Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos! Antes de mais cumprimentar e felicitar-vos pela inter-ajuda nestes blog!

Estou a pensar iniciar um processo de construção de uma moradia! Nesta fase vou iniciar contactos com gabinetes de arquitetura e pedir orçamentos!

Gostaria de saber quais são as bases para efetuar uma boa análise de mercado dos gabinetes de arquitetura: que serviços devo contratualizar para a obra não derrapar... entre outros serviços pertinentes.

A ideia é construir uma casa relativamente pequena, funcional e confortável termicamente!

Agradeço desde já as vossas ajudas!
  2.  # 2

Se gosta de ler sugiro: https://www.bertrand.pt/livro/os-olhos-da-pele-juhani-pallasmaa/10966696

De seguida o melhor que tem a fazer, depois de seleccionado um leque de vários gabinetes, é reunir com cada um deles, conhecer as pessoas, o portefólio, a empresa, ver se existe empatia pois o processo em que vai embarcar assim o exige dada a necessidade de envolvimento de ambas as partes.

Sugiro que não se deixe levar apenas por bonitas imagens, a arquitetura tem outras dimensões e anda por aí muito arquiteto do pintrest e de capa de revista. Se possível visite obras dos gabinetes entre os quais está indeciso e sinta o espaço.

Para evitar derrapagens há que definir desde inicio um limite orçamental e comunicar esse limite ao arquiteto. A melhor forma de garantir que esse limite é cumprido em projeto é através da contratação de um projeto de execução onde devem constar todos os pormenores das soluções adotadas, caderno de encargos, mapa de quantidades.
    Concordam com este comentário: CMartin, bertomed
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin, FJDMC
  3.  # 3

Colocado por: José BarnabéSe gosta de ler sugiro:https://www.bertrand.pt/livro/os-olhos-da-pele-juhani-pallasmaa/10966696

"Os Olhos da Pele
    A arquitetura e os sentidos
    de Juhani Pallasmaa"
    Muito bem. Adorei :o)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fmagalhaes
  4.  # 4

Apenas reuni com um gabinete e já recebi orçamento. Por acaso falei no mapa de quantidades e no caderno de encargos.

Relativamente ao caderno de encargos disseram-me que fazem mas que não faz sentido planear tudo tudo tudo porque há coisas (tipo louças) que não faz sentido definir porque as coisas mudam, e falaram que o que habitualmente fazem é definir valores limites (tipo louças até 20€ m2).

Relativamente ao mapa de quantidades, dizem que não fazem, que não faz sentido pk é algo que moroso (deram-me a entender que aumentava muito o custo do orçamento que me iam dar).

O orçamento foi 6000 (projeto)/ 1000 (fiscalização)/ 250 (certificado energético).

Não faço ideia se está dentro do mercado ou não!
  5.  # 5

Depende do rigor que pretender. Em projetos de obras públicas, por exemplo, vai tudo definido. Até o piaçaba, caso contrário ninguém o põe em obra.
    Em obras privadas também é possível esse nível de rigor. Basta haver €€ e vontade.

Isso dos materiais até xx€/m2 cria tendência à derrapagem. Aparece sempre aquela sanita dourada com repuxo que são só mais 10€ e por aí fora.

Quanto aos preços, estão razoáveis. Deve haver mais barato mas também há mais caro.

Procure mais gabinetes, inclusive um que lhe faça o mapa de quantidades sem se queixarem que é moroso :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JP Passos
  6.  # 6

Pois acredito que aconteça isso!

Aquilo que gostava era que a fosse climaticamente inteligente. A posição da casa em relação à orientação solar, a localização de cada parte da casa em relação à orientação solar, a própria arquitetura da casa, em que o sol consiga entrar dentro da casa no inverno e não no verão.

Assim como um bom isolamento e climatização.

Isso da qualidade das sanitas e louça não dou grande valor.

Não queria gastar mais de 150 000€ ou se possível menos um bocado.

