Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

Agora já é meio caminho andado.

Daqui a pouco já se chega a conclusão que mais vale desenhar a casa no Autocad e poupar 6 mil euros...
    Concordam com este comentário: treker666
  2.  # 182

EU dou opinião com conhecimento de causa.

Nao tenho culpa que voces a defenderem a vossa dama, até se contradizem...
  3.  # 183

para alem de seres mau treinador de bancada, também nao sabes ler?
  4.  # 184

Esta bastante explicito neste e noutros topicos...
  5.  # 185

de certa forma projectos standards é o que temos actualmente no mercado, como projectos de 5.000 ou menos, aquilo pouco mais é do que um projecto standart, com uma ou outra pequena alteraçºao.
  6.  # 186

Colocado por: JoelM

Até pensei que realmente tinha escrito o que disse (ou que alguém tivesse escrito e eu não tivesse lido), mas já vi que não!

Nem te deste ao trabalho de ler.

Esta um exemplo bem explicito logo 2 paginas atrás...

Mas deixa lá isso, podes levar a vitoria na internet para casa. Nao me estou para chatear com ninguém hoje.
  7.  # 187

Colocado por: jamespondeum projecto standart

Para si o que é um projeto standard?
  8.  # 188

Colocado por: JoelMSendo o J.Fernandes um acérrimo defensor dos bairros americanos, imagino que ache isso bem, portanto não entendo a sua critica! Para mim isso não é arquitectura!

Como de costume você apresenta sérias dificuldades de leitura. Nem eu sou um acérrimo defensor de bairros de casas todas iguais, nem acho bem que muitas vezes se enganem os clientes passando a ideia que são projetos feitos à medida das especificidades de cada cliente, quando na verdade é mais uma cópia, com um ligeira alteração, do projeto que já se vendeu a 10 clientes.
    Concordam com este comentário: rsvaluminio
  9.  # 189

São conceitos diferentes, haver um leque de uns 10 ou 20 projectos padrão na câmara ou um bairro com 100 casas iguais.
  10.  # 190

Mas não, o preço não pode baixar, é preciso ver que as tais alterações à "chapa 5" levam "milhares de horas" a fazer (incluindo as do sono, certamente)...

Há tempos pedi orçamento a uma arquitecta para um projecto de ampliação de uma moradia onde o principal item nos honorários era na percentagem de calculo sobre o custo estimado da obra, no achar da Sra arquitecta uma obra aquelas andaria na casa dos 100 mil euros. Ao apresentar-lhe passado uns dias um orçamento de um empreiteiro de 35 mil euros perguntei-lhe se estava interessada em apresentar e recalcular novo orçamento para o seu projecto de arqquitectura, que não , que estava "cheia de trabalho" e não já tinha disponibalidade,,,

Eppur si muove... o vil metal gil vicentino também é redondo, tal como o planeta.

Colocado por: J.Fernandes
    Como de costume você apresenta sérias dificuldades de leitura. Nem eu sou um acérrimo defensor de bairros de casas todas iguais, nem acho bem que muitas vezes se enganem os clientes passando a ideia que são projetos feitos à medida das especificidades de cada cliente, quando na verdade é mais uma cópia, com um ligeira alteração, do projeto que já se vendeu a 10 clientes.
    Concordam com este comentário:rsvaluminio
  11.  # 191

Colocado por: JoelMmuda rápido de opinião...

Você é que continua sem conseguir ler português.

Ter um catálogo de projetos para os vender mais barato, e que se assuma como tal, é diferente - e digo isto pela 3ª vez - de estar a cobrar o preço de um projeto original, por um copy e paste, em que apenas se alteram pequenos pormenores, como acontece tantas e tantas vezes.

Usando uma analogia para ver se finalmente você compreende: não tenho nada contra o pronto-a-vestir, mas chateia-me que me tentem impingir um fato da HM dizendo que é de alfaiate.
  12.  # 192

E se for ao pronto a vestir e as calças, nem no seu número nem nos adjacentes, lhe ficarem bem e saem dali diretas para a costureira fazer bainhas e apertar ou alargar a cintura, não teria sido melhor ir logo ao alfaiate que lhe fazia a coisa à medida?

Se acho que toda a gente tem direito à Arquitetura? Acho pois! Direito fundamental! Se acho que para isso os arquitetos têm de passar fome, usar programas pirateados, não terem horas de saída ou fins de semana? Não, não acho. Solução?
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  13.  # 193

Mas o tópico é "Guerra de preços baixa qualidade na arquitetura"... Acho que residualmente...

Suponhamos que a ordem estipulava um mínimo por tipologias... Digamos para uma V3 8000€, V4 10000... A qualidade da arquitetura ia subir?

Não acredito, apenas residualmente,e provavelmente por o DO pagando mais ser tbm mais exigente, pq qdo vai ao rapa o tacho já não pede muito...

Se um médico cobrar o dobro pela consulta, vai fazer um melhor diagnóstico?

Se um mecânico cobrar o dobro pela mdo, vai fazer melhor trabalho?

