Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

existe pois: a sua pele transmite o calor do corpo para o ar circundante por convexão. Por isso entre ar e uma superficie a temperaturas iguais, o corpo humano tolera muito melhor o ar, daí o desconforto em pisar chao a 19-20 graus.
  2.  # 62

O PRH tem 2 problemas:
    1º não é qualquer um que projeta e instala de forma eficiente. Não sendo algo restrito a meia duzia de técnicos, nem exclusivo apenas a uma marca credível, convém falar com técnicos competentes e marcas fiáveis.
    2º é mais caro, comparativamente com outras soluções alternativas. Sublinho o "alternativo", pois em termos de conforto e eficiencia não são comparáveis.

Agora, não há só o PRH para climatizar, como não há só mercedes nas estradas...

O melhor 1º passo é estabelecer o orçamento. Isso vai permitir definir o cardápio de soluções "possíveis".
    Concordam com este comentário: smart
  3.  # 63

Colocado por: F Rodriguesexiste pois: a sua pele transmite o calor do corpo para o ar circundante por convexão. Por isso entre ar e uma superficie a temperaturas iguais, o corpo humano tolera muito melhor o ar, daí o desconforto em pisar chao a 19-20 graus.
    e levar com uma baforada de ar a 16graus do ac também não há desconforto?
  4.  # 64

Colocado por: Anonimo06082021

depende do que estiver a usar como comparação.

vou voltar a repetir; existem radiadores muito mais caros do que qualquer sistema de piso radiante.
    isso são radiadores rococó, tem k ser uns radiadores á Rambo
  5.  # 65

Colocado por: Sergio Rodriguese levar com uma baforada de ar a 16graus do ac também não há desconforto?
    é bastante saudável chegar a casa e levar com 7°C ou 50°C.
  6.  # 66

Colocado por: Anonimo06082021

depende do que estiver a usar como comparação.

vou voltar a repetir; existem radiadores muito mais caros do que qualquer sistema de piso radiante.
    isto no dia que radiadores conseguirem arrefecer.......
  7.  # 67

O ponto importante em discussão é se a melhor opção são ventiloconvectores ou AC para arrefecer, uma vez que todos concordamos que, sem olhar a custos de instalação, o PRH é o melhor em termos de conforto e economia a longo prazo para aquecimento.
    Concordam com este comentário: mmpazevedo
  8.  # 68

Colocado por: F RodriguesO ponto importante em discussão
    existem soluções de PRH que sem grandes acréscimos permitem arrefecer.
  9.  # 69

Quais?
    paredes radiantes?
  10.  # 70

Colocado por: F RodriguesQuais?
    paredes radiantes?
    PRH.
  11.  # 71

Colocado por: F Rodriguesuma vez que todos concordamos que, sem olhar a custos de instalação, o PRH é o melhor em termos de conforto e economia a longo prazo para aquecimento.

Eu não concordo!

Todos concordamos que, sem olhar a custos de instalação, o PRH é o melhor em termos de conforto em aquecimento.

Agora em economia a longo prazo, não concordo. Nem na exploração, nem em avarias (no caso de apoio por bomba de calor, no caso de substituição como há um caso no fórum são pelo menos mais 5k).
  12.  # 72

Colocado por: valsascno caso de substituição como há um caso no fórum são pelo menos mais 5k

disparates, não misture lixo com equipamentos de qualidade nem com instalações com pés e cabeça

Colocado por: valsascAgora em economia a longo prazo, não concordo. Nem na exploração, nem em avarias (no caso de apoio por bomba de calor, no caso de substituição como há um caso no fórum são pelo menos mais 5k).
    deduzo que tendo tantas certezas esteja a falar por experiência propria, certo? ou ouviu dizer que alguém tem um amigo.............
  13.  # 73

Qualquer sistema de climatização que sofra uma avaria grave que implique mandar a maquinaria toda para o lixo vai acarretar grandes despesas. Talvez o que menos propenso a avarias será o PRE, uma vez que nao tem partes móveis. a unica coisa que pode avariar são os cronotermostatos.

Eu continuo a pensar que para aquecimento não há nada melhor que PRH.
    A grande dúvida continua a ser VC ou AC para arrefecimento.

Nestes dias de sol fico sempre a pensar se o painel solar não poderia ajudar (bastante) a aquecer a água para o PRH.

