Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

sim, ser arqº, engº...
    ser arq, eng... Por si so nao chega... Preocupem-se essencialmente em encontrar bons executantes nas variadas areas, desde di projecto ate ao concluir da obra,fiscal incluido, se faz parte do gabinete ou nao, na minha opiniao e igual ao litro... Nada garante que a isencao seja sinonimo de qualidade... Basta pensar_mos um pouco, e as opiniao variam consuante o interesse...(se o projeto for do meu gabinete ,a isencao nao interessa para nada, se nao for passa a ser importantissima... Acima de tudo procurem referencias de obras com alguns anos...
    Concordam com este comentário: crapa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: crapa
  2.  # 62

Colocado por: JoelM

não cometem erros aí no gabinete do riscos?

Como o velho ditado diz, " só nao erra quem não faz"
    Concordam com este comentário: crapa, Anonimo1710, zinna
  3.  # 63

Agradeço imenso a contribuição nesta parte do fiscal de obra.
    Acredito que quem contratei fará de tudo para que a obra corra bem.

Que mais precauções deve um DO ter nesta fase do projecto?

Aguardo aprovação do projecto de arquitectura.

Pelo que parece cá na zona os empreiteiros andam com muito trabalho. No entanto, já estive a fazer uns buracos no terreno (à mão - ginásio ao ar livre) para ver as características do mesmo e cheguei a uma zona com areia grossa envolvida penso que com argila.

Para os entendidos em terrenos, estamos com características "boas" para as fundações ou é necessário ir até mais fundo? Sei que o ideal é alguém que perceba vá ao terreno, mas com a vossa ajuda, queria planear e ter uma estimativa da movimentação de terras que tenho que fazer. Além do mais, tenho possibilidade de ter uma máquina no terreno a movimentar terras e se não for necessário nenhuma licença em especial, poderia começar a escavar até à cota em que encontrei a dita areia.

Obrigado.
  4.  # 64

Colocado por: crapaPara os entendidos em terrenos, estamos com características "boas" para as fundações

Chame ao local o técnico que vai fazer o projeto de estabilidade, ele melhor que ninguem lhe saberá responder.
    Se puder, faça um buraco nos 4 cantos da implantação.

Colocado por: crapase não for necessário nenhuma licença em especial,

É!
    Para mexer no terreno tem que ter uma licença especial para escavações
  5.  # 65

Colocado por: zedasilvaPara mexer no terreno tem que ter uma licença especial para escavações

Mas que nada tem a com a licença de construção certo?
  6.  # 66

Colocado por: crapaMas que nada tem a com a licença de construção certo?

Se não me engano, tem que ter pelo menos a arquitetura e a estabilidade aprovadas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: crapa
  7.  # 67

No entanto quanto à arquitectura, opiniões??

Embora já esteja em aprovação, poderão sempre fazer sentido e ser alterado.

Muito obrigado.
  8.  # 68

Colocado por: ****Se acredita nos técnicos é o suficiente, esse estudo do solo já deveria estar acautelado por quem fez esse projeto de estabilidade!

Volto a relembrar: apenas está o projecto de arquitectura em aprovação. Todas as especialidades serão feitas após aprovação. Como gosto de aprender e saber mais algumas coisas para poder participar activamente numa discussão, recorri aos vossos conhecimentos :)
    • VXMC
    • 29 dezembro 2018

# 69

Tem mail
  9.  # 70

Colocado por: zedasilvafaça um buraco nos 4 cantos da implantação

Peço desculpa por esta intromissão...

A mancha de implantação deve ser preenchida na totalidade pela construção ou pode-se edificar apenas em parte?

Exemplo: terreno com 600 m2 com uma mancha de 200 m2 para moradia térrea. O DO pode construir casa de 170 m2 ou é obrigado aos 200?
    • crapa
    • 29 dezembro 2018 editado

# 71

Colocado por: sousa tavaresPeço desculpa por esta intromissão...

