Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: jorgealvesque é parte integrante do R410A.

nada de alarmismos pois precisa de uma enorme concentração para ser potencialmente perigoso, as unidades não seladas de fabrica têm um limite maximo de 3Kgs por esse motivo.

Por alguma razão o R32 era utilizado na formulação do R410a, que era mais estável que o R32 "puro". ss

O problema é que as razões ambientais estão a sobrepôr-se a todas as restantes questões e neste caso a segurança parece não ser a mesma, mas lá está, o R32 é mais ecofriendly e isso é tudo neste momento.

É uma discussão filosófica, porque até estavam a discutir os problemas das roturas nas redes de águas e não isto, só quis mostrar que, como em tudo, há sempre um downside em TODAS as opções que se tomem, quer em projecto, quer em obra.
  2.  # 2

Colocado por: Skinkxhá sempre um downside em TODAS as opções que se tomem, quer em projecto, quer em obra

Nem que seja o custo de algumas! :)
  3.  # 3

Colocado por: Skinkxque era mais estável que o R32 "puro".
    está muito enganado pois o r32 é puro enquanto o r410a é uma mistura.

Mas isto é pormenor sem qualquer relevância para os consumidores finais.
  4.  # 4

Colocado por: jorgealvesestá muito enganado pois o r32 é puro enquanto o r410a é uma mistura.

Mas isto é pormenor sem qualquer relevância para os consumidores finais.

Tem que ler melhor o que eu disse, porque eu disse exactamente isso.
    • espt
    • 29 janeiro 2019

# 5

O meu instalador recomendou-me instalar tudo modelos com o 410. Porquê? Não faço ideia, mas confiei e confio nele.
  5.  # 6

Seja em r32 ou r410 ou outro gás qualquer, essas máquinas têm todas o mesmo problema
  6.  # 7

Eu prefiro R600a
  7.  # 8

Esse também
  8.  # 9

Num futuro próximo o gás mais usado será sem dúvida o CO2.
  9.  # 10

Ha ai umas mezinhas para fazer gas em casa e funciona :)
  10.  # 11

impressionante como se fala de tudo menos do que se pergunta ;)
  11.  # 12

Colocado por: mmpazevedoimpressionante como se fala de tudo menos do que se pergunta ;)

Qual era a pergunta?
  12.  # 13

Colocado por: mmpazevedoQueria saber a vossa opinião sobre o aquecimento/arrefecimento por bomba de calor + ventiloconvectores, qual será o custo para este sistema e qual seria o consumo mensal que iria ter em média?

Esta?
  13.  # 14

estava também em discussão qual o sistema para arrefecimento:

PRH com VC
    ou
    PRH com AC.

AQS com painel solar e BC
  14.  # 15

Se instala ac para que quer prh?
    Se instala vc para que quer prh?
  15.  # 16

porque o PRH é a opção mais eficiente e mais confortável para aquecer.
    A dúvida está no arrefecimento.
  16.  # 17

Ainda há dúvidas sobre isso?
  17.  # 18

Colocado por: F Rodriguesporque o PRH é a opção mais eficiente e mais confortável para aquecer.
    A dúvida está no arrefecimento.

Eu colocava um recuperador na sala porque gosto de ver a lenha arder, PRH com uma bomba de calor porque gosto do seu conforto e para os dias em que não me apetece ir buscar a lenha, uns radiadores com uma caldeira a gás, para quando avariar a BC, e um AC porque não acredito que o PRH arrefeça a casa.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  18.  # 19

Falta a caldeira a pellets
  19.  # 20

Voltando à conversa séria,

Qual é a grande diferença entre um PRH só para aquecimento e um para aquecer/arrefecer?

0.0323 seg. NEW