E vejo uma vantagem nos VC: a bomba de calor com VC e PRH é usada todo o ano: no inverno para calor para o PRH e no verão para os VC.
  14.  # 74

Colocado por: F Rodriguesimplique mandar a maquinaria toda para o lixo vai acarretar grandes despesas
    eu como técnico Daikin não consigo conceber como uma maquina de qualidade pode ser descartada por custo elevado da reparação, nem tal situação alguma vez me passou pelas mãos pois a reparação é sempre muito mais barata que a mera substituição,

o pior caso que já me passou pelas mãos e ate foi com um user do forum custaria 2100€ e foi originada em erros graves do instalador original( de tal forma graves que a marca mesmo tendo expirado o período de garantia assumiu uma parte dos custos), a maquina nova custava 7500€

no entanto já mandei algumas para a sucata porque eram efectivamente sucata mesmo em novas e outras apesar de não serem mázinhas, não têm assistência nem stock de peças pelo que não se deve colocar do no mesmo saco pois no pós venda existem muitas diferenças entre marcas e principalmente entre técnicos.

para vender e aplicar existem centenas de instaladores, quando toca assistência correctiva a coisa pia muito fino pois os penduradores chutam logo para a representante\fabricante, veja o caso que anda por aqui de uma maquina começada por B.

Colocado por: F Rodriguesa bomba de calor com VC e PRH é usada todo o ano: no inverno para calor para o PRH e no verão para os VC.
    para terminar, se a sua opção é essa força nisso, pois não sabendo mais nem querendo aprender com os inúmeros exemplos por aqui expostsos, é a melhor opção.
  15.  # 75

Colocado por: F RodriguesEu continuo a pensar que para aquecimento não há nada melhor que PRH.
    A grande dúvida continua a ser VC ou AC para arrefecimento.
    eu aconselho a colocar os 3 sistemas, assim nunca terá qualquer problema e ficará com o melhor de todos os mundos.
  16.  # 76

Colocado por: jorgealvesdisparates, não misture lixo com equipamentos de qualidade nem com instalações com pés e cabeça

Não estava a falar em nenhuma marca específica, mas apesar de a Daikin ser a líder do mercado não significa que essas situações não aconteçam.

Colocado por: jorgealvesdeduzo que tendo tantas certezas esteja a falar por experiência propria, certo? ou ouviu dizer que alguém tem um amigo.............

Sim, por experiência própria (uma altherma com 10 anos foi à troca! lá se foi o ROI).

Jorgealves qual é o sistema que tem instalado em sua casa?
  17.  # 77

Colocado por: jorgealvespior caso que já me passou pelas mãos e ate foi com um user do forum custaria 2100€

Está-se a esquecer do meu caso...
    A maquina mudou tudo o que tinha a mudar... e algumas placas até foram mudadas mais do que uma vez...Da original só ficou a carcaça e as pás do ventilador!
    E o tecnico da Daikin levou-me os olhos da cara só para uma pequena visitinha ao local.
    Ainda não tive oportunidade para somar todos os valores, nem quero, para não me assustar!

Mas admito que é uma maquina com alguma qualidade...tive foi azar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: valsasc
  18.  # 78

Colocado por: jfsmoreirao tecnico da Daikin levou-me os olhos da cara só para uma pequena visitinha ao local.
    os preços de assistência Daikin estam tabelados ao contrário de outras marcas.

Que eu tenha conhecimento a Daikin não factura a DO mas sim a instaladores.

Já lhe disse muitas vezes e repito que no seu caso houve falta de tacto e experiência do instalador, pois trocar o mesmo componente por diversas vezes sem ter a certeza absoluta da necessidade não me parece um exemplo a seguir.

No caso que citei foi trocado o compressor e o permutador da máquina interior, ambos são os 2 componentes mais caros da máquina.
  19.  # 79

Colocado por: jorgealvespara vender e aplicar existem centenas de instaladores, quando toca assistência correctiva a coisa pia muito fino
    existem muitos penduradores e poucos técnicos.
  20.  # 80

Colocado por: valsascSim, por experiência própria (uma altherma com 10 anos foi à troca)
    uma vez que mencionou, quer especificar quais as avarias e o porquê da troca de uma máquina ainda nova.

Se quiser pode enviar por mp ou mail.
    Concordam com este comentário: Zafa

0.0263 seg. NEW