Ainda no outro dia numa oficina (não quero errar mas acho que era a Soauto), o preço da mdo para uma das marcas deles era x e para a outra era x+10...
  14.  # 194

Indo pelas oficinas... se eu for com o chaço ali ao zé da esquina que até leva barato o gajo entra dentro do carro com as mãos todas cagadas de óleo, os empregados às tantas são só uns curiosos que gostam de brincar com parafusos, etc.

Se for à da marca e pagar o dobro ou o triplo de MO até capas no banco e volante põem, calçam pantufas quando me entram no chaço e às vezes sai mais limpo do que lá entrou.
  15.  # 195

Colocado por: José BarnabéIndo pelas oficinas... se eu for com o chaço ali ao zé da esquina que até leva barato o gajo entra dentro do carro com as mãos todas cagadas de óleo, os empregados às tantas são só uns curiosos que gostam de brincar com parafusos, etc.

Se for à da marca e pagar o dobro ou o triplo de MO até capas no banco e volante põem, calçam pantufas quando me entram no chaço e às vezes sai mais limpo do que lá entrou.

Isso quer dizer o quê? Que trabalham melhor?
    Há dias levei uma carrinha comercial à revisao a um concessionário da marca e ainda dentro da garantia e sai de la com menos 15 litros de gasoleo. A revisao foi de oleo e filtros.
    Infelizmente pagar mais e nos "melhores" não é garantia de nada.
    Borraram-se por 15 litros de gasoleo. O colaborador que sacou o gasoleo colocou em causa a imagem da oficina e da marca.
    Preferia que ma entregassem suja, mas com o gasoleo todo.
    Vocês arquitectos deviam falar menos e mostrar mais.
  16.  # 196

Eu se puxar bem pela cabeça encontro maus profissionais com que me cruzei em muitas áreas. Se calhar até no seu ramo. Por isso devo depreender que você faz um trabalho de ****?
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  17.  # 197

Colocado por: José BarnabéEu se puxar bem pela cabeça encontro maus profissionais com que me cruzei, talvez em todas as áreas. Se calhar até no seu ramo. Por isso devo depreender que você faz um trabalho de ****?

Nao é de ****. É de *****.
    Concordam com este comentário: José Barnabé
  18.  # 198

Colocado por: José BarnabéE se for ao pronto a vestir e as calças, nem no seu número nem nos adjacentes, lhe ficarem bem e saem dali diretas para a costureira fazer bainhas e apertar ou alargar a cintura, não teria sido melhor ir logo ao alfaiate que lhe fazia a coisa à medida?

Você vai sempre ao alfaiate, nunca compra em pronto-a-vestir?! Ah, temos tipo janota!

Colocado por: José BarnabéSe acho que toda a gente tem direito à Arquitetura? Acho pois!

Eu também acho. Mas da mesma forma que o comum dos mortais vai à Zara, também não me choca nada que o consumidor médio de projetos de arquitetura opte por um de um catálogo.

Colocado por: José BarnabéSe acho que para isso os arquitetos têm de passar fome, usar programas pirateados, não terem horas de saída ou fins de semana?

E um violino como banda sonora para melhor ilustrar essa cena pungente?
  19.  # 199

Entao vamos voltar ao inicio.

Guerra" de preços baixa qualidade na Arquitectura...

Vocês arquitectos que aqui andam. Quais as soluçoes para inverter esta realidade que está a assombrar a vossa actividade?
    Como ganham menos, o vosso trabalho é prestado com menos qualidade? Como fazem quando têm pela frente um cliente que nao quer pagar o que lhe pedem?
    O joelm ja foi dizendo que nao desenha moradias.
    E os outros?
    •  
      NTORION
    • 29 janeiro 2019 editado

# 200

Colocado por: JoelMse o cobrar o dobro dignificar usar o dobro do tempo? tenho a certeza que sim... ninguem faz com qualidade em metade do tempo algo que outro demoro o dobro, ponto!

Eu sou perfeccionista no que faço, se cobrar o dobro ou o triplo não faço melhor. A brincar até costumo dizer à minha mulher que lavo melhor a loiça do que ela...

Colocado por: José BarnabéIndo pelas oficinas... se eu for com o chaço ali ao zé da esquina que até leva barato o gajo entra dentro do carro com as mãos todas cagadas de óleo, os empregados às tantas são só uns curiosos que gostam de brincar com parafusos, etc.

Mas eu estou a falar do mesmo profissional/oficina, no exemplo que deu tanto o seu zedaesquina como na marca, se lhe cobrarem mais vão trabalhar melhor? Não me parece...
    Se eu acordar o preço de algo por x, se me cobrarem X+Y Vai ficar melhor?

Os profissionais vão sempre maximizar o seu tempo/rendimento, pelo que cobrem 10 ou 20 vão fazer igual,as pessoas não mudam só pq cobram mais. O que não quer dizer que não existam profissionais bons que se façam pagar bem, mas o inverso não é verdade (cobrar muito e por isso ser bom).

0.0483 seg. NEW