Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: mmpazevedocaros até concordo, agora ineficientes e volumosos????

Basta ver a ficha técnica Daikin, onde para um piso radiante a bomba de calor apresenta um SCOP superior a 4 e para os VC apresenta um SCOP entre o 3 e o 4.
      Captura de ecrã 2019-01-24, às 11.34.28.png
  2.  # 2

Colocado por: mmpazevedo
    caros até concordo, agora ineficientes e volumosos????
    uma instalação completa de VC é muitíssimo mais cara que AC

Consome muito mais, a média de eficiencia de um AC ronda os 4,5 chegando nos topo de gama a 5.2
    enquanto nós VC ronda os 3,5 chegando 4,6 nas topo de gama.

Para a mesma potência são muito maiores.
    Concordam com este comentário: valsasc
  3.  # 3

Colocado por: jorgealvesuma instalação completa de VC é muitíssimo mais cara quando AC
    Consome muito mais, basta saber que a média de eficácia de um AC ronda os 4,5 chegando nos topo de gama a 5.2 enquanto nós VC ronda os 3,5 chegando 4,6 nas topo de gama.

Aqui está uma resposta bem representativa da realidade, nas situações de mural.

jorgealves esses valores baixam na versão de condutas em que scop?
  4.  # 4

Os VC por condutas ainda é pior,

Já encontrei situações em que não chegava a 2
  5.  # 5

Colocado por: jorgealvesJá encontrei situações em que não chegava a 2,5.

VC com scop a 2!!! ? (neste caso o ROI, nunca é recuperado e nem existe a variante conforto).

Assim sendo, pelo preço dos VC é preferível colocar radiadores mesmo de alta temperatura (investimento menor com conforto superior)!

O AC por condutas, por exemplo FDXM, apresenta um SCOP de 4 (mesmo com condutas?)
  6.  # 6

A FDXL costuma ser uma das mais sacrificadas pois esses 4 são em descarga livre, quando se liga uma conduta chega a metade, isto quando garante algum rendimento.
  7.  # 7

Colocado por: valsasc

Basta ver a ficha técnica Daikin, onde para um piso radiante a bomba de calor apresenta um SCOP superior a 4 e para os VC apresenta um SCOP entre o 3 e o 4.
      Captura de ecrã 2019-01-24, às 11.34.28.png

Não acho que seja tanta a diferença
  8.  # 8

Colocado por: mmpazevedoNão acho que seja tanta a diferença

Na verdade é cerca de 0,63 kWh (por exemplo no modelo de 8kw), ou seja, 0,12€ por hora ou num gasto continuo 86€ por mês...
  9.  # 9

Não consigo então perceber porque é um instalador de A/C e ventiloconvectores prefere colocar na sua própria casa os ventiloconvectores, alguém me explica? E não é caso unico... se o A/C é melhor e mais barato que os ventiloconvectores porque motivo eles fariam a instalação das suas proprias casas os ventiloconvectores??
    Concordam com este comentário: jfsmoreira
  10.  # 10

alguma vantagem terá que ter.…
  11.  # 11

Colocado por: mmpazevedoNão consigo então perceber porque é um instalador de A/C e ventiloconvectores prefere colocar na sua própria casa os ventiloconvectores, alguém me explica?

Isso terá de perguntar ao instalador.

Eu sou DO e percebi que cada instalador tem a sua "fórmula" para fazer as contas. Raramente correspondem à realidade!
  12.  # 12

Colocado por: jorgealvesAC de pavimento

Jorge Alves, o que tem a dizer, quanto ao conforto, sobre este tipo de equipamento? Idêntico, maior ou menor que os outros (mural e de conduta)?
  13.  # 13

Mas não gostou dos ventiloconvectores?

Sim, claro que sim. Já vivi com ACs, e na minha anterior moradia tinha VCs e PRH. E já estive em muitas obras com PRH,VCs e ACs e
    por esse motivo é que persiste a dúvida de na minha futura obra colocar só PRH ou só VCs ou PRH+VCs

Agora, uma coisa é certa... eu também conheço muitos instaladores que nas suas moradias optaram por colocar VCs. Porque será? Terá alguma coisa a ver com esta instabilidade climática que nos tem atingido ultimamente?
  14.  # 14

Colocado por: jfsmoreira
    Sim, claro que sim. Já vivi com ACs, e na minha anterior moradia tinha VCs e PRH. E já estive em muitas obras com PRH,VCs e ACs e
    por esse motivo é que persiste a dúvida de na minha futura obra colocar só PRH ou só VCs ou PRH+VCs

Agora, uma coisa é certa... eu também conheço muitos instaladores que nas suas moradias optaram por colocar VCs. Porque será? Terá alguma coisa a ver com esta instabilidade climática que nos tem atingido ultimamente?

Eu já vivenciei com AC, VCs, PRH.

Destes 3 o PRH destaca-se em aquecimento e o AC em arrefecimento.

AC e VCs de mural são desconfortáveis, pelo excessivo movimento de ar.

Agora gostaria de saber a diferença em CONFORTO entre AC e VCs de condutas??? Alguém me explica...
    (para mim a única diferença é o consumo elevado dos VCs)
    Concordam com este comentário: mmpazevedo
  15.  # 15

Já experimentou um PRH eficiente em arrefecimento??
  16.  # 16

O prh não arrefece, mas não deixa a casa aquecer
    Concordam com este comentário: zinna
  17.  # 17

Colocado por: mmpazevedoalguma vantagem terá que ter.…
    nem que seja aquela que o aplicador consegue aplicar melhor de todas as que ele conhece.
  18.  # 18

Colocado por: jorgealvesnem que seja aquela que o aplicador consegue aplicar melhor de todasas que ele conhece.

não me parece que seja por aí, conheço pessoas que têm vc´s e estão ligados durante todo o ano e gastam em medica cerca de 100/120€ não acredito que em AC gaste menos que isso...
  19.  # 19

não me parece que seja por aí, conheço pessoas que têm vc´s e estão ligados durante todo o ano e gastam em medica cerca de 100/120€ não acredito que em AC gaste menos que isso...
    a mecânica termodinâmica é uma ciência exacta não se baseia em atos de fé ou crenças.
  20.  # 20

Tem aqui users com pisos radiantes a gastar muito menos que isso.

0.0277 seg. NEW