Um grande desafio. Por isso a escolha do arquitecto é algo essencial, penso eu. Algumas referências de arquitetos, viana do castelo, barcelos ou ponte de lima?!
  7.  # 7

Não tenho referências para esses lados. Mas se tem essas preocupações e acho muito bem que as tenha, faça uma breve pesquisa sobre o tema arquitetura bioclimática e veja se encontra algum gabinete na região com experiência nessa temática. Provavelmente cá no fórum também haverá matéria sobre o tema.
  8.  # 8

Colocado por: JP PassosApenas reuni com um gabinete e já recebi orçamento. Por acaso falei no mapa de quantidades e no caderno de encargos.

Relativamente ao caderno de encargos disseram-me que fazem mas que não faz sentido planear tudo tudo tudo porque há coisas (tipo louças) que não faz sentido definir porque as coisas mudam, e falaram que o que habitualmente fazem é definir valores limites (tipo louças até 20€ m2).

Relativamente ao mapa de quantidades, dizem que não fazem, que não faz sentido pk é algo que moroso (deram-me a entender que aumentava muito o custo do orçamento que me iam dar).

O orçamento foi 6000 (projeto)/ 1000 (fiscalização)/ 250 (certificado energético).

Não faço ideia se está dentro do mercado ou não!

Boa noite,

Valor do projecto dentro do preço dito normal desde que inclua especialidades claro.

Fiscalização?!?! Esse valor é para a obra toda? Ou por mês?

Mapa de quantidade —Indispensável é a melhor forma de conseguir comparar as propostas de orçamento que irá receber, as empresas com este documento iram basear se nas mesmas quantidades de matérias e serviços, sim deve fazer referência às loiças e todos os acessórios onde deva existir um Plafond para lhe serem atribuídos junto do orçamento.
    Um conselho faça mapa de quantidade e obrigue os empreiteiros a seguir a ordem apresentada vai ver que será uma brincadeira comparar as proposta recebidas.

Boa sorte
    Concordam com este comentário: bertomed
  9.  # 9

Colocado por: JP PassosRelativamente ao caderno de encargos disseram-me que fazem mas que não faz sentido planear tudo tudo tudo porque há coisas (tipo louças) que não faz sentido definir porque as coisas mudam, e falaram que o que habitualmente fazem é definir valores limites (tipo louças até 20€ m2).

Por aqui se vê a qualidade do gabinete, os grandes arquitectos recusam-se a fazer apenas licenciamento, depois existem bons arquitectos que fazem aquilo que o cliente quiser, e por fim os maus arquitectos que não valorizam o projecto de execução, querem apenas facturar.

No projecto de execução de uma moradia não deve ser o arquitecto a escolher as louças sanitárias, torneiras, cerâmicos, madeiras, etc. deve ser o dono da obra a escolher isso tudo com o apoio do arquitecto, caso seja necessário. Ao escolher a sanita X está a definir um plafond, se depois em obra escolher outra terá que fazer o acerto de contas com o empreiteiro, e é muito simples...começo a ficar farto de andar sempre a dizer o mesmo.
    Concordam com este comentário: José Barnabé
  10.  # 10

Colocado por: JP PassosRelativamente ao mapa de quantidades, dizem que não fazem, que não faz sentido pk é algo que moroso

Escolha outro, que esse não serve.
    Concordam com este comentário: José Barnabé, zedasilva
  11.  # 11

Colocado por: Picareta
    Escolha outro, que esse não serve.

Pois mapa de quantidades os 1000€ mais bem empregues eu gastei.

Concordo mude de arquiteto.
    Concordam com este comentário: bertomed
  12.  # 12

Pois! Não percebo nada disto!

Ou seja é essencial mapa de quantidade! Já estou a ver!

Mas então na fase de planeamento já tem de ficar definido todos os materiais a colocar na casa (louças, pavimentos....) ??
  13.  # 13

Colocado por: JP PassosOu seja é essencial mapa de quantidade! Já estou a ver!

Isso para mim é imprescindível, é a única forma de comparar orçamentos.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 14

Colocado por: JP PassosMas então na fase de planeamento já tem de ficar definido todos os materiais a colocar na casa (louças, pavimentos....) ??