A mancha de implantação deve ser preenchida na totalidade pela construção ou pode-se edificar apenas em parte?

Exemplo: terreno com 600 m2 com uma mancha de 200 m2 para moradia térrea. O DO pode construir casa de 170 m2 ou é obrigado aos 200?

Se refere-se à minha planta o terreno tem 100x40 metros. A área que mostro é a área toda de implantação, que vai desde a estrada até os 50 metros sensivelmente.
    • VXMC
    • 29 dezembro 2018

# 72

Colocado por: crapa

Se refere-se à minha planta o terreno tem 100x40 metros. A área que mostro é a área toda de implantação, que vai desde a estrada até os 50 metros sensivelmente.

Crapa tem mail envie me SMS sff
  10.  # 73

Colocado por: VXMCCrapa tem mail envie me SMS sff

Enviei mail agora. Obrigado.
  11.  # 74

Colocado por: crapaSe refere-se à minha planta o terreno tem 100x40 metros

Não me refiro ao seu terreno. É uma pergunta generalizada...
  12.  # 75

Colocado por: sousa tavares

Não me refiro ao seu terreno. É uma pergunta generalizada...

Peço desculpa. Pelo que me apercebi das conversações na execução do meu projecto de arquitectura, desde que o terreno esteja classificado como urbano pode construir, respeitando todas as condicionantes aplicadas: passeios se necessário, altura de muros, distanciamento à estrada, aos terrenos, casa dos vizinhos, etc

Não sou a melhor pessoa para responder, mas espero ter clarificado.
  13.  # 76

Colocado por: crapaNão sou a melhor pessoa para responder, mas espero ter clarificado.

Não quero ser antipático, mas não me esclareceu. Mas agradeço a tentativa...

Talvez algum arquiteto, empreiteiro ou outro técnico.
  14.  # 77

Colocado por: sousa tavaresNão quero ser antipático, mas não me esclareceu. Mas agradeço a tentativa...

Talvez algum arquiteto, empreiteiro ou outro técnico.

Vou tentar de novo:

Deduzo que o que queira dizer como mancha seja a área de solo urbano que tem nesse terreno de 600m2. Ou seja, em 600m2, apenas 200m2 são úteis para construção. Os restantes podem ser, por exemplo, reserva agricola nacional. Mas para isso teria que consultar o PDM (Plano director Municipal). Normalmente as câmaras têm um website onde isso pode ser consultado e tem o mapa de todos os terenos com a classificação dos mesmos.

Portanto, nesses 200m2 que tem para contrução, dependendo de onde se encontra, não pode utilizar tudo: por exemplo, se tem uma estrada, a casa tem que ficar a pelo menos 5metros da mesma. Pode ser obrigado a fazer passeio - tem que "doar" terreno. Tem que cumprir com outras distâncias, nomeadamente para a casa dos vizinhos. Tem limitações na localização das janelas, etc etc. Tem os acessos obrigatorios: rampa para cadeira de rodas . . .. E muitas outras condicionantes que dependem do local.

Resumindo: muito provavelmente não consegue utilizar os 200m2 que tem disponíveis para a área total da casa. Se não consegui clarificar, não se preocupe, o problema sou eu mesmo :)
    • crapa
    • 29 dezembro 2018 editado

# 78

/
  15.  # 79

Solar 01/01
      Webp.net-resizeimage.gif
    • ik
    • 29 dezembro 2018

# 80

Colocado por: sousa tavares

Peço desculpa por esta intromissão...

Se estiver num loteamento, tem que cumprir as regras do mesmo!

Se for um terreno urbano em que pode inplantar x% do terreno, esse é o valor máximo

Pode construir menos, mas atenção a impermeabilização, as rampas de acesso, passeios contam para impermeabilização se as mesmas forem impermeáveis

Já deve saber que não sou técnico mas algum poderá,ou não, intervir

0.0257 seg. NEW