, qual a idade da mesma, e qual o sistema construtivo?
    Meta fotos( já que não consegue explicar-se) , pois há muitos tipo de alvenarias autoportantes... Umas são relativamente seguras, outras é uma desgraça... normalmente em intervenções de fundo procede-se sempre ao reforço das mesmas.. mas lá está depedne da zona geografica, da tipologia construtiva e mais uma ´serie de coisas...

    Ainda não tenho informações nenhumas sobre a casa, sei que é antiga e vai precisar de uma remodelação total. Vou ter de aguardar por visita de profissional então para que ele me possa dar as informações que você me questiona porque eu não percebo nada do assunto.
  15.  # 15

    tem alguma imagem? é construida em que material? pedra, tijolo, outro?
  16.  # 16

    Colocado por: antonylemostem alguma imagem? é construida em que material? pedra, tijolo, outro?

    Não tenho foto nenhuma, é em tijolo.
  17.  # 17

    Colocado por: c_mon
    Não tenho foto nenhuma, é em tijolo.
    tijolo burro? adobe?
  18.  # 18

    c_mon, até há uns 100 anos atrás as casas eram feitas sem pilares (exceção feita a alguns edifícios notáveis em que se usavam pilares (colunas) de pedra e abóbodas (igrejas e palácios). De resto, por esse mundo foram existem milhares de milhões de casas assim.
    Ou seja, o problema não é esse.
    Imagino que o seus maiores problemas possam ser o controlo de humidades e o isolamento térmico.
  19.  # 19

    Colocado por: nunogouveiac_mon, até há uns 100 anos atrás as casas eram feitas sem pilares (exceção feita a alguns edifícios notáveis em que se usavam pilares (colunas) de pedra e abóbodas (igrejas e palácios). De resto, por esse mundo foram existem milhares de milhões de casas assim.
    Ou seja, o problema não é esse.
    Imagino que o seus maiores problemas possam ser o controlo de humidades e o isolamento térmico.

    Obrigada pelo seu contributo, a ideia seria fazer uma remodelação na habitação e torná-la mais confortável uma vez que se situa no interior norte mas quando me deparei com o tipo de construção assustei-me, vou agora esperar por visita de engenheiro civil para saber o que fazer a seguir e quais as recomendações. A nível de humidades a casa não apresentava nada, com o tempo a situação pode mudar?
  20.  # 20

    Colocado por: c_monA nível de humidades a casa não apresentava nada, com o tempo a situação pode mudar?
    em prnicipio foi bem construida, se nao apresenta agora pode vir a apresentar de as obras que fizer não forem adequadas ao sistema construtivo.
    Concordam com este comentário: TJSN71
 
0.0216 seg. NEW