Não tem, mas é melhor do que colocar plafons.
    Ao fim de 3 meses de obra entra o canalizador, e você tem que ter as louças sanitárias e torneiras escolhidos. Porque é que não as escolhe logo e fica com esse trabalho feito?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, antonylemos
  15.  # 15

Colocado por: Picareta
    Não tem, mas é melhor do que colocar plafons.
    Ao fim de 3 meses de obra entra o canalizador, e você tem que ter as louças sanitárias e torneiras escolhidos. Porque é que não as escolhe logo e fica com esse trabalho feito?

Estou a perceber a ideia!

Pois vou consultar mais alguns gabinetes de arquitetura! Também quero saber quanto custa com o mapa de quantidades incluido!

Mas já percebi a importância!
  16.  # 16

A sério...
    Eu defini tudo , cada sanita , cada cerâmica, eu sabia tudo o que ia aplicar , sabia os valores que o fornecedor me fazia a mim DO , e isso foi bom para analisar as propostas dos empreiteiros porque tinha um valor de referência.
    Nas propostas dos empreiteiros o preço era tão similar ( modo ironico) que me saiu mais em conta comprar tudo ao fornecedor e só pagar ao empreiteiro o assentamento das coisas .
    Além disso como já disseram : vou perguntar se quer torneira a sair do móvel ou da parede , se a sanita é suspensa , que lavatórios são e onde os quer , etc
  17.  # 17

Colocado por: JP Passos

Estou a perceber a ideia!

Pois vou consultar mais alguns gabinetes de arquitetura! Também quero saber quanto custa com o mapa de quantidades incluido!

Mas já percebi a importância!

Para perceber aí mais a ideia,

Caia na asneira de apresentar um projeto de arquitetura e especialidade a 5 empresas de construção para lhe apresentarem um orçamento.

Partindo do pressuposto que todas lhe iram responder, vai ter 5 orçamentos completamente diferentes em termos de m2 de revestimentos, pavimentos, etc já pra não falar na ordem de execução da proposta uns vão começar pelas desaterros, outros pela estrutura ou mesmo alvenarias... isso no final a comparar vai ser BUMMMMM.
    Já para não falar que muito provavelmente o melhor orçamento em termos de preço está a reduzir as medições para “ ficar com orçamento mais barato e mais tarde cobra em trabalhos a mais.

Bem vá com calma e mande fazer mapa de quantidades quantidades.
  18.  # 18

Colocado por: enf.magalhaesA sério...
    Eu defini tudo , cada sanita , cada cerâmica, eu sabia tudo o que ia aplicar , sabia os valores que o fornecedor me fazia a mim DO , e isso foi bom para analisar as propostas dos empreiteiros porque tinha um valor de referência.
    Nas propostas dos empreiteiros o preço era tão similar ( modo ironico) que me saiu mais em conta comprar tudo ao fornecedor e só pagar ao empreiteiro o assentamento das coisas .
    Além disso como já disseram : vou perguntar se quer torneira a sair do móvel ou da parede , se a sanita é suspensa , que lavatórios são e onde os quer , etc

Antes de mais cumprimentar um colega de profissão :)

O mapa de quantidades só é feito depois do DO efetuar todas as escolhas? Ou seja, já tenho de ter definido todas as divisões a colocar na moradia.
  19.  # 19

Colocado por: JP PassosO mapa de quantidades só é feito depois do DO efetuar todas as escolhas? Ou seja, já tenho de ter definido todas as divisões a colocar na moradia.

No mapa de quantidades pode estar: fornecimento e aplicação do azulejo xxxxxxx...", depois de escolher o azulejo é só trocar os xxxxx pelo nome correto.
  20.  # 20

Colocado por: JP PassosO mapa de quantidades só é feito depois do DO efetuar todas as escolhas? Ou seja, já tenho de ter definido todas as divisões a colocar na moradia.

O mapa de quantidades é efectuado após ter fechado o licenciamento da arquitectura e as especialidades...
    A elaboração de um mapa de quantidades deve igualmente ter mais umas peças desenhadas acessórias que eu julgo fundamental para a orçamentação e caracterização inequívoca de alguns pontos ( mapa de vãos, mapa de roupeiros,planta de iluminação, etc...) e algumas reuniões e/ou visitas a showrooms de materiais de construção para aferição de ideias e explicar o que existe no mercado e canalizar as coisas para a realidade de projecto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FJDMC, JP Passos

0.0245 seg